Negócios
Madonna: 5 lições de carreira e liderança para aprender com a rainha do pop
Em solo brasileiro desde o início da semana, Madonna se apresenta neste sábado (4) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para cerca de 1,5 milhão de pessoas. Com um cachê de R$ 17 milhões, a artista fecha a sua turnê “The Celebration Tour”, em comemoração aos seus 40 anos de carreira.
Relembrando sua trajetória, percebemos que algumas de suas atitudes e rebeldias, à época consideradas excêntricas, na verdade foram visionárias.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Madonna é um ícone global. Surgindo nos anos 1980, foi a primeira referência de um modelo feminino forte e corajoso para muitas mulheres da Geração X. Músicas como “Express Yourself” ensinaram as mulheres a não deixar os homens as tratarem mal, em um contexto social em que a violência no casamento era aceitável e as mulheres dificilmente tinham suas próprias contas bancárias.
Madonna é firme no que acredita e impulsionou gerações de mulheres que ouvem suas músicas e a veem como uma referência, mas também artistas que despontaram no mundo da música e tiveram seu apoio.
Aqui estão cinco lições – para os negócios e para a vida – que podemos aprender com a carreira de Madonna.
1. Reinvente e gerencie sua marca pessoal
Rainha do pop e da reinvenção, Madonna teve diferentes fases ao longo da carreira. Ela tem uma capacidade incrível de se adaptar e também de prever as tendências futuras. Apesar de receber críticas por suas escolhas de moda e beleza, ela se recusa a pedir desculpas. Sua marca é aproveitar o seu corpo através da dança, do estilo e da moda – enquanto o mundo lhe diz para ser recatada, envergonhada e medrosa.
2. Mantenha-se fiel aos seus valores fundamentais
Apesar de toda essa reinvenção, Madonna possui alguns valores fundamentais que permaneceram constantes ao longo das décadas, mesmo quando eram impopulares. Ela foi uma firme defensora dos direitos LGBTQ+ desde o início, uma aliada e ativista nos anos 1980 pelos direitos dos homossexuais durante a epidemia do HIV. Ela promoveu a aceitação da cena ballroom transgênero em Nova York com sua música épica “Vogue” e empregando dançarinos trans e gays para contar a história. Madonna perdeu um contrato lucrativo com a Pepsi porque escalou um homem negro como santo e o beijou em seu vídeo “Like a Prayer”, desafiando o racismo. Ela nunca se desviou de seus valores e, como resultado, conquistou a fidelidade dos fãs e o reconhecimento instantâneo por aquilo que defende. Ao longo da carreira e à frente de negócios, é preciso se manter firme aos seus valores e não se deixar desviar daquilo que é inegociável.
Leia também:
- De roteiro à locação: como Madonna liderou sua primeira publicidade no Brasil
- 7 revoluções da carreira de Madonna – e que ela relembra em sua nova turnê
3. Conheça o seu valor
Ao contrário de muitas estrelas emergentes dos anos 1980, Madonna não entregou o controle da sua carreira a investidores poderosos. Foi difícil conseguir apoio inicialmente, com promessas provisórias e de baixo valor baseadas no seu desempenho. Mas é claro que ela quebrou o recorde de performance, e seu primeiro acordo foi de 20% de royalties, o que ainda é algo impressionante. Uma vez que chegava à mesa de negociação, ela tinha o poder. Seus adiantamentos multimilionários eram comparáveis aos de Michael Jackson nos anos 1990; eliminando a disparidade salarial de gênero. Em seguida, ela fundou sua própria produtora, uma progressão natural para alguém com expertise comprovada. Ela não tinha medo de provar seu valor, porque sabia qual era. Quantos fundadores poderiam usar esse sábio conselho ao buscar investimento para suas empresas?
4. Colabore e impulsione seus colegas
Assim como acontece com muitas grandes empresas, existem infinitos novos “concorrentes” que poderão tentar tomar a sua coroa. Entre as divas pop, Britney Spears, Lady Gaga, Beyoncé, Dua Lipa e muitas outras. No entanto, Madonna (e todas as anteriores) não precisa competir. Em vez disso, ela apoia e eleva as novas cantoras, gravando músicas em conjunto, fazendo amizade e orientando-as. Em sua colaboração com Sam Smith, ela declara ousadamente que mexer com ele é mexer com ela. Essa defesa feroz e leal dos artistas que seguem seus passos solidifica seu status sem diminuir a contribuição deles. Ela não precisa minimizar seu legado para ampliar o valor dos outros.
5. Ambição não é um palavrão
Com a turnê Blond Ambition (ambição loira, em tradução literal) de Madonna em 1990, foi possivelmente a primeira vez que muitas jovens ouviram a palavra “ambição” expressa por uma mulher com um espírito positivo e inspirador, em vez de uma acusação ou crítica. Madonna nunca teve vergonha de brilhar, de se esforçar, de trabalhar duro para atingir as notas mais altas – mesmo quando era difícil e havia cantores melhores. Precisamos lembrar como era para as mulheres quando ela começou. Madonna queria crescer e, mais importante, não tinha vergonha disso. Podemos querer dar o melhor de nós e realizar nosso potencial. Madonna legitimou isso para toda uma geração.
O legado de Madonna
Madonna nos mostrou como estar no comando e, ao mesmo tempo, elevar as pessoas ao seu redor. Ela não é uma líder feminina, nem uma líder que tenta ser como um homem para ter sucesso, ela é apenas uma líder. Alguém com mais de 35 anos não sabe a letra de “Material Girl”? O momento marcante para muitas de nós não foi a homenagem ao consumismo, mas sim a ideia de uma mulher ser financeiramente independente: “a experiência me enriqueceu e agora estão atrás de mim”, canta ela.
Ainda hoje, para prosperar na liderança, as mulheres precisam superar os vieses internalizados e a submissão. Precisamos acabar com o medo de falar sobre dinheiro e o estereótipo negativo de não sermos boas com números.
É claro que Madonna cometeu erros; todos nós sabemos que é preciso seguir em frente e aprender com o fracasso. Suas músicas também são humildes e reflexivas, trazendo lições de vida, arrependimentos e obstáculos. Ao se manter sob os holofotes durante quatro décadas, apesar da avalanche de críticas que continua recebendo, Madonna nos ensina a gerir um negócio sustentável a longo prazo.
*Nancy Doyle é colaboradora da Forbes US. Ela é fundadora do Genius Within e Genius Finder, professora e especialista em neurodiversidade e inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.
O post Madonna: 5 lições de carreira e liderança para aprender com a rainha do pop apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Tânia Cosentino vai deixar a liderança da Microsoft no Brasil e assume em janeiro de 2025 como gerente-geral especializada em vendas para o setor de segurança da companhia na América Latina.
A executiva será sucedida por Priscyla Laham, atual vice-presidente da Microsoft na região das Américas, à frente de equipes no Canadá, América Latina e Estados Unidos. Laham acumula mais de 25 anos de experiência nos setores de tecnologia, eletrônicos de consumo e serviços online. Passou pela IBM antes de chegar à Microsoft pela primeira vez, em 2000. Ocupou diferentes posições no Brasil, América do Sul e EUA em mais de 10 anos na companhia. Passou um ano como diretora de vendas no Facebook antes de voltar à Microsoft como vice-presidente de vendas, há oito anos.
Leia também
Nos últimos seis anos, Tânia Cosentino liderou a operação brasileira com foco em aumentar a liderança feminina no país. A companhia registrou mais de 70% de mulheres na alta gestão, além de ter lançado cursos de tecnologia voltados para os públicos feminino e para pessoas negras e o programa Women Entrepreneurship, para fortalecer o empreendedorismo feminino.
Sua gestão também foi marcada pelo anúncio recente do CEO da Microsoft, Satya Nadella, de um investimento de mais de R$ 14 bilhões em inteligência artificial e cloud no Brasil. “Estamos vivenciando um momento único, em que a adoção da Inteligência Artificial e o uso de plataformas em nuvem são decisivas no caminho para o crescimento e prosperidade inclusiva do país”, afirma a nova presidente, Priscyla Laham, em comunicado.
Este ano, Cosentino foi reconhecida pela Forbes como uma das Melhores CEOs do Brasil e também foi capa da última edição da revista, que destaca as estratégias das companhias mais inovadoras no país. Sobre a nova posição, a executiva diz: “A região tem um enorme potencial de crescimento de adoção de IA e serviços em nuvem e, para que essas tecnologias realmente elevem o potencial humano, elas devem, em primeira instância, ser seguras.”
Escolhas do editor
O post Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Pat Gelsinger Deixa Cargo de CEO da Intel
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Pat Gelsinger deixou o cargo de presidente-executivo da Intel menos de quatro anos após assumir o comando da empresa, entregando o controle a dois executivos do grupo enquanto o ícone norte-americano da fabricação de chips busca um substituto permanente.
Gelsinger, que renunciou em 1º de dezembro, deixou a empresa antes da conclusão de um ambicioso e custoso plano de quatro anos para restaurar a liderança da empresa na fabricação dos menores e mais rápidos chips de computador, um título que ela perdeu para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. , que fabrica chips para rivais da Intel, como a Nvidia.
Leia também
Embora Gelsinger tenha garantido tanto aos investidores quanto às autoridades norte-americanas, que estão subsidiando a recuperação da Intel, que seus planos de fabricação continuam no caminho certo, os resultados completos só serão conhecidos no ano que vem, quando a empresa pretende trazer um chip de laptop de volta para suas próprias fábricas.
“Embora tenhamos feito progressos significativos na recuperação da competitividade da fabricação e na construção de capacidades para ser uma fundição de classe mundial, sabemos que temos muito mais trabalho a fazer na empresa e estamos comprometidos em restaurar a confiança dos investidores”, disse Frank Yeary, presidente independente do conselho, em um comunicado.
As ações da Intel perderam mais da metade do seu valor neste ano e foram substituídas no mês passado pela Nvidia no índice blue-chip Dow Jones Industrial Average.
A empresa nomeou o diretor financeiro David Zinsner e a executiva sênior Michelle Johnston Holthaus como codiretores executivos interinos enquanto seu conselho conduzia a busca por um novo presidente-executivo.
O conselho da empresa formou um comitê de busca para nomear o sucessor de Gelsinger.
Escolhas do editor
O post Pat Gelsinger Deixa Cargo de CEO da Intel apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
16 Maneiras de Aliviar o Estresse e Melhorar o Humor em Dias Difíceis no Trabalho
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Todos os dias, mesmo com as melhores intenções e comprometimento em dar o nosso melhor, eventos inesperados podem afetar nosso humor, energia e bem-estar no trabalho.
A boa notícia é que existem muitas atividades simples que podem ajudar a redefinir o foco, reduzir o estresse e melhorar o humor – tudo isso em menos de cinco minutos.
Leia também
Veja 16 maneiras de reduzir o estresse em um dia difícil de trabalho
Entre conversas e exercícios rápidos, aqui estão 16 formas de trazer mais positividade para o seu dia:
1. Sorria
Mesmo um sorriso forçado pode impactar positivamente seu humor e criar um efeito em quem está ao seu redor. Pesquisas mostram que sorrir libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina, melhorando instantaneamente seu humor.
2. Respire profundamente
Alguns minutos de respiração profunda ajudam a reduzir o estresse. Segundo especialistas, isso regula o ritmo cardíaco, melhora o foco e atua como um “reset” mental.
4. Converse com alguém
Expressar gratidão ou reconhecer o esforço de um colega de trabalho melhora a saúde emocional e física. Isso aumenta a felicidade e reduz a negatividade, beneficiando a todos.
5. Ria
Rir libera endorfinas, promove relaxamento e melhora a circulação. Assista a algo engraçado, relembre um momento divertido ou compartilhe uma piada.
6. Mude o ambiente
Se você está sentindo que o ambiente de trabalho não está fazendo bem, tente mudar de lugar, caminhar ou até reorganizar a mesa. Isso pode trazer uma nova perspectiva e renovar a mente.
7. Vá ao ar livre
Passar alguns minutos ao ar livre reduz o estresse e melhora o foco. A conexão com a natureza, mesmo que breve, tem benefícios comprovados.
8. Ouça sua música da felicidade
Todo mundo tem uma música que levanta o astral e é essencial para momentos de tensão ou tristeza. Escolha uma canção que te energize e ouça quando sentir que está precisando.
9. Alongue-se
Esticar o corpo por alguns minutos aumenta a circulação, alivia tensões e melhora a energia.
10. Pratique gratidão
Pare por um momento e reflita sobre algo pelo qual você é grato. Essa prática simples aumenta a positividade e reduz o estresse.
11. Limpe sua mesa
Organizar o ambiente físico no trabalho ajuda a reduzir a desordem mental, promovendo um espaço mais produtivo e tranquilo.
12. Beba água
Manter-se hidratado aumenta a clareza mental e o nível de energia, proporcionando uma sensação de renovação.
13. Faça um exercício rápido
Movimentos como polichinelos ou até uma curta caminhada liberam dopamina, ajudando você a se sentir mais positivo.
14. Faça um ato de bondade
Pequenos gestos altruístas, como segurar a porta ou elogiar alguém, podem instantaneamente melhorar seu humor.
15. Passe fio dental
Pode parecer algo pequeno, mas passar fio dental pode realmente aumentar sua sensação de realização. É uma daquelas tarefas simples e frequentemente negligenciadas que, quando concluídas, proporcionam uma pequena vitória mental. Além disso, cuidar dos dentes traz benefícios para a saúde geral.
16. Leia algo inspirador
Escolha frases motivadoras ou um texto curto que traga inspiração e otimismo.
Essas ações simples e rápidas não apenas melhoram seu humor e reduzem o estresse, mas também aumentam a produtividade e o bem-estar geral. Escolha as que funcionam melhor para você e coloque algumas delas no seu dia a dia.
*William Arruda é colaborador sênior da Forbes US. Ele é especialista em branding pessoal, autor, palestrante, fundador da Reach Personal Branding e cofundador da CareerBlast.TV.
O post 16 Maneiras de Aliviar o Estresse e Melhorar o Humor em Dias Difíceis no Trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
- Desenvolvimento2 dias atrás
Porto Central: obras terá início no próximo dia 4 em Presidente Kennedy (ES)
- Tecnologia5 dias atrás
BYD anuncia lançamento da bateria de próxima geração para 2025
- Esporte1 semana atrás
Rio e Flamengo assinam compromissos para construção de estádio
- Geral1 semana atrás
Mais de 1 km de cabos de linha de trem são furtados no Rio de Janeiro
- Tecnologia1 semana atrás
Quais os carros com ADAS mais baratos no Brasil em 2024?
- Saúde5 dias atrás
Novo tratamento para crises de asma é o primeiro avanço em 50 anos
- Saúde1 semana atrás
Dispositivo inteligente é instalado na privada e prevê doenças analisando a urina
- Tecnologia6 dias atrás
Black Friday: 6 dicas para fazer compras inteligentes e economizar