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Tecnologia em destaque e melhores salários: pesquisa mostra o que esperar do mercado em 2024

Redação Informe 360

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Mulher mexendo em celular
Getty Images

O setor de tecnologia ainda está em alta com a tendência da inteligência artificial – e com altos salários

O termo “IA”, sigla para “inteligência artificial”, foi considerado pelo dicionário Collins a palavra mais importante deste ano – e não à toa. A IA já transformou o mercado de trabalho e deve continuar relevante em 2024, automatizando tarefas rotineiras e impactando a criação de novos empregos com alguns dos maiores salários.

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Um arquiteto de machine learning, por exemplo, pode chegar a ganhar R$ 38 mil em uma grande empresa em São Paulo, segundo o guia salarial voltado para profissões de tecnologia da Adecco, consultoria global em recursos humanos. “Isso pode resultar na redefinição das estruturas salariais e na necessidade de transformação profissional”, observa Jorge Cruz, diretor da Adecco IT.

Veja o top 10 salários de TI*, segundo o Guia Salarial 2024:

  1. Diretor/Coordenador em Segurança da Informação (gestor) – R$ 40 mil
  2. COO (Chief Operations Officer) – R$ 40 mil
  3. Diretor de sistemas – R$ 40 mil
  4. Diretor/Coordenador em Segurança da Informação – R$ 36 mil
  5. Arquiteto de machine learning (gestor) – R$ 35 mil
  6. CIO (Chief Information Officer) – R$ 35 mil
  7. Diretor de Produtos – R$ 35 mil
  8. Diretor de dados – R$ 35 mil
  9. Diretor de operações – R$ 35 mil
  10. Diretor de sistemas (especialista) – R$ 35 mil

*Em empresas médias (51 a 749 funcionários) de São Paulo

O setor de tecnologia, em geral, continua em alta, puxado pela mais nova tendência da inteligência artificial, que exige habilidades como programação, análise de dados e gerenciamento de sistemas inteligentes.

Em relação aos salários mais elevados, destacam-se as seguintes áreas:

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  • Cyber Security
  • Data Science
  • BI (Business Intelligence)
  • Big Data

Cruz ainda cita as altas remunerações de profissionais com cargos de liderança na área (um CTO ganha, em média, R$ 31,5 mil) e em posições como gestor de dados, tanto em níveis juniores (R$ 25 mil em uma grande empresa) quanto sêniores (R$ 35 mil).

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E destaca a demanda por profissionais em cargos como:

  • desenvolvedor Java;
  • desenvolvedor Android;
  • desenvolvedor iOS;
  • engenheiro de software;
  • analista de suporte;
  • arquiteto de nuvem (Cloud Computing);
  • operador de Service Desk;
  • gerente de projetos de TI;
  • gerente de desenvolvimento de sistemas; e
  • arquiteto de software.

As posições são analisadas no estudo de acordo com as categorias das empresas (pequena, média e grande), por cidades (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e regiões (Centro Oeste, Sul, Norte e Nordeste).

Mas os salários dos cargos de tecnologia não apresentam grandes diferenças em relação à geografia. “A grande maioria dos profissionais de TI trabalha remotamente, o que contribui para uma ‘equidade’ no que diz respeito aos salários”, diz Cruz, da Adecco IT.

O mais determinante para os salários é o nível de especialidade e experiência dos profissionais em relação às tecnologias inovadoras e emergentes.

Centro de entrega de profissionais de TI

Apesar de apresentar um déficit de profissionais de TI, o Brasil se destaca como um centro de entrega de trabalhadores para atender empresas internacionais.

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Existe uma demanda média de 159 mil profissionais por ano, mas o Brasil só forma em torno de 53 mil pessoas na área por ano. E esse gap também é observado em outros países, que contratam brasileiros para preencher as vagas – o país é o quinto com mais profissionais contratados globalmente.

Isso se deve a uma “taxa cambial favorável e fuso horário conveniente para atender às necessidades da Europa Ocidental e América do Norte”, segundo Cruz, além do nível educacional desses profissionais. Isso apesar dos desafios em relação ao domínio do inglês.

O modelo “Nearshore” permite a terceirização de serviços de TI em países próximos visando aproveitar essas facilidades e também a mão de obra mais barata do que se encontra localmente. “Essa estratégia oferece diversas vantagens, incluindo redução de custos, maior competitividade, agilidade e uma conexão mais próxima com o mercado global”, diz Cruz.

Essas oportunidades são interessantes para os profissionais em termos de salário e estabilidade. Segundo o estudo, diante das condições econômicas atuais, projetos de multinacionais costumam ser de mais longo prazo e mais estáveis que os locais no Brasil.

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Principais tendências para além da tecnologia

O guia geral abrange todos os estados brasileiros e inclui informações sobre mais de 3.600 cargos. O estudo analisa o mercado atual e projeta as principais tendências para o próximo ano, apontando um aumento na demanda por profissionais qualificados em diversas áreas.

Veja os 10 cargos* com os maiores salários:

  1. Diretor de Administração Hospitalar – R$ 36.363,14
  2. CFO (Chief Financial Officer) – R$ 35.894,98
  3. CIO (Chief Information Officer) – R$ 35.000,00
  4. Diretor de Recursos Humanos – R$ 32.292,93
  5. CTO (Chief Technology Officer) – R$ 31.500,00
  6. Diretor de Logística – R$ 30.359,00
  7. Diretor Jurídico – R$ 29.121,04
  8. Diretor de E-commerce – R$ 27.759,05
  9. Diretor Administrativo – R$ 23.412,10
  10. Diretor de Negócio – R$ 23.398,24

*Em empresas médias (51 a 749 funcionários) de São Paulo

Profissionais com alta demanda

O estudo destaca a demanda por profissionais de engenharia, em áreas como construção de infraestrutura, modernização de redes elétricas, telecomunicações e aumento da produtividade industrial.

Entre as principais observações em relação ao último ano, há:

  • crescimento de 90% nas posições disponíveis nas áreas comercial e de marketing;
  • aumento de 25% das vagas no setor financeiro;
  • valorização de profissionais de dados no marketing;
  • aumento de 25% no volume de vagas para cargos de analistas e média gestão; e
  • crescimento salarial médio de 15% para profissionais do setor de vendas técnicas, especialmente no mercado B2B.

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Einstein e Stanford Abrem Inscrições para Formar Líderes da Saúde

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Einstein Hospital Israelita está com inscrições abertas para a quarta edição do Fellowship em Biodesign e Inovação em Saúde, programa de pós-graduação afiliado à Universidade de Stanford.

Voltado a profissionais das áreas de saúde e tecnologia, como médicos, engenheiros e cientistas de dados, o curso selecionará apenas oito participantes, que receberão bolsa integral e acesso a unidades de saúde públicas e privadas, além de laboratórios de prototipação.

Com aulas presenciais em São Paulo, o programa acontecerá entre abril e novembro de 2026 e será conduzido por professores do Einstein e de Stanford. O curso foca no desenvolvimento de soluções para desafios reais em áreas como saúde digital, biotecnologia, dispositivos médicos, diagnósticos e entrega de medicamentos. “Trata-se de uma metodologia de referência mundial, concebida em Stanford para capacitar líderes a transformar desafios reais em soluções de impacto”, afirma Rodrigo Demarch, diretor executivo de inovação do Einstein.

Os projetos desenvolvidos ao longo do programa serão avaliados por uma banca de especialistas e podem receber apoio do Einstein e do CTIS (Centro de Tecnologia e Inovação em Saúde), com histórico de resultados que incluem patentes, parcerias de pesquisa e criação de startups em outras edições.

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Para se candidatar, é necessário comprovar graduação na área e, no caso de profissionais de tecnologia, experiência mínima de três anos, além de carta de recomendação. A taxa de inscrição é de R$ 250 e o processo seletivo inclui análise curricular e entrevista presencial.

As inscrições para o programa podem ser realizadas aqui até 8 de fevereiro de 2026.

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Black Friday e Proteção de Dados: Como a Privacidade se Tornou Essencial para a Confiança do Consumidor

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Imagine a cena: é Black Friday, o tráfego no seu site dispara, sua equipe comemora as vendas recordes, mas, ao mesmo tempo, o volume de cadastros e consentimentos dobra a cada minuto. Enquanto os carrinhos se enchem, um detalhe precisa de cuidado redobrado: os dados pessoais coletados. Cada clique em um banner de cookies, cada formulário preenchido e cada aceite de política de privacidade representam uma necessidade de proteção. E se esses dados não forem protegidos, as consequências vão muito além de uma multa, atingem a confiança do consumidor e a reputação da marca.

De acordo com a pesquisa Voz do Consumidor 2024, da PwC, 90% dos consumidores brasileiros tratam a proteção de seus dados pessoais como um dos fatores mais importantes para que as empresas conquistem sua confiança. Já na média global, o número é de 83%.

Foto: Divulgação

Duílio Alves, DPO das Americanas

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Por isso, é essencial ter estratégias que priorizem a proteção dos dados dos consumidores, mantendo o titular e o controlador em uma relação de conformidade. Segundo Duílio Alves, DPO das Americanas, algumas das ações realizadas pela empresa envolvem investimentos em diferentes aspectos: “Durante a Black Friday, o volume de dados pessoais cresce de forma significativa, e isso exige uma postura ainda mais atenta das empresas em relação à segurança. Aqui na Americanas, investimos constantemente em criptografia, tanto para dados em trânsito, quanto em repouso, além de implementação obrigatória de autenticação multifator para acesso a sistemas críticos”, afirma Duílio.

Uma pesquisa da Rede Globo mostra que, em 2024, a Black Friday registrou alta de 14% no número de pedidos em relação ao ano anterior. Além disso, cerca de 47% dos consumidores afirmaram comprar somente online. Esse crescimento representa não apenas uma explosão nas vendas, mas também um volume inédito de dados pessoais circulando, como cadastros, endereços, formas de pagamento e preferências de consumo, que exigem tratamento responsável e seguro.

Nesse cenário, a privacidade torna-se parte da experiência de compra. O consumidor não espera apenas rapidez na entrega ou descontos agressivos, mas também a certeza de que suas informações estão protegidas. É por isso que as empresas mais maduras em governança de dados tratam a segurança e a transparência como extensões da marca. Investem em tecnologia, revisam fluxos de resposta a titulares e automatizam controles de consentimento para garantir que, mesmo em momentos de alta demanda, cada dado coletado siga princípios de conformidade e responsabilidade.

Foto: Divulgação

Fernando Cesar Junkes, Diretor de Tecnologia da Informação da Intelbras

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Para Fernando Cesar Junkes, Diretor de Tecnologia da Informação da Intelbras, um framework de privacidade é essencial ao tratar os dados dos clientes: “Um programa robusto de governança tem papel estratégico na construção da confiança do consumidor. A Intelbras reafirma seu compromisso ético ao adotar práticas transparentes, reduzir riscos, fortalecer a reputação e garantir segurança em todas as interações digitais, promovendo relações sustentáveis e respeitosas com os titulares”, comentou.

O caminho para uma governança de privacidade efetiva vai além da tecnologia; passa pela responsabilidade e pela cultura organizacional. Intelbras e Americanas são exemplos de empresas que mostram que, ao investir em proteção de dados, os processos são fortalecidos e a gestão aprimorada. Aline Deparis, CEO da Privacy Tools, destaca: “Em momentos como a Black Friday, responsabilidade e tecnologia precisam caminhar juntas. A Privacy Tools apoia as empresas a evoluírem nesses pilares, oferecendo uma plataforma completa de governança que une automação, segurança e conformidade para transformar a privacidade em uma vantagem competitiva.”

Foto: Divulgação

Aline Deparis, CEO da Privacy Tools

Mais do que uma data de descontos, a Black Friday é um momento decisivo para marcas que buscam consolidar sua confiança no ambiente digital. Em um mercado cada vez mais orientado por dados, a privacidade não é apenas uma obrigação legal, é um ativo de marca. E as empresas que entendem isso saem na frente: conquistam o consumidor hoje e fortalecem a relação de confiança para o amanhã.

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*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

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Como o CEO da Petz Assumiu a Liderança do Mercado no Brasil

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Apesar de ter construído um império dentro do varejo e de estar à frente de uma das fusões mais aguardadas dos últimos anos – da sua Petz com a rival Cobasi –, Sergio Zimerman, um dos destaques da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025, nem sempre quis seguir essa carreira.

Filho de comerciantes, ele viu desde cedo as dificuldades do setor e tentou ir em outra direção, estudando edificações na Escola Técnica Federal. A carreira na construção civil, no entanto, não foi longe. Aos 18 anos, utilizou o dinheiro do seguro após o roubo de seu carro para criar uma empresa de animação de festas infantis. O sucesso do buffet deu lugar a uma adega e, depois, a um atacado que chegou a ter 600 funcionários e faturamento mensal de R$ 15 milhões no câmbio da época.

O caminho, no entanto, não foi linear. “Em 2002, eu tive o maior privilégio que um empreendedor pode ter na vida: quebrar. Isso vale por 10 MBAs”, diz. No mesmo ano nasceu o Pet Center Marginal, inspirado nos modelos de megaloja da Cobasi. O embrião da Petz surgiu mais por necessidade de sobrevivência do que por afinidade com o setor.

“Ser CEO é ir à contabilidade, olhar logística, organizar o dia a dia, cuidar da performance, prestar contas.”

Zimerman ainda não sabia, mas ali nascia também um CEO. Empenhado em não repetir erros, voltou aos bancos escolares aos 34 anos. Enquanto expandia a Petz, formou-se em administração na Unip, fez MBA em varejo na FIA-USP e cursos de extensão na Europa e nos Estados Unidos. Na teoria, dividia-se entre estudante e empresário até 2009. Na prática, fez da curiosidade sua maior aliada.

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A entrada do fundo de private equity Warburg Pincus no negócio, em 2013, significou para ele um “novo MBA”: “Comecei a entender que ser CEO não é ser empreendedor. Ser CEO é ir à contabilidade, olhar logística, organizar o dia a dia, cuidar da performance, prestar contas. Tive um professor que resumiu bem: empreender é fazer o filme; ser CEO é administrar o filme. São papéis absolutamente distintos.”

Sob seu comando, a Petz não apenas ultrapassou a concorrente histórica, tornando-se líder no mercado brasileiro, como também estruturou um ecossistema completo, com hospitais veterinários, centros de estética e uma plataforma digital robusta.

Aos 60 anos, Zimerman se prepara para um novo desafio. Independentemente do desfecho da fusão entre Petz e Cobasi – prevista para ser concluída até o fim do ano –, conduz o processo de sucessão da sua cadeira. “Agora quero aprender a ser um bom presidente de conselho. Quero entender como é que um presidente de conselho consolida valor para a companhia”, afirma, já de olho no próximo capítulo.

Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.

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