Negócios
Conheça 23 franquias baratas para empreender sem funcionários a partir de R$ 4,5 mil

A decisão de abrir o próprio empreendimento parece ser uma aposta arriscada. Para quem não quer assumir um grande compromisso de imediato, uma ótima alternativa é investir em um negócio que não precise de funcionários, ou seja, o empreendedor atua sozinho, sendo responsável por todas as etapas do empreendimento.
Como a operação não precisa de funcionários, a maioria das redes tem o investimento inicial abaixo de R$ 100 mil, o que as caracteriza como microfranquias — também conhecidas como as franquias mais baratas do mercado. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou no início deste ano um ranking com as 10 maiores microfranquias de 2022.
Essa tendência, que ganhou força no início da pandemia, hoje faz parte do dia a dia de condomínios, hotéis, academias, supermercados, bares, lanchonetes e até mesmo em restaurantes. E para quem deseja ter um empreendimento individual, listamos abaixo 23 opções franquias. Confira:
Yes! Cosmetics
Desde 2000, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, investindo em alta qualidade e preços acessíveis. Em 2016, a marca entrou no franchising e já tem mais de 100 unidades em todo o Brasil. No modelo Cápsula, lançado em 2022, o franqueado pode trabalhar sozinho. O modelo é compacto para espaços de 3m², desenvolvido para ser inaugurado em galerias, estações de trem e supermercados. Com isso, apenas uma pessoa para o atendimento ao cliente e administração do caixa e estoque é o suficiente.
- Investimento: a partir de R$ 70 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
- Prazo de retorno do investimento: 10 a 15 meses
Airlocker
A rede de armários inteligentes foi fundada em 2019 para facilitar a vida das pessoas com a solução conveniente para recebimento de produtos 24 horas por dia, 7 dias na semana. Atualmente são 27 franquias em operação em condomínios e prédios residenciais e comerciais, tanto em portarias como em lavanderias, além de clubes, postos de combustíveis, co-working e co-living, grandes lojas, farmácias, shopping centers e academias.
- Investimento inicial: a partir de R$ 71 mil em dois lockers padrão com 9 portas cada, já incluindo a taxa de franquia.
- Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 21 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Elimp
A rede é especializada em limpeza, higienização e impermeabilização de estofados em geral, tanto residencial quanto comercial. O franqueado trabalha home based, não sendo necessário locar um espaço próprio para a negócio, e presta serviços de higienização e impermeabilização de estofados e couro, além de limpeza de carpete e colchões. Tudo é feito a seco, com maquinários especializados e de última geração. A marca conta com uma equipe experiente para dar todo o suporte necessário para o crescimento sustentável da rede.
- Investimento inicial: a partir de 25 mil, já incluso o valor da taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 15mil
- Prazo de retorno do investimento: 03 a 09 meses
Minha Quitandinha
Com o intuito de levar comodidade para o consumidor, a rede de mini mercados autônomos Minha Quitandinha opera com base no honest market (mercado honesto). As lojas atuam em complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra. Desta maneira, o empreendedor trabalha sozinho, sendo responsável apenas pelo gerenciamento do empreendimento, que conta com um suporte da rede. A marca, que apresenta uma atuação nacional, disponibiliza um portfólio com uma média de 700 produtos, que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.
- Investimento: a partir de R$ 42 mil (inclui taxa de franquia e instalação)
- Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
- Prazo de retorno do investimento: 10 a 18 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CotaFácil
Maior rede de franquias de seguros e consórcios do Brasil, a CotaFácil nasceu em 2015 na cidade de Umuarama, no Paraná, com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que tem o desejo de se tornarem donos do próprio negócio. Hoje são mais de 207 unidades em operação e o franqueado é responsável por prospectar e atender o cliente, trabalhando de casa.
- Investimento: a partir de R$ 13.997 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80mil
- Previsão de retorno: entre 6 e 12 meses
CleanNew
Criada em 2015, a rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, presente em 22 estados e também no exterior. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos ou aeronaves e podem ser realizados por apenas uma pessoa.
- Investimento: a partir de R$ 59.900 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
- Faturamento médio mensal: de R$ 14 mil a R$ 30 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 6 a 12 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Santa Carga
A rede atua no segmento de WiFi marketing, com mídias que aparecem no totens que também carrega celulares, ou seja, além de disponibilizar Wi-Fi, o aparelho ainda veicula notícias e publicidade digital. Hoje a rede é a maior franquia de totens de celular do Brasil, presente em quase todos os estados do país, com mais de 360 operações, além de duas unidades no Paraguai.
- Investimento inicial: a partir de R$19.900 mil (inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro)
- Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
- Prazo de retorno do investimento: 8 a 18 meses
Mr. Fit
Pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, a rede oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No modelo home office, o franqueado pode vender refeições congeladas sem sair de casa com a ajuda de aplicativos de entrega. Atualmente são 514 unidades em 26 estados brasileiros e a rede está em processo de internacionalização para fincar a bandeira na Europa e EUA.
- Investimento inicial: a partir de R$ 4.520 mil (inclui taxa de franquia, estoque inicial com 120 itens, 100 sacolas e primeiro frete grátis)
- Faturamento médio mensal: de R$ 2 a 20 mil
- Prazo de retorno: de 4 a 12 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CredFácil
Com know-how de quase duas décadas, a rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito. No modelo home based, o franqueado trabalha de casa e não tem custos com aluguéis. Atualmente conta com 1020 unidades por todo o Brasil.
- Investimento inicial: A partir de R$ 19.997 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Prazo de retorno: 6 meses
Otto Energy
A rede oferece serviços de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica para autoconsumo ou investimento, por meio da energia limpa, barata e simples, garantindo redução de custos e contribuindo para uma economia de baixo carbono. O franqueado não precisa de funcionário no modelo home based e fica responsável pela prospecção dos clientes.
- Investimento inicial: a partir de R$ 29.500 mil no modelo home based, já com a taxa de franquia.
- Faturamento médio mensal: R$13 mil
- Prazo de retorno do investimento: 5 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
É Seguro Corretora
O Grupo É Seguro atua com mais de 14 segmentos como seguros, consórcios, seguro residencial, telemedicina, plano odontológico, recebimento de boletos via máquina de cartão de crédito. No site, pela ferramenta de e-commerce, o cliente realiza a contratação de vários serviços 100% online diretamente na companhia indicada pela empresa.
- Investimento inicial: R$ 14,9 mil, já com taxa de franquia inclusa no valor
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Prazo de retorno do investimento: 6 a 12 meses
Seld Lavanderia
A Seld Lavanderia é uma franquia que atua no segmento de prestação de serviços com lavanderias de autoatendimento. Com operação automatizada, basta o cliente seguir o passo a passo para utilização dos serviços, através de totens com os serviços disponíveis.
- Investimento inicial: A partir de R$ 150 mil e ainda tem a opção de financiar as máquinas de lava e seca reduzindo assim o investimento inicial.
- Faturamento médio mensal: R$ 20 mil a R$ 25 mil, com margens que superam os 50%
- Prazo de retorno do investimento: Entre 12 e 18 meses.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Stuqui Projetos
A rede de franquias home based criada especialmente para engenheiros e arquitetos. Um dos grandes diferenciais da rede é que ela já entrega clientes para os seus franqueados, já que possui parceria com diversos bancos que redirecionam os seus clientes para a rede. A rede trabalha em três setores: vistoria técnica, avaliação de imóveis e laudo de patologias. O franqueado pode realizar um, dois ou três serviços. Quanto maior o número de serviços que ele atende, maior também o seu faturamento.
- Investimento inicial: R$ 25.444 mil
- Faturamento médio mensal: : R$ 12 mil
- Tempo de retorno: 3 meses
Torky
A franquia de reparo de instrumentos musicais de corda. A rede não precisa de funcionários e o franqueado passa por treinamento intensivo para trabalhar com o modelo de microfranquia, o case Torky, uma bag reparadora que inclui 50 ferramentas para realizar cerca de 70 serviços como regulagem, troca de trastes, limpeza, blindagem e personalização.
- Investimento inicial: R$ 18.800 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 4 mil a R$ 8 mil
- Tempo de retorno: 12 a 15 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Maria Gasolina Express
A loja de conveniência gourmet para condomínios residenciais e empresariais. Por se tratar de autosserviço, no qual o consumidor realiza as próprias compras e as paga sem ajuda de atendente, não requer funcionários. O franqueado assume as atividades de fazer as compras e repor o estoque da loja, que é todo automatizado. Até a limpeza do local fica sob a responsabilidade do próprio condomínio, já estipulada em contrato.
- Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil (é uma microfranquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
- Prazo de retorno do investimento: em média 22 meses
300C Consultoria & Educação
Com mais de 20 operações no Brasil,a franquia é homebased e transforma o empreendedor em um especialista de negócios. Com as ferramentas oferecidas pela franqueadora, o empreendedor consegue, sozinho, fazer o trabalho de apresentação da marca que está voltada para a capacitação e educação de empresários, que desejam formatar ou acelerar a empresa, transformando-a em uma franquia de sucesso.
- Investimento Inicial: a partir de R$ 35 mil (com taxa de franquia, estrutura, treinamento, suporte e capital de giro)
- Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
- Retorno do investimento: 6 meses
AF Crédito Soluções Financeiras
Única franquia financeira a oferecer o modelo totem, um sistema de autocontratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas, funcionário público e adiantamento de FGTS. A plataforma conta com contratação 100% diretamente no próprio totem, ou seja, sem a necessidade de funcionários onde o cliente faz toda interação digital e em poucos minutos consegue ter acesso ao serviço a ser contratado. O totem também conta com meio de pagamento onde o cliente final consegue pagar qualquer boleto com código de barras no cartão de débito ou parcelado no crédito em até 12 vezes.
- Investimento inicial: R$ 47.900 no modelo totem, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 8 mil (faturamento bruto são as comissões auferidas)
- Prazo de retorno do investimento: 6 meses
Cuidare
A rede de cuidadores conta com profissionais capacitados e treinados para levar um serviço de qualidade a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, assim como pessoas em convalescença e no pós-operatório. O franqueado pode gerir o negócio sozinho, desde que seja capacitado como cuidador.
- Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil a depender do tamanho da cidade, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil
- Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Premyer Franchising
A marca é especializada em impermeabilização de tecidos, estofados, tapetes e carpetes, além de sanitização de ambientes. Recém entrada para o franchising, a marca já possui 5 unidades e oferece treinamento aos franqueados, desta forma, ele pode cuidar de toda a operação por conta própria.
- Investimento inicial: a partir de R$ 31.000 mil já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: de R$ 7 a 27 mil
- Prazo de retorno do investimento: 6 a 18 meses
Sofá Smart
Especializada em serviços de limpeza, higienização e impermeabilização de estofados comerciais, residenciais e automotivos. A franqueadora dispões de treinamentos voltados tanto para a operação quanto para a gestão, capacitando o franqueado a gerir de forma autônoma a sua unidade.
- Investimento inicial: R$16.900 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 4 a 6 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Balcão Urbano
Uma franqueadora com marcas próprias de vários segmentos e que para a indústria e varejo, desenvolve novos canais de vendas e serviços através das vending machines personalizadas
- Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
- Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses
5àsec
A rede de lavanderia self-service, onde o cliente tem a autonomia dentro da unidade. Neste modelo, destinado à shopping centers, condomínios residenciais e comerciais, toda a operação é feita via aplicativo. O consumidor preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar e colocar na secadora.
- Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$35 mil
- Prazo de retorno do investimento: 24 a 40 meses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Lavô
Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a Lavô, maior franquia de lavanderias self-service do Brasil, dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio do sistema online. A gestão inteligente permite ao franqueado ser responsável apenas por repor o estoque de sabão e amaciante, sem necessidade de intervenção no atendimento dos clientes. Atualmente a rede possui 300 unidades inauguradas e mais de mil comercializadas em todo o país.
- Investimento: a partir de R$199 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
- Faturamento médio mensal: de R$ 20 a R$ 30 mil
- Prazo de retorno do investimento: 18 meses em média
Fonte: Exame
Negócios
CEO da Elanco Leva a Disciplina do Esporte Para a Liderança

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Fernanda Hoe, 45 anos, é a primeira mulher a assumir a liderança da operação brasileira da Elanco Saúde Animal, multinacional norte-americana com 70 anos de tradição, presente em mais de 90 países e uma das maiores do setor no mundo. A executiva é um dos destaques da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025.
Médica-veterinária formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), com mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA na FGV (Fundação Getulio Vargas), construiu uma carreira que combina rigor técnico, visão estratégica e gestão de pessoas – atributos que hoje sustentam sua posição no comando de uma empresa que movimenta um mercado em expansão no Brasil, tanto no segmento de animais de produção (bovinos, aves, suínos e peixes) quanto no de companhia (cachorros e gatos).
Sua trajetória profissional começou no sul de Minas, em programa de qualidade do leite, área que a levou ao mestrado no exterior e, mais tarde, de volta ao país para integrar a então Pfizer (hoje Zoetis). Lá, foram oito anos em funções técnicas e comerciais, até que a curiosidade pelo marketing a levou a assumir outras posições e, posteriormente, a ingressar na Elanco, em 2013. Seguiu por diferentes áreas, incluindo as gerenciais, consolidando-se como executiva versátil até alcançar, em 2021, a direção-geral da companhia no Brasil.
“Temos registrado uma evolução consistente, mesmo diante de um cenário altamente dinâmico.”
Fernanda Hoe, CEO da Elanco Brasil
Fernanda atribui muito de sua força de liderança ao esporte. Nadadora de travessias em mar aberto – como a exigente Fuga das Ilhas, circuito de quase dois quilômetros na Barra do Sahy, no litoral de São Paulo –, vê nos treinos a metáfora de sua carreira: foco, persistência e gestão precisa do tempo. “O esporte traz para mim a importância de se dedicar com constância para atingir um objetivo”, afirma.
Paulistana, filha de um engenheiro e uma psicóloga, mantém laços estreitos com família e amigos e já participou de um programa de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade em casa. Essa dimensão pessoal reforça sua convicção de que liderança é também sobre cuidado. Em um setor ainda marcado pela predominância masculina, sua chegada ao topo abriu caminho para outras profissionais da saúde animal seguirem carreira corporativa.
À frente de um time de 350 pessoas no Brasil, Fernanda conduz a Elanco com o desafio de equilibrar produtividade, inovação e sustentabilidade – missão que vai além do cuidado com os animais, alcançando clientes, colaboradores e sociedade. A companhia, que em 2024 registrou receita de US$ 4,4 bilhões, estima alcançar entre US$ 4,57 e US$ 4,62 bilhões em 2025. “Temos registrado uma evolução consistente, mesmo diante de um cenário altamente dinâmico.”
Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.
O post CEO da Elanco Leva a Disciplina do Esporte Para a Liderança apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
“Skillcations”: A Tendência de Usar as Férias para Aprender Algo Novo

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Se você é como a maioria dos profissionais, provavelmente já está planejando as férias do próximo ano. Talvez tenha em mente aquele descanso dos sonhos: relaxar à beira da piscina, colocar o sono em dia ou maratonar séries. Mas então vem a lembrança de voltar para casa se sentindo ainda mais exausto e sem energia no trabalho.
Um novo tipo de férias, que ganhou o nome de “skillcation”, está mais popular, e quem adota essa tendência descreve uma sensação completamente diferente ao retornar ao escritório. A ideia é utilizar os dias de folga para aprimorar e atualizar habilidades existentes ou aprender novas competências que possam impulsionar suas vidas e carreiras.
David Dominguez, vice-presidente de pessoas da plataforma digital suíça Smallpdf, explica que as “skillcations” estão em alta porque unem o melhor dos dois mundos: crescimento pessoal e cultura de produtividade. “Aprender uma nova habilidade enquanto viaja pode ser uma forma de otimizar o tempo livre”, afirma. “A tendência combina o lazer das férias com pontos de virada na trajetória profissional.”
Produtividade nas férias?
Um relatório da Future Partners, empresa de pesquisa e consultoria em turismo, mostra que 39% dos viajantes preferem excursões repletas de atividades, como uma expedição de fotografia, um retiro de ioga ou uma experiência imersiva de aprendizado de um novo idioma em outro país.
Diferentemente das férias tradicionais, focadas apenas em descanso, as “skillcations” apostam no crescimento como forma de renovação. O objetivo é combinar curiosidade, criatividade e desenvolvimento de habilidades para que os viajantes retornem ao trabalho mais realizados e motivados.
Marais Bester, consultor sênior da SHL, empresa global de consultoria estratégica e de tecnologia, afirma que o aprendizado é o verdadeiro segredo para recarregar as energias. “Muitas vezes, presumimos que descansar significa não fazer nada, mas a psicologia mostra que a renovação costuma vir de fazer algo diferente, algo que envolva tanto a mente quanto o corpo.”
Bester destaca que, ao aprender uma nova habilidade ou se desafiar em um novo ambiente, é possível vivenciar uma sensação de domínio. “Esses momentos nos lembram que somos capazes, adaptáveis e ainda estamos evoluindo”, diz. “Essa sensação de progresso é revigorante e alimenta a confiança e a motivação muito depois do fim da viagem.”
Prós e contras das “skillcations”
Quando um profissional mistura trabalho e férias, corre o risco de priorizar as workcations (que de fato combinam trabalho e lazer) em detrimento das slowcations (férias de descanso real). Vale a pena se perguntar se as skillcations podem, na verdade, prejudicar o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional — e até mesmo contribuir para o burnout.
As skillcations podem facilmente se transformar em trabalho disfarçado. “A pressão para ‘fazer as férias valerem a pena’ pode comprometer o descanso, especialmente quando os viajantes sentem que precisam provar algo para si mesmos, ou para o LinkedIn”, afirma Dominguez. “Sem limites claros, elas podem gerar fadiga mental em vez de recarregar as energias.”
Lana Peters, diretora de receita e experiência da Klaar, plataforma americana de gestão de pessoas e desempenho, reconhece que as skillcations podem ajudar a se preparar para o próximo passo na carreira, e também demonstram ambição. No entanto, ela também ressalta a importância de as empresas incentivarem o uso das férias para relaxar. “O aprimoramento de habilidades deve fazer parte dos programas de treinamento e desenvolvimento oferecidos pelas empresas”, afirma. “Os profissionais deveriam usar o tempo de férias para relaxar, descansar e se desconectar. Isso os ajuda a voltar ao trabalho com mais energia e reduz as chances de burnout.”
Já Laura Lindsay, especialista global em tendências de viagem da Skyscanner, argumenta que o crescimento pessoal proporcionado pelas skillcations faz justamente o oposto — combate o esgotamento. Segundo ela, a ideia dessas viagens é justamente voltar renovado e estimulado, não exausto. “Percebemos que as skillcations ajudam a combater o excesso de trabalho e o sentimento de exaustão que muitos profissionais relatam”, afirma. “Para muitos, essas viagens voltadas a novas habilidades são uma forma de desenvolver competências fora do trabalho.” Alguém que trabalha com publicidade, por exemplo, pode se interessar por culinária e explorar a gastronomia local durante as férias, fazendo aulas de cozinha, comprando em feiras e mercados locais, ou até trabalhando em uma fazenda.
Como aproveitar bem as férias
A executiva da Skyscanner não recomenda transformar as férias em trabalho. O segredo é escolher um interesse pessoal e se entregar à experiência. “Independentemente da habilidade que você queira desenvolver — beleza, culinária, esportes, literatura, arte ou dança — o importante é seguir suas paixões e deixar que elas inspirem suas viagens no próximo ano.”
“Observamos o interesse em explorar paixões influenciando cada vez mais o modo como os profissionais planejam suas férias.”
Laura Lindsay, especialista global em tendências de viagem da Skyscanner
Dados da Skyscanner mostram que 42% das pessoas estão priorizando atividades ao montar o orçamento das viagens. Os viajantes buscam experiências que se alinhem a seus interesses específicos — como leitura, artesanato, esportes e hobbies — para desenvolver novas habilidades fora do trabalho. “Quando o viajante se envolve em algo novo e imersivo, isso o desafia e oferece um tipo de renovação diferente das férias tradicionais na praia ou no spa”, afirma. “Muitos se sentem renovados pela sensação de conquista ao aprender algo novo.”
Se em 2024 as chamadas “férias silenciosas” estavam em alta — viagens que funcionários faziam secretamente, sem avisar o chefe ou a empresa —, as skillcations, por outro lado, trazem uma vantagem: o tempo livre é legítimo e planejado. O objetivo é aprender algo que possa ser levado de volta ao trabalho, sem o peso emocional da desonestidade com o empregador.
Tendência que veio para ficar
Trabalho e vida pessoal se tornaram tão entrelaçados que muitos profissionais buscam um tempo fora do escritório que ainda pareça ter propósito. “Com o foco crescente em bem-estar e aprendizado contínuo, essa é uma tendência que veio para ficar”, diz Peters.
Os profissionais estão cada vez mais interessados em experiências que combinem aprendizado com descanso genuíno. Nesse cenário, empresas estão promovendo retiros e jornadas de aprendizado baseados em habilidades, testando as skillcations como parte de programas de liderança e inovação. “O retorno tem sido positivo, as pessoas voltam mais criativas, reflexivas e conectadas”, afirma Bester. “As skillcations oferecem a chance de se afastar, aprender de novas formas e recomeçar.”
*Bryan Robinson é colaborador da Forbes USA. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.
O post “Skillcations”: A Tendência de Usar as Férias para Aprender Algo Novo apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Novas Regras para Vale-Alimentação Podem Gerar Economia Anual de R$ 8 Bi

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Ministério da Fazenda estimou nesta quarta-feira (13) que o decreto do governo com novas regras para benefícios de vale-alimentação e vale-refeição poderá gerar economia de até R$ 8 bilhões por ano.
A medida editada nesta semana inclui um teto de 3,6% para a taxa cobrada de restaurantes e supermercados pelas operadoras desses cartões. Estimativas do governo mostram que restaurantes pagam hoje cerca de 8% a mais em transações com vales-refeição do que em vendas com cartão de crédito.
“Segundo estimativas da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, as novas medidas têm potencial de gerar uma economia de cerca de R$ 8 bilhões por ano, o que representa um ganho médio de aproximadamente R$ 225 por trabalhador ao ano”, disse a Fazenda em nota.
De acordo com o ministério, esse valor decorre principalmente da redução das margens de lucro praticadas pelas empresas emissoras de vale-alimentação e vale-refeição, que passarão a ser repassadas aos estabelecimentos como bares, restaurantes e supermercados. “Com a diminuição desses custos, estima-se uma queda nos preços finais das refeições e dos alimentos, beneficiando diretamente os trabalhadores”, afirmou.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse considerar que a nova taxa ainda está elevada, mas que é mais “civilizada” que as cobradas antes do decreto. Segundo ele, o governo fixou uma margem “razoável” depois de identificar irregularidades na atuação de empresas.
“O problema do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) é que o dinheiro foi ficando pelo caminho”, disse em entrevista a jornalistas na sede do ministério. “Nós começamos a perceber que o dinheiro do PAT começou a ficar na intermediação. E com uma taxa de retorno do investimento, assim, muito elevada e com comportamento, inclusive, inadequado do ponto de vista legal.”
O conjunto de medidas presente no decreto também inclui a interoperabilidade plena entre bandeiras e uma redução de 30 dias para 15 dias no prazo máximo para o repasse dos valores das compras feitas com esses vales aos estabelecimentos comerciais. Os tíquetes refeição e alimentação movimentam cerca de R$ 170 bilhões anualmente no Brasil sob o PAT, criado em 1976 para oferecer benefícios tributários a companhias arcando com o custo de prover alimentação a seus empregados formais. Hoje, quatro empresas respondem por cerca de 85% do mercado: Edenred, dona da Ticket, Pluxee, que controla a Sodexo, além das empresas de controle privado Alelo e VR.
O post Novas Regras para Vale-Alimentação Podem Gerar Economia Anual de R$ 8 Bi apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Esporte1 semana atrásFla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival

Educação1 semana atrásPrefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação

Saúde1 semana atrásMacaé: divulgado edital de processo seletivo 2026 para Residência Médica

Concurso Público1 semana atrásCAIXA lança concurso público para cargos de nível superior com 184 vagas

Saúde1 semana atrásMapas cerebrais podem transformar a compreensão do autismo

Tecnologia1 semana atrásIA reduz pela metade o tempo de testes da Nissan em veículos elétricos

Tecnologia1 semana atrásGrávida pode dirigir carro, moto e caminhão?

Saúde1 semana atrásO que acontece no corpo durante o exercício físico?









































