Ligue-se a nós

Tecnologia

Estacionar sobre uma tampa de bueiro dá multa? Veja o que diz a lei

Redação Informe 360

Publicado

no

Ao estacionar o seu carro em uma rua, pode acontecer de você deixar a roda do veículo em cima de uma tampa de bueiro. Apesar de parecer uma ação normal, isso é capaz de gerar prejuízos para o seu automóvel e ainda dar dores de cabeça com as autoridades de trânsito. 

As tampas de bueiro foram desenvolvidas para suportar cargas elevadas. Porém, erros humanos podem fazer com que elas fiquem mal instaladas e até mesmo soltas, colocando em risco a integridade do carro, que, ao afundar no buraco pode ter problemas de amassado na parte inferior e até mesmo danos na suspensão ou rodas. 

Pneu
Pneu de um carro em um buraco de bueiro – Imagem: wk1003mike/Shutterstock

Mas os problemas de estacionar o veículo sobre tampas de bueiro não param por aí. Continue a leitura e confira!

Leia mais:

  • 5 dicas para evitar golpe da multa falsa do Detran
  • CNH: o que de pior pode acontecer se você dirigir sem carteira de motorista?
  • Multas de trânsito: quais são as infrações mais graves e mais caras?

O condutor que estaciona uma roda do veículo sobre um bueiro pode ser multado?

A resposta é sim. De acordo com o artigo 181 do CTB, estacionar “junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas, desde que devidamente identificados, conforme especificação do CONTRAN”, é uma infração média que gera multa de R$ 130,16, 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a remoção do veículo. 

Carro afundou em bueiro
Carro afundou o pneu traseiro após tampa de bueiro quebrar – Imagem: Igor Nikushin/Shutterstock

As tampas de bueiro servem como um ponto de acesso para profissionais que precisam realizar trabalhos em redes de esgoto, de água, telecomunicações e até eletricidade. Assim, ao parar a roda de seu veículo sobre a tampa, você estará obstruindo a passagem.

Já em relação a estacionar o carro ao lado de uma entrada de bueiro, desde que seja uma área permitida, não há uma lei que proíba essa ação. Porém, essa não é uma prática recomendável, pois o ideal é que essas áreas fiquem totalmente livres para o escoamento da água. 

Anúncio
Tampa de bueiro
Pneu de um carro próximo à uma tampa de bueiro – Imagem: Georgii Shipin/Shutterstock

Vale destacar que o artigo 181 do CTB também traz uma série de outras proibições relacionadas ao ato de estacionar o veículo. Entre elas estão não parar o automóvel em esquinas, não estacionar a menos de 50 cm ou a mais de um metro da guia da calçada, não deixar o veículo em frente a hidrantes de incêndio, além de outras situações que devem ser consultadas no documento.

O post Estacionar sobre uma tampa de bueiro dá multa? Veja o que diz a lei apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

7 personagens de anime com poderes parecidos com os da Eleven de Stranger Things

Redação Informe 360

Publicado

no

A quinta e última temporada de “Stranger Things” será lançada em três partes diferentes na Netflix. A primeira estreia no dia 1 de outubro, já a segunda será em 2 de novembro e, a terceira acontece no início de 2026, algo parecido com o que ocorreu na quarta temporada da produção. 

Pensando no final da trama, que tal relembrarmos os poderes da Eleven, uma das principais personagens da série? Criada em um laboratório secreto, ela tem habilidades como telepatia, telecinese e acesso a outras dimensões, como o Mundo Invertido. Incrível, não é mesmo? Mas você sabia que existem outros personagens com poderes parecidos? A seguir, confira alguns deles e onde você pode vê-los em ação!

7 personagens de anime com poderes parecidos com os da Eleven de Stranger Things

Na lista abaixo você confere quais são os personagens, de quais animes pertencem, o ano de lançamento da produção e outras informações relevantes!

1. Ai Ohto

Personagem da série “Wonder Egg Priority”, lançada em 2021, Ai Ohto é uma adolescente que vive em um mundo de sonhos com o objetivo de salvar almas perdidas, algo parecido com Eleven, que enfrenta seus demônios no Mundo Invertido. 

Anúncio

As duas são jovens solitárias que lutam com dores internas. Ai Ohto tem o poder de transformar objetos comuns em armas psíquicas, mostrando sua força e vulnerabilidade, algo que se assemelha bastante a Eleven, que faz uso da raiva para fazer coisas impossíveis. 

Ai Ohto ainda conta com um companheiro chamado Leon, que reflete a solidão que ela guarda. Além disso, a jovem convive com batalhas internas, algo também parecido com Eleven, que precisa lidar com os fantasmas do seu passado.

Sinopse da série Wonder Egg Priority:

Ai Ohto é uma garota introvertida que tem o destino alterado para o resto da vida ao adquirir um misterioso “Ovo Maravilha” em um fliperama deserto, pois os seus sonhos começam a se misturar com a vida real e uma incrível magia começa. 

Anúncio
  • Onde assistir: Crunchyroll.

Leia mais:

  • Quando chega a última temporada de Stranger Things?
  • 8 séries parecidas com Sweet Tooth
  • Os 10 melhores animes disponíveis na Netflix em 2025

2. Saki Watanabe

Saki Watanabe, personagem da série “From the New World”, vive em um futuro no qual crianças começam a demonstrar os seus poderes telecinéticos com 12 anos de idade.

Assim como Eleven, que também tem suas habilidades desde muito cedo, ela vive em um sistema controlado por adultos e em um ambiente de muita opressão. A personagem luta entre o que sente e o que esperam dela em um planeta repleto de mistérios.

Sinopse de From the New World:

Em um mundo que foi totalmente mudado pela psicocinese, os poderes de uma jovem começam a ser despertados. Porém, a garota não demora muito para descobrir as verdades sombrias em relação a esta nova era na humanidade. 

  • Onde assistir: Crunchyroll.

3. Mob

mob psycho 100
Mob Psycho 100 – Imagem: Netflix/Divulgação

Da série “Mob Psycho 100”, lançada em 2016, o personagem Shigeo Kageyama, também chamado de “Mob”, é um garoto reservado que tem poderes psíquicos capazes de destruir as coisas. Isso é bem parecido com as habilidades de Eleven. O garoto mantém suas emoções guardadas para si mesmo” para não sair do controle, pois sua raiva dispara uma força devastadora. 

A semelhança dele com Eleven não para por aí, pois o personagem cresceu solitário por conta de suas habilidades e busca encontrar um lugar no planeta. Entretanto, ele tem uma diferença em relação a Eleven: o desejo de ser um ser humano qualquer, apesar de ser um dos espers mais fortes que existem. 

Anúncio

A sua maior qualidade é a proteção por meio de sua empatia. Porém, ao explodir suas emoções, ele fica muito parecido com a Eleven em seu auge, fazendo com que toda a situação se torne um verdadeiro caos. 

Sinopse de Mob Psycho 100:

Produção acompanha a vida de Shigeo Kageyama, um estudante do ensino médio que aparentemente é um garoto comum. Todos o chamam de Mob. Com uma aparência discreta e comportamento apático, ele é um esper, um médium com poderes psíquicos incríveis.

  • Onde assistir: Crunchyroll e Netflix.

4. Lucy

Elfen Lied – Imagem: MUBI/Divulgação

Da série “Elfen Lied”, de 2004, Lucy é uma assassina psicopata com poderes telecinéticos que se assemelha muito a Eleven. Sua criação também foi em cativeiro e traumatizada por experimentos cruéis que a deixaram desconfiada do mundo. 

Sinopse de Elfen Lied:

Anúncio

A série acompanha Lucy, uma garota Diclonius psicótica, que ao escapar de um confinamento, mata de forma brutal diversos guardas. Porém, leva um tiro na cabeça enquanto está fugindo. Mas, com toda sua força, sobrevive e acorda em uma praia, onde é encontrada por dois jovens, Yuka e Kouta. Sem memória, ela começa a ser chamada de “Nyuu”, pois essa é a única palavra que sai de sua boca. 

  • Onde assistir: Crunchyroll.

5. Lain Iwakura

Serial Experiments Lain (1998)
‘Serial Experiments Lain’ (1998). Imagem: Funimation/Reprodução

Protagonista de “Serial Experiments”, de 1998, Lain Iwakura é uma adolescente quieta e solitária que, assim como Eleven, descobre que tem poderes anormais e consegue manipular existências e até moldar mundos como quem brinca com o tempo. 

A grande diferença é que Eleven enfrenta perigos no mundo físico. Já Lain adentra em um mundo repleto de realidades metafísicas. Apesar de parecer frágil, elas conseguem reescrever as regras do universo. 

Sinopse de Serial Experiments:

Em “Serial Experiments”, coisas começam a acontecer a partir do momento que uma menina retraída chamada Lain começa a ficar obcecada por um reino virtual interconectado chamado de “The Wired”. 

Anúncio
  • Onde assistir: Crunchyroll.

6. Yuu Otosaka

Yuu Otosaka é o protagonista da série de anime “Charlotte”, lançada em 2015. Ele conta com a habilidade de possuir corpos por cinco segundos. Porém, os seus poderes vão muito além disso, assim como Eleven. Ele tem capacidade para absorver habilidades alheias, como a cura, manipulação do tempo, invisibilidade e telecinese. 

O personagem também precisa lidar com perdas e traumas, carregando o fardo de um dom que o deixa solitário no mundo. 

Sinopse de Charlotte:

Em 13 episódios, a série acompanha um menino com superpoderes que começa a estudar em uma escola especial na qual os alunos estão a salvo de organizações que desejam explorá-los.

  • Onde assistir: Crunchyroll e Netflix.

7. Kusuo Saiki

Kusuo Saiki é muito poderoso, pois possui habilidade de invisibilidade, viagem no tempo, poder psíquico, controle mental e telecinese. Em “The Disastrous Life of Saiki K.”, o jovem conta com bastante humor para enfrentar os problemas da vida.

Sinopse de The Disastrous Life of Saiki K.:

Anúncio

A série de 2018, com três temporadas, conta a história do estudante Kusuo Saiki, que quando criança prometeu que esconderia suas habilidades de prever o futuro. Porém, todo o seu poder segue sendo um problema em sua vida.

  • Onde assistir: Netflix.

O post 7 personagens de anime com poderes parecidos com os da Eleven de Stranger Things apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Waymo faz conversão proibida e polícia não sabe como aplicar multa

Redação Informe 360

Publicado

no

Parece roteiro de filme de comédia, mas aconteceu na vida real. Um táxi autônomo da marca Waymo, operado pelo Google, foi parado pela polícia ao fazer uma conversão ilegal bem na frente dos agentes durante uma operação de fiscalização de direção sob efeito de álcool e drogas na cidade de San Bruno, na Califórnia (EUA). Mas sem a presença de um motorista, as coisas não saíram exatamente como manda o protocolo.

“Os policiais pararam o veículo e contataram a empresa para informá-los sobre a falha. Como não havia motorista humano, a multa não pôde ser emitida (nossos livros de multas não têm a caixa para “robô”)”, informou o departamento no Facebook. “Esperamos que a reprogramação impeça que ele faça mais manobras ilegais.” 

A Waymo diz que o sistema de direção autônoma foi “projetado para respeitar as regras de trânsito”, de acordo com um comunicado enviado ao jornal The Guardian. “Estamos analisando essa situação e estamos comprometidos em melhorar a segurança no trânsito por meio de nossos aprendizados e experiências contínuas.”

Anúncio
waymo parado
Abordagem foi feita durante uma operação de fiscalização de direção sob efeito de álcool e drogas (Imagem: polícia de San Bruno)

Foi uma estreia para ambos os oficiais. Para aqueles que acreditam que estamos sendo lenientes, há uma legislação em andamento que permitirá que os executivos emitam avisos à empresa. Sejam motoristas, passageiros ou até mesmo carros autônomos, continuaremos fazendo a nossa parte para manter as ruas de San Bruno seguras”, informou a polícia.

A lei em questão foi sancionada pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, e entra em vigor em julho do ano que vem. O projeto permite que os policiais emitam uma “notificação de não conformidade” caso um carro autônomo infrinja as regras e exige a criação de uma linha telefônica de emergência para socorristas.

lidar waymo
LiDAR cria uma imagem 3D do entorno do veículo (Imagem: Divulgação/Waymo)

Como o veículo da Waymo opera?

O sistema é equipado com sensores de diversos tipos para que o veículo autônomo possa analisar todo o ambiente ao seu redor, o que, em tese, evitaria situações como a de San Bruno. As tecnologias são as seguintes:

  • LiDAR: cria uma imagem 3D do entorno do veículo, com sensores localizados ao redor do modelo para enviar milhões de pulsos de laser em todas as direções e, em seguida, medir o tempo que eles levam para ricochetear nos objetos;
  • Câmeras: oferecem ao Waymo Driver uma visão simultânea de 360° ao redor do veículo. Permitem a visualização tanto em condições de luz do dia quanto em condições de pouca luz, detectando semáforos, áreas de construção e outros objetos, mesmo a centenas de metros de distância. Os modelos Jaguar I-PACEs possuem 29 câmeras;
  • Radar: usa frequências de ondas milimétricas para fornecer, ao Waymo Driver, detalhes, como a distância e a velocidade de um objeto. O radar é eficaz em condições de chuva, neblina e neve, segundo o site da empresa.
camera waymo
Câmeras oferecem ao Waymo Driver uma visão simultânea de 360° ao redor do veículo (Imagem: Divulgação/Waymo)

Leia mais:

  • Waymo testa integração de robotáxis com transporte público nos EUA
  • Waymo vai testar robotáxis no Aeroporto de São Francisco
  • Ford e Tesla divergem sobre futuro da direção autônoma

Falhas e mais falhas

Lançado em 2009, o conceito vem passando por melhorias ao longo dos anos, mas não sem registrar falhas. No início deste ano, a empresa anunciou um recall de mais de 1,2 mil veículos após a detecção de um problema no software que estava causando colisões com correntes, cancelas e outras barreiras estacionárias nas estradas. Em um ano, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) dos EUA recebeu 22 denúncias de veículos que estariam violando as leis de trânsito.

Atualmente, a Waymo está disponível em cinco cidades estadunidenses: Phoenix, San Francisco, Los Angeles, Austin e Atlanta — totalizando dez milhões de viagens. Recentemente, a empresa iniciou testes em Nova York. Para o ano que vem, estão confirmadas licenças de operação em Dallas, Miami e Washington, D.C.

O post Waymo faz conversão proibida e polícia não sabe como aplicar multa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Anúncio

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Aprendemos errado? Conheça 12 legumes que, na verdade, são frutos

Redação Informe 360

Publicado

no

Desde cedo, aprendemos a diferenciar frutas e legumes de forma simples, onde as frutas seriam as partes doces consumidas como sobremesa e os legumes, os alimentos presentes em pratos salgados, como saladas, sopas e refogados.

Mas, essa divisão é muito mais cultural do que científica. Do ponto de vista da botânica, muitos dos alimentos que chamamos de legumes são, na verdade, frutos, porque se desenvolvem a partir do ovário das flores e possuem sementes.

O erro acontece porque a linguagem popular leva em conta o uso culinário e não a classificação científica, então, vegetais consumidos em pratos salgados, sem sabor adocicado, são chamados de legumes.

Porém, para os botânicos, a classificação correta depende de critérios específicos, como a origem do alimento dentro da planta e sua estrutura reprodutiva. Por isso, itens como tomate, berinjela, abobrinha e pimentão são tecnicamente frutos, mesmo que culturalmente sejam tratados como legumes.

Anúncio

Leia mais:

  • Plantas são fofoqueiras? Entenda o comportamento bizarro
  • Chineses identificam planta com “flor alienígena”
  • Conheça a Flor-da-Lua, que floresce na Amazônia apenas uma noite no ano

Essa diferença pode parecer apenas um detalhe, mas mostra como ciência e cultura podem se afetar de formas curiosas. Além de mudar a maneira como vemos nossa alimentação, esse conhecimento ajuda a entender melhor o mundo vegetal e sua diversidade. Veja a seguir na matéria 12 legumes populares que, na verdade, são frutos.

12 legumes que, na verdade, são frutos

Tomate

O tomate é o exemplo clássico de um alimento que achamos que é legume, mas que, na verdade, é um fruto. Botanicamente, ele é um fruto do tipo baga, desenvolvido a partir do ovário da flor e contendo sementes em seu interior.

O tomate é o exemplo clássico de um alimento que achamos que é legume, mas que na verdade, é um fruto. (Imagem: stockking/Freepik)

Apesar de ser consumido em molhos, saladas e pratos salgados, sua estrutura o classifica claramente como fruta. O tomate é rico em licopeno, antioxidante associado à prevenção de doenças cardiovasculares, e por isso também é valorizado na nutrição.

Pimentão

Assim como o tomate, o pimentão faz parte da família das solanáceas e é considerado um fruto. Ele nasce da flor e abriga sementes, o que o enquadra nessa categoria botânica.

Pimentões verde, vermelho e amarelo
Imagem: eriyalim / iStock

Pode ser encontrado nas variedades verde, vermelha, amarela e até roxa, sendo muito usado em refogados e assados, trazendo sabor característico e valor nutricional. É rico em vitamina C e antioxidantes, reforçando o sistema imunológico e ajudando a combater radicais livres.

Abóbora

A abóbora costuma ser muito usada em sopas, purês e pratos típicos, mas na botânica ela é classificada como fruto do tipo pepônio, assim como o pepino e o melão. Seu interior possui sementes que podem ser consumidas torradas ou usadas na produção de óleo vegetal.

Anúncio
Tipos de abóbora
Imagem: IrisImages / iStock

Além disso, a abóbora é fonte de fibras e betacaroteno, pigmento natural que o corpo converte em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e da pele.

Abobrinha

A abobrinha é outro exemplo de fruto confundido com legume, já que também pertence à família das cucurbitáceas, a mesma da abóbora, e apresenta sementes em sua polpa clara e macia. Versátil na culinária, pode ser grelhada, refogada, recheada ou até mesmo usada em bolos e sobremesas.

A abobrinha é outro exemplo de fruto confundido com legume. (Imagem: stockking/Freepik)

Nutricionalmente, é leve, com baixa quantidade de calorias e alto teor de água, sendo indicada em dietas equilibradas e para a hidratação do organismo.

Pepino

É muito comum vermos o pepipo como um legume usado em saladas e conservas, mas é um fruto do tipo pepônio, possuindo sementes internas e nascendo a partir da flor da planta. Muito refrescante, é composto em grande parte por água e contribui para a hidratação.

Homem colhendo pepino em uma cesta
Imagem: Yana Tatevosian / iStock

Além de seu uso na gastronomia, o pepino é famoso em cuidados estéticos, sendo aplicado na pele e nos olhos devido ao efeito calmante e antioxidante.

Berinjela

A berinjela também pertence à família das solanáceas e é um fruto, mesmo que normalmente seja consumida como legume. Sua casca roxa característica e a polpa esponjosa com sementes são inconfundíveis, sendo um alimento rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como potássio e magnésio.

Berinjela
(Imagem: nnattalli/Shutterstock)

Além de saborosa, a berinjela tem propriedades que auxiliam na redução do colesterol e no controle da pressão arterial, sendo muito valorizada em dietas saudáveis.

Chuchu

O chuchu, popular na culinária brasileira, é tecnicamente um fruto da família das cucurbitáceas. Ele cresce a partir da flor da planta e contém uma semente única em seu interior, e mesmo que seja conhecido pelo sabor suave, o chuchu é nutritivo, rico em água e minerais como magnésio e potássio.

Anúncio
Mulher lavando chuchu em torneira da cozinha
Imagem: efired / iStock

Por ser leve e de fácil digestão, é indicado em dietas para todas as idades, além de combinar bem com pratos cozidos, refogados e ensopados.

Vagem

Apesar de ser tratada como legume, a vagem é uma vagem-fruto produzida pelo feijoeiro, contendo sementes em seu interior. Na botânica, frutos do tipo vagem se desenvolvem a partir do ovário da flor e armazenam sementes alinhadas.

Apesar de ser tratada como legume, a vagem é uma vagem-fruto produzida pelo feijoeiro, contendo sementes em seu interior. (Imagem: wirestock/Freepik)

Fonte de fibras, proteínas e vitaminas, a vagem é muito usada em saladas, sopas e guarnições, sendo considerada um alimento leve e versátil. Seu consumo contribui para a saciedade e para o bom funcionamento do intestino.

Ervilha

Assim como a vagem, a ervilha também é um fruto que é considerado um legume, por conter sementes no interior de sua vagem. Quando fresca, pode ser consumida diretamente em pratos leves, mas também aparece na versão seca para sopas e caldos.

Imagem: Eva Pruchova – Shutterstock

Rica em proteínas vegetais, fibras e vitaminas, a ervilha é uma ótima opção para quem busca alternativas saudáveis e sustentáveis. Além disso, seu cultivo é importante economicamente em diversas regiões do mundo.

Azeitona

A azeitona pode parecer um caso à parte, mas também é um fruto, mais especificamente uma drupa, assim como a ameixa e o pêssego. Desenvolve-se a partir da flor da oliveira e possui um caroço central.

Pessoa segurando ramo de oliveira cheio de azeitonas em plantação
(Imagem: William.Visuals/Shutterstock)

Ela costuma ser consumida em conservas ou como ingrediente de pães, saladas e pizzas, mas sua maior importância está no azeite de oliva, extraído da polpa. A azeitona é rica em gorduras boas, antioxidantes e vitamina E, benéficos para a saúde cardiovascular.

Jiló

Conhecido por seu sabor amargo, o jiló também pertence à família das solanáceas, sendo um fruto e não um legume. Ele nasce da flor da planta e apresenta sementes em sua polpa esverdeada.

Anúncio
Barraquinha de jiló em feira livre
Imagem: TMP – An Instant of Time / Shutterstock

Apesar de dividir opiniões no paladar, é altamente nutritivo, com propriedades antioxidantes e baixo valor calórico. Seu consumo regular auxilia no controle da glicemia e no bom funcionamento do fígado, além de ser bastante usado na culinária brasileira em pratos refogados.

Milho

O milho, apesar de ser considerado por muitos um cereal, botanicamente também é classificado como fruto, já que cada grão de milho é um fruto seco do tipo cariopse, em que a semente está unida ao pericarpo.

O milho, apesar de ser considerado por muitos um cereal, botanicamente também é classificado como fruto. (Imagem: jcomp/Freepik)

Muito usado em preparações doces e salgadas, como pamonha, curau e pipoca, o milho é uma importante fonte de carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B. É um alimento energético e versátil, cultivado em larga escala no Brasil e no mundo.

O post Aprendemos errado? Conheça 12 legumes que, na verdade, são frutos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta