Negócios
Pare de dizer que está “na correria”: 5 passos para uma semana produtiva e tranquila

Provavelmente o seu trabalho te exige muito. Você está sob constante pressão para ser ágil, bater metas e progredir. Tem a sensação de que tudo é urgente e falta tempo no dia para completar as tarefas.
Essa cultura da correria prejudica sua saúde – mental, emocional e física – e seu bem-estar no trabalho, além do desempenho. Mas existem maneiras práticas de ir na contramão disso, reduzindo a agitação e aumentando a satisfação pessoal e profissional.
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O que os profissionais querem
Para identificar se você está no meio da cultura da correria, reflita se você está trabalhando demais, (talvez desnecessariamente) por muitas horas e sem a capacidade de se desligar.
Você provavelmente já ficou sabendo da reação dos profissionais a esse ambiente, como os movimentos do quiet quitting, lazy girl jobs ou bare minimum mondays, que envolve fazer o mínimo às segundas-feiras.
Algumas empresas estão de olho nessas respostas dos profissionais, especialmente dos mais jovens. E, na busca pelos melhores talentos, têm oferecido cada vez mais empregos que oferecem equilíbrio, bem-estar e realização profissional.
Curiosamente, as vagas de emprego que anunciam menos correria e mais bem-estar representam 8,7% de todos os empregos nos EUA hoje, um aumento de 356% desde antes da pandemia. Além disso, os empregos que enfatizam a pressa diminuíram 5% nos últimos anos. Tudo isso de acordo com dados da plataforma de empregos Adzuna.
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Como sair da correria
Não importa em qual área ou cargo você esteja, existem formas de desacelerar mantendo a produtividade.
1. Mude a mentalidade
Comece pela sua mentalidade. Trabalhar é uma coisa boa e, quando você realizar algo ou atingir uma meta, vai valorizar se tiver investido energia nisso.
Se desafiar e se comprometer com um objetivo importante está relacionado à felicidade. Ter um bom desempenho também contribui para a sua autoestima e amplia suas capacidades, além de aumentar sua visibilidade no trabalho.
Evite pensar no trabalho como algo negativo. Abrace as oportunidades para realizar um trabalho significativo, se aprofunde e busque a excelência.
2. Trabalhe de forma eficaz e estabeleça limites
Seja o mais produtivo e eficiente possível quando estiver trabalhando. Deixe seu celular de lado e evite distrações, como notificações.
Além disso, certifique-se de priorizar e focar no que é mais importante. Diga não quando for preciso. Se as expectativas para o seu trabalho não forem realistas, explique quando você pode realizar determinadas tarefas ou peça ao seu chefe para ajudá-lo a priorizar o que é mais importante.
Além disso, você pode aumentar sua produtividade organizando seu fluxo de trabalho com base no seu próprio ritmo e relógio biológico. Isso se chama “chronoworking”. Se você é uma pessoa matutina, faça o trabalho mais complexo ou exigente no início do dia – e vice-versa, se for mais produtivo à tarde, por exemplo.
Tente agrupar suas tarefas, assumindo um trabalho que exija concentração em blocos de tempo. Em seguida, execute as tarefas mais voltadas para coordenação ou logística em outro bloco. Certifique-se de fazer pausas, pois elas podem mantê-lo com a cabeça no lugar e mais eficaz no geral.
E converse com sua equipe sobre o trabalho e como vocês vão sinalizar uns aos outros quando estiverem abertos a interrupções e quando precisarem de um pouco de silêncio para se aprofundarem em suas tarefas.
Todas essas estratégias podem te ajudar a fazer mais durante o seu tempo de trabalho e reduzir a necessidade de mais horas menos produtivas.
3. Pare de ser perfeccionista e procrastinador
Dois hábitos que podem gerar estresse desnecessariamente são o perfeccionismo e a procrastinação. Por isso, procure reduzir cada um deles.
O perfeccionismo pode fazer com que você trabalhe demais, pense demais ou fique obcecado em algo, o que exige muitas horas de investimento. Em vez da perfeição (o que raramente é possível), busque a excelência.
Seja seletivo sobre quais tarefas exigem maior esforço – e quais não. Coloque sua energia nas responsabilidades de maior impacto e saiba quando já está bom o suficiente. Se você é perfeccionista, é provável que o resultado que você considera abaixo do ideal já esteja acima do esperado.
Além disso, faça o seu melhor para quebrar hábitos de procrastinação. Muitas vezes, quando você começa uma tarefa imediatamente, consegue ser mais eficiente porque aquilo ainda está fresco na sua mente.
Por outro lado, quando você adia as coisas, pode gerar mais estresse e uma carga mental para manter o item na lista de tarefas.
Se ficar tentado a procrastinar, defina um cronômetro de 10 minutos e mergulhe no projeto. Normalmente, depois de começar, você terá um impulso para continuar e terminar a tarefa.
4. Confie na sua equipe
Confie nos membros da sua equipe e saiba delegar. Ao tentar fazer muitas coisas sozinho, você só vai agravar seus sentimentos de frustração. Evite tentar ser o herói ou o mártir.
Se você está se desgastando para realizar um projeto, peça ajuda a seus colegas de trabalho. Sempre haverá altos e baixos e quando você tem um prazo, pode ser bom fazer as coisas acontecerem em equipe.
Também seja intencional sobre como você divide as tarefas. Se você não é detalhista, assuma as partes que exigem uma visão mais ampla e peça ao seu colega mais analítico para compartilhar os outros aspectos do trabalho. Ou se você é ótimo na criação de conteúdo, mas péssimo na formatação e apresentação, separe essas responsabilidades com base nos talentos dos seus colegas de equipe.
Uma das armadilhas que alimenta a cultura da correria e do desgaste é a falta de coordenação e de objetivos compartilhados. Por isso, seja transparente na hora de delegar tarefas, alinhando preferências e habilidades.
5. Olhe para o lado
Enquanto se dedica ao máximo no seu cargo atual, é interessante considerar opções alternativas para evitar um estilo de vida desequilibrado, de estar sempre disponível ou de viver para trabalhar. Para encontrar um emprego que ofereça bem-estar e uma abordagem mais equilibrada, procure por palavras-chave na forma como os cargos são anunciados ou apresentados pela empresa.
Por exemplo, quando as frases para descrever um trabalho incluem “equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, “no seu próprio ritmo”, “horário de expediente estruturado” ou “sem horas extras”, esses podem ser sinais de empregos mais equilibrados.
Por outro lado, vagas que descrevem uma cultura de “trabalho duro” ou funções que exigem que você trabalhe em vários fusos horários podem representar um desafio maior em termos de flexibilidade, de acordo com a Adzuna.
Empregos em TI têm mais descrições que incluem flexibilidade. Trabalhos em finanças e contabilidade geralmente têm cargas mais pesadas, mas tendem a pagar melhor. Embora os empregos em hotelaria ou alimentação também sejam menos flexíveis e com longas horas, podem oferecer outras vantagens.
Claro que você só consegue ter uma pequena visão do trabalho por meio do anúncio ou descrição do cargo. Então converse com o líder da área ou com o recrutador sobre suas expectativas e com os membros da equipe para saber o máximo possível sobre a cultura.
Encontre a melhor opção com base no que é mais importante para você. Você pode estar disposto a trocar flexibilidade por salários mais altos. Ou pode procurar um emprego que pareça menos interessante, mas que te permita ter mais tempo livre.
O futuro do seu trabalho
Ficar na correria pode ser desgastante, mas quando você pensa no trabalho como uma parte importante da sua vida – onde você pode expressar seus talentos e contribuir para uma equipe – isso vai te ajudar a se sentir mais realizado.
Permita-se dizer não e estabelecer limites, contando com colegas de equipe ao longo do caminho. Tudo isso vai ajudar a deixar de lado a agitação e o estresse e aumentar sua felicidade no trabalho.
*Tracy Brower é colaboradora da Forbes USA. Ela é socióloga, conselheira, especialista em assuntos relacionados ao universo profissional e autora de “The Secrets to Happiness at Work” (Os Segredos da Felicidade no Trabalho, em tradução livre).
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Ex-CEO da Gerdau Assume Presidência do Conselho de Administração

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André Bier Gerdau Johannpeter é o novo presidente do conselho de administração da Gerdau, gigante siderúrgica brasileira.
A eleição ocorreu durante a assembleia geral de acionistas realizada neste mês. O executivo substitui Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter, que ocupava o cargo desde 2020 e agora assume a vice-presidência do conselho de administração.
Com 45 anos de trajetória na companhia, André Johannpeter atuava como vice-presidente do conselho desde 2018. Antes disso, foi CEO da Gerdau por dez anos e também ocupou os cargos de vice-presidente executivo e COO (Chief Operating Officer) das operações no Canadá e nos Estados Unidos.
Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o executivo complementou sua formação acadêmica com cursos em instituições como a Universidade de Toronto, no Canadá, Ashridge, na Inglaterra, e Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
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Empregos em Risco: Veja os 21 Cargos Que Vão Desaparecer até 2030

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Mais de 90 milhões de empregos — o que representa cerca de 8% do total de postos de trabalho — estarão completamente obsoletos até 2030, segundo projeção do Fórum Econômico Mundial.
Uma pesquisa da consultoria global McKinsey também traça um cenário preocupante: o impacto da IA e da automação pode eliminar os empregos de até 12 milhões de profissionais só nos Estados Unidos e na Europa nos próximos cinco anos, forçando milhões de pessoas a mudarem de carreira.
Por outro lado, essas perdas tendem a ser compensadas pela criação de novas funções e cargos dos quais ainda nem ouvimos falar. Até 2030, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, devem ser criados 170 milhões de novos empregos, o que representa cerca de 14% do total de empregos atuais e resultaria em um aumento líquido de 78 milhões de novas funções.
O crescimento desses novos cargos é impulsionado por economias em transformação, mudanças de mercado, foco em energia limpa e avanços tecnológicos e em inteligência artificial, gerando demanda por novas habilidades e oportunidades que antes pareciam inimagináveis. Afinal, quem diria que “diretor de IA” (Chief AI Officer) seria um cargo real?
Neste momento, os profissionais precisam se atentar a duas questões centrais: Quais empregos devem desaparecer até 2030? E o que você pode fazer para se preparar para as funções que sobreviverão às mudanças do mercado de trabalho?
Cargos que vão desaparecer até 2030
O estudo da McKinsey aponta que os empregos com maior risco de extinção nos próximos anos são aqueles altamente previsíveis e repetitivos, que podem ser realizados com mais eficiência por máquinas. “Isso pode substituir grandes quantidades de mão de obra — por exemplo, o trabalho de assistência jurídica, contabilidade e processamento de transações administrativas”, afirma o relatório da consultoria.
Confira, a seguir, os 21 cargos que devem desaparecer parcial ou totalmente nos próximos cinco anos, segundo dados do Fórum Econômico Mundial, do LinkedIn e do London Institute of Banking and Technology, instituição educacional britânica especializada no ensino de finanças e tecnologia.
- 1. Atendentes dos correios
- 2. Caixas de banco e atendentes similares
- 3. Digitadores de dados
- 4. Operadores de caixa e bilheteiros
- 5. Assistentes administrativos e secretários executivos
- 6. Profissionais de impressão e áreas relacionadas
- 7. Contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento
- 8. Auxiliares de controle de estoque e registro de materiais
- 9. Atendentes e condutores de transporte
- 10. Vendedores de porta em porta, jornaleiros e ambulantes
- 11. Designers gráficos
- 12. Reguladores, avaliadores e investigadores de sinistros
- 13. Oficiais jurídicos
- 14. Secretários jurídicos
- 15. Operadores de telemarketing
- 16. Cargos básicos de suporte em TI
- 17. Operadores de linha de montagem
- 18. Operadores de máquinas
- 19. Funcionários de logística e separação em armazéns
- 20. Analista de seguros
- 21. Agentes de viagens
Como blindar sua carreira em 2025
Se você atua em uma dessas áreas, ou se está preocupado em perder seu valor no mercado de trabalho, veja o que fazer agora para blindar sua carreira e não ficar para trás até 2030:
1. Desenvolva habilidades nas áreas com maior demanda
Observe para onde o mercado está se movendo, analise relatórios de empregos, como os publicados pelo Coursera e pelo Fórum Econômico Mundial, e pergunte-se: Quais habilidades preciso desenvolver agora para estar preparado para os empregos em alta no presente e no futuro?
Algumas das habilidades mais demandadas para 2025 são alfabetização em IA; análise de dados; liderança de talentos; experiência do usuário; marketing digital; e pensamento crítico e resolução de problemas.
2. Destaque suas habilidades versáteis
Construa sua identidade profissional com base nas suas habilidades transferíveis — aquelas que podem ser aplicadas em diversas funções, especialmente se o seu cargo anterior se tornar irrelevante. Reestruture suas experiências com foco em resultados que são valorizados na maioria dos cargos, como melhoria de processos, gestão digital, colaboração entre áreas e otimização de fluxos de trabalho.
Destaque os resultados e métricas, pois esses dados serão valorizados por recrutadores e até por clientes, caso você esteja buscando trabalhos como freelancer.
3. Tenha alternativas
Não dependa exclusivamente de apenas um emprego como sua única fonte de renda e crescimento profissional. Ter opções reduz riscos e fortalece a resiliência da sua carreira, preparando você para períodos econômicos incertos, mudanças no setor e até a pressão crescente sobre as empresas, que pode resultar em demissões.
Tenha caminhos alternativos aos quais possa recorrer. Isso não significa, necessariamente, ter vários empregos, mas sim diversificar suas fontes de renda — como fontes de renda passiva, projetos paralelos, serviços como freelancer ou até abrir um pequeno negócio familiar.
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.
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Trump Reclassificará Muitos Funcionários Federais e Facilitará Demissão

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O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (18) que seu governo está pronto para alterar as classificações de emprego de dezenas de milhares de funcionários federais, uma medida que, segundo especialistas em governança, facilitará a realização de mais demissões em massa em massa.
Trump disse nas mídias sociais que, daqui para frente, os funcionários de carreira do governo que trabalham com questões políticas serão classificados como “política de agenda/carreira”.
Essa mudança garantirá que o governo federal seja finalmente “administrado como uma empresa”, disse Trump.
O anúncio de Trump, que coloca em ação um decreto que ele assinou em seu primeiro dia no cargo, em 20 de janeiro, provavelmente privará um grande número dos 2,3 milhões de funcionários federais de suas proteções de emprego.
Ao considerar qualquer pessoa envolvida em “política” como parte dessa nova categoria, o número de pessoas que podem ser demitidas aumenta enormemente, porque quase todo mundo no governo mexe com política de uma forma ou de outra, disse Don Moynihan, professor da Ford School of Public Policy da Universidade de Michigan.
Trump ordenou a reclassificação de muitos funcionários públicos no final de seu primeiro mandato, conhecido como Schedule F, que Biden rescindiu em seu primeiro dia no cargo em 2021. As estimativas da época eram de que o Schedule F poderia tornar pelo menos 50.000 funcionários federais vulneráveis a serem demitidos.
O novo decreto é amplo o suficiente para que centenas de milhares de pessoas possam ser reclassificadas, disse Moynihan, antes que as demissões em massa comecem.
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