Ligue-se a nós

Esporte

Lula assina decreto reajustando Bolsa Atleta em 10,86%

Redação Informe 360

Publicado

no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília, atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris, na França. No encontro, Lula assinou decreto que reajusta em 10,86% o Bolsa Atleta, programa que completa 20 anos em 2024 e estava há 14 anos sem reajuste.

“Quando nós resolvemos criar o Bolsa Atleta era porque a cultura brasileira, muitas vezes, ela não leva em conta que, antes das pessoas virarem importantes, famosas e terem patrocínio privado, muitas pessoas não tinham sequer um tênis para praticar o seu esporte. O empresário não tem nenhuma obrigação de olhar para um atleta que não tem medalha de ouro, mas o Estado brasileiro e o seu governo eles têm que olhar para todos os atletas e mais para aqueles que podem, no futuro, ganhar medalha de ouro se eles tiverem condições de praticar esporte”, disse o presidente.

“Se ele tiver condições, numa cidade pequena do interior, de ter um salário que ele possa comer as calorias e as proteínas necessárias, que ele possa fazer academia que ele precisa fazer, que ele possa nadar, correr, lutar; se você não garantir essa oportunidade para as pessoas esse país sempre vai ficar fora das disputas principais”, acrescentou o Lula.

Medalha

Emocionado, o presidente lembrou da sua participação na cerimônia que elegeu o Rio de Janeiro como sede do Jogos Olímpicos de 2016 e disse que o governo quer contribuir para que o Brasil suba no quadro de medalhas.

Anúncio

“Mas também, se não ganhar uma medalha, ninguém fica diminuído porque não ganhou uma medalha. O castigo de quem não ganha medalha é o sofrimento interior, é a mágoa, é a frustração […]. Se a gente não ganhar, o que valeu, na verdade, foi a dedicação, foi o esforço, foi a perseverança. E quando a gente consegue ver pessoas comprometidas com o esporte, a gente tem noção de que está livrando as pessoas de droga, está livrando as pessoas de promiscuidade. É isso que a gente tem que apostar”, ressaltou o presidente.

Os Jogos Olímpicos começam no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto. A delegação brasileira conta com 277 atletas, sendo 153 mulheres e 12 homens. Já as paralimpíadas serão realizadas de 28 de agosto a 8 de setembro, com 124 atletas brasileiros.

Lula foi convidado pelo presidente francês, Emmanuel Macron, para acompanhar o evento, mas não irá a Paris para os jogos. O governo brasileiro será representado pelo ministro do Esporte, André Fufuca, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, representará o presidente Lula. “Vou ver as olimpíadas pelos olhos da Janja”, disse o presidente.

Bolsa Atleta

Atualmente, mais de nove mil esportistas recebem o Bolsa Atleta, que varia de R$ 370 a R$ 15 mil. Os novos valores, com reajuste, começam a ser pagos em agosto para todas as categorias do incentivo: Estudantil, Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica.

Anúncio

O reforço também vale para a Bolsa Pódio, a categoria mais alta do programa, voltada a atletas classificados entre os 20 primeiros do ranking mundial de suas modalidades e com mais chances de conquistar medalhas nos grandes eventos internacionais.

A judoca Rafaela Silva recebe o auxílio há 15 anos e vai participar de sua terceira olimpíada. “É muito importante para uma atleta de alto rendimento você ter uma segurança, uma tranquilidade de poder se preparar, de se dedicar só ao seu sonho que, no meu caso, é treinar judô. Porque tenho a segurança de ter o meu Bolsa Atleta, meu Bolsa Pódio, todo mês na minha conta, que eu posso ajudar minha família e no meu material do trabalho”, disse.

Rafaela tem uma carreira promissora e, em 2008, tornou-se campeã mundial sub-20. Três anos mais tarde, já entre os adultos, foi prata no campeonato mundial, na França. Nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, acabou desclassificada, mas, no ano seguinte, tornou-se a primeira judoca brasileira campeã mundial. Nas olimpíadas do Rio, em 2016, conquistou a medalha de ouro em sua cidade natal. Em 2022, ganhou novamente o título mundial.

O ex-atleta paralímpico e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, destacou que o Bolsa Atleta tem sido crucial para a formação de atletas de elite no Brasil e que muitos dos esportistas que conquistaram medalhas em competições são beneficiários do programa.

Anúncio

Segundo ele, em 2021, dos mais de 300 atletas que foram para as olimpíadas de Tóquio, 242 recebiam a bolsa. Já nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-americanos de Santiago, em 2023, 90% dos medalhistas contam com o auxílio.

Cidadania

O ex-jogador de futebol de cegos afirmou ainda que o esporte é capaz de entregar cidadania para as pessoas, “para tantos brasileiros que, por sua deficiência, ainda são invisíveis no nosso país” e agradeceu o apoio do governo brasileiro ao CPB.

Conrado falou sobre a melhora no desempenho dos atletas paralímpicos brasileiros ao longo das últimas edições dos jogos olímpicos, saindo do 24º lugar em Sydney, em 2000, para o sétimo lugar em Tóquio, em 2021.

“Ao longo dessa jornada, o Bolsa Atleta foi o principal instrumento que garantiu, primeiro, condições para que os atletas pudessem desenvolver suas atividades, pudessem treinar com tranquilidade e tão bem representar o nosso país. E, segundo, garantir dignidade para esses atletas, garantir que eles pudessem ter um suprimento de qualidade, que eles tivessem o alimento adequado para performar melhor. Então, realmente o Bolsa Atleta, hoje, é um dos principais instrumentos que vem levando o Brasil a vitórias e eu espero que, em Paris, não seja diferente”, finalizou.

Anúncio

Agencia Brasil – Edição: Kleber Sampaio

Esporte

Flamengo mostra raça e garante presença na final da Libertadores

Redação Informe 360

Publicado

no

O Flamengo mostrou muita raça para, mesmo com um homem a menos, segurar um empate sem gols com o Racing (Argentina), na noite desta quarta-feira (29) no estádio El Cilindro, em Avellaneda, para garantir a presença na decisão da Copa Libertadores da América.

A vaga foi garantida porque, na partida de ida, disputada na última semana no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro triunfou pelo placar de 1 a 0. Agora o time da Gávea aguarda a definição da outra semifinal (entre Palmeiras e LDU, que venceu o jogo de ida por 3 a 0) para conhecer o seu adversário na final da competição continental, que será disputada no dia 29 de novembro em Lima (Peru).

Esta será a quinta oportunidade na qual o Flamengo disputará a decisão da principal competição de clubes da América do Sul. A equipe da Gávea já jogou a final da Libertadores nos anos de 1981, 2019, 2021 e 2022, triunfando em três oportunidades.

Brilho de goleiros

Flamengo e Racing protagonizaram um primeiro tempo muito movimentado no qual boas oportunidades foram criadas, mas os goleiros brilharam para impedir que o placar fosse aberto. Quem teve que entrar em ação primeiro foi Rossi, que, logo aos 11 minutos, se esticou todo para defender cabeçada de Conechny que tinha como alvo o fundo do gol.

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Macaense Antônio Barreto fica em quinto lugar no Mundial Triton em Portugal

Redação Informe 360

Publicado

no

Macaé está se destacando no Campeonato de triatlo em Portimão, em Portugal . A etapa final do circuito mundial Triton World Series 2025, encerra neste domingo (26) e tem como destaque o atleta Antônio Barreto, que está liderando a categoria de natação sendo campeão e se destacando como top 7. O atleta é natural de Salvador e vive há mais de 30 anos em Macaé se supera pela energia, superação e espírito desportivo. A Marina de Portimão é o palco de um formato inovador, o triatlo por etapas, com natação, ciclismo e corrida, sendo um espetáculo de resistência e inspiração.

Referência do Brasil, Barreto está desde o dia 24 no evento que reúne atletas de 15 países. Na primeira final mundial do novo circuito de triatlo, @triton_worldseries, o esportista está participando de uma emocionante competição que pretende celebrar e promover o desporto. “Estou muito feliz, pois cheguei ao Mundial Triton, que é disputado em estágios. Na sexta-feira (24) foi a natação. Neste sábado (25) é o ciclismo e domingo a corrida. Eu disputo na categoria sprint, que é 1 km de natação, 36 de ciclismo e 7 de corrida. Ontem na natação terminei liderando a minha categoria. Neste sábado no ciclismo fiquei em sexto lugar e neste domingo cheguei em segundo na corrida“, comentou.

O atleta, que se destaca pela disciplina e talento finalizou em quinto lugar na classificação geral. “Então, sobre a prova de natação, a prova rápida, consegui estar no primeiro pelotão, defendendo a minha categoria. E graças a Deus, conclui bem, cheguei forte também na natação junto com eles. Isso me deixa muito mais motivado”, contou Barreto.

Vale lembrar, que os atletas participantes foram classificados através de etapas que ocorreram no Rio de Janeiro , Salvador, Lisboa e Portimão. De acordo com Barreto “todos eles foram, aqueles classificados com índice, vieram para disputar a final. Tem atletas do mundo inteiro, além dos portugueses, tem atletas da Grécia, atletas chilenos, atletas americanos, ingleses, croatas, diversos países”, contou.

Quanto à prova de ciclismo, o atleta ressaltou que foi diferente das convencionais. “Ccomo é estágio, então é um dia de cada modalidade, o pelotão estava grande e forte, tentei escapar por duas vezes, abriu uma fuga para poder chegar sozinho, mas como eu vi que ninguém veio comigo, era uma estratégia deles, poderia me custar caro, então eu tirei um pouco o pé, como a gente fala, para poder estar junto com eles e ir para a chegada. E na chegada deu isso aí, se você observar os tempos aí foram colados um nos outros, entendeu? E agora é recuperar para amanhã, dar o melhor na corrida e ser campeão mundial”, citou esperançoso.

Vale lembrar que em 2023, Macaé obteve mais três destaques em duas modalidades esportivas praticadas no município, o cross triathlon e o futebol virtual. Antonio Barreto conquistou o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon e Alexandre Rangel é vice-campeão de sua categoria. Ambos garantiram vagas para o Mundial na Austrália, em agosto do próximo ano. Já Gabriel Franja se classificou para a Copa do Brasil de Futebol Digital, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de julho.

Antonio Barreto (42) é o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon da categoria de 40 a 44 anos, disputado durante o Circuito Brasileiro Multisports Cross Triathlon.

Fonte: Secom-PMM Por: Jornalista: Joice Trindade

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Flamengo vence no Maracanã e empata em número de pontos com Palmeiras

Redação Informe 360

Publicado

no

O Flamengo aproveitou o fator casa para derrotar o Palmeiras por 3 a 2, na tarde deste domingo (19) no estádio do Maracanã, e chegou aos mesmos 61 pontos do Verdão, que permanece na liderança do Campeonato Brasileiro pelo maior número de vitórias na competição.

Com este triunfo, o Rubro-Negro da Gávea ganha confiança para encarar a reta final da competição, na qual precisa tropeçar menos do que o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira para ficar com o título nacional. Já o Palmeiras precisa se recuperar rápido desse revés para continuar lutando pela conquista do Brasileiro.

Flamengo e Palmeiras protagonizaram um grande espetáculo para os mais de 71 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta