Ligue-se a nós

Tecnologia

Carros elétricos e híbridos já respondem por quase 10% das vendas no Brasil

Redação Informe 360

Publicado

no

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que foram emplacados 208.078 veículos no Brasil em abril deste ano. Isso representa um crescimento de 19,2% em relação ao mês passado e de 39,1% na comparação com o mesmo período de 2023.

Leia mais

  • Brasil: elétricos representaram 0,9% das vendas de veículos em 2023
  • O plano da Polestar para transformar o mercado de carros elétricos
  • Carros elétricos são realmente mais seguros? Novo estudo responde

Avanço dos carros elétricos no Brasil

De acordo com a Fenabrave, as vendas de modelos eletrificados também avançaram. No mês passado foram vendidos 6.508 carros elétricos no país, um crescimento de 6,5% em relação a março e de incríveis 1.102% na comparação com abril de 2023, quando foram comercializadas 541 unidades. 

No acumulado do ano já são 20.559 carros elétricos vendidos no país, um avanço de 764% na comparação anual. Quando incluídos os híbridos de todos os tipos, o número de eletrificados vendidos até agora em 2024 chega a 50.856.

No resultado mensal, a participação dos carros elétricos no mercado brasileiro ficou em 3,2% do mercado. Em 2023, eles respondiam por apenas 0,4%. Já quando analisado o grupo dos eletrificados, incluindo todos os híbridos, a participação agora chega a quase 10%. 

Anúncio

A montadora com maior número de emplacamentos de elétricos é a BYD. Foram 5.265 unidades, respondendo por 80,90% de todas as vendas em abril. Em segundo lugar, aparece a GWM, com 672 vendas e 10,33% de participação no mercado. As informações são do InsideEVs.

carros elétricos
Imagem: Quality Stock Arts / Shutterstock

Montadoras com maior número de vendas de eletrificados

  • BYD: 5.265 unidades vendidas (80,90% de participação de mercado)
  • GWM: 672 unidades vendidas (10,33% de participação de mercado)
  • Volvo: 146 unidades vendidas (2,24% de participação de mercado)
  • JAC: 138 unidades vendidas (2,12% de participação de mercado)
  • Renault: 134 unidades vendidas (2,06% de participação de mercado)
  • BMW: 90 unidades vendidas (1,38% de participação de mercado)
  • Audi: 14 unidades vendidas (0,22% de participação de mercado)
  • VW: 11 unidades vendidas (0,17% de participação de mercado)
  • Ford: 10 unidades vendidas (0,15% de participação de mercado)
  • Mini: 8 unidades vendidas (0,12% de participação de mercado)
  • Porshe: 6 unidades vendidas (0,09% de participação de mercado)
  • GM: 3 unidades vendidas (0,05% de participação de mercado)
  • Mercedes-Benz: 3 unidades vendidas (0,05% de participação de mercado)
  • GMC: 2 unidades vendidas (0,03% de participação de mercado)
  • Peugeot: 2 unidades vendidas (0,03% de participação de mercado)

O post Carros elétricos e híbridos já respondem por quase 10% das vendas no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa

Redação Informe 360

Publicado

no

Já imaginou explorar os planetas do Sistema Solar, acompanhar a rota de um cometa ou simular o pouso de uma sonda em Marte, tudo isso sem sair da frente do computador? 

Graças a ferramentas digitais desenvolvidas por agências espaciais e comunidades científicas, hoje é possível “viajar” pelo espaço usando apenas o navegador ou apps para celular. 

A seguir, conheça cinco sites interativos que oferecem experiências incríveis para quem tem curiosidade sobre o espaço.

Sites e apps para ver o espaço sem sair de casa

  • NASA’s Eyes
  • Stellarium Web
  • Celestia
  • Solar System Scope
  • James Webb Web Experience

NASA’s Eyes

O NASA’s Eyes é um dos simuladores espaciais mais impressionantes já desenvolvidos. Criado pela própria NASA, ele permite explorar o espaço de forma interativa e em 3D, utilizando dados reais de missões e corpos celestes.

A ferramenta se divide em módulos. Em “Eyes on the Solar System”, por exemplo, é possível navegar por planetas, luas, asteroides e sondas, visualizando sua posição em qualquer data, de 1950 até 2050. Já o módulo “Eyes on Asteroids” foca em objetos próximos da Terra e ajuda a entender como é feito o monitoramento desses corpos.

Anúncio

Outro destaque é o “Eyes on the Earth”, que mostra os satélites que observam o nosso planeta em tempo real, monitorando o clima, temperatura e outros indicadores ambientais.

Apesar de parecer complexo à primeira vista, o site é totalmente interativo: você pode girar objetos, mudar a data, ajustar a velocidade do tempo, comparar tamanhos e clicar nos corpos para ver informações científicas e curiosidades.

  • Acesse: https://eyes.nasa.gov.

Stellarium Web

Se você gosta de observar o céu, o Stellarium Web é perfeito. Ele funciona como um planetário virtual em tempo real. Basta permitir o acesso à sua localização para ver exatamente como está o céu naquele momento, incluindo planetas, estrelas, constelações e até satélites.

É uma versão simplificada do programa Stellarium Desktop, ideal para uso rápido e casual. Você pode dar zoom, mudar o horário para ver como o céu muda ao longo do tempo e identificar estrelas com um clique.

  • Acesse: https://stellarium-web.org.
  • Disponível para iOS e Android.

Celestia

O Celestia é um simulador espacial gratuito que permite viajar por todo o Universo em 3D. Ao contrário de outros programas que se limitam ao céu visto da Terra, o Celestia permite visitar estrelas, galáxias e planetas distantes – com liberdade total de movimento.

Você pode seguir uma missão específica, como a viagem da sonda Voyager, ou simplesmente voar livremente pelo Universo. O programa é mais indicado para quem deseja uma experiência mais aprofundada e está disponível para Windows, macOS e Linux.

Anúncio
  • Acesse: https://celestia.space.
  • Disponível para iOS e Android.

Leia mais:

  • Terra pode sair do Sistema Solar no futuro?
  • Como nasceu o Sistema Solar — e o papel de Júpiter na origem da Terra
  • Sistema Solar pode ser arrastado por colisão entre galáxias

Solar System Scope

O Solar System Scope oferece uma visualização interativa do Sistema Solar com uma interface amigável e ideal para quem está começando. Além da versão em navegador, ele também tem aplicativo para celular.

O site permite explorar órbitas, tamanhos e movimentos dos corpos celestes com grande beleza gráfica. Também há um modo educacional com informações detalhadas sobre planetas, luas e a história da astronomia.

  • Acesse: https://www.solarsystemscope.com.
  • Disponível para iOS e Android.

James Webb Web Experience

Quer conhecer mais sobre o telescópio espacial James Webb? A NASA criou uma experiência interativa que simula a trajetória e funcionamento do maior observatório espacial já lançado. 

No visualizador 3D do James Webb, é possível ver onde o telescópio está agora, como se movimenta, qual parte está coletando dados e qual instrumento está ativo.

A experiência faz parte do módulo do NASA’s Eyes, mas tem um foco exclusivo no JWST. Você pode alterar datas, simular eventos e entender como ele observa o universo em infravermelho.

  • Acesse: https://webb.nasa.gov/content/webbLaunch/whereIsWebb.html.

O post 5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2)

Redação Informe 360

Publicado

no

Na madrugada desta quarta-feira (2), o serviço de internet fixa da Vivo caiu em boa parte do Brasil. O problema começou a ser percebido por volta da 1h (horário de Brasília).

Nas redes sociais, são vários os relatos de quedas. No Downdetector, o pico de reclamações chegou a mais de 1,5 mil à 1h09.

Gráfico que mostra número de reclamações de usuários Vivo
Pico de reclamações passou de 1,5 mil (Imagem: Reprodução/Donwdetector)

Vivo está com problemas de conexão à internet

  • O Olhar Digital também experienciou a queda de internet fixa;
  • Em nosso caso, todas as luzes do modem da Vivo estavam fixas, sem piscar. Contudo, a conexão Wi-Fi parou de funcionar, enquanto a conexão cabeada parecia funcionar;
  • Em contato com o suporte técnico, foi realizado um reset total na internet, o que funcionou.

No Downdetector, há mais de 1,5 mil reclamações, sendo que a maioria vem de regiões, como o Estado de São Paulo, sendo 71% de problemas com a internet fixa, 16% por falta de sinal e 13% de telefonia.

Problema também parece afetar rede móvel

Por aqui, em Ribeirão Pires (SP), também estamos com problemas na rede móvel 5G. O sinal é médio, mas sempre foi bom. Contudo, após a queda da internet fixa, a móvel ficou muito instável e segue assim.

Anúncio

O que diz a Vivo

O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vivo e aguarda resposta.

Matéria em atualização

O post Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2) apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

5 sintomas de que o HD está travando seu computador

Redação Informe 360

Publicado

no

Seu computador está lento, travando sem motivo aparente ou exibindo mensagens de erro inesperadas? Esses sinais podem indicar várias causas, mas talvez o problema esteja no disco rígido (HD).

A vida útil de um HD costuma variar entre 3 e 5 anos, dependendo do uso, da qualidade do componente, das condições de temperatura, vibração e manutenção. Se o seu HD já é antigo, vale a pena ficar atento aos sintomas. Ele pode ser o responsável pelos problemas do seu PC. Por isso, a seguir listamos 5 casos para você ficar de olho.

5 sintomas de que o HD está travando seu computador

Computador com inicialização lenta

Aplicativos em segundo plano podem impactar no desempenho do computador
Computador com lentidão para iniciar / Crédito: Istock

Diversos fatores podem estar por trás da lentidão na inicialização do sistema: excesso de programas carregados ao ligar o computador, presença de vírus ou malware, arquivos corrompidos do sistema, pouca memória RAM disponível ou sobrecarga no processador.

Outra possibilidade é o mau funcionamento do HD, especialmente se for um modelo mecânico com setores defeituosos. Nesses casos, a leitura dos dados se torna mais lenta, o que compromete o carregamento dos arquivos essenciais ao funcionamento do sistema. 

Além disso, um computador com HD defeituoso pode demorar para iniciar e depois funcionar relativamente normal por um tempo. Após o sistema carregar os arquivos básicos, o computador pode operar normalmente, mas acessos futuros a áreas danificadas do HD podem causar travamentos ou lentidão. Por isso é bom ficar atento a esse sinal.

Anúncio

Computador lento e travando

Jovem trabalhador caucasiano frustrado olha chocado para a tela do laptop, lidando com falha no dispositivo
Jovem trabalhador caucasiano frustrado olha chocado para a tela do laptop, lidando com falha no dispositivo. / Crédito: fizkes (Shutterstock)

Pastas e arquivos demorando para abrir? Sintoma clássico de problema no HD. Contudo, assim como no exemplo anterior, é importante lembrar que a lentidão e os travamentos frequentes no computador podem ter diversas causas, como infecção por vírus, pouca memória RAM ou outros problemas de hardware. No entanto, também podem indicar falhas no HD.

Quando o disco rígido apresenta setores defeituosos, a leitura dos dados se torna mais lenta, o que compromete o desempenho do sistema e pode resultar em travamentos constantes.

Barulhos 

Disco rígido WD Red da Western Digital, um HDD SATA de 3,5 polegadas otimizado para NAS
Imagem: Victor Maschek / Shutterstock

Os HDs mecânicos possuem peças móveis internas que normalmente operam de forma silenciosa. Quando o disco começa a falhar, é comum ouvir cliques repetitivos, estalos ou ruídos metálicos, especialmente ao ligar o computador ou abrir arquivos. 

Esses sons indicam que o HD está tendo dificuldade para ler ou gravar dados, o que pode resultar em travamentos, lentidão ou falhas no carregamento do sistema. Mesmo em notebooks, onde o som é mais abafado, é possível notar esse sintoma quando o problema está mais avançado.

Contudo, você pode estar se perguntando: mas como identificar esses barulhos? Os sons mais comuns são:

  • Cliques repetitivos (“click of death”): geralmente sinal de falha no braço de leitura.
  • Zumbidos ou arranhados: podem indicar desgaste nos discos internos.
  • Estalos intermitentes: podem ocorrer quando o HD tenta ler dados de setores danificados e falha.

Leia mais

  • Eletrônicos quebram se não forem usados por muito tempo?
  • 8 mitos e verdades sobre a air fryer que você deveria saber
  • Por que os emojis mudam de acordo com a plataforma?

Arquivos corrompidos ou sumindo

Imagem de uma antiga unidade de disco rígido está se desintegrando
HD está gradualmente sendo substituído por SSDs devido à sua velocidade superior e durabilidade / Crédito: Daniel Krason (shutterstock/reprodução)

Um sintoma bem crítico que pode fortemente indicar problemas no seu HD é se os arquivos estiverem sumindo ou se corrompendo.

Quando o disco começa a falhar, podem ocorrer erros na leitura e gravação de dados, resultando em arquivos que não abrem corretamente, desaparecem sem explicação ou apresentam mensagens de erro. Pastas também podem sumir ou se tornar inacessíveis.

Anúncio

Esses problemas indicam a presença de setores defeituosos no HD, comprometendo a integridade dos dados e contribuindo para travamentos no computador.

Mensagens de erro ou tela azul

Tela Azul da Morte no Windows
(Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

O seu computador está exibindo mensagens de erro ou tela azul, como “Critical Process Died”, “Unmountable Boot Volume” ou “Disk Read Error”? Essas mensagens podem ter várias causas, e uma delas é o HD.

Dependendo do problema, esses códigos podem indicar que o sistema não está conseguindo ler o HD corretamente. Se isso ocorre com frequência, é um forte sinal de que o disco rígido está travando o computador.

O post 5 sintomas de que o HD está travando seu computador apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta