Tecnologia
10 filmes com dublagens hilárias para assistir online no streaming

A dublagem brasileira é, praticamente, um patrimônio nacional. Mesmo entre aqueles que preferem assistir filmes e séries legendados, existe um consenso de que algumas produções possuem uma versão brasileira melhor do que a original, tornando a experiência ainda melhor. Isso acontece principalmente em comédias e animações, por exemplo.
Algumas dublagens se tornam tão icônicas que ficam gravadas na memória afetiva dos brasileiros, sendo responsáveis por garantir diversas gargalhadas dos telespectadores por incorporarem expressões coloquiais, gírias, piadas e termos bastante nacionais no meio da dublagem. Para isso, os profissionais fazem um excelente trabalho de adaptação, trazendo os diálogos para nossa realidade.
10 filmes engraçados e com dublagens inesquecíveis para assistir online
Para celebrar a criatividade dos dubladores brasileiros, separamos dez filmes de comédia que ficam ainda mais engraçados com a dublagem brasileira inesquecível. Veja abaixo!
Uma Noite no Museu (2006)
O filme conta a história de um segurança noturno do Museu de História Natural que acaba descobrindo uma antiga maldição egípcia, capaz de dar vida às exposições depois que anoitece.

O protagonista Larry, interpretado por Ben Stiller, enfrenta dinossauros, guerreiros históricos e figuras de cera, com a ajuda da estátua de Theodore Roosevelt (Robin Williams).
O longa, dirigido por Shawn Levy, tem direção de dublagem de Guilheme Briggs, e o time de dubladores conta com Alexandre Moreno, Priscila Amorim, Márcio Simões e Márcio Monjardim.
Pode ser assistido na Disney+.
As Branquelas (2004)
As Branquelas é considerado um clássico da comédia, e amado por muitos brasileiros principalmente por sua dublagem icônica. É dirigido por Keenen Ivory Wayans (Todo Mundo em Pânico), e tem como protagonistas Marlon e Shawn Wayans.
A história segue os irmãos Marcus e Kevin Copeland, agentes do FBI que assumem as identidades de Brittany e Tiffany Wilson, para evitar o sequestro das irmãs e salvar suas carreiras. Porém, as gêmeas são ricas socialites brancas e loiras, enquanto os policiais são dois homens negros.
A direção de dublagem é de Marlene Costa e seu elenco tem nomes como Duda Ribeiro, Nizo Neto e Marisa Leal.
Esse é um exemplo de como a adaptação de piadas traduzidas para a nossa realidade é capaz de fazer um filme se tornar um grande sucesso, fazendo até mesmo com que os amantes de produções legendadas se rendam à versão brasileira.
Pode ser assistido na Netflix.
Todo Mundo em Pânico (2000)

Também dirigido por Keenen Ivory Wayans, o longa que tem Anna Faris e Regina Hall no elenco faz uma paródia de filmes de terror, como o slasher Pânico, O Sexto Sentido, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, e grandes franquias como Matrix.
O filme mostra um grupo de adolescentes que é perseguido por um serial killer desastrado, depois de acabar encobrindo um crime de forma acidental. A comédia fica por conta das piadas de duplo sentido e referências à cultura pop.
A tradução das piadas começa justamente com o trocadilho do título, que na versão brasileira brinca com o nome do filme estrelado por Neve Campbell, que se chama Pânico. A direção de dublagem foi de Joge Vasconcellos na primeira versão, e o filme ainda traz as vozes de Priscila Amorim, Marisa Leal e Jorge Lucas.
Pode ser assistido por aluguel na Amazon Prime Video e Apple TV+.
Se Beber, Não Case (2009)
O longa acompanha Doug e seus três amigos em uma viagem para Las Vegas, a fim de comemorar uma despedida de solteiro.
Depois da noite de festa, o grupo acorda sem lembrar do que aconteceu, com um tigre no banheiro, um bebê no armário e Doug desaparecido.
Com isso, os amigos tem de juntar pistas e relembrar os eventos para encontrar o noivo, faltando apenas dois dias para a cerimônia. Dirigido por Todd Phillips, o filme é estrelado por Bradley Cooper, Ed Helms, Justin Bartha e Zack Galifianakis.
A versão brasileira tem direção de Luís Manuel, e tem no elenco Philippe Maia, Duda Ribeiro, José Leonardo e Christiano Torreão.
Pode ser assistido na Max.
Leia mais:
- Os Novatos: 6 filmes parecidos com a comédia adolescente
- No tédio? Veja 8 filmes de comédia com Will Ferrell para rir no streaming
- 10 melhores filmes besteirol (no estilo American Pie) na Netflix, segundo a crítica
Gente Grande (2010)
Gente Grande conta a história de cinco amigos de infância que fazem uma reunião depois da morte de seu treinador de basquete.

Eles decidem, também, aproveitar o feriado de 4 de Julho em uma casa no lago com suas famílias, enquanto relembram histórias do passado e suas trajetórias até se tornarem quem são atualmente. Com direção de Dennis Dugan, o longa traz no elenco Adam Sandler, Kevin James, David Spade, Rob Schneider e Chris Rock.
Apesar de dividir opiniões dos críticos e da audiência a respeito de sua qualidade, o filme conseguiu reunir diversos fãs.
Os profissionais Lúcia Helena e Domingos Silva Junior foram os responsáveis pela direção de dublagem, que contou com Alexandre Moreno, Mauro Ramos, Mário Jorge Andrade, Mário Tupinambá e Marco Ribeiro.
Pode ser assistido na Max.
Meninas Malvadas (2004)
Meninas Malvadas se tornou um clássico teen aclamado até os dias atuais, com referências em produções audiovisuais, na moda, em memes e muito mais.
No Brasil, grande parte disso se deve a sua dublagem, fundamental para o sucesso do longa. Dirigido por Mark Waters, o filme conta a história da adolescente Cady Heron, que se muda para o subúrbio dos Estados Unidos após ser educada em casa na África.
Na escola nova, ela acaba fazendo parte do grupo de elite de estudantes apelidadas de “as poderosas”, ocasionando diversos acontecimentos.
O elenco original tem nomes de peso como Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Tina Fey, Amanda Seyfried e Lacey Chabert. A versão brasileira foi dirigida por Gutemberg Barros, e tem as vozes de Flávia Saddy, Geise Almeida, Carol Crespo, Izabella Bicalho e Guilene Conte.
Pode ser assistido na Globoplay e Amazon Prime Video.
SuperBad – É Hoje (2007)
O longa é um besteirol que acompanha dois amigos inseparáveis que enfrentam desafios ao final do ensino médio.

Interpretados por Jonah Hill e Michael Cera, os jovens estão determinados a aproveitar a última festa antes de seguirem para faculdades distintas, enquanto enfrentam situações inesperadas e tentativas frustradas de socialização, que acabam gerando diversas confusões.
A direção é de Greg Mottola e o roteiro é de Seth Rogen e Evan Goldberg.
As piadas contadas em SuperBad são reproduzidas até os dias atuais, como a famosa identidade falsa com o nome de McLovin, interpretado por Christopher Mintz-Plasse.
A versão brasileira foi dirigida por Manolo Rey na primeira versão, e o elenco tem nomes como Rodrigo Andreatto, Fábio Lucindo e Thiago Keplmair.
Pode ser assistido na Netflix.
Como Se Fosse a Primeira Vez (2004)
A comédia romântica estrelada por Adam Sandler é um dos filmes do gênero protagonizado pelo ator que faz muito sucesso.
Dirigido por Peter Segal, o longa conta a história de Henry Roth, um veterinário namorador que vive no Havaí e é conhecido pelo grande número de turistas que acaba conquistando.
Após avistar Lucy Whitmore (Drew Barrymore), acaba se apaixonando por ela, mas o romance é afetado por uma condição da jovem que a faz perder a memória recente. O elenco também tem nomes como Sean Astin, Dan Aykroyd e Rob Schneider.
A equipe de dublagem brasileira foi dirigida por Pádua Moreira, e tem as vozes de Alexandre Moreno, Miriam Ficher, Clécio Souto, Duda Espinoza, Júlio Chaves e Maria Helena Pader.
Pode ser assistido na Max.
Corra que a Polícia Vem Aí! (1988)
A comédia dos anos 80 tem direção de David Zucker e nomes conhecidos da época em seu elenco, como Leslie Nielsen, Priscilla Presley e Ricardo Montalban.

A trama mostra o tenente Frank Drebin, um homem atrapalhado que tenta impedir um plano de assassinato da Rainha Elizabeth II enquanto ela está nos Estados Unidos. Esse plano é liderado pelo magnata Vicent Ludwig, que transforma inocentes em assassinos através do controle mental.
Desde aquela época, a dublagem brasileira já conseguia fazer adaptações e trazer expressões populares, garantindo que o tom cômico que o diretor colocou na versão original fosse transmitido para nosso país.
A equipe de dublagem conta com as vozes clássicas de Márcio Seixas, Isis Koschdoski, Darcy Pedrosa e Joaquim Motta.
Pode ser assistido na Paramount+.
Esqueceram de Mim (1990)
Esqueceram de mim é um clássico de Natal, que tem direção de Chris Columbus e é estrelado pelo astro mirim Macaulay Culkin.
O enredo acompanha Kevin McCallister, um menino de oito anos que é deixado para trás pela família acidentalmente: enquanto eles viajam à Paris, Kevin acorda completamente sozinho em casa.
De início, o garotinho fica feliz pela calmaria e privacidade, mas as coisas mudam quando ele percebe que uma dupla de ladrões (interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern) planeja invadir e furtar todos os itens de sua casa.
Na adaptação brasileira, a direção de dublagem é feita por Pádua Moreira, e o elenco tem nomes como Peterson Adriano, Mônica Rossi, Silvio Navas e Jorgeh Ramos.
Pode ser assistido na Disney+.
O post 10 filmes com dublagens hilárias para assistir online no streaming apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Tesouros pré-históricos revelam costumes de povos na Hungria

Arqueólogos escavaram tesouros de artefatos metálicos com mais de três mil anos na colina Somló, no oeste da Hungria. A descoberta traz novas informações sobre a vida social e ritual das comunidades da Idade do Bronze (1450-800 a.C.) e do Ferro (800-450 a.C.) na região.
Os achados recolhidos entre 2023 e 2025 foram detalhados em artigo recente publicado na revista Antiquity. No total, a equipe identificou mais de 900 objetos metálicos, concentrados, principalmente, no planalto sudeste da colina.

Conhecendo Somló
- O monte vulcânico de 425 metros de altura está localizado no Condado de Veszprém, região conhecida por vinhedos atualmente (muitos deles abandonados), mas que mantém sua importância arqueológica. As escavações são realizadas na colina desde o século XIX;
- A nova missão foi liderada pelo arqueólogo Bence Soós, com apoio do Centro de Coleções Públicas do Museu Nacional Húngaro;
- O sítio passou por varredura com detectores de metais, prospecção magnética e escaneamento a laser aerotransportado.
“A ocupação no topo da colina parece ter sido ininterrupta durante a transição para a Idade do Ferro Inicial e, ao contrário do que sabíamos até então, alguns achados sugerem que a área continuou a ser ocupada nos períodos Hallstatt (entre a segunda metade do século VI a.C. e o início do século V a.C.)”, escreve o autor.
Leia mais:
- Tesouro misterioso da Idade do Ferro é encontrado no Reino Unido
- Sinais de sacrifícios humanos revelam segredos da Idade do Bronze
- Esqueletos de 4 mil anos revelam sinais de violência sem precedentes, diz estudo
Tesouros enterrados
Grandes quantidades de pedaços de bronze, gotas, jatos de fundição e lingotes plano-convexos fragmentados sugerem a presença de oficinas no planalto da colina em tempos passados.
Cinco dos seis tesouros são datados do final da Idade do Bronze, e um, do início da Idade do Ferro. Entre eles, encontram-se joias, broches, discos decorativos que se acredita serem adornos militares e uma rara ponta de lança de tipo alpino.

Dois deles foram enterrados em vasos de cerâmica — prática há muito tempo hipotetizada, mas nunca confirmada para este período no oeste da Hungria. Os objetos foram enviados para análise com tomografia computadorizada (TC) na Universidade da Panônia (Hungria).
A descoberta fornece a “primeira evidência de costumes locais de deposição de metais durante a transição entre a Idade do Bronze Final e a Idade do Ferro Inicial”. Além de peças de metal, este tesouro continha contas de âmbar, presas de porco e javali e fragmentos de tecidos e couro, o que mostra a complexidade do ritual.
Uma análise arqueobotânica de amostras de sedimentos revelou lentilhas de sementes pequenas, fragmentos de cereais e alguns cereais de sementes pequenas fragmentados (provavelmente painço), alimentos já conhecidos da época.
O post Tesouros pré-históricos revelam costumes de povos na Hungria apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Como usar o Google Meet para transcrever o áudio das chamadas de vídeo?

Já disponível em português, o recurso de transcrever o áudio das chamadas de vídeo no Google Meet tem gerado bastante interesse nos usuários da plataforma. A ferramenta vem sendo liberada para os assinantes do Workspace, exceto aqueles que têm a licença de estudante no plano For Education.
Para funcionar corretamente, a ferramenta de transcrição faz uso do Google Gemini, o modelo de IA da big tech, que também permite a elaboração de resumos das chamadas. Quer saber como usar o recurso? Continue a leitura!
Por que transcrever o áudio de videochamadas?
A transcrição de videochamadas pode ajudar muito no dia a dia das pessoas, principalmente daquelas que participam de reuniões de trabalho ou estudo, pois todo o conteúdo falado será enviado para o e-mail por escrito no final da chamada, tirando a necessidade delas fazerem anotações.
Leia mais:
- Como fazer chamada de vídeo no Instagram pelo PC ou celular
- 8 funções do Google Meet que farão diferença nas chamadas de vídeo
- Chamadas em vídeos: veja as diferenças entre Google Meet, Zoom e Microsoft Teams
Além disso, a ferramenta aumenta a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, já que elas poderão ler o conteúdo depois.
O recurso ainda facilita o acesso a alguma informação específica do vídeo, pois, uma vez que a transcrição esteja em um arquivo, basta buscar por uma palavra específica no trecho que contém a informação desejada.
Como usar o Google Meet para transcrever o áudio das chamadas de vídeo: passo a passo
O tutorial a seguir foi realizado em um computador, e as capturas de tela foram feitas a partir de um vídeo do canal do Google Workspace disponível no YouTube. Confira!
Tempo necessário: 3 minutos
- Ao entrar em uma reunião no Google Meet, clique no ícone de atividade
- Vá em “Transcrições”
- Clique em “Iniciar Transcrição”
- Por último, clique em “Iniciar”
ATENÇÃO: No celular, o passo a passo é diferente. Você deve tocar nos três pontos no canto inferior direito da tela, selecionar “Fazer anotações com o Gemini”, apertar em “Transcrever a reunião também” e tocar em “Começar a fazer anotações”.
O post Como usar o Google Meet para transcrever o áudio das chamadas de vídeo? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
É possível recuperar os pontos da carteira de habilitação?

Quando um condutor comete uma infração de trânsito, os pontos correspondentes são adicionados ao seu prontuário e o acúmulo desses pontos pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Existe um limite preestabelecido de pontos que, se atingido, acarreta a instauração de um processo de suspensão da CNH. Embora seja possível reaver o direito de dirigir após a suspensão, o processo envolve uma série de etapas e pode ser bastante burocrático.
Mas, calma, há formas de regularizar a situação. Para entender sobre a recuperação automática dos pontos, é preciso saber que os pontos na CNH têm validade de 12 meses a partir da data da infração. Após esse período, eles são automaticamente excluídos do prontuário do condutor, sem necessidade de qualquer procedimento, segundo (Art. 261 do CTB).
Se o condutor atingir o limite de pontos em um período de 12 meses (o limite varia conforme a gravidade das infrações), a CNH será suspensa. Para recuperá-la, é necessário cumprir o período de suspensão (que varia de 2 meses a 2 anos, dependendo da reincidência).
Depois desse período, o condutor deve realizar o curso de reciclagem (30 horas/aula), com conteúdo sobre legislação, direção defensiva, primeiros socorros e ética no trânsito. (Resolução 723/18 do Contran). Aí, sim, para finalizar, é preciso ser aprovado em prova teórica. Durante o período de suspensão, dirigir é proibido. Se flagrado, o condutor pode ter a CNH cassada (perda do direito de dirigir por 2 anos).
Leia mais:
- Perdi a placa do carro, e agora? Saiba o que fazer
- Saiba como consultar a pontuação da CNH pelo portal do Detran-SP
- Existe idade máxima para dirigir no Brasil? Veja as regras e restrições da CNH
É possível recuperar os pontos da carteira de habilitação?
Entendendo como funcionam os pontos na CNH de forma bem objetiva: eles não são “recuperados”, mas sim zerados após 12 meses. É importante esclarecer um conceito que gera muita confusão: os pontos na CNH não são “recuperados” ou removidos gradualmente – eles permanecem no seu prontuário por exatos 12 meses e depois são totalmente zerados. Veja como funciona na prática com os exemplos abaixo.

(Imagem: Kindel Media / Pexels)
Entrada dos pontos:
- Cada infração cometida gera pontos que vão direto para seu prontuário.
- Exemplo: 3 pontos por estacionar em local proibido, 7 por ultrapassar o limite de velocidade.
Período de acúmulo crítico:
- Todos os pontos ficam ativos por exatos 12 meses.
- Durante esse ano, eles se somam e não podem ser removidos.
- É como uma contagem regressiva que só zera quando completa 365 dias.
Zeragem automática:
- Cada ponto individual some do seu prontuário exatamente 1 ano após a data da infração.
- Não é possível acelerar esse processo ou pagar para remover antes.
Vamos para um exemplo prático. Imagine que você cometeu:
- 5 pontos em 01/03/2024;
- 7 pontos em 15/06/2024;
- 4 pontos em 20/10/2024.
Sua pontuação só diminuirá assim:
- 01/03/2025: -5 pontos (referente à infração de 1º de março);
- 15/06/2025: -7 pontos (referente à infração de 16 de junho);
- 20/10/2025: -4 pontos (referente à infração de 20 de outubro).
O que isso significa para você:
- Se acumulou 18 pontos, eles continuarão lá até completarem 1 ano.
- Não adianta fazer curso ou pedir para remover – só o tempo resolve.
- A única forma de evitar suspensão é não cometer novas infrações.
Uma dica de ouro:
Verifique regularmente seu prontuário no site do Detran do seu estado para acompanhar quando cada ponto vai expirar. Assim você sabe exatamente quando ficará “livre” deles. Lembre-se que a melhor estratégia é sempre dirigir com segurança e evitar infrações. Mas se os pontos já estão lá, agora você sabe exatamente como e quando eles vão desaparecer.
É possível ser proibido de dirigir permanentemente?
Uma dúvida comum é se existe a possibilidade de perder o direito de dirigir para sempre. E a resposta é sim. Em situações extremas, um condutor pode ser permanentemente proibido de dirigir. Essa medida, no entanto, não está diretamente ligada ao acúmulo de pontos na CNH.

A cassação da carteira de habilitação, que implica a perda do direito de dirigir por um período de dois anos, ocorre em casos específicos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A cassação (diferente da suspensão) ocorre em casos graves, como:
- Reincidência em 12 meses em infrações gravíssimas (ex.: dirigir embriagado, participar de rachas – Art. 162 do CTB).
- Condenação judicial por crime de trânsito (ex.: homicídio culposo na direção – Art. 302 do CTB).
- Fraude na obtenção da CNH (Art. 160 do CTB).
Após a cassação, o condutor só poderá dirigir novamente após 2 anos e precisará refazer todo o processo de habilitação (incluindo exames e prova prática).
Dicas importantes:
- Consulte seu prontuário no portal do Detran de seu Estado para acompanhar os pontos.
- Infrações leves (como estacionamento irregular) não somam pontos, mas geram multa.
- Dirigir com CNH suspensa ou cassada é crime (Art. 307 do CTB), com pena de detenção.
Portanto, embora os pontos possam ser “zerados” após um ano e a CNH suspensa seja recuperável, a melhor estratégia é evitar infrações. Dirigir com responsabilidade preserva sua habilitação e, principalmente, a segurança no trânsito.
O post É possível recuperar os pontos da carteira de habilitação? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Tecnologia1 semana atrás
Nem carro, nem moto: esse quadriciclo entrega um pouco dos dois
- Tecnologia6 dias atrás
Quais os drones mais rápidos do mundo e a que velocidade podem chegar?
- Esporte1 semana atrás
Flamengo sobra e goleia o Corinthians no estádio do Maracanã
- Saúde1 semana atrás
Por que a doença de Parkinson é tão difícil de diagnosticar?
- Saúde1 semana atrás
Entenda como a caminhada ajuda na saúde mental e do corpo
- Tecnologia1 semana atrás
Conheça o Serializd, rede social para catalogar e organizar suas séries
- Esporte1 semana atrás
Tour do troféu do Mundial de Clubes da Fifa chega ao RJ na sexta-feira
- Saúde5 dias atrás
Casos de mpox crescem no Norte do Brasil; veja os números