Fé
Papa Francisco morre aos 88 anos

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.
O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20).
“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.
>>Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado
Primeiro Papa das Américas
Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.
Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.
Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.
Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.
Biografia
Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.
Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.
Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.
Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.
Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.
Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.
Apelo por cessar-fogo
Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.
“Todas as nações têm o direito de existir em paz e em segurança e seus territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser respeitada e garantida pelo diálogo e pela paz, não pelo ódio e pela guerra.”
Mulher em gabinete-chave da Igreja
Em janeiro de 2025, Francisco nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja Católica.
Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher fica responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica. Simona substitui o cardeal brasileiro reformado João Braz de Aviz.
Milagre na Amazônia
Em outubro de 2024, durante missa na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a canonização do padre italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira.
Segundo a organização Consolata América, o milagre ocorreu em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça e apresentou um grave ferimento na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do rapaz, o que se realizou.
Mudanças climáticas
Em agosto de 2024, Francisco fez um de seus últimos alertas em prol da preservação do meio ambiente e exigindo uma ação global contra as mudanças climáticas. “Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. Ela está doente”.
“Precisamos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários”, disse. “Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas”, completou.
Bênção para casais do mesmo sexo
Em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou, em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco, que padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.
Documento do escritório doutrinário do Vaticano destaca que tal bênção não legitima situações irregulares nem deve ser confundido com o sacramento do matrimônio, mas figura como um sinal de que Deus acolhe a todos.
O texto cita que padres “não devem evitar ou proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em todas as situações em que elas possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.
*Com informações do Vaticano News
Fé
Do sonho de jogador a compositor gospel; Mc Dedé de Deus está de volta!

Funkeiro gospel ministrava nos trens e metrôs do Rio de Janeiro
São Francisco de Itabapoana (RJ) – O ritmo do funk, muitas vezes alvo de críticas no meio religioso, ganha uma nova roupagem nas mãos de Edyrlande Barreto do Nascimento, de 28 anos, mais conhecido como MC Dedé de Deus. De volta à sua cidade natal após uma temporada intensa na capital fluminense, o artista retorna aos palcos com um propósito renovado: seguir evangelizando através da música.
MC Dedé de Deus se tornou conhecido nos transportes públicos do Rio de Janeiro – especialmente no metrô e nos trens –, onde transformou o ambiente urbano em um verdadeiro altar. Com letras fortes e recheadas de testemunhos, ele narra sua própria história de libertação das drogas e da prostituição, impactando diariamente centenas de passageiros.
“O transporte público é meu palco. É nele que estão as pessoas mais sacrificadas, que às vezes só precisam de uma palavra de conforto”, declarou o adorador ao jornal O Dia na época.
O retorno aos palcos aconteceu no verão de 2025 no projeto Circo da Vida, de volta na Avenida Principal da praia de Santa Clara, um evento evangelístico que já recebeu grandes nomes da música gospel e que abriu espaço para a batida consciente do funk cristão. Hoje, “Dedé” congrega na igreja “Resgatando Vidas para Cristo” liderada pela Pastora Bianca e Pastor Jeferson, é funcionário público na prefeitura da cidade, após uma breve pausa de estruturação familiar e de participação nas eleições municipais (quando se lançou candidato a vereador), volta a empunhar o microfone com a mesma intensidade e paixão de antes.
“Alguns pensam que funk é coisa do diabo, mas mostro que o que vale é o conteúdo. Minhas letras falam de transformação, de amor, de esperança e da misericórdia de Deus”, destaca o funkeiro, que tem conquistado cada vez mais respeito dentro e fora das igrejas.” comentou Dedé ao Informe360.
A apresentação de MC Dedé de Deus no Circo da Vida marcou mais do que um show: simbolizou o renascimento de um ministério musical que não tem medo de enfrentar o preconceito e a religiosidade para levar a Palavra de Deus até os confins da periferia – com linguagem simples, batida envolvente e coração quebrantado.
O retorno é mais do que promissor. MC Dedé de Deus representa uma nova geração de evangelistas que não escolhem púlpito ou templo, mas onde houver um ouvido atento e um coração aberto.
Assista, abaixo, uma das apresentações nos trens da capital carioca:
Fé
“Com Maria, Peregrinos de Esperança”: Festa de Nossa Senhora das Neves celebra 275 anos em Presidente Kennedy-ES

Considerada a segunda maior festa religiosa do Espírito Santo, a Festa de Nossa Senhora das Neves chega à sua 275ª edição carregada de fé, tradição e devoção. Realizada em Presidente Kennedy, a celebração reúne milhares de fiéis de diversas cidades e estados, que se dirigem ao Santuário de Nossa Senhora das Neves para vivenciar momentos de oração, música e religiosidade popular.
Com o tema “Com Maria, peregrinos de esperança”, a programação se estende de 27 de julho a 15 de agosto, com missas em comunidades, peregrinações, apresentações culturais e shows católicos, reforçando o valor histórico e espiritual dessa importante manifestação religiosa capixaba.
A festa é organizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, que reconhece e valoriza a relevância dessa devoção mariana para o município, tanto do ponto de vista cultural quanto turístico. O evento também marca um momento de encontro entre gerações, reafirmação da fé e resgate de raízes religiosas profundas do povo kennedense.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
27/07 – Domingo
• 19h – Missa na Comunidade N. Sra. da Penha (Pe. Antoniel de Almeida Peçanha) – Setor Santíssima Trindade
28/07 – Segunda-feira
• 19h – Missa na Comunidade Santa Terezinha (Frei Cleber – Par. N. Sra. do Amparo) – Setor Caminhando com Cristo
29/07 – Terça-feira
• 19h – Missa na Comunidade São José – Serude (Pe. Enildo – Par. São João Batista/Muqui) – Setor Estrela da Evangelização
30/07 – Quarta-feira
• 19h – Missa na Comunidade N. Sra. das Graças – Cabral (Pe. Pedro – Par. N. Sra. Imaculada Conceição/Piúma) – Setor São José Operário
31/07 – Quinta-feira
• 18h30 – Carreata e motociata com a imagem de N. Sra. das Neves (da Comunidade N. Sra. da Penha até o Santuário)
• 19h – Missa com Frei Antônio Rabanal (Par. N. Sra. da Penha/Castelo)
01/08 – Sexta-feira
• 19h – Missa presidida pelo Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz (Par. São José/São José do Calçado)
02/08 – Sábado
A partir das 8h:
• Missas com os padres: Antônio José, Felix, Cristian, Tatagiba e José Carlos
• 21h – Show com Patrick Longue e Banda
03/08 – Domingo
A partir das 8h:
• Missas com os padres: Aécio, Sebastião, Gracione e Antônio José
• 12h – Moda de viola com Zé da Silva e Lindomar
• 15h – Sorteio beneficente de 3 motos em prol do Santuário
• 21h – Show com Amanda Alves
• Apresentação cultural do Projeto de Capoeira Quilombola (ACNN)
04/08 – Segunda-feira
• 15h – Missa (Pe. Antônio José)
• 19h – Missa (Pe. José Carlos)
• 21h – Show Católico com William Sanfona
05/08 – Terça-feira
A partir das 6h:
• Missas com os padres: Antônio José, Frei Luiz Fernando, Dom Luiz Fernando, Pe. Joaquim, Pe. Bruno
• 9h30 – Procissão com a imagem de N. Sra. das Neves
10/08 – Domingo
• 10h – Missa do Jubileu dos Diáconos (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)
15/08 – Sexta-feira
• 10h – Missa com Pe. Antônio José de Nazareth
• 15h – Missa com Pe. Alexandro Matos de Oliveira (Par. Imaculada Conceição e São Sebastião – Barra do Itabapoana/RJ)
A Festa de Nossa Senhora das Neves é um símbolo de fé e identidade para Presidente Kennedy, atraindo devotos e visitantes que buscam renovar sua espiritualidade e viver momentos de comunhão com Maria.
Fonte das Informações: CCI – Coordenadoria de Comunicação Institucional
Fé
Igreja Resgatando Vidas para Jesus é inaugurada na praia de Manguinhos

São Francisco viveu um momento histórico neste fim de semana com a inauguração do novo templo da Igreja Resgatando Vidas para Jesus, na praia de Manguinhos. Com uma estrutura que remete ao icônico Templo de Salomão, o espaço impressiona não apenas pela arquitetura, mas também pela atmosfera de fé e comunhão que marcou a cerimônia de abertura.
A inauguração contou com uma programação especial liderada pelos anfitriões da igreja, Pastora Bianca e Pastor Jeferson, que expressaram profunda gratidão e emoção por este novo capítulo na caminhada do ministério.
A construção da igreja levou, aproximadamente, um ano e meio para ficar pronta, o que pode ser considerado um milagre em virtude do tempo e grandiosidade da obra.
O evento reuniu fiéis, visitantes e autoridades locais para uma noite de adoração e celebração. O louvor ficou por conta do cantor Thalys Amaral, que conduziu os presentes em momentos de intensa espiritualidade. A palavra da noite foi ministrada pela Missionária Keyla, da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio de Janeiro, que trouxe uma mensagem poderosa sobre fé, perseverança e conquista.
Autoridades civis também estiveram presentes, reforçando a importância social e espiritual da nova casa de oração para a comunidade de São Francisco. O clima de alegria e reverência tomou conta do templo, que agora se torna um novo ponto de encontro para aqueles que buscam renovação espiritual e fortalecimento da fé.
Com essa inauguração, a Igreja Resgatando Vidas para Jesus dá um grande passo em sua missão de evangelizar e acolher, oferecendo um espaço moderno, acolhedor e inspirado nos grandes símbolos bíblicos da fé cristã.
- Justiça7 dias atrás
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
- Tecnologia1 semana atrás
5 adaptações e roteiros de Raphael Montes para assistir online no streaming
- Saúde1 semana atrás
O que é a prisão de ventre e quais os sintomas?
- Tecnologia6 dias atrás
Amazon turbina IA que facilita compras com Lens Live; conheça
- Saúde6 dias atrás
Estalar os dedos faz mal à saúde? Veja o que diz a medicina
- Tecnologia1 semana atrás
10 séries de TV com mais episódios da história
- Saúde1 semana atrás
Conheça a Doença Inflamatória Pélvica e seus perigos para a saúde feminina
- Negócios1 semana atrás
O Mineiro Que Criou um Unicórnio de Bem-Estar Corporativo