Esporte
Sonho do hexa chega ao fim: Brasil perde nos pênaltis para a Croácia

Para ser hexacampeão era preciso não ser pela sexta vez eliminada na fase de quartas-de-final da Copa do Catar E a seleção de 2022 não conseguiu quebrar esse tabu. No estádio Cidade da Educação, na capital Doha, a maior parte dos 44 mil torcedores vestia amarelo. Mesmo que nem todos fossem brasileiros, a preferência era para que o Brasil voltasse a uma semifinal de Copa depois de oito anos. Mas, torcida não ganha jogo.![]()
![]()
No primeiro tempo, a Seleção perdeu muito tempo estudando o adversário. Tanto que, só aos 20 minutos, em uma jogada individual de Neymar, o Brasil incomodou a defesa croata. O chute, no entanto, saiu fraco e no meio do gol. A lentidão caracterizou os 45 minutos iniciais e a boa marcação na intermediária dificultou a infiltração da Seleção. Para piorar, os croatas eram rápidos no contra-ataque, tentando sempre o cruzamento para Perisic.
Aos 41 minutos, Neymar cobrou uma falta com curva e, novamente, o goleiro Livakovic encaixou sem problemas. Era muito pouco.
Dessa forma, como se fosse um jogo de xadrez, o irritante empate em 0 a 0 foi mantido até o final do 1º tempo, sem que ninguém tivesse uma oportunidade clara de gol e, o mais preocupante para o Brasil, sem que o ponta Raphinha conseguisse aparecer na partida. Em cinco jogos nesta Copa, foi a quarta vez em que o placar em branco permaneceu durante os 45 minutos iniciais. As palavras de Tite e de Zlatko Dalic nos vestiários seriam decisivas para definir o vencedor.
Após o intervalo, aos dois minutos do 2º tempo, Richarlison, na pequena área, completou um cruzamento rasteiro e o goleiro Livakovic tirou com o pé. Aos 9 minutos, novamente, Livakovic impede um gol de Neymar com o pé direito. E, como era previsto, Tite tirou o inoperante Raphinha e colocou Antony; substituiu Vinícius Júnior por Rodrygo; e trocou Richarlison por Pedro.
Aos 20 minutos, mais uma chance desperdiçada: Paquetá brigou pela bola dentro da área e Livakovic colocou à corner. Aos 34 minutos, foi Paquetá quem chutou rasteiro e Livakovic encaixou firme. O Brasil não estava inspirado, mas as alterações melhoraram a equipe, embora não como Tite imaginava. Ou seja, tudo facilitava a marcação croata, especialmente a ausência de chutes de fora da área da Seleção. Por outro lado, era visível que os europeus empurravam a partida para a prorrogação.
O objetivo da Croácia foi alcançado. Mais meia hora de jogo (algo corriqueiro para a equipe de Zlatko Dalic, que também enfrentou prorrogação e pênaltis contra o Japão nas oitavas-de-final) e a partida continuou com a linha de ataque brasileira batendo no muro croata. Até que, aos 15 minutos do 1º tempo do tempo extra, Neymar fez tabelinha com Paquetá, recebeu na frente, driblou Livakovic e chutou no alto. Era o gol do Brasil! 1 a 0!
No 2º tempo da prorrogação, quem ficou com a posse de bola foi a Croácia. Afinal, seus jogadores precisavam atacar pela primeira vez no jogo inteiro. E não foi difícil para a vice-campeã empatar a partida. Em apenas 11 minutos eles chegaram ao gol: cruzamento rasteiro da esquerda, Petkovic chutou, a bola desviou em Marquinhos e tirou as chances de defesa de Alisson: 1 a 1. Vieram os pênaltis que eles tanto queriam.
Tite errou até mesmo na ordem dos pênaltis. Neymar, o melhor cobrador, foi colocado para bater apenas o quinto tiro e acabou nem sendo utilizado… Vlasic, Majer, Modric e Orsic fizeram quatro gols. O Brasil desperdiçou logo a primeira cobrança, com Rodrygo chutando nas mãos de Livakovic. Casemiro e Pedro ainda fizeram seus gols. Marquinhos bateu muito mal, acertando a trave. A Croácia conseguiu fazer o que sempre fez: eliminou mais uma seleção nos penais. Em 2018, bateu a Dinamarca e a Rússia dessa forma. Em 2022, deixou para trás o Japão e o Brasil. O hexa não veio, mas a sexta eliminação nas quartas-de-final foi consumada, assim como em 1954, 1986, 2006, 2010, 2018.
Nos pênaltis, a Croácia venceu por 4 a 2, gols de Vlasic, Majer, Modric e Orsi, contra um de Casemiro e outro de Pedro. Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças
Ficha Técnica:
BRASIL 1 x 1 CROÁCIA
Local: Doha (Qatar)
Juiz: Michael Oliver (Inglaterra)
Público: 43.893
Brasil: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Éder Militão (Alex Sandro); Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Richarlison (Pedro), Raphinha (Antony) e Vinícius Júnior (Rodrygo). T: Tite.
Croácia: Livakovic, Lovren, Sosa (Budimir), Gvardiol e Juranovic; Kovacic (Majer), Modric e Brozovic (Orsic); Perisic, Kramaric (Petkovic) e Pasalic (Vlasic). T: Zlatko Dalic.
Gols: Na prorrogação: No 1º tempo: Neymar (15). No 2º tempo: Petkovic (11).
Pênaltis: Vlasic, Majer, Modric e Orsi marcaram para a Croácia. Casemiro e Pedro converteram para o Brasil; e Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças.
Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Esporte
Flamengo mostra raça e garante presença na final da Libertadores

O Flamengo mostrou muita raça para, mesmo com um homem a menos, segurar um empate sem gols com o Racing (Argentina), na noite desta quarta-feira (29) no estádio El Cilindro, em Avellaneda, para garantir a presença na decisão da Copa Libertadores da América.
A vaga foi garantida porque, na partida de ida, disputada na última semana no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro triunfou pelo placar de 1 a 0. Agora o time da Gávea aguarda a definição da outra semifinal (entre Palmeiras e LDU, que venceu o jogo de ida por 3 a 0) para conhecer o seu adversário na final da competição continental, que será disputada no dia 29 de novembro em Lima (Peru).
Esta será a quinta oportunidade na qual o Flamengo disputará a decisão da principal competição de clubes da América do Sul. A equipe da Gávea já jogou a final da Libertadores nos anos de 1981, 2019, 2021 e 2022, triunfando em três oportunidades.
Brilho de goleiros
Flamengo e Racing protagonizaram um primeiro tempo muito movimentado no qual boas oportunidades foram criadas, mas os goleiros brilharam para impedir que o placar fosse aberto. Quem teve que entrar em ação primeiro foi Rossi, que, logo aos 11 minutos, se esticou todo para defender cabeçada de Conechny que tinha como alvo o fundo do gol.


Esporte
Macaense Antônio Barreto fica em quinto lugar no Mundial Triton em Portugal

Macaé está se destacando no Campeonato de triatlo em Portimão, em Portugal . A etapa final do circuito mundial Triton World Series 2025, encerra neste domingo (26) e tem como destaque o atleta Antônio Barreto, que está liderando a categoria de natação sendo campeão e se destacando como top 7. O atleta é natural de Salvador e vive há mais de 30 anos em Macaé se supera pela energia, superação e espírito desportivo. A Marina de Portimão é o palco de um formato inovador, o triatlo por etapas, com natação, ciclismo e corrida, sendo um espetáculo de resistência e inspiração.
Referência do Brasil, Barreto está desde o dia 24 no evento que reúne atletas de 15 países. Na primeira final mundial do novo circuito de triatlo, @triton_worldseries, o esportista está participando de uma emocionante competição que pretende celebrar e promover o desporto. “Estou muito feliz, pois cheguei ao Mundial Triton, que é disputado em estágios. Na sexta-feira (24) foi a natação. Neste sábado (25) é o ciclismo e domingo a corrida. Eu disputo na categoria sprint, que é 1 km de natação, 36 de ciclismo e 7 de corrida. Ontem na natação terminei liderando a minha categoria. Neste sábado no ciclismo fiquei em sexto lugar e neste domingo cheguei em segundo na corrida“, comentou.
O atleta, que se destaca pela disciplina e talento finalizou em quinto lugar na classificação geral. “Então, sobre a prova de natação, a prova rápida, consegui estar no primeiro pelotão, defendendo a minha categoria. E graças a Deus, conclui bem, cheguei forte também na natação junto com eles. Isso me deixa muito mais motivado”, contou Barreto.
Vale lembrar, que os atletas participantes foram classificados através de etapas que ocorreram no Rio de Janeiro , Salvador, Lisboa e Portimão. De acordo com Barreto “todos eles foram, aqueles classificados com índice, vieram para disputar a final. Tem atletas do mundo inteiro, além dos portugueses, tem atletas da Grécia, atletas chilenos, atletas americanos, ingleses, croatas, diversos países”, contou.
Quanto à prova de ciclismo, o atleta ressaltou que foi diferente das convencionais. “Ccomo é estágio, então é um dia de cada modalidade, o pelotão estava grande e forte, tentei escapar por duas vezes, abriu uma fuga para poder chegar sozinho, mas como eu vi que ninguém veio comigo, era uma estratégia deles, poderia me custar caro, então eu tirei um pouco o pé, como a gente fala, para poder estar junto com eles e ir para a chegada. E na chegada deu isso aí, se você observar os tempos aí foram colados um nos outros, entendeu? E agora é recuperar para amanhã, dar o melhor na corrida e ser campeão mundial”, citou esperançoso.
Vale lembrar que em 2023, Macaé obteve mais três destaques em duas modalidades esportivas praticadas no município, o cross triathlon e o futebol virtual. Antonio Barreto conquistou o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon e Alexandre Rangel é vice-campeão de sua categoria. Ambos garantiram vagas para o Mundial na Austrália, em agosto do próximo ano. Já Gabriel Franja se classificou para a Copa do Brasil de Futebol Digital, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de julho.
Antonio Barreto (42) é o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon da categoria de 40 a 44 anos, disputado durante o Circuito Brasileiro Multisports Cross Triathlon.
Fonte: Secom-PMM Por: Jornalista: Joice Trindade
Esporte
Flamengo vence no Maracanã e empata em número de pontos com Palmeiras

O Flamengo aproveitou o fator casa para derrotar o Palmeiras por 3 a 2, na tarde deste domingo (19) no estádio do Maracanã, e chegou aos mesmos 61 pontos do Verdão, que permanece na liderança do Campeonato Brasileiro pelo maior número de vitórias na competição.
Com este triunfo, o Rubro-Negro da Gávea ganha confiança para encarar a reta final da competição, na qual precisa tropeçar menos do que o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira para ficar com o título nacional. Já o Palmeiras precisa se recuperar rápido desse revés para continuar lutando pela conquista do Brasileiro.
Flamengo e Palmeiras protagonizaram um grande espetáculo para os mais de 71 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã.
Agencia Brasil

Tecnologia1 semana atrás10 animes de romance disponíveis na Netflix

Saúde1 semana atrásPor que o Zolpidem pode causar alucinação?

Esporte1 semana atrásMacaense Antônio Barreto fica em quinto lugar no Mundial Triton em Portugal

Internacional1 semana atrásLula e Trump se reúnem na Malásia e avançam em negociação sobre tarifas impostas a produtos brasileiros

Tecnologia7 dias atrásUsar cotonete faz bem? Saiba os cuidados essenciais para a saúde dos ouvidos

Geral1 semana atrásRio tem a maior operação letal histórica do estado com ao menos 64 mortos

Cidades1 semana atrásPrefeitura de SJB anuncia local onde será o Hospital Municipal

Cidades1 semana atrásFundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos







































