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Caixa postal lotada: como diminuir o stress com emails na volta das férias

Redação Informe 360

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Existe horas melhores para enviar um email e evitar as falhas de comunicação tão comuns nessa área

Segunda-feira está chegando e você vai retornar ao trabalho com uma fila interminável de e-mails não lidos, incluindo os de membros da equipe que persistiram trabalhando durante as férias ou depois que você saiu, do seu chefe que tem novas demandas para sua agenda de ano novo, além de clientes, parceiros de negócios e outras partes ansiosas por sua contribuição, assistência ou esclarecimento.

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Com a infinidade de e-mails que você precisa ler, é provável que você os leia e responda às pressas, para poder começar a trabalhar realmente, fazendo o que você planejou fazer para o ano novo.

Segundo um relatório da Preply, uma plataforma de aprendizagem de línguas estrangeiras, aproximadamente 90% dos profissionais acreditam que os mal-entendidos e as falhas de comunicação no local de trabalho têm um ponto de partida comum: o e-mail. Na verdade, com base no estudo, o e-mail tem a maior taxa de causar fraturas na comunicação e ansiedade no local de trabalho, com 67% dos mal-entendidos surgindo de mensagens de voz, 71% de chamadas telefônicas, 79% de mensagens diretas, 80% de mensagens de texto e esmagadores 87% por e-mail (lembrando que nos EUA não é tão comum o uso de Whatsapp para trabalho como no Brasil).

A pesquisa foi realizada em novembro e entrevistou 1.030 funcionários dos EUA para explorar as preferências de comunicação no local de trabalho.

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Deveríamos abandonar o email de vez?

No entanto, apesar dos aspectos negativos, o e-mail ainda é o modo preferido de comunicação por quem trabalha. Sendo a transição para o trabalho remoto e híbrido uma das principais prioridades para este ano, é essencial que os trabalhadores, e especialmente os líderes e gestores, acertem este aspecto crítico da infraestrutura. Ir para o escritório e ter reuniões presenciais o tempo todo não é a resposta. Então, deveríamos abandonar completamente o e-mail? Essa também não é a resposta.

Em vez disso, a abordagem, especialmente se atuarmos num papel de liderança, deve centrar-se na adaptação de métodos e ferramentas de comunicação para se adequar a cada membro da equipe ou parte interessada, de acordo com as suas preferências, e estar atento a como nós escrevemos e até quando escrevemos e enviamos e-mails.

Aqui estão algumas diretrizes básicas de e-mail a serem lembradas:

  • Posso usar outro método de comunicação?

Antes de enviar um e-mail, pergunte-se: preciso realmente criar uma nova trilha de e-mail? É necessário adicionar isso à pasta de caixa de entrada já cheia de alguém ou posso enviá-lo por outro formato, como uma mensagem do Slack ou do Teams? Quão urgente é a mensagem? Se eu enviar por e-mail, será mais provável que eles o recebam mais cedo e no prazo do que se for enviado por texto, mensagem de voz ou chamada? Este problema seria melhor resolvido através de uma forma alternativa de comunicação, como uma videochamada improvisada ou uma reunião agendada?

  • Esse email pode ser mal-interpretado?

Depois de compilar o corpo da sua mensagem e estar pronto para enviar, examine-a com atenção e pergunte-se: algum aspecto desta mensagem pode ser mal interpretado? A linha de assunto pode causar ansiedade indevida aos membros da minha equipe? Este e-mail pode parecer impróprio ou ofensivo devido às nossas diferenças culturais ou de idade?

  • Devo enviar esse email agora?

É realmente urgente ou pode esperar? O pior momento para enviar um e-mail é quando você está chateado, principalmente se a pessoa para quem você está direcionando o e-mail for a causa de sua frustração. Da mesma forma, se você estiver escrevendo um e-mail ou respondendo a um já existente com pressa, poderá perder detalhes importantes, parecer imprudente ou perder totalmente o foco e responder ao que você achava que eles estavam dizendo. Pior ainda, você pode acabar violando a privacidade dos dados e enviar acidentalmente o e-mail para a pessoa errada com um nome semelhante, ou copiar todos para uma conversa que deveria ser privada, o que, claro, não pode ser desfeito.

  • Como posso dar o “tom de voz” correto?

Os e-mails, assim como outras formas de comunicação no local de trabalho baseadas em texto, têm uma coisa em comum: eles perdem o elemento humano. As entonações vocais e a linguagem corporal ajudam-nos a criar uma imagem mais completa do que alguém está a tentar transmitir e, sem estas ajudas, a comunicação pode ser conveniente, mas corre o risco de ser facilmente mal interpretada e as tensões podem aumentar. Portanto, tente, tanto quanto possível, injetar um pouco da sua personalidade e uma voz humana nas suas mensagens escritas. Você pode usar um tom caloroso e coloquial, mencionar o nome do destinatário na saudação e, com moderação, usar emoticons em ambientes de trabalho mais descontraídos – de acordo com a etiqueta organizacional.

Seguindo essas diretrizes para sua correspondência por e-mail no trabalho, você pode contribuir para uma cultura mais saudável, mais engajamento e atrasos e para tropeços menos frequentes que afetem a conclusão do projeto. Adote essas habilidades de comunicação por e-mail neste novo ano para que você possa construir e manter facilmente relacionamentos saudáveis ​​com membros da equipe, gerentes e partes interessadas, onde quer que estejam.

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The Town 2025 Mostra Que Entretenimento Também é Economia

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Entretenimento não é só espetáculo, é uma indústria bilionária que movimenta a economia.

O que muita gente vê como diversão, eu vejo como trabalho. E não é porque é trabalho que não existe prazer, muito pelo contrário. Meu ofício me desafia, me tira do eixo, exige responsabilidade, mas também me diverte e me inspira.

Cultura, entretenimento e festas não são apenas momentos de descontração. São, sobretudo, uma indústria. Uma força que movimenta economias, transforma cidades, cria empregos, fomenta talentos e abre caminhos para tantas histórias. É sobre isso que precisamos falar: não apenas da emoção que sentimos ao estar em um festival ou em um show, mas também do impacto real que esses encontros coletivos têm no país.

O festival The Town 2025, por exemplo, deve injetar R$ 2 bilhões na economia de São Paulo e gerar 25 mil empregos diretos e indiretos, reunindo meio milhão de pessoas em uma experiência que vai muito além da música, de acordo com a SPTuris, empresa de turismo da Prefeitura de São Paulo.

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Indo além dos grandes festivais, São Paulo registrou em 2024 5.262 eventos, que movimentaram R$ 22,2 bilhões e renderam R$ 1,1 bilhão em ISS. No primeiro trimestre de 2025, só esse setor já alcançou R$ 5,9 bilhões, com um crescimento impressionante de 110%.

Quando colocamos esses números lado a lado, fica claro: não estamos falando só de entretenimento, mas de uma engrenagem vital da economia. Uma engrenagem que envolve logística, tecnologia, comunicação, turismo, moda, gastronomia, transporte e, principalmente, pessoas.

A economia criativa, da qual esse setor faz parte, já representa mais de 2 milhões de empresas no Brasil, movimentando R$ 110 bilhões, o equivalente a 2,7% do PIB nacional. É impossível ignorar a relevância dessa cadeia.

E ainda assim, por muito tempo, esse universo foi visto apenas como “festa”. O que defendo e vivo como executiva da Holding Clube, um conglomerado de empresas envolvida nos maiores eventos do país, é o reconhecimento de que festa também é futuro, desenvolvimento e motor de inovação.

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A cultura gera pertencimento, mas também gera receita. O entretenimento alimenta memórias, mas também sustenta famílias. A música emociona, mas também paga salários.

Acredito profundamente no poder desse setor, porque, no fim, o que sustenta qualquer indústria são as pessoas. E não existe nada mais transformador do que ver pessoas reunidas e conectadas pela energia coletiva de uma experiência.

Para mim, diversão é estratégia. E cada vez que vejo um evento sair do papel e se tornar realidade, tenho certeza: estamos construindo algo muito maior do que apenas um momento bonito. Estamos movimentando histórias, economias e futuros.

*Juliana Ferraz é sócia da Holding Clube e tem quase 30 anos de carreira no universo da comunicação e eventos no Brasil.

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Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

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Programas de Trainee: Saiba Como se Destacar na Seleção

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Ainda é tempo de se inscrever para os processos de seleção de trainees em algumas das maiores empresas no Brasil. No segundo semestre, diversas empresas abrem programas para atrair jovens talentos em início de carreira. Apenas em julho, a plataforma de empregos Infojobs registrou a abertura de mais de mil vagas de trainee. Entre as companhias com processos seletivos abertos atualmente estão Ambev, SulAmérica e Kraft Heinz.

As oportunidades abrangem diversas regiões do país, com salários que podem chegar a R$ 9 mil. Os programas também oferecem benefícios como assistência médica e odontológica, participação nos lucros, horários flexíveis e acesso a programas de bem-estar e saúde mental, como academia e terapia.

Como funciona um programa de trainee

Como são a principal porta de entrada para muitas companhias, os processos são concorridos e é necessário se preparar – da inscrição à entrevista. Em um programa de trainee, o profissional passa por diferentes áreas em um prazo de um ou dois anos. A ideia é que ele conheça a fundo a empresa e seus setores, tenha contato com diferentes profissionais e lideranças e que os mais bem avaliados permaneçam na companhia.

Entre os pré-requisitos mais comuns para participar dos processos seletivos em aberto estão formação superior concluída ou em andamento (com conclusão entre 2023 e 2025, a depender da empresa), domínio intermediário ou avançado de inglês, disponibilidade para viagens e experiência profissional de até dois anos após a graduação. Algumas companhias também pedem disponibilidade para mudança de cidade e para atuar no modelo presencial.

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Abaixo, veja como se inscrever nas vagas de trainee e confira as dicas de executivos ouvidos pela Forbes para se destacar nos processos seletivos e garantir a sonhada vaga.

Empresas com vagas de trainee:

Shopee: inscrições aqui até 4 de setembro;

Ambev: inscrições aqui até 8 de setembro;

Saint-Gobain Brasil: inscrições aqui até 16 de setembro;

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Kraft Heinz Brasil: inscrições aqui até 18 de setembro;

Rede D’Or e SulAmérica: inscrições aqui até 22 de setembro;

Obramax: inscrições aqui até 22 de setembro;

Ausenco: inscrições aqui até 30 de setembro.

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Dicas para garantir uma vaga de trainee

Demonstre protagonismo

Autenticidade, visão de futuro e conexão com propósito estão no topo da lista do que grandes empresas esperam de seus trainees. Na Ambev, que tem um dos programas mais concorridos do país, a régua é clara: a empresa procura protagonistas. “Os trainees chegam liderando projetos e tomando decisões reais”, explica João Vitor Marinho, diretor de Atração e Desenvolvimento de Pessoas. O executivo acrescenta que, além da visão 360º do negócio, pesa a ambição de assumir responsabilidades desde o início.

Tenha visão ampla e voltada ao negócio

Renato Luzzi, diretor de Pessoas, Mobilidade e Logística da SulAmérica, explica que o diferencial buscado pela empresa está em candidatos capazes de enxergar o todo. “Não buscamos apenas bons executores, mas profissionais com potencial para se tornarem líderes com visão ampla e integrada do negócio”, diz. Segundo ele, características como curiosidade, empatia e habilidade de construir pontes entre áreas pesam tanto quanto raciocínio lógico.

Seja curioso e colaborativo

Para Gustavo Siqueira, vice-presidente de RH da Saint-Gobain para a América Latina, a inovação nasce da pluralidade de ideias, e, por isso, a empresa procura pessoas curiosas, corajosas e colaborativas. “Queremos alguém que combine propósito com ação, transformando boas ideias em resultados concretos.”

Questione

Não há respostas certas ou perfis ideais no processo seletivo da Kraft Heinz. “Queremos aqueles que sabem ouvir, mas também questionar”, afirma Carol Dias, diretora de People e Performance da companhia. Para ela, o processo é uma via de mão dupla: “Enquanto se prepara, pergunte-se também se essa é a jornada que você quer viver”.

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Prepare-se e estude a empresa

Mesmo com estilos distintos, os líderes concordam em um ponto: preparação é fundamental, mas autenticidade faz a diferença. “Conecte suas experiências aos valores da empresa. Durante as dinâmicas, é essencial demonstrar colaboração e escuta ativa”, aconselha Siqueira. Estuda e conhecer o setor também é indispensável. “Se destacam os candidatos que trazem uma perspectiva informada e crítica, indo além do que está na superfície do site institucional”, afirma Luzzi, da SulAmérica.

Para Carol Dias, vulnerabilidade também pode ser uma virtude: “Não se preocupe em ter todas as respostas. Mostre curiosidade genuína, resiliência diante de desafios e transparência sobre seus sonhos, mesmo os que parecem grandes demais.”

O que define a etapa final

Alguns pontos negativos durante o processo seletivo tendem a se repetir e podem custar a vaga. Entre os mais comuns, os executivos citam superficialidade e falta de preparo. “Respostas genéricas, sem conexão real com o negócio, ou a tentativa de se encaixar em um perfil que não corresponde à própria autenticidade, são sinais de alerta”, afirma Siqueira. “O foco excessivo no ‘eu’, em detrimento do ‘nós’, demonstra imaturidade. O verdadeiro protagonista é aquele que eleva o nível da discussão em equipe”, diz Luzzi.

Na etapa final, o que separa os aprovados é a clareza de propósito e a presença executiva. “O diferencial está em demonstrar protagonismo e senso de empreendedorismo, sem abrir mão da humildade para aprender”, resume Siqueira. Para Luzzi, a paixão também um filtro importante: “Conquista a vaga quem nos convence de seu alinhamento de propósito e do impacto que deseja gerar na vida das pessoas.”

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As dicas se confirmam no olhar externo da Korn Ferry, consultoria especializada em recrutamento e processos seletivos. “Na fase final, todos têm alta capacidade técnica. O que define é a confiança, serenidade e clareza de propósito. Presença executiva é decisiva para conquistar a vaga”, afirma Aline Riccio, vice-presidente comercial de RPO & Projetos de Recrutamento.

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Atlas Schindler Tem Nova CTO na América Latina

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Atlas Schindler anunciou uma nova CTO nesta terça-feira (2). Thaize Schmitz assumiu a liderança de tecnologia do grupo na América Latina em julho deste ano.

Com passagens por empresas como Embraco e Tigre nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento e engenharia, a executiva soma mais de 20 anos de experiência no setor industrial.

Formada em Engenharia Mecânica pela Universidade da Região de Joinville e pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Thaize terá sua base no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Londrina (PR).

A executiva sucede a Humberto Ebram, executivo que está há mais de 14 anos na companhia e passa a ocupar o cargo de CTO no Centro de P&D do Grupo Schindler na China.

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