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Conheça 23 franquias baratas para empreender sem funcionários a partir de R$ 4,5 mil

Redação Informe 360

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A decisão de abrir o próprio empreendimento parece ser uma aposta arriscada. Para quem não quer assumir um grande compromisso de imediato, uma ótima alternativa é investir em um negócio que não precise de funcionários, ou seja, o empreendedor atua sozinho, sendo responsável por todas as etapas do empreendimento.

Como a operação não precisa de funcionários, a maioria das redes tem o investimento inicial abaixo de R$ 100 mil, o que as caracteriza como microfranquias — também conhecidas como as franquias mais baratas do mercado. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou  no início deste ano um ranking com as 10 maiores microfranquias de 2022.

Essa tendência, que ganhou força no início da pandemia, hoje faz parte do dia a dia de condomínios, hotéis, academias, supermercados, bares, lanchonetes e até mesmo em restaurantes. E para quem deseja ter um empreendimento individual, listamos abaixo 23 opções franquias. Confira:

Yes! Cosmetics

Desde 2000, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, investindo em alta qualidade e preços acessíveis. Em 2016, a marca entrou no franchising e já tem mais de 100 unidades em todo o Brasil. No modelo Cápsula, lançado em 2022, o franqueado pode trabalhar sozinho. O modelo é compacto para espaços de 3m², desenvolvido para ser inaugurado em galerias, estações de trem e supermercados. Com isso, apenas uma pessoa para o atendimento ao cliente e administração do caixa e estoque é o suficiente.

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  • Investimento: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 10 a 15 meses

Airlocker

A rede de armários inteligentes foi fundada em 2019 para facilitar a vida das pessoas com a solução conveniente para recebimento de produtos 24 horas por dia, 7 dias na semana. Atualmente são 27 franquias em operação em condomínios e prédios residenciais e comerciais, tanto em portarias como em lavanderias, além de clubes, postos de combustíveis, co-working e co-living, grandes lojas, farmácias, shopping centers e academias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 71 mil em dois lockers padrão com 9 portas cada, já incluindo a taxa de franquia.
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 a 21 meses

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Elimp

A rede é especializada em limpeza, higienização e impermeabilização de estofados em geral, tanto residencial quanto comercial. O franqueado trabalha home based, não sendo necessário locar um espaço próprio para a negócio, e presta serviços de higienização e impermeabilização de estofados e couro, além de limpeza de carpete e colchões. Tudo é feito a seco, com maquinários especializados e de última geração. A marca conta com uma equipe experiente para dar todo o suporte necessário para o crescimento sustentável da rede.

  • Investimento inicial: a partir de 25 mil, já incluso o valor da taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 15mil
  • Prazo de retorno do investimento: 03 a 09 meses

Minha Quitandinha

Com o intuito de levar comodidade para o consumidor, a rede de mini mercados autônomos Minha Quitandinha opera com base no honest market (mercado honesto). As lojas atuam em complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra. Desta maneira, o empreendedor trabalha sozinho, sendo responsável apenas pelo gerenciamento do empreendimento, que conta com um suporte da rede. A marca, que apresenta uma atuação nacional, disponibiliza um portfólio com uma média de 700 produtos, que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.

  • Investimento: a partir de R$ 42 mil (inclui taxa de franquia e instalação)
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 10 a 18 meses

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CotaFácil

Maior rede de franquias de seguros e consórcios do Brasil, a CotaFácil nasceu em 2015 na cidade de Umuarama, no Paraná, com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que tem o desejo de se tornarem donos do próprio negócio. Hoje são mais de 207 unidades em operação e o franqueado é responsável por prospectar e atender o cliente, trabalhando de casa.

  • Investimento: a partir de R$ 13.997 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80mil
  • Previsão de retorno: entre 6 e 12 meses

CleanNew

Criada em 2015, a rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, presente em 22 estados e também no exterior. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos ou aeronaves e podem ser realizados por apenas uma pessoa.

  • Investimento: a partir de R$ 59.900 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 14 mil a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 6 a 12 meses

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Santa Carga

A rede atua no segmento de WiFi marketing, com mídias que aparecem no totens que também carrega celulares, ou seja, além de disponibilizar Wi-Fi, o aparelho ainda veicula notícias e publicidade digital. Hoje a rede é a maior franquia de totens de celular do Brasil, presente em quase todos os estados do país, com mais de 360 operações, além de duas unidades no Paraguai.

  • Investimento inicial: a partir de R$19.900 mil (inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 8 a 18 meses

Mr. Fit

Pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, a rede oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No modelo home office, o franqueado pode vender refeições congeladas sem sair de casa com a ajuda de aplicativos de entrega. Atualmente são 514 unidades em 26 estados brasileiros e a rede está em processo de internacionalização para fincar a bandeira na Europa e EUA.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.520 mil (inclui taxa de franquia, estoque inicial com 120 itens, 100 sacolas e primeiro frete grátis)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2 a 20 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 12 meses

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CredFácil

Com know-how de quase duas décadas, a rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito. No modelo home based, o franqueado trabalha de casa e não tem custos com aluguéis. Atualmente conta com 1020 unidades por todo o Brasil.

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  • Investimento inicial: A partir de R$ 19.997 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Otto Energy

A rede oferece serviços de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica para autoconsumo ou investimento, por meio da energia limpa, barata e simples, garantindo redução de custos e contribuindo para uma economia de baixo carbono. O franqueado não precisa de funcionário no modelo home based e fica responsável pela prospecção dos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29.500 mil no modelo home based, já com a taxa de franquia.
  • Faturamento médio mensal: R$13 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 5 meses

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É Seguro Corretora

O Grupo É Seguro atua com mais de 14 segmentos como seguros, consórcios, seguro residencial, telemedicina, plano odontológico, recebimento de boletos via máquina de cartão de crédito. No site, pela ferramenta de e-commerce, o cliente realiza a contratação de vários serviços 100% online diretamente na companhia indicada pela empresa.

  • Investimento inicial: R$ 14,9 mil, já com taxa de franquia inclusa no valor
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 12 meses

Seld Lavanderia

A Seld Lavanderia é uma franquia que atua no segmento de prestação de serviços com lavanderias de autoatendimento. Com operação automatizada, basta o cliente seguir o passo a passo para utilização dos serviços, através de totens com os serviços disponíveis.

  • Investimento inicial: A partir de R$ 150 mil e ainda tem a opção de financiar as máquinas de lava e seca reduzindo assim o investimento inicial.
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil a R$ 25 mil, com margens que superam os 50%
  • Prazo de retorno do investimento: Entre 12 e 18 meses.

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Stuqui Projetos 

A rede de franquias home based criada especialmente para engenheiros e arquitetos. Um dos grandes diferenciais da rede é que ela já entrega clientes para os seus franqueados, já que possui parceria com diversos bancos que redirecionam os seus clientes para a rede. A rede  trabalha em três setores: vistoria técnica, avaliação de imóveis e laudo de patologias. O franqueado pode realizar um, dois ou três serviços. Quanto maior o número de serviços que ele atende, maior também o seu faturamento.

  • Investimento inicial: R$ 25.444 mil
  • Faturamento médio mensal: : R$ 12 mil
  • Tempo de retorno:  3 meses

Torky

A franquia de reparo de instrumentos musicais de corda. A rede não precisa de funcionários e o franqueado passa por treinamento intensivo para trabalhar com o modelo de microfranquia, o case Torky, uma bag reparadora que inclui 50 ferramentas para  realizar cerca de 70 serviços como regulagem, troca de trastes, limpeza, blindagem e personalização.

  • Investimento inicial: R$ 18.800 mil
  • Faturamento médio  mensal: R$ 4 mil a R$ 8 mil
  • Tempo de retorno: 12 a 15 meses

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Maria Gasolina Express 

A loja de conveniência gourmet para condomínios residenciais e empresariais. Por se tratar de autosserviço, no qual o consumidor realiza as próprias compras e as paga sem ajuda de atendente, não requer funcionários. O franqueado assume as atividades de fazer as compras e repor o estoque da loja, que é todo automatizado. Até a limpeza do local fica sob a responsabilidade do próprio condomínio, já estipulada em contrato.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil (é uma microfranquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno do investimento: em média 22 meses

300C Consultoria & Educação

Com mais de 20 operações no Brasil,a franquia é homebased e transforma o empreendedor em um especialista de negócios. Com as ferramentas oferecidas pela franqueadora, o empreendedor consegue, sozinho, fazer o trabalho de apresentação da marca que está voltada para a capacitação e educação de empresários, que desejam formatar ou acelerar a empresa, transformando-a em uma franquia de sucesso.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 35 mil (com taxa de franquia, estrutura, treinamento, suporte e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Retorno do investimento: 6 meses

AF Crédito Soluções Financeiras 

Única franquia financeira a oferecer o modelo totem, um sistema de autocontratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas, funcionário público e adiantamento de FGTS. A plataforma conta com contratação 100% diretamente no próprio totem, ou seja, sem a necessidade de funcionários onde o cliente faz toda interação digital e em poucos minutos consegue ter acesso ao serviço a ser contratado. O totem também conta com meio de pagamento onde o cliente final consegue pagar qualquer boleto com código de barras no cartão de débito ou parcelado no crédito em até 12 vezes.

  • Investimento inicial: R$ 47.900 no modelo totem, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil (faturamento bruto são as comissões auferidas)
  • Prazo de retorno do investimento: 6 meses

Cuidare

A rede de cuidadores conta com profissionais capacitados e treinados para levar um serviço de qualidade a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, assim como pessoas em convalescença e no pós-operatório. O franqueado pode gerir o negócio sozinho, desde que seja capacitado como cuidador.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil a depender do tamanho da cidade, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

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Premyer Franchising

A marca é especializada em impermeabilização de tecidos, estofados, tapetes e carpetes, além de sanitização de ambientes. Recém entrada para o franchising, a marca já possui 5 unidades e oferece treinamento aos franqueados, desta forma, ele pode cuidar de toda a operação por conta própria.

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  • Investimento inicial: a partir de R$ 31.000 mil já com a  taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: de R$ 7 a 27 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 18 meses

Sofá Smart

Especializada em serviços de limpeza, higienização e impermeabilização de estofados comerciais, residenciais e automotivos. A franqueadora dispões de treinamentos voltados tanto para a operação quanto para a gestão, capacitando o franqueado a gerir de forma autônoma a sua unidade.

  • Investimento inicial: R$16.900 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 4 a 6 meses

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Balcão Urbano

Uma franqueadora com marcas próprias de vários segmentos e que para a indústria e varejo, desenvolve novos canais de vendas e serviços através das vending machines personalizadas

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses

5àsec

A rede de lavanderia self-service, onde o cliente tem a autonomia dentro da unidade. Neste modelo, destinado à shopping centers, condomínios residenciais e comerciais, toda a operação é feita via aplicativo. O consumidor preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar e colocar na secadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$35 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 24 a 40 meses

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Lavô

Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a Lavô, maior franquia de lavanderias self-service do Brasil, dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio do sistema online. A gestão inteligente permite ao franqueado ser responsável apenas por repor o estoque de sabão e amaciante, sem necessidade de intervenção no atendimento dos clientes. Atualmente a rede possui 300 unidades inauguradas e mais de mil comercializadas em todo o país.

  • Investimento: a partir de R$199 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 20 a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 meses em média

Fonte: Exame

Negócios

Zuckerberg Desperdiçou Seu Talento em IA, Agora, Está Gastando Bilhões para Substituí-lo

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Meta estava repleta de talentos de ponta em IA, até que parou de funcionar. Anos antes da onda de compras de Mark Zuckerberg, a empresa contratou os pesquisadores e engenheiros que, em última análise, partiriam para fundar grandes empresas de IA: os fundadores da Perplexity, Mistral, Fireworks AI e World Labs, todos vieram do laboratório de IA da empresa controladora do Facebook. E, à medida que o boom da IA impulsionou a construção de modelos cada vez mais capazes, outros migraram para rivais como OpenAI, Anthropic e Google.

A fuga de talentos dos últimos anos tem sido difícil, disseram três ex-funcionários da Meta AI à Forbes . “Eles já tinham os melhores profissionais e os perderam para a OpenAI… Este é o Mark tentando desfazer a perda de talentos”, disse um ex-funcionário da Meta AI. E mesmo com Zuckerberg fazendo ofertas impressionantes para pesquisadores de IA de ponta, a gigante das mídias sociais continua perdendo os que sobraram.

Hoje em dia, quando se trata de recrutar pesquisadores de IA de alto calibre, a Meta costuma ser deixada de lado. Fontes de algumas das maiores empresas de IA do Vale do Silício disseram que, antes das novas contratações dos últimos meses, os talentos da Meta não atendiam aos requisitos de contratação. “Podemos estar interessados em contratar algumas das novas pessoas que o Mark está contratando agora . Mas já faz um tempo que não nos interessamos particularmente pelas pessoas que já estavam lá”, disse à Forbes um executivo sênior de uma das principais empresas de IA de ponta .

Um fundador de startup de IA

O Google contratou menos de duas dúzias de funcionários de IA da Meta desde o outono passado, de acordo com uma pessoa familiarizada com as contratações do Google, em comparação com as centenas de pesquisadores e engenheiros de IA que contratou no mesmo período. Essa pessoa disse à Forbes que a “crença predominante” é que a Meta não tinha muitos talentos disponíveis para recrutar. O Google não quis comentar.

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Isso deu um ar de desespero às tentativas de Zuckerberg de atacar empresas como a OpenAI e a Thinking Machine Labs, a startup iniciante liderada pela ex-CTO da OpenAI, Mira Murati, com ofertas de nove dígitos e promessas de computação quase ilimitada. Em pelo menos dois casos, o CEO da Meta ofereceu pacotes salariais no valor de mais de US$ 1 bilhão, distribuídos ao longo de vários anos, de acordo com o The Wall Street Journal. Ele teria contratado pelo menos 18 pesquisadores da OpenAI, mas muitos também o recusaram, apostando em maior impacto e melhores retornos sobre seu patrimônio.

A Meta negou veementemente ter tido problemas com talentos e retenção de IA. “Os fatos subjacentes claramente não corroboram essa história, mas isso não impediu que fontes anônimas com interesses pessoais divulgassem essa narrativa ou que a Forbes a publicasse”, disse o porta-voz Ryan Daniels em um comunicado.

O CEO da Anthropic, Dario Amodei, disse ter conversado com funcionários da Anthropic que receberam ofertas da Meta e não as aceitaram, acrescentando que sua empresa não renegociaria os salários dos funcionários com base nessas ofertas. “Se Mark Zuckerberg joga um dardo em um alvo e acerta seu nome, isso não significa que você deva receber dez vezes mais do que o cara ao seu lado que é tão habilidoso e talentoso quanto você”, disse ele no mês passado no Big Technology Podcast. A Anthropic não quis comentar.

A Anthropic tem uma taxa de retenção de 80%, a mais alta entre os laboratórios de fronteira, de acordo com um relatório de maio da empresa de capital de risco SignalFire . As descobertas se baseiam em dados coletados para todas as funções de tempo integral, incluindo engenharia, vendas e RH, e não especificamente para pesquisadores de IA. Em comparação, a DeepMind tem 78%, a OpenAI 67% e a Meta fica atrás, com 64%.

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Um relatório de agosto da empresa, com foco amplo em talentos de engenharia, observou que a Meta está contratando engenheiros agressivamente em toda a empresa duas vezes mais rápido do que os perde. “Algumas movimentações de saída ajudam a explicar por que a Meta está investindo tanto na reconstrução e expansão de seu banco de dados técnico”, disse Jarod Reyes, chefe da comunidade de desenvolvedores da SignalFire. “Isso reflete a intensidade da competição por talentos seniores em IA e a pressão que até mesmo as grandes empresas sentem para complementar a experiência enquanto escalam novas iniciativas.”

Em junho, Zuckerberg contratou Alexandr Wang, ex-CEO de 28 anos da gigante de rotulagem de dados Scale AI, e adquiriu uma participação de 49% na empresa. Wang foi encarregado de liderar um novo laboratório dentro da Meta focado na construção da chamada “superinteligência” — um sistema de inteligência artificial que supera os humanos em uma série de tarefas cognitivas. Ele foi acompanhado por Nat Friedman, um importante investidor focado em IA e ex-CEO do GitHub, bem como cerca de uma dúzia de pesquisadores de ponta recém-contratados da OpenAI, Google DeepMind e Anthropic, alguns dos quais teriam recebido ofertas de US$ 100 milhões a US$ 300 milhões em pacotes de pagamento distribuídos por quatro anos. (A Meta disse que o tamanho das ofertas estava sendo deturpado.)

No final de junho, a Meta contratou Daniel Gross, importante investidor em IA e ex-CEO da startup de IA Safe Superintelligence, avaliada em US$ 32 bilhões, que ele cofundou com o ex-chefe de pesquisa da OpenAI, Ilya Sutskevar.
Não estamos oferecendo US$ 2 bilhões para as pessoas se juntarem. Não precisamos. Também não temos US$ 2 bilhões para oferecer. Zuckerberg também tentou reconquistar pessoas que a Meta havia perdido anteriormente, recontratando o ex-diretor sênior de engenharia da empresa, Joel Pobar, e o ex-engenheiro de pesquisa Anton Bakhtin, que havia saído para trabalhar na Anthropic em 2023, de acordo com o The Wall Street Journal. Eles não responderam aos pedidos de comentário.

Enquanto isso, pessoas continuam deixando a empresa. Em 2024, a empresa controladora do Facebook foi a segunda gigante da tecnologia mais contratada entre todos os cargos de tempo integral , com 4,3% dos novos funcionários em laboratórios de IA vindos da empresa, de acordo com o relatório SignalFire de maio . (O Google — excluindo sua unidade DeepMind — foi a gigante da tecnologia mais contratada.)

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Na semana passada, a Anthropic contratou Laurens van der Maaten, ex-pesquisador renomado da Meta, que coliderou a estratégia de pesquisa para os principais modelos Llama da gigante social, como membro da equipe técnica da Anthropic. Em junho, a startup de IA empresarial Writer recrutou Dan Bikel, ex-pesquisador sênior e líder de tecnologia da Meta, como seu chefe de IA. Na Meta, Bikel liderou pesquisas aplicadas para agentes de IA, sistemas que podem executar ações específicas de forma autônoma. Cristian Canton, que liderou a Responsible AI na Meta, deixou a empresa em maio para ingressar no centro de pesquisa público Barcelona Supercomputing Center. A empresa perdeu Naman Goyal, ex-engenheiro de software da FAIR, e Shaojie Bai, ex-pesquisador sênior de IA, para o Thinking Machine Labs em março. E a Microsoft teria criado uma lista de seus engenheiros e pesquisadores da Meta mais procurados e também determinou que as ofertas da empresa fossem equiparadas, de acordo com o Business Insider.

Na startup francesa de IA Mistral, pelo menos nove cientistas de pesquisa em IA vieram diretamente da Meta desde a fundação da startup em abril de 2023, de acordo com pesquisas no LinkedIn realizadas pela Forbes . Na Meta, eles trabalharam no treinamento de versões iniciais do Llama. Duas dessas contratações foram feitas nos últimos três meses. E Elon Musk afirmou recentemente que a xAI recrutou vários engenheiros da Meta, sem desembolsar quantias “insanas” e “insustentavelmente altas” em remuneração. Desde janeiro, a xAI contratou 14 engenheiros da Meta, informou o Business Insider .

Uma Cultura de Caos

Em dezembro de 2013, a Meta lançou o FAIR, seu laboratório interno dedicado à IA. (Lançado como Facebook AI Research, o F foi reaproveitado para “Fundamental” após a empresa mudar de nome para Meta em 2021.) Liderado pelo renomado professor da NYU, Yann LeCun, o laboratório era considerado na época um dos melhores empregadores para quem buscava desenvolver IA de ponta. O laboratório contribuiu para pesquisas pioneiras em visão computacional e processamento de linguagem natural. Aqueles foram os “anos dourados da pesquisa em IA”, disse um ex-cientista pesquisador da Meta.

Em fevereiro de 2023, a empresa consolidou sua pesquisa de IA sob uma equipe mais focada em produtos chamada GenAI em vez de FAIR. Embora a FAIR ainda esteja por aí, ela tem “morrido lentamente” dentro da Meta, onde recebeu menos recursos de computação e sofreu com grandes saídas . “Zuck nunca deveria ter tornado a FAIR menos importante”, disse o cientista pesquisador. A Meta negou na época que a FAIR tivesse perdido importância e, em vez disso, disse que é um novo começo para o laboratório, onde pode se concentrar em projetos de longo prazo. A Meta disse que a FAIR e a GenAI trabalham juntas, o que ajuda a coordenar melhor as duas equipes e a tomar decisões mais rapidamente.

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A equipe recém-formada da GenAI foi solicitada a correr, trabalhando até altas horas da noite e nos fins de semana para lançar produtos de IA, como o assistente de IA conversacional da Meta e os personagens de IA que Zuckerberg mais tarde revelaria ao mundo na Meta Connect de 2023, a conferência anual de produtos da empresa, disse um terceiro ex-pesquisador sênior. “Basicamente, tivemos seis meses para ir do zero ao lançamento”, disse o pesquisador sênior, que foi retirado de outra equipe para se juntar à GenAI, que começou com 200 a 300 funcionários e cresceu para quase 1.000.

Mercenários versus Missionários

Para os rivais que tentam se defender dos incentivos financeiros de Zuckerberg para causar choque e espanto, a visão é que ele está apelando para mercenários disponíveis para quem pagar mais. A ideia é que eles são antitéticos à Meta porque atraem verdadeiros crentes e “missionários”.

“Tenho orgulho de como nossa indústria é orientada para missões como um todo; é claro que sempre haverá alguns mercenários”, escreveu Sam Altman, chefe da OpenAI, em uma carta aos funcionários em julho. “Missionários vencerão mercenários”, acrescentou, observando: “Acredito que as ações da OpenAI têm muito, muito mais potencial de valorização do que as da Meta. Mas acho importante que uma grande valorização venha depois de um grande sucesso; o que a Meta está fazendo, na minha opinião, levará a problemas culturais muito profundos.” A OpenAI respondeu à pressão, supostamente ajustando salários e oferecendo bônus de até milhões de dólares às equipes de pesquisa e engenharia.

“As grandes empresas de tecnologia têm uma visão tão mercenária dessa corrida pela necessidade de controlar a produção da tecnologia que todos nós almejamos, a IA”, disse May Habib, CEO da startup de IA empresarial Writer. “Há uma humanidade que eu acho que se perdeu, pois ouvi os candidatos descreverem a cultura interna das empresas que estão deixando.”

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Um fundador de startup de IA descreveu uma “mudança cultural” dentro da Meta, dizendo que começou a ver um grupo maior de candidatos vindos da empresa. “Tendemos a contratar mais missionários do que mercenários. Então, não estamos oferecendo US$ 2 bilhões para as pessoas se juntarem. Não precisamos. Também não temos US$ 2 bilhões para oferecer salários às pessoas”, disse ele.

O Facebook, é claro, também lidou com sua parcela de bagagem que pode dificultar sua venda para novatos. Na última década, a gigante da tecnologia tem se arrastado em meio a controvérsias relacionadas à interferência eleitoral, radicalização, desinformação e à saúde mental e bem-estar de adolescentes. LeCun, que não respondeu aos pedidos de entrevista, já havia reconhecido que esses “olhos roxos” também poderiam impactar a percepção pública do laboratório de pesquisa da empresa. “A Meta está se recuperando lentamente de um problema de imagem”, disse ele à Forbes em 2023. “Certamente há uma atitude um pouco negativa.”

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IA, Carreira e Remuneração: Os 3 Pilares da Retenção de Talentos

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

É impossível não se deparar diariamente com pelo menos uma matéria na sua timeline sobre a rotatividade dos profissionais, o menor engajamento das novas gerações ou a dificuldade de atrair e reter talentos.

Esse movimento é real e traz diferentes níveis de impacto para as organizações, desde a perda de conhecimento até a queda na produtividade, além do aumento dos custos com recrutamento, treinamento e escalada nos valores salariais para a atração de profissionais qualificados.

Não tem sido fácil manter a aderência à estratégia de remuneração quando o estado geral é de constante urgência, num eterno apagar de incêndios. Se não há substitutos internos e não há opção de se fazer um processo seletivo mais longo, de forma a encontrar as pessoas com os níveis de experiência, de expectativa salarial e com o alinhamento cultural adequados para a realidade da empresa, esse ciclo vicioso não tem fim.

Mas qual seria a solução para esse dilema?

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Pesquisas indicam que uma das principais razões para os profissionais deixarem seus empregos é a falta de perspectiva de carreira. Eles também estão em busca de mais flexibilidade, qualidade de vida, acolhimento e reconhecimento. Mas de forma prática, a empresa precisa dar oportunidade de crescimento e mostrar que valoriza o resultado entregue pelos profissionais.

IA na gestão e retenção de talentos

Abrir portar reais de aprendizado e de desenvolvimento traz melhorias nos índices de retenção de funcionários, além de melhorar o desempenho corporativo. Em estudo recente da Korn Ferry, mais de dois terços dos 10 mil participantes disseram que permaneceriam em uma empresa se ela oferecesse oportunidades de aprimoramento e desenvolvimento profissional, mesmo que estivessem insatisfeitos com suas atribuições. E para dar conta desses anseios, uma pesquisa da Gartner estima que 30% das grandes empresas globais implementarão marketplaces de talentos impulsionados por IA este ano.

É possível aproveitar a tecnologia para a construção de um banco de dados robusto para a gestão de talentos internos, agilizando a criação e atualização de perfis dos funcionários, além de permitir o cruzamento de dados a partir das necessidades da empresa e dos interesses e aspirações de carreira dos profissionais.

Esses sistemas de gestão de talentos também trazem às organizações uma visão mais aprofundada sobre as habilidades que lhes faltam internamente, para que possam desenvolver estratégias de planejamento da força de trabalho mais robustas, sem precisarem pagar mais caro para trazer o conhecimento pronto quando o calo aperta.

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Movimentos laterais na carreira

A promoção de alguém a um cargo maior depende de uma necessidade do negócio e não somente do profissional estar pronto para o novo papel. Mas ainda que não haja espaço para crescimento vertical na área atual, sempre há oportunidade de oferecer desenvolvimento, desafios, projetos e experiências lateralmente, em outros processos da área ou em outras áreas da empresa. Fazer sempre a mesma coisa por muito tempo cansa e frustra!

Sim, o gestor ainda “perderia” um membro de alta performance da equipe, mas manteria o conhecimento dentro da empresa, sendo que o profissional ainda pode atuar como mentor do novo ocupante de seu cargo anterior. As movimentações internas resultam em maior retenção, mais agilidade no preenchimento de vagas, redução de custos de recrutamento e ganhos de produtividade.

Mas a tecnologia, sozinha, não faz milagres. É necessário preparar as lideranças para serem protagonistas do desenvolvimento de suas equipes, além de ter um modelo de remuneração com critérios claros e sustentáveis para esta dança das cadeiras.

No fim das contas, a gestão de pessoas é uma engrenagem estratégica — e quem não souber operá-la com precisão vai perder competitividade, uma demissão por vez.

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Medo da Super IA Faz Estudantes Abandonarem Harvard

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Quando Alice Blair ingressou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) como caloura em 2023, estava empolgada para cursar ciência da computação e conhecer outras pessoas preocupadas em garantir que a inteligência artificial fosse desenvolvida de forma benéfica para a humanidade.

Agora, ela está em uma licença permanente, apavorada com a possibilidade do surgimento da chamada “inteligência artificial geral” (AGI, na sigla em inglês) levar ao fim da raça humana. AGI é uma IA hipotética que poderia desempenhar várias funções tão bem quanto seres humanos. “Me preocupei com a possibilidade de não estar viva para me formar por causa da AGI”, disse Blair, que é de Berkeley, na Califórnia. “Acredito que, na grande maioria dos cenários, do jeito que estamos caminhando em direção à AGI, o resultado será a extinção da humanidade.”

Ela conseguiu um trabalho como redatora técnica no Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos voltada à pesquisa sobre segurança em IA, onde colabora com boletins informativos e artigos científicos. Blair não pretende voltar ao MIT. “Acho que meu futuro está no mundo real.”

E ela não está sozinha. Outros estudantes também estão assustados com o impacto devastador que a IA pode causar no futuro da humanidade, caso se torne senciente e decida que os humanos são um obstáculo.

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Riscos do avanço da IA

Segundo um relatório encomendado pelo Departamento de Estado dos EUA em 2024, há um risco real de eventos em nível de extinção, dada a velocidade com que a IA está sendo desenvolvida. Iniciativas para criar salvaguardas contra esse cenário cresceram exponencialmente nos últimos anos, tanto em ONGs financiadas por bilionários – como o próprio Center for AI Safety – quanto em empresas como a Anthropic.
Muitos pesquisadores discordam dessa visão. “A extinção da humanidade parece extremamente improvável”, disse à Forbes Gary Marcus, professor emérito da Universidade de Nova York que estuda a intersecção entre psicologia e IA. “Mas trabalhar com segurança em IA é algo nobre, e há pouquíssimo trabalho atual que forneça respostas.”

Mesmo assim, o campo da segurança em IA e a promessa de evitar os piores efeitos dessa tecnologia têm levado jovens a abandonar a universidade. Adam Kaufman, estudante de física e ciência da computação, deixou a Universidade de Harvard no final do ano passado para trabalhar em tempo integral na Redwood Research, uma ONG que estuda sistemas de IA enganosos que poderiam agir contra os interesses humanos.

“Estou bastante preocupado com os riscos e acho que o mais importante agora é trabalhar para mitigá-los”, disse Kaufman. “E, de forma mais egoísta, acho tudo isso muito interessante. Trabalho com as pessoas mais inteligentes que já conheci, em problemas super relevantes.”
Seu irmão, seu colega de quarto e sua namorada também trancaram a matrícula em Harvard – todos agora trabalham na OpenAI.

A inteligência artificial vai roubar o seu emprego?

Outros estudantes têm medo da AGI não pela possibilidade de destruição da humanidade, mas por representar uma ameaça às suas carreiras antes mesmo que elas comecem. Metade dos 326 alunos de Harvard entrevistados por uma pesquisa da associação estudantil e do clube de segurança em IA da universidade disseram estar preocupados com o impacto da IA no mercado de trabalho.

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“Se sua carreira pode ser automatizada até o fim dessa década, cada ano na faculdade é um ano a menos de uma carreira já curta”, afirmou Nikola Jurković, que se formou em Harvard em maio e liderava a área de preparação para inteligência artificial geral no grupo estudantil. “Acredito pessoalmente que a AGI pode surgir em cerca de quatro anos e que a automação total da economia pode acontecer em cinco ou seis.”

Algumas empresas estão promovendo demissões em massa. Outras estão contratando menos estagiários e recém-formados porque a IA consegue executar muitas dessas funções. O CEO da Anthropic, Dario Amodei, alertou que a IA pode eliminar metade dos empregos de nível inicial no setor corporativo e fazer a taxa de desemprego subir para 20% nos próximos anos.

Estudantes temem que essa transformação se acelere drasticamente quando a AGI de fato surgir, embora não haja consenso sobre quando isso acontecerá. O CEO da OpenAI, Sam Altman, acredita que ela será desenvolvida antes de 2029. Já Demis Hassabis, CEO do Google DeepMind, estima que isso ocorrerá entre cinco e dez anos. Jurković acha que pode ser antes: ele coassinou uma previsão de cronograma para o AI Futures Project, que projeta a automação da maioria dos empregos administrativos e corporativos até 2030.

Outros especialistas discordam. “É extremamente improvável que a AGI surja nos próximos cinco anos”, afirmou Marcus. “É apenas marketing dizer o contrário, quando ainda há tantos problemas centrais — como alucinações e erros de raciocínio — não resolvidos.” Ele destacou que, até agora, despejar mais dados e poder computacional nos modelos não foi suficiente para torná-los tão sofisticados quanto os humanos.

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Jovens abandonam a universidade para empreender

Enquanto continuam as incertezas sobre quando a AGI vai chegar — e sobre o valor de um diploma universitário num mundo transformado pela inteligência artificial —, muitos estudantes estão com pressa de iniciar suas carreiras, temendo que logo seja tarde demais.

Esse movimento tem levado diversos alunos a largar a faculdade para abrir suas próprias empresas. Desde 2023, vários deixaram os estudos para se lançar na corrida da IA, inspirados por histórias de sucesso como as de Altman e Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

Michael Truell, CEO da Anysphere, hoje com 24 anos, e Brendan Foody, CEO da Mercor, com 22, abandonaram o MIT e a Universidade de Georgetown, respectivamente, para tocar suas startups. A Anysphere foi avaliada recentemente em US$ 9,9 bilhões, enquanto a Mercor já levantou mais de US$ 100 milhões.

Com a AGI ameaçando substituir o trabalho humano por completo, muitos jovens enxergam uma corrida contra o tempo, além de uma grande oportunidade.

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Jared Mantell estudava economia e ciência da computação na Universidade Washington antes de abandonar os estudos para se dedicar integralmente à sua startup, a dashCrystal, que busca automatizar o design de eletrônicos. A empresa já arrecadou mais de US$ 800 mil, com uma avaliação próxima de US$ 20 milhões.

Largar a faculdade, no entanto, significa abrir mão dos benefícios de um diploma. De acordo com o Pew Research Center, jovens adultos com diploma de bacharel ou mais ganham, em média, pelo menos US$ 20 mil a mais por ano do que aqueles sem diploma. E num mundo onde os empregos de entrada estão sendo substituídos pela IA, não ter uma graduação pode limitar ainda mais as oportunidades para os mais jovens.

Até o cofundador da Y Combinator — uma das aceleradoras de startups mais conhecidas por investir em fundadores que largaram a faculdade — acredita que os estudantes devem permanecer na universidade. “Não largue a faculdade para abrir uma startup ou trabalhar em uma”, escreveu Paul Graham no X (antigo Twitter), em julho. “Outras (e provavelmente melhores) oportunidades vão surgir. Mas os anos da faculdade não voltam.”

Alice Blair reconhece que deixar os estudos não é para todo mundo. “É muito difícil e desgastante abandonar a faculdade cedo e conseguir um emprego”, afirmou. “Só recomendaria isso para pessoas extremamente resilientes, que sintam que já foram devidamente preparadas pela faculdade para trabalhar.”

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*Victoria Feng é colaboradora da Forbes US. Ela é estagiária na editoria de tecnologia e inovação. Estuda na Universidade da Pensilvânia e já atuou como estagiária na ABC News e na NBC News.

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