Negócios
TikTok planeja lançar ‘live shopping’ nos EUA. Qual é a oportunidade para o Marketing?
A era do social commerce está em pleno funcionamento! E as redes sociais se tornaram o melhor lugar para as gerações mais jovens pesquisar marcas, de acordo com o relatório Social Trends 2022 da Hootsuite.
De fato, 75% dos usuários da Geração Z nos EUA são influenciados por anúncios sociais em suas decisões de compra. Isso só mostra o poder das redes sociais para converter seguidores em clientes (quando o trabalho é bem feito!).
O TikTok, que pertence à empresa ByteDance, entende essa oportunidade e está disposto a correr riscos para colher os benefícios. Mas o cenário não tem sido totalmente favorável.
Embora os recursos de social commerce sejam uma ótima oportunidade de investimento para as empresas, muitos grandes nomes das mídias sociais tiveram que repensar suas estratégias porque os clientes ainda não as adotaram.
O Instagram teve que encerrar seu programa de comércio de afiliados em agosto deste ano e o Facebook também encerrou seu recurso de compras há alguns meses.
No entanto, o TikTok está disposto a correr esse risco. Depois de abandonar um recurso de compras no Reino Unido por não atender às expectativas, a plataforma social fará parceria com a TalkShopLive, que oferecerá a infraestrutura para o lançamento de uma nova funcionalidade de compras na plataforma.
Ainda não há anúncios oficiais, pois ambas as empresas ainda estão finalizando negócios e nenhum contrato foi assinado. Então, ainda não sabemos quando o recurso de compras será lançado, mas será em breve.
Como vão funcionar as compras no TikTok?
Esse recurso permitirá que marcas e criadores vendam diretamente na plataforma. Basicamente, ele combina compras com transmissão ao vivo interativa para que os usuários possam fazer compras sem sair do aplicativo.
Hoje, o país mais relevante nesse setor é a China, onde essa modalidade é responsável por 10% do total de vendas de e-commerce no país.
O TikTok começou a oferecer recursos de comércio eletrônico no início de 2021, quando anunciou sua parceria com a Shopify, permitindo que contas comerciais adicionassem seus catálogos a uma aba em seus perfis. Além disso, a rede social vem testando um recurso de compras no Reino Unido desde o ano passado, tornando-se seu primeiro mercado fora da Ásia a testar a funcionalidade.
Por mais que isso não tenha decolado no Ocidente, esse recurso está transformando o comércio eletrônico nos mercados asiáticos.
Na China, isso mostrou resultados surpreendentes. O aplicativo irmão chinês do TikTok, Douyin, triplicou as vendas ano após ano.
Agora, qual é a oportunidade para os profissionais de Marketing?
Esse recurso de compras certamente está decolando, mas muitas empresas estão lutando para incentivar marcas e influenciadores a vender por meio do aplicativo. Por que será?
Alguns especialistas atribuem esses resultados ao fato de que “o mercado simplesmente não está pronto” ou que “o awareness e a adoção geral do consumidor em alguns países ainda são muito baixos”.
Alguns de nós acreditam que as marcas estão perdendo recursos e esquecendo o valor da customer experience e seu relacionamento com a jornada do cliente.
Como fazer suas estratégias funcionarem?
Quando as compras nas redes sociais começarem a crescer no Ocidente (e acredite, está previsto que aconteça), as empresas terão que considerar estratégias mais robustas em conjunto com os players mais importantes dessa dinâmica: influenciadores e suas comunidades.
As marcas precisam se concentrar em criar conexões autênticas com seu público.
A vantagem desse recurso é a credibilidade. Por isso, não se trata apenas de uma oportunidade de vender, mas também uma forma de fornecer informações relevantes sobre seus produtos, posicioná-los e fidelizar clientes por meio de interações valiosas em tempo real. A sua marca está pronta para entregar isso?
As oportunidades para os negócios ainda não foram vistas (assim como o desempenho do TikTok no mercado dos EUA), mas é melhor estar preparado!
Fonte: rockcontent.com/br/blog
Negócios
Entenda Como Funciona a “Licença por Infelicidade”
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Se você está ou já se sentiu sobrecarregado no trabalho, a “licença por infelicidade“, criada por um empresário chinês, poderia oferecer uma solução.
Enquanto a saúde mental ganha destaque nas conversas corporativas e nas reuniões de liderança, Yu Donglai, fundador e presidente da rede de varejo chinesa Pang Dong Lai, chamou a atenção ao implementar uma nova política na sua companhia.
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A licença por infelicidade permite que os funcionários tirem um dia de folga quando estiverem estressados, tristes ou desanimados, sem a necessidade de aprovar a folga com sua liderança.
A licença ganha destaque em meio ao cenário global de bem-estar mental: 60% dos profissionais em todo o mundo afirmam que o trabalho é o principal fator que influencia sua saúde mental, de acordo com relatório The Workforce Institute da UKG.
Só na China, mais da metade da população (53%) vivencia estresse diário, enquanto 12% dos profissionais são tristes, segundo estudo da consultoria Gallup, que entrevistou 128 mil pessoas em mais de 160 países.
Limitada a 10 dias por ano, a licença por infelicidade tem como objetivo ajudar os funcionários da rede de mais de 7 mil profissionais a melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
O empresário anunciou que implementaria a política de afastamento na sua empresa em março de 2024, durante o China Supermarket Week. “Quero que todos os funcionários tenham liberdade. Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se você não estiver feliz, não trabalhe”, disse durante o anúncio.
Defensor do bem-estar
Para além da licença por infelicidade, Yu Donglai ficou conhecido por implementar políticas que priorizam o bem-estar e a saúde mental dos seus funcionários na China, como incentivos de viagem e até 40 dias de férias pagas. “Não queremos ser grandes. Queremos que nossos funcionários tenham uma vida saudável e relaxada, para que a empresa também tenha.”
Fundada em 1995, a rede Pang Dong Lai conta com mais de 300 lojas e é a segunda maior empresa de varejo na província de Henan, no centro-leste da China, segundo pesquisa da Universidade de York.
Escolhas do editor
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5 Dicas para Ser Mais Produtivo com o ChatGPT
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa no ambiente de trabalho — quando utilizado corretamente. Para ter um benefício real e tangível da plataforma, é preciso conhecer suas várias aplicações e experimentá-las por conta própria.
Confira algumas maneiras de usar o ChatGPT para melhorar sua experiência no trabalho e impulsionar tanto o negócio quanto sua carreira.
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Produtividade
Um dos principais benefícios de ferramentas como o ChatGPT é a produtividade em relação ao tempo. Ao usar a plataforma, você economiza tempo com tarefas que a IA pode resolver e pode focar em outros temas mais estratégicos e valiosos para a empresa e para si mesmo.
Melhor experiência do cliente
Também é possível usar a ferramenta para aprimorar a experiência dos clientes. Por exemplo, você pode pedir ao ChatGPT para analisar feedbacks de clientes e criar um plano de ação ou compartilhar insights como tendências e preferências sobre dados fornecidos.
Geração de ideias
Outro benefício do ChatGPT e de ferramentas de IA é a geração de ideias. Essas inteligências generativas são capazes de criar e desenvolver ideias, o que é útil quando você está com pressa. O objetivo não é usar as sugestões geradas por IA na íntegra, e sim usá-las como base ou ponto inicial para a inovação.
Como utilizar o ChatGPT no trabalho
1. Resuma anotações
Se você faz anotações e escreve suas ideias em um caderno durante uma reunião, com a intenção de voltar a elas mais tarde para criar um relatório ou resumo por e-mail, existem melhores jeitos de fazer isso. Por que não economizar tempo e facilitar a vida inserindo suas anotações no ChatGPT? É só pedir para a ferramenta criar um resumo fácil de entender, pode ser em blocos, tópicos, como preferir, e você pode rapidamente colocar em um e-mail ou transformar em um relatório.
2. Crie KPIs e métricas
Se você é gerente de projetos e está nas primeiras etapas de planejamento, pode inserir os requisitos das partes interessadas no ChatGPT e pedir uma lista de métricas para usar como KPIs (indicadores-chave de desempenho) do projeto.
3. Escreva com clareza
O ChatGPT também pode ser útil quando você escreveu um texto, mas precisa que ele seja revisado para garantir clareza, concisão e ir direto ao ponto. Utilize o seguinte comando para a plataforma escrever com precisão: “Reescreva isso de maneira clara e concisa. Use um tom de conversa de negócios e a gramática do português do Brasil.”
4. Obtenha insights de dados
Se você está analisando dados e quer saber quais insights acionáveis pode obter, basta copiar e colar os dados e pedir ao ChatGPT para gerar alguns insights relacionados à sua indústria e área de negócios.
5. Construa um banco de conhecimento interno
O ChatGPT pode ser customizado no plano pago para criar GPTs personalizados, que dependem da sua engenharia de prompts e de uma base de conhecimento interno especializada. Imagine quantas horas isso pode economizar, evitando que colegas façam repetidamente as mesmas perguntas sobre regras da empresa.
Você pode redigir termos, personalizá-los conforme suas necessidades e carregá-los como recursos de conhecimento ao criar um GPT personalizado. Isso garante que, quando os colegas de trabalho estiverem usando o bot, eles recebam apenas informações validadas de fontes internas confiáveis.
No entanto, é preciso se atentar para nunca fornecer dados sensíveis ou confidenciais da empresa ao usar o ChatGPT no trabalho. Crie prompts específicos para que o bot responda à pergunta, mas genéricos o suficiente para garantir que não haja violação de dados.
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Escolhas do editor
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.
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Negócios
Você é Workaholic? Descubra e Saiba Como Lidar
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Você trabalha até tarde ou nos fins de semana sem necessidade ou urgência? Acha difícil se desconectar do trabalho ou sente ansiedade quando não está conectado? Talvez você seja um workaholic.
A linha entre ser dedicado ao seu trabalho e se tornar um workaholic pode ser facilmente confundida. Embora a dedicação seja essencial para o crescimento profissional, o workaholismo pode levar ao esgotamento, a desgastes nos relacionamentos, à culpa e a problemas de saúde a longo prazo.
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Mas como identificar se você é um workaholic e, mais importante, como quebrar esse ciclo?
O que é o workaholismo?
O workaholismo vai além de trabalhar longas horas. Segundo um artigo da Harvard Business Review, workaholics sentem uma compulsão interna para trabalhar, mesmo quando não é necessário. Isso se torna um mecanismo de enfrentamento para lidar com ansiedade, insegurança ou para evitar as complexidades da vida.
Embora não seja um diagnóstico clínico – não está no DSM (o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) – , estudos mostram que há inúmeros problemas relacionados. Como você está constantemente estressado e sente a pressão de concluir as tarefas, isso pode ter consequências físicas e mentais graves, como insônia, depressão e fadiga crônica.
Encontre o equilíbrio
Ser workaholic não significa necessariamente que você é produtivo. Pode indicar que está buscando algo mais, como atenção, ou usando o trabalho como uma forma de escape. Mas o sucesso a longo prazo exige equilíbrio, o que significa reservar tempo para o crescimento pessoal, relacionamentos e hobbies fora do trabalho.
Como deixar de ser workaholic
1) Reconheça o problema
O primeiro passo para superar o workaholismo é reconhecê-lo. Reflita sobre seus hábitos e pergunte-se por que sente a necessidade de trabalhar em excesso. Isso é motivado pelo medo do fracasso, insegurança ou desejo de aprovação? Se você sofre de síndrome do impostor, pode sentir que fracassou se não atingiu seus altos padrões. Assim, uma maneira de escapar desse sentimento é trabalhar demais.
2) Redefina o que é “urgente”
Ver tudo como urgente e responder mensagens a qualquer hora pode se tornar viciante. Essas notificações provocam picos de adrenalina e dopamina, mantendo-o em um estado constante de alerta. Embora esse estado elevado de foco possa ajudá-lo temporariamente, o estresse crônico é insustentável.
Para combater isso, comece priorizando seus e-mails e tarefas usando a Matriz de Eisenhower ou o método dos 4Ds: Excluir (Delete), Delegar (Delegate), Adiar (Delay) ou Fazer (Do). Resista à tentação de tratar cada tarefa como urgente. Esse método te força a avaliar as verdadeiras urgências, ajudando a retomar o controle do seu tempo e energia.
3) Aprenda a dizer “não” e delegue
Como workaholic, você pode ter dificuldade em delegar tarefas. Adicionar novas atribuições à sua lista de afazeres pode ser tão recompensador quanto concluí-las, pois isso te dá um impulso de dopamina. Muitas vezes, você evita delegar porque é perfeccionista e acredita que pode fazer melhor e mais rápido. Para se ajudar a dizer não, estabeleça temas e horários específicos nos quais você deve recusar. Por exemplo, pode decidir não aceitar novas tarefas após as 18h ou aos finais de semana. Também pode limitar-se a aceitar apenas tarefas em que você seja especialista.
4) Estabeleça prazos realistas
Workaholics costumam subestimar o tempo necessário para realizar as tarefas, o que os leva a assumir compromissos excessivos e estabelecer prazos irreais. Defina um horário específico para começar uma tarefa e use um cronômetro para medir quanto tempo realmente leva para concluí-la. Isso pode parecer complicado, mas você pode usar aplicativos de gerenciamento de tarefas com cronômetros integrados.
Faça isso por pelo menos uma semana para avaliar o quão fora da realidade você está. Identifique se há algumas tarefas que você tende a subestimar ou gastar mais tempo, geralmente tarefas criativas ou complexas. Para facilitar, estime de 50% a 100% de tempo extra. Por exemplo, se você acha que pode terminar algo em uma hora, estime pelo menos 1 hora e meia e programe isso no seu calendário para planejar melhor seu dia.
5) Controle seu diálogo interno
A forma como você fala consigo mesmo é o que te mantém passando de uma tarefa para outra e priorizando o trabalho em vez de passar tempo com sua família ou assistir a um filme. Você pode se convencer de que as pessoas precisam de você, ou que se não concluir X, não conseguirá Y, ou ficará atrasado. Fale consigo mesmo com compaixão, como se fosse seu melhor amigo, desafiando essas suposições para identificar o que é real e o que é exagero.
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6) Aproveite o descanso
Embora possa ser difícil priorizar o descanso e o relaxamento com uma longa lista de tarefas, é importante manter uma rotina noturna consistente: ir para a cama e acordar nos mesmos horários todos os dias.
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