Geral
Itapemirim: Qual a situação da empresa aérea hoje, após 1 ano parado?

A Itapemirim Transportes Aéreos parou de voar em 17 de dezembro do ano passado. A falência foi decretada, e clientes e funcionários ainda reclamam sobre seus direitos.
Todos os sete aviões, que eram alugados, foram devolvidos aos seus donos nos meses seguintes.
Um acordo chegou a ser costurado com credores para continuar a operação, mas não deu certo.
Chegou-se a cogitar que a empresa pudesse voltar, mas não aconteceu.
Em setembro deste ano, o grupo Itapemirim teve sua falência decretada, sem pagar milhares de credores e funcionários.
COMO ESTÃO DOS DIREITOS DOS PASSAGEIROS
Na plataforma Consumidor.gov.br, a empresa somava 6.953 reclamações até seu encerramento.
Apenas no Tribunal de Justiça de São Paulo, há cerca de mil processos pedindo indenização por danos morais e reembolso.
Houve reembolso das passagens, mas ainda há clientes reclamando.
“Também coloquei no Procon, mas até agora nada, fiquei no prejuízo”, escreveu uma consumidora em uma rede social.
Muitos conseguiram o estorno por meio dos sites onde a compra foi feita ou nas operadoras de cartão de crédito.
Mas a Itapemirim ainda é processada por essas empresas que tiveram de assumir o prejuízo.
COMO ESTÃO OS EX-FUNCIONÁRIOS
O UOL ouviu alguns ex-funcionários, que pediram para não se identificar.
“Acumulei dívidas, mesmo voltando a trabalhar em outra empresa. Com salários atrasados, fiquei endividado com coisas básicas, e ainda não consegui terminar de quitar todos os meus débitos. Este ano foi de muita luta na Justiça para ter os meus direitos reconhecidos, mas ainda não recebi nada.” Ex-funcionário da área administrativa.
“O mercado ficou saturado de profissionais, e demorei meses para ser recolocado. Processei a empresa para receber meus salários atrasados, mas nada até agora. E nem acredito que vá conseguir algum dia.” Ex-funcionário da área operacional
A Itapemirim fez seu primeiro voo em julho de 2021. Prometia mais espaço para os passageiros, despacho grátis de bagagens e refeições sem cobrança. Não voou nem seis meses.
Fonte: UOL
Geral
Frente fria provoca chuvas intensas em grande parte do país; RJ terá pancadas isoladas ao longo do dia

Uma frente fria associada a áreas de instabilidade deve influenciar as condições do tempo em grande parte do Brasil a partir desta quinta-feira (7), segundo previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).![]()
![]()
O sistema deve avançar pela Região Sul ao longo dos próximos dias, trazendo chuvas intensas, rajadas de vento, queda acentuada nas temperaturas e possibilidade da primeira friagem amazônica de 2026.
De acordo com o Inmet, a frente fria começa a atuar pelo sul do Rio Grande do Sul na manhã de quinta-feira, provocando acumulados de chuva de até 50 milímetros, especialmente na região de Uruguaiana.
Há previsão de queda de granizo no centro-sul gaúcho e rajadas de vento que podem alcançar 90 quilômetros por hora na região metropolitana de Porto Alegre durante a noite e as temperaturas máximas devem ficar em torno de 15°C em áreas do sul e oeste do estado.
Na sexta-feira, a frente fria avança por Santa Catarina, Paraná e sudoeste de Mato Grosso do Sul, mantendo as pancadas de chuva e trovoadas. Já no litoral gaúcho podem ser registrados ventos de até 70 km/h. As máximas não devem ultrapassar os 21°C em grande parte da Região Sul e no sudoeste sul-mato-grossense.
No sábado (9), o sistema alcança São Paulo e Mato Grosso do Sul, com previsão de chuvas e queda nas temperaturas. Os estados com os maiores acumulados devem ser Santa Catarina, sul do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, com volumes em torno de 40 milímetros. No centro-sul do Paraná, a máxima prevista é apenas 15°C.
Segundo o Inmet, no domingo (10), a massa de ar frio avança pelo continente e chega ao centro-sul de Rondônia, no sudoeste rondoniense, a temperatura máxima prevista é 20°C.
O frio mais intenso deve atingir a Região Sul, onde as máximas não devem passar dos 16°C. Na Serra Catarinense, os termômetros podem marcar apenas 12°C e também há previsão de geada entre o sudoeste do Paraná e o centro-oeste de Santa Catarina.
Na segunda-feira (11), a massa de ar frio deve alcançar áreas entre o Sul Fluminense e o Acre, passando por Rondônia, Cuiabá, sul de Goiás, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Em Rio Branco (AC), a mínima prevista é 18°C, enquanto em Bauru (SP) os termômetros podem chegar a 11°C.
Rio de Janeiro e Espírito Santo
Ainda segundo o instituto, há previsão de geada em todos os estados da Região Sul e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Já no Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão é pancadas isoladas de chuva ao longo do dia.
Fonte: Agencia Brasil/Inmet
Geral
Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (27), a suspensão imediata da venda e do uso de todos os medicamentos que contenham a substância clobutinol. O componente é utilizado na formulação de diversos xaropes antitussígenos comercializados no mercado brasileiro.![]()
![]()
A decisão fundamenta-se em um parecer técnico da Gerência de Farmacovigilância do órgão, que identificou um aumento significativo no risco de arritmias cardíacas graves em pacientes que utilizam a substância. Segundo a agência, a gravidade dos efeitos colaterais supera qualquer benefício terapêutico oferecido pelo fármaco.
Agencia Brasil – Edição: Lílian Beraldo
Geral
Senado aprova crime de vicaricídio com pena de até 40 anos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (25) projeto que altera a legislação para criação do crime específico de vicaricídio, quando agressor assassina filhos, parentes ou pessoas próximas como forma de causar sofrimento a uma mulher.![]()
![]()
O crime será considerado hediondo e as penas serão de 20 a 40 anos de reclusão mais multa. O texto vai para sanção presidencial.
A proposta já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, e altera a Lei Maria da Penha, o Código Penal e a Lei dos Crimes Hediondos.
“Nessa modalidade de violência, instrumentalizam-se terceiros, sobretudo filhos, ascendentes e pessoas sob cuidados como meio de punir, controlar, causar sofrimento à mulher. Ao reconhecer expressamente essa prática no sistema jurídico e calibrar as consequências penais e protetivas, os projetos corrigem uma lacuna que hoje depende de arranjos interpretativos pouco uniformes, melhoram a triagem de risco pela rede de atendimento e fortalecem a capacidade do Estado de prevenir a escalada letal”, explicou a relatora Margareth Buzetti (PP-MT), autora do substitutivo aprovado ao PL 3.880/2024..
A pena poderá ser aumentada em um terço nas seguintes situações:
– crime praticado na presença da mulher a quem se pretende causar sofrimento
– crime contra criança ou adolescente, pessoa idosa ou com deficiência
– descumprimento de medida protetiva de urgência.
A tipificação específica do crime ocorre após um mês de o secretário de Governo da prefeitura de Itumbiara (GO), Thales Machado, ter atirado e matado os dois filhos na residência onde morava e, em seguida, ter tirado a própria vida. O crime foi cometido para atingir a mãe das crianças.
* Com informações da Agência Senado

Internacional2 dias atrásEntra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Política2 dias atrásPresidente Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH

Política2 dias atrásParlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita

Sem categoria11 horas atrásBrasil supera Egito em último compromisso antes da Copa do Mundo




























