Tecnologia
Tecnologia e arte: A parceria entre Samsung e o Met na The Frame

A Samsung tem disponibilizado, na sua Art Store, obras de arte icônicas do Metropolitan Museum of Art (The Met) para serem exibidas na The Frame – aquela TV cujo design remete a um quadro. Os quadros estão disponíveis em formato digital desde 2023 e, segundo a empresa, a ideia do Met é expandir a educação artística enquanto explora maneiras da tecnologia impactar a inspiração e a troca cultural ao redor do mundo.
O blog da Samsung conversou com Stephen Mannello, chefe de varejo e licenciamento do Met, para discutir a parceria com a empresa e como a tecnologia pode influenciar positivamente a experiência do museu.
Leia mais:
- Galaxy AI chega para mais celulares e tablets da Samsung
- Qual o melhor celular Samsung para comprar em 2024? Veja lista!
- Qual é a melhor família de celulares da Samsung: A ou M?
The Frame: arte e tecnologia Samsung

Confira abaixo trechos da entrevista pinçados pelo Olhar Digital:
Samsung: Qual foi o foco inicial do Met ao começar a colaboração com a Samsung Art Store no outono passado?
Stephen Mannello: Compartilhar essas obras [de 17 departamentos curadoriais do Met] com a Samsung Art Store nos permitiu apresentar uma pequena parte do que o Met tem a oferecer a um público global de amantes da arte e do design como nunca antes – e este é apenas o começo do que esperamos que seja uma relação duradoura. Estamos ansiosos para compartilhar mais de nossa coleção e explorar diferentes ofertas temáticas que inspirem e encantem os usuários da Samsung Art Store no futuro.
S: Nos últimos meses, como os usuários do The Frame responderam à coleção do Met?
S.M.: Ficamos impressionados em ver como as obras de arte do Met têm sido populares na plataforma. É um verdadeiro testemunho do apelo duradouro de peças como “Campo de Trigo com Ciprestes” de Vincent van Gogh ou “Washington Crossing the Delaware” de Emanuel Leutze – ambas são atrações populares em nossas galerias e se traduzem belamente quando vivenciadas digitalmente no The Frame.
S: Dos trabalhos selecionados para a Samsung Art Store, quais três você recomendaria para a The Frame?

S.M: Primeiro, a obra de Thomas Cole “Vista do Monte Holyoke, Northampton, Massachusetts, após uma tempestade–The Oxbow” (1836). Esta impressionante pintura de paisagem da Escola do Rio Hudson contrapõe a selva indomada e o assentamento pastoril para destacar a beleza da paisagem estadunidense – com uma vasta gama de interpretações possíveis para a mensagem do artista. Escondido no primeiro plano, Cole inclui a si mesmo em seu cavalete capturando a cena de tirar o fôlego. Os detalhes finos e a natureza enigmática do trabalho tornam a visualização em casa cativante.
A seguir, temos a obra de Georges Seurat “Circus Sideshow (Parade de Cirque)” (1887-88). Esta pintura inovadora é a primeira cena noturna do artista e a primeira a retratar entretenimento popular. Na época em que esta peça foi feita, o desfile, ou espetáculo secundário, era uma atração gratuita projetada para atrair transeuntes a comprar ingressos para o evento principal do circo. Os excelentes detalhes desta composição pontilhista são especialmente fáceis de apreciar no Frame.
Finalmente, eu recomendaria “Natureza Morta com Maçãs e um Pote de Prímulas” de Paul Cézanne (ca. 1890). Esta elegante natureza-morta foi outrora propriedade de Claude Monet – um jardineiro entusiasta – e foi presenteada a ele pelo pintor Paul Helleu, que criou o design do teto astrológico na Grand Central Station. Com suas cores ousadas e linhas gráficas, esta bela obra demonstra a maestria de Cézanne na natureza-morta e certamente realçará qualquer ambiente.
S: Na sua opinião, por que é essencial democratizar o acesso à arte, tornando-a disponível para um público mais amplo por meio de plataformas como a Samsung Art Store?
S.M.: Acreditamos que a arte é para todos, mas muitos indivíduos que visitam o Met podem fazê-lo apenas uma vez na vida. Expandir o acesso por meio de plataformas digitais, produtos e experiências nos permite ter um relacionamento duradouro com amantes da arte ao redor do mundo. Esperamos que compartilhar a coleção do Met no The Frame possa ajudar a estimular um diálogo significativo sobre a cultura e criatividade no passado, presente e futuro.
S: Qual papel você vê a tecnologia desempenhando na melhoria da experiência do museu, especialmente no contexto de plataformas de arte digital como a Samsung Art Store?
S.M: Interagir com entusiastas da arte digitalmente nos permite destacar peças da coleção do Met de novas maneiras, possibilitando descoberta e exploração. Isso pode significar visualizar obras que não estão em exibição nas galerias, aprender as histórias por trás da arte e dos artistas ou se aproximar dos detalhes – mas estas são apenas as primeiras possibilidades de trazer obras de arte físicas para o espaço digital. Estamos ansiosos para evoluir e experimentar como continuaremos a missão do Met de trazer a arte para o cotidiano. E a tecnologia é um meio essencial para tornar isso possível.
O post Tecnologia e arte: A parceria entre Samsung e o Met na The Frame apareceu primeiro em Olhar Digital.
Tecnologia
Tornado em São José dos Pinhais atinge 180 km/h

Um tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no sábado (10), teve seus ventos classificados como F2 na Escala Fujita, alcançando a velocidade de 180 km/h. A informação foi divulgada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
De acordo com o Simepar, a intensidade do fenômeno foi categorizada como F2, em uma escala que vai até F5. O meteorologista Leonardo Furlan explicou que essa classificação se aplica a tornados com ventos entre 180 km/h e 220 km/h. O percurso do tornado foi de aproximadamente 1 km, com o funil não tocando o solo continuamente.
A Escala Fujita é o método utilizado no Brasil para avaliar a gravidade de tornados, baseando-se na extensão e intensidade dos danos provocados. Quanto maior a destruição, mais alta é a categoria atribuída ao evento. As informações são do G1.
Furlan descreveu o tornado como “relativamente estreito, pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos”. Ele ressaltou que os estragos foram pontuais, ocorrendo apenas nos momentos em que a nuvem funil interagia diretamente com o solo.
Leia mais:
- Primeiro ciclone de 2026 se forma no Sul com ventos de até 100 km/h
- Perdemos água doce suficiente para suprir as necessidades de 280 milhões de pessoas
- Já ouviu falar de Panótia? O supercontinente que pode nunca ter existido
Trajeto da tempestade e impactos
A célula de tempestade mais severa teve início no final da tarde, desenvolvendo-se sobre Almirante Tamandaré e Colombo. Em seguida, deslocou-se sobre Curitiba, onde causou ventos intensos, que se aproximaram de 70 km/h, e precipitação de granizo, resultando na queda de pelo menos 57 árvores. Posteriormente, a mesma célula avançou até São José dos Pinhais, antes de seguir em direção ao Litoral paranaense, provocando fortes tempestades em regiões como Guaratuba e Matinhos.
O Simepar explicou que a instabilidade no Paraná no sábado (10) foi resultado da combinação de calor, umidade e a influência de um sistema de baixa pressão que se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, mas que se deslocou para o oceano. A alteração nos ventos em altitude também contribuiu para a ocorrência de chuvas e tempestades em todo o Leste do estado.
O meteorologista Reinaldo Kneib complementou que a formação de um ciclone extratropical, atuando entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, embora não tenha passado pelo Paraná, intensificou a instabilidade no estado. Ele detalhou que “a combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios”.
Durante o domingo (11), a área de baixa pressão se afastou em direção ao oceano, mas a previsão indicava a manutenção de altos índices de instabilidade, com temporais, chuvas, raios e ventos fortes em grande parte do Paraná.
Consequências e resposta das autoridades
Em São José dos Pinhais, o tornado causou estragos significativos, especialmente no bairro Guatupê. A Defesa Civil Estadual informou que 350 residências foram atingidas. Os danos incluíram quedas de árvores, problemas na rede elétrica, desabamento de muros e a queda de telhado e pilares de uma empresa.
Duas famílias ficaram desalojadas. Para prestar auxílio aos moradores afetados, equipes dos bombeiros e da Defesa Civil distribuíram 92 lonas na região.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, em nota, comunicou que está atuando no atendimento às ocorrências e realizando vistorias técnicas para avaliar riscos estruturais e definir as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores.
A Escala Fujita (F)
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS), a análise é feita a partir dos estragos deixados pelo tornado. Especialistas avaliam estruturas danificadas, como casas, galpões, árvores e postes, para estimar a velocidade do vento que agiu no local por, no mínimo, três segundos. Com base nessa estimativa, o tornado recebe sua classificação.
- F0: Ventos entre 65 km/h e 116 km/h — Danos leves
- F1: Ventos entre 116 km/h e 180 km/h — Danos moderados
- F2: Ventos entre 180 km/h e 253 km/h — Danos consideráveis
- F3: Ventos entre 253 km/h e 332 km/h — Danos severos
- F4: Ventos entre 332 km/h e 418 km/h — Danos devastadores
- F5: Ventos entre 418 km/h e 511 km/h — Destruição extrema
O post Tornado em São José dos Pinhais atinge 180 km/h apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6924
- Quer saber resultados de todas as loterias? Clique aqui
O sorteio do concurso 6924 da Quina aconteceu na noite deste sábado (10), às 21h. O prêmio desta loteria estava estimado em R$ 3,3 milhões.
Os números sorteados da Quina 6924 foram: 04 – 13 – 49 – 52 – 66.
Resultado da Quina 6924
Confira os números sorteados da Quina de hoje e descubra se o prêmio milionário acumulou ou se teve ganhadores. Em seguida, explore os últimos resultados e as informações sobre o próximo sorteio.
A Quina de hoje acumulou?
A estimativa de prêmio do próximo concurso da Quina é de R$ 2,3 milhões.
Qual é o último resultado da Quina?
O resultado da Quina 6923 desta sexta-feira (9) é: 18 – 34 – 41 – 57 – 63.
Quando é o próximo sorteio da Quina?
O próximo sorteio é o 6925 e ele acontece nesta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026.
Leia mais:
- Como ganhar dinheiro online com estas 7 dicas
- 5 sites para escolher números para Mega Sena
- Como apostar na loteria europeia que paga milhões de euros
Últimos resultados da Quina
Os dez últimos resultados dos sorteios da Quina foram:
- Quina 6923 (09/01/2026): 18 – 34 – 41 – 57 – 63
- Quina 6922 (08/01/2026): 16 – 26 – 36 – 51 – 56
- Quina 6921 (07/01/2026): 26 – 50 – 69 – 74 – 77
- Quina 6920 (06/01/2026): 04 – 28 – 34 – 42 – 47
- Quina 6919 (05/01/2026): 04 – 06 – 09 – 26 – 64
- Quina 6918 (03/01/2026): 09 – 21 – 24 – 63 – 69
- Quina 6917 (02/01/2026): 11 – 15 – 29 – 48 – 57
- Quina 6916 (01/01/2026): 08 – 54 – 58 – 72 – 76
- Quina 6915 (30/12/2025): 05 – 19 – 21 – 51 – 66
- Quina 6914 (29/12/2025): 25 – 41 – 48 – 49 – 66
Como resgatar o prêmio da Quina
Ao ganhar na Quina, o processo de resgate do seu prêmio é simples e se diferencia principalmente pelo valor a ser recebido. Você tem a opção de fazer o resgate em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa.
Veja como funciona:
- Para prêmios brutos de até R$ 2.428,79: você pode receber seu prêmio em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa. Aqui, os ganhadores que apostaram online também podem resgatar o prêmio via transferência ao Mercado Pago.
- Para prêmios brutos a partir de R$ 2.428,80: o pagamento é realizado somente nas agências da Caixa. Será necessário apresentar seu comprovante de identidade original com CPF e o recibo de aposta original e premiado.
- Para prêmios de R$ 10.000,00 ou mais: esses valores são pagos em até dois dias úteis. O prazo começa a contar a partir da apresentação em uma Agência da Caixa.
Quais os dias de sorteio da Quina?
Os sorteios da Quina acontecem 6 vezes por semana. Eles ocorrem de segunda a sábado.
Qual o horário do sorteio da Quina?
O sorteio ocorre às 21h (horário de Brasília).
Onde assistir ao sorteio ao vivo da Quina?
O sorteio é transmitido pela RedeTV! online e também na TV e pelo perfil da Caixa no YouTube e Facebook.
Como jogar na Quina?
A aposta simples consiste em marcar 5 números entre os 80 disponíveis.
Até que horas é possível apostar na Quina?
As apostas poderão ser feitas até as 20h do mesmo dia do sorteio.
Com quantos números se ganha na Quina?
O apostador leva prêmio em dinheiro se acerta a partir de 2 números (duque). Ele também ganha com 3 números (terno), 4 números (quadra) e 5 números sorteados.
Quantos números posso escolher para apostar na Quina?
No volante, seja em papel ou digital, há 80 números disponíveis. A menor aposta possível é escolher 5 números e custa R$ 3. Quanto mais números você escolher, maior será sua chance de ganhar.
O post Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6924 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Olhar Espacial: o Calendário Cósmico e o nosso segundo no Universo
Você sabe o que é um Calendário Cósmico? Essa é uma das visões mais acessíveis da inconcebível escala de tempo do Universo.
No programa Olhar Espacial de hoje, o astrônomo Marcelo Zurita nos dá detalhes sobre esse conceito. Confira!
O post Olhar Espacial: o Calendário Cósmico e o nosso segundo no Universo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico

Internacional1 semana atrásTrump indica diálogo com vice e descarta líder da oposição venezuelana

Tecnologia1 semana atrás7 insetos encontrados no corpo humano durante uma colonoscopia

Saúde1 semana atrásBeber água com limão em jejum faz bem ou é apenas mito?

Economia1 semana atrásProdução de petróleo e gás atinge 4,921 milhões de barris em novembro; veja

Tecnologia1 semana atrásEstrelas hipervelozes revelam o mapa oculto da matéria escura na Via Láctea

Saúde5 dias atrásPor que o Brasil é chave para entender a longevidade extrema

Tecnologia1 semana atrásPor que focas dão tapas na própria barriga?

Saúde1 semana atrásO que é Sarcopenia, problema enfrentado por usuários do Ozempic e Mounjaro?





























