Tecnologia
5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa

Já imaginou explorar os planetas do Sistema Solar, acompanhar a rota de um cometa ou simular o pouso de uma sonda em Marte, tudo isso sem sair da frente do computador?
Graças a ferramentas digitais desenvolvidas por agências espaciais e comunidades científicas, hoje é possível “viajar” pelo espaço usando apenas o navegador ou apps para celular.
A seguir, conheça cinco sites interativos que oferecem experiências incríveis para quem tem curiosidade sobre o espaço.
Sites e apps para ver o espaço sem sair de casa
- NASA’s Eyes
- Stellarium Web
- Celestia
- Solar System Scope
- James Webb Web Experience
NASA’s Eyes

O NASA’s Eyes é um dos simuladores espaciais mais impressionantes já desenvolvidos. Criado pela própria NASA, ele permite explorar o espaço de forma interativa e em 3D, utilizando dados reais de missões e corpos celestes.
A ferramenta se divide em módulos. Em “Eyes on the Solar System”, por exemplo, é possível navegar por planetas, luas, asteroides e sondas, visualizando sua posição em qualquer data, de 1950 até 2050. Já o módulo “Eyes on Asteroids” foca em objetos próximos da Terra e ajuda a entender como é feito o monitoramento desses corpos.
Outro destaque é o “Eyes on the Earth”, que mostra os satélites que observam o nosso planeta em tempo real, monitorando o clima, temperatura e outros indicadores ambientais.
Apesar de parecer complexo à primeira vista, o site é totalmente interativo: você pode girar objetos, mudar a data, ajustar a velocidade do tempo, comparar tamanhos e clicar nos corpos para ver informações científicas e curiosidades.
- Acesse: https://eyes.nasa.gov.
Stellarium Web

Se você gosta de observar o céu, o Stellarium Web é perfeito. Ele funciona como um planetário virtual em tempo real. Basta permitir o acesso à sua localização para ver exatamente como está o céu naquele momento, incluindo planetas, estrelas, constelações e até satélites.
É uma versão simplificada do programa Stellarium Desktop, ideal para uso rápido e casual. Você pode dar zoom, mudar o horário para ver como o céu muda ao longo do tempo e identificar estrelas com um clique.
- Acesse: https://stellarium-web.org.
- Disponível para iOS e Android.
Celestia

O Celestia é um simulador espacial gratuito que permite viajar por todo o Universo em 3D. Ao contrário de outros programas que se limitam ao céu visto da Terra, o Celestia permite visitar estrelas, galáxias e planetas distantes – com liberdade total de movimento.
Você pode seguir uma missão específica, como a viagem da sonda Voyager, ou simplesmente voar livremente pelo Universo. O programa é mais indicado para quem deseja uma experiência mais aprofundada e está disponível para Windows, macOS e Linux.
- Acesse: https://celestia.space.
- Disponível para iOS e Android.
Leia mais:
- Terra pode sair do Sistema Solar no futuro?
- Como nasceu o Sistema Solar — e o papel de Júpiter na origem da Terra
- Sistema Solar pode ser arrastado por colisão entre galáxias
Solar System Scope

O Solar System Scope oferece uma visualização interativa do Sistema Solar com uma interface amigável e ideal para quem está começando. Além da versão em navegador, ele também tem aplicativo para celular.
O site permite explorar órbitas, tamanhos e movimentos dos corpos celestes com grande beleza gráfica. Também há um modo educacional com informações detalhadas sobre planetas, luas e a história da astronomia.
- Acesse: https://www.solarsystemscope.com.
- Disponível para iOS e Android.
James Webb Web Experience

Quer conhecer mais sobre o telescópio espacial James Webb? A NASA criou uma experiência interativa que simula a trajetória e funcionamento do maior observatório espacial já lançado.
No visualizador 3D do James Webb, é possível ver onde o telescópio está agora, como se movimenta, qual parte está coletando dados e qual instrumento está ativo.
A experiência faz parte do módulo do NASA’s Eyes, mas tem um foco exclusivo no JWST. Você pode alterar datas, simular eventos e entender como ele observa o universo em infravermelho.
- Acesse: https://webb.nasa.gov/content/webbLaunch/whereIsWebb.html.
O post 5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2)

Na madrugada desta quarta-feira (2), o serviço de internet fixa da Vivo caiu em boa parte do Brasil. O problema começou a ser percebido por volta da 1h (horário de Brasília).
Nas redes sociais, são vários os relatos de quedas. No Downdetector, o pico de reclamações chegou a mais de 1,5 mil à 1h09.

Vivo está com problemas de conexão à internet
- O Olhar Digital também experienciou a queda de internet fixa;
- Em nosso caso, todas as luzes do modem da Vivo estavam fixas, sem piscar. Contudo, a conexão Wi-Fi parou de funcionar, enquanto a conexão cabeada parecia funcionar;
- Em contato com o suporte técnico, foi realizado um reset total na internet, o que funcionou.
No Downdetector, há mais de 1,5 mil reclamações, sendo que a maioria vem de regiões, como o Estado de São Paulo, sendo 71% de problemas com a internet fixa, 16% por falta de sinal e 13% de telefonia.
Problema também parece afetar rede móvel
Por aqui, em Ribeirão Pires (SP), também estamos com problemas na rede móvel 5G. O sinal é médio, mas sempre foi bom. Contudo, após a queda da internet fixa, a móvel ficou muito instável e segue assim.
O que diz a Vivo
O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vivo e aguarda resposta.
Matéria em atualização
O post Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
5 sintomas de que o HD está travando seu computador

Seu computador está lento, travando sem motivo aparente ou exibindo mensagens de erro inesperadas? Esses sinais podem indicar várias causas, mas talvez o problema esteja no disco rígido (HD).
A vida útil de um HD costuma variar entre 3 e 5 anos, dependendo do uso, da qualidade do componente, das condições de temperatura, vibração e manutenção. Se o seu HD já é antigo, vale a pena ficar atento aos sintomas. Ele pode ser o responsável pelos problemas do seu PC. Por isso, a seguir listamos 5 casos para você ficar de olho.
5 sintomas de que o HD está travando seu computador
Computador com inicialização lenta

Diversos fatores podem estar por trás da lentidão na inicialização do sistema: excesso de programas carregados ao ligar o computador, presença de vírus ou malware, arquivos corrompidos do sistema, pouca memória RAM disponível ou sobrecarga no processador.
Outra possibilidade é o mau funcionamento do HD, especialmente se for um modelo mecânico com setores defeituosos. Nesses casos, a leitura dos dados se torna mais lenta, o que compromete o carregamento dos arquivos essenciais ao funcionamento do sistema.
Além disso, um computador com HD defeituoso pode demorar para iniciar e depois funcionar relativamente normal por um tempo. Após o sistema carregar os arquivos básicos, o computador pode operar normalmente, mas acessos futuros a áreas danificadas do HD podem causar travamentos ou lentidão. Por isso é bom ficar atento a esse sinal.
Computador lento e travando

Pastas e arquivos demorando para abrir? Sintoma clássico de problema no HD. Contudo, assim como no exemplo anterior, é importante lembrar que a lentidão e os travamentos frequentes no computador podem ter diversas causas, como infecção por vírus, pouca memória RAM ou outros problemas de hardware. No entanto, também podem indicar falhas no HD.
Quando o disco rígido apresenta setores defeituosos, a leitura dos dados se torna mais lenta, o que compromete o desempenho do sistema e pode resultar em travamentos constantes.
Barulhos

Os HDs mecânicos possuem peças móveis internas que normalmente operam de forma silenciosa. Quando o disco começa a falhar, é comum ouvir cliques repetitivos, estalos ou ruídos metálicos, especialmente ao ligar o computador ou abrir arquivos.
Esses sons indicam que o HD está tendo dificuldade para ler ou gravar dados, o que pode resultar em travamentos, lentidão ou falhas no carregamento do sistema. Mesmo em notebooks, onde o som é mais abafado, é possível notar esse sintoma quando o problema está mais avançado.
Contudo, você pode estar se perguntando: mas como identificar esses barulhos? Os sons mais comuns são:
- Cliques repetitivos (“click of death”): geralmente sinal de falha no braço de leitura.
- Zumbidos ou arranhados: podem indicar desgaste nos discos internos.
- Estalos intermitentes: podem ocorrer quando o HD tenta ler dados de setores danificados e falha.
Leia mais
- Eletrônicos quebram se não forem usados por muito tempo?
- 8 mitos e verdades sobre a air fryer que você deveria saber
- Por que os emojis mudam de acordo com a plataforma?
Arquivos corrompidos ou sumindo

Um sintoma bem crítico que pode fortemente indicar problemas no seu HD é se os arquivos estiverem sumindo ou se corrompendo.
Quando o disco começa a falhar, podem ocorrer erros na leitura e gravação de dados, resultando em arquivos que não abrem corretamente, desaparecem sem explicação ou apresentam mensagens de erro. Pastas também podem sumir ou se tornar inacessíveis.
Esses problemas indicam a presença de setores defeituosos no HD, comprometendo a integridade dos dados e contribuindo para travamentos no computador.
Mensagens de erro ou tela azul

O seu computador está exibindo mensagens de erro ou tela azul, como “Critical Process Died”, “Unmountable Boot Volume” ou “Disk Read Error”? Essas mensagens podem ter várias causas, e uma delas é o HD.
Dependendo do problema, esses códigos podem indicar que o sistema não está conseguindo ler o HD corretamente. Se isso ocorre com frequência, é um forte sinal de que o disco rígido está travando o computador.
O post 5 sintomas de que o HD está travando seu computador apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
O que é lore? Entenda o termo que domina games, animes e séries

Nos últimos anos, a palavra “lore” se tornou onipresente em discussões sobre videogames, animes, séries e outras obras de ficção. Seja em vídeos do YouTube, fóruns de fãs ou nas redes sociais, é cada vez mais comum ouvir frases como “O lore desse jogo é incrível” ou “Você conhece o lore dessa série?”.
Mas afinal, o que exatamente significa “lore”? Por que esse termo virou tão popular? E como ele se diferencia de conceitos como história ou cânone?
O que é lore: o termo que domina as discussões de games, animes e séries
1) O que significa o termo
A palavra “lore” vem do inglês antigo e significa, de forma geral, conhecimento ou ensinamento tradicional. No contexto moderno, especialmente na cultura pop, ela se refere ao conjunto de informações de fundo que forma o universo de uma obra de ficção.

Em jogos, animes, séries ou filmes, o lore inclui mitos, lendas, regras internas, eventos passados, biografias de personagens, religiões fictícias, geografias imaginárias e até mesmo detalhes tecnológicos ou mágicos que explicam como aquele mundo funciona.
Relação com o folclore

A ligação entre lore e folclore é direta. A própria palavra “folclore” vem do inglês folklore, formada pela junção de folk (povo) e lore (conhecimento) Seu significado literal seria “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.
Em português, o termo passou a designar o conjunto de tradições, lendas, mitos, danças, costumes e outras manifestações culturais transmitidas de geração em geração, geralmente por via oral ou por práticas sociais.
Enquanto folklore diz respeito às tradições, mitos e costumes de um povo real, o lore na ficção representa as mitologias e tradições internas de mundos imaginários.
2) Diferença entre lore e história
Embora estejam ligados, lore e história não são a mesma coisa. A diferença é simples, mas importante:
- Lore: é o pano de fundo, o universo por trás da trama principal. Inclui tudo que dá contexto e profundidade ao mundo fictício: a origem dos personagens, as regras que regem aquele universo, os eventos históricos que aconteceram antes da narrativa principal, entre outros detalhes;
- História: é a narrativa específica que acompanhamos. Ou seja, a sequência de eventos com começo, meio e fim, com personagens vivendo conflitos e aventuras.

Um exemplo prático: no universo de Senhor dos Anéis, o lore inclui a criação da Terra-média, os contos sobre os deuses, a origem dos anéis e os idiomas élficos. Já a história é a jornada de Frodo para destruir o Anel.
3) Diferença entre lore e canon (canônico)
Outro termo que frequentemente aparece junto com lore é “canon” (ou “canônico”). Apesar de relacionados, os conceitos são diferentes:
- Canon (canônico): são os eventos e informações oficialmente reconhecidos pelos criadores como parte da narrativa principal. Tudo o que “realmente aconteceu” naquele universo, de acordo com os materiais oficiais;
- Lore: é mais amplo. Inclui não só o que é canônico, mas também informações de materiais paralelos, spin-offs, teorias de fãs e até lendas internas que circulam dentro daquele universo.

Por exemplo, no caso de Star Wars, os filmes e algumas séries são considerados canon, enquanto histórias de livros antigos, jogos ou quadrinhos descontinuados fazem parte do lore, mas não do canon atual.
Por que o termo lore ficou tão popular?
A ascensão do termo lore na cultura pop tem várias explicações. Jogos como Dark Souls, The Elder Scrolls, World of Warcraft e Five Nights at Freddy’s ajudaram a popularizar o conceito.
Nessas franquias, boa parte da história não é contada diretamente: o jogador precisa explorar, conversar com NPCs ou ler descrições de itens para montar o “quebra-cabeça” da narrativa. Isso estimulou a produção de vídeos, wikis e canais especializados em “vídeos de lore”.

Além disso, a palavra lore é curta, fácil de dizer, e se adapta bem a buscas na internet e nos algoritmos de plataformas como YouTube e Reddit. Isso fez com que o termo substituísse expressões mais longas como “história de fundo”, “universo expandido” ou “informações de background”.
Leia mais:
- 8 séries sobrenaturais para assistir na Netflix em 2024
- 8 melhores filmes de ficção científica espacial para assistir na Netflix
- As 10 melhores séries de todos os tempos, segundo a crítica
Lore além dos games: animes, filmes e mais
O uso do termo lore vai muito além dos videogames. Ele também está presente em quadrinhos, animes, filmes, séries e outras mídias narrativas.
Além disso, o conceito tem sido adotado por bandas musicais, como o grupo virtual Gorillaz e o grupo de K-pop LOONA, que construíram universos ficcionais explorados por meio de músicas, videoclipes e material promocional.

Criadores de conteúdo, como youtubers e streamers, também utilizam lore para desenvolver histórias de fundo próprias, criando personagens e mitologias únicas para suas marcas pessoais.
Algumas das produções mais populares das últimas décadas se destacaram justamente por apresentarem lores ricos e profundos. Séries como Game of Thrones, Stranger Things, Supernatural e Doctor Who conquistaram audiências ao construir universos detalhados, com mitologias próprias.

O mesmo acontece em animes como Naruto, Attack on Titan e, especialmente, One Piece, que apresentam mundos vastos e repletos de conteúdo, com lendas, tradições, eventos históricos e regras internas.
Esses detalhes geram discussões em fóruns, grupos de redes sociais e canais de análise no YouTube, em que os fãs debatem teorias, interpretam acontecimentos e tentam desvendar todos os mistérios escondidos nessas obras.
O post O que é lore? Entenda o termo que domina games, animes e séries apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Tecnologia1 semana atrás
Mundial de Clubes: veja quais tecnologias são usadas pela FIFA no torneio
- Saúde1 semana atrás
ANS permite reajuste de até 6,06% a planos de saúde
- Tecnologia1 semana atrás
Qual melhor modo gráfico para jogar Death Stranding 2 no PS5 e PS5 Pro?
- Saúde1 semana atrás
Vacina do Butantan contra dengue pode estar disponível em 2026
- Tecnologia7 dias atrás
O que é candidíase? Veja os sintomas, causas e quando tratar
- Saúde6 dias atrás
Colgate descontinua linha de creme dental com reações adversas
- Negócios6 dias atrás
Cecília Preto Alexandre É a Nova CMO da C&A
- Saúde5 dias atrás
Dieta vegana pode prevenir diabetes, sugere estudo