Ligue-se a nós

Negócios

Por que os sonhos impactam a produtividade no trabalho?

Redação Informe 360

Publicado

no

Getty Images
Getty Images

Além da produtividade, a resiliência relacionada aos sonhos também pode impulsionar a progressão na carreira

Não dormir bem pode prejudicar sua capacidade no trabalho. Mais de 60% dos brasileiros têm problemas relacionados ao sono, e as mulheres são as mais afetadas, segundo um estudo de pesquisadores da USP e da Unifesp, publicado na revista científica “Sleep Epidemiology” em 2022.

Mas você sabia que seus sonhos também podem afetar seu desempenho profissional?

Uma pesquisa recente publicada pela associação de estudiosos de gestão Academy of Management estudou o impacto dos sonhos na produtividade e descobriu uma conexão surpreendente entre os dois.

Anúncio

É bem sabido que sonhar tem um papel importante para a vida, ajudando a resolver melhor nossos problemas, a consolidar memórias e a regular emoções.

Mas o estudo aponta que os sonhos também podem nos tornar mais resilientes, o que melhora o desempenho no trabalho. E como eles fazem isso? Provocando sentimentos de deslumbramento.

Por que os sonhos melhoram a resiliência e a produtividade?

De acordo com o relatório, isso acontece quando algo muito grandioso ocorre no sonho e precisamos dar sentido ao que acabamos de vivenciar. Esse efeito de transbordamento, segundo os pesquisadores, resulta da interação entre os sonhos, a criação de significado e a emoção.

É sobre viver uma experiência ou estar em um lugar que não se enquadra no nosso quadro de referência diário – pense em visitar o Grand Canyon ou ver a aurora boreal. “Como a admiração e o deslumbramento reduzem o foco dos indivíduos em si mesmos e em suas preocupações, argumentamos que experimentá-los ao acordar aumenta a resiliência do profissional e, consequentemente, o progresso em direção às metas ao longo do dia de trabalho”, afirmam os pesquisadores.

Anúncio

O estudo descobriu que mais de 40% da variação na resiliência se deve a flutuações nas avaliações diárias dos fatores de stress no trabalho. Portanto, esse começo de dia positivo pode fazer uma grande diferença.

Esse aumento na resiliência diária está relacionado com a progressão na carreira, mostra a pesquisa. Isso porque o progresso diário em direção ao cumprimento das metas de trabalho – o que é mais fácil quando mantemos uma mentalidade resiliente – se acumula com o tempo.

A ligação entre o sonho e a resiliência, segundo os pesquisadores, também vai depender dos traços de personalidade que já fazem parte do profissional, ou seja, uma propensão (ou falta dela) de buscar novos conhecimentos.

Não se trata apenas de dormir

Em vez de nos concentrarmos apenas na qualidade do sono, é hora de prestarmos mais atenção ao que acontece enquanto as pessoas dormem, dada a capacidade dos sonhos de impactar os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos profissionais.

Anúncio

*Lindsay Kohler é colaboradora da Forbes US. Ela tem mais de 15 anos de experiência em consultoria de engajamento de funcionários nas maiores empresas dos EUA e um mestrado em Ciências Comportamentais pela London School of Economics. Atualmente, é a cientista comportamental líder na consultoria britânica scarlettabbott e coautora do relatório anual World Changers.

Por: Forbes Brasil.

Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.

O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.

Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.

Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.

Anúncio

O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.

O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.

Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.

“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.

Anúncio

O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.

O post Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.

O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.

As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.

Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”

Anúncio

Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.

O post USP Lança Minicurso Gratuito de ESG apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Vibra Anuncia Mariana Santarém Como Vice-Presidente de Marketing

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Vibra anunciou Mariana Santarém como nova vice-presidente de marketing e experiência do cliente nesta segunda-feira (8). Na empresa desde 2022, a executiva já liderou as áreas de fidelidade, meios de pagamento e produtos.

Com mais de 24 anos de carreira, 16 deles no setor de energia e combustíveis, Mariana acumula passagens por empresas como Tim Brasil, Souza Cruz, Shell e Raízen. Carioca, é formada em administração pela PUC-Rio e pós-graduada em marketing pela UFRJ.

Na nova função, ela seguirá à frente da modernização do portfólio e da evolução da experiência oferecida pela companhia. “Meu foco é fortalecer a proposta de valor dos postos Petrobras e das nossas unidades de negócio, sempre com o cliente no centro”, afirma.

A companhia também anuncia a chegada de Camila Ribeiro como diretora de marketing, marcas e relações públicas. Formada em publicidade e propaganda, a executiva já atuou em empresas como Tim Brasil, The Hershey Company, Coca-Cola, L’Oréal e P&G.

Anúncio
Camila Ribeiro, nova diretora de marketing, marcas e relações públicas da Vibra
Divulgação

Camila Ribeiro, nova diretora de marketing, marcas e relações públicas da Vibra

O post Vibra Anuncia Mariana Santarém Como Vice-Presidente de Marketing apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta