Ligue-se a nós

Esporte

Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

Redação Informe 360

Publicado

no

O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de Pelé é tamanha que é possível falar que, a partir dele, o mundo mudou a forma de ver os jogadores e a seleção do Brasil.

Biografia de Pelé

A trajetória daquele que viria a ser conhecido como o rei do futebol começa de forma muito comum. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, Pelé vem de “uma família das classes populares, que trabalhava duro para educar os filhos”, diz o pesquisador do MEMOFUT (Grupo Literatura e Memória do Futebol) Rodrigo Saturnino.

Ainda na infância, um fato parece definir sua relação com o futebol. Ao ver o pai, o ex-jogador José Ramos do Nascimento, o Dondinho, chorar após a derrota da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, o pequeno Edson promete que conquistaria o primeiro Mundial do país.

Mas antes de cumprir esta promessa, Pelé daria os primeiros passos no esporte na cidade paulista de Bauru, para onde a família dele se mudou durante sua infância. Lá defendeu várias equipes amadoras de futebol de campo e salão, até que, ao completar 15 anos, foi levado para fazer um teste no Santos. Aprovado, foi contratado em junho de 1956 e começou a defender a equipe da Vila Belmiro.

No Santos, desandou a marcar gols, o que lhe garantiu a primeira convocação para a seleção brasileira em 1957 para participar da Copa Roca, competição na qual fez seu primeiro tento e iniciou uma caminhada de conquistas.

Anúncio

Rei desde jovem

A qualidade de Pelé era tamanha, que a ideia de que ele era o rei do futebol surgiu antes mesmo da conquista de um título de expressão pela seleção. Jovem ainda, com 17 anos, meses antes da disputa da Copa de 1958, o dramaturgo Nelson Rodrigues se referiu ao jogador da seguinte forma em uma crônica sobre o jogo entre America e Santos: “O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”.

A coroação definitiva vem com a conquista dos títulos das Copas do Mundo. “Em 1957, o futebol brasileiro estava por baixo, com a derrota para a seleção uruguaia em 1950, a apenas regular participação na Copa de 1954, os resultados fracos durante uma excursão à Europa em 1956 e o fraco desempenho no Campeonato Sul-Americano de 1957 (…). E surge Pelé, com 17 anos. O futebol brasileiro então passou de 5ª a 6ª força para ser, indiscutivelmente, o melhor do mundo. Com Pelé e Garrincha, a seleção nunca perdeu. Foram três títulos mundiais em quatro Copas. Pelé foi o principal responsável por esse desempenho. A identificação da seleção com o povo brasileiro atingiu seu ponto máximo. Pelé se transformou na face do Brasil bem sucedido, o brasileiro mais reconhecido da história, em todo o mundo”, diz Saturnino.

Pelé, Seleção brasileira perfilada antes de partida válida pela Copa do Mundo da Suécia, junho de 1958. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.
Seleção brasileira perfilada antes de jogo da Copa da Suécia, em 1958 – Arquivo Nacional/Correio da Manhã.

O sociólogo e professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj) Ronaldo Helal concorda e afirma que Pelé foi fundamental para a seleção acabar com a história de que teria um complexo de vira-latas (expressão de Nelson Rodrigues) que a impediria de conquistar títulos: “Em 1958 o Brasil ganha a Copa do Mundo, e Pelé foi marcante, se tornando o rei do futebol com 17 anos de idade”.

Auge no México

Entre estas conquistas uma ocupa um lugar especial na história do futebol, a da Copa do Mundo de 1970, no México. Foi nesta competição que Pelé mostrou todo o seu potencial como jogador. “Em 1970 ele foi fundamental, fez uma Copa ímpar, brilhante do início ao fim, e colocou o Brasil no topo do futebol mundial”, diz Helal.

Clodoaldo, um dos companheiros de Pelé naquela campanha, compartilha desta opinião: “Foi o melhor momento do Pelé na seleção brasileira. O vi em 1970 como nunca, preparado nos aspectos físico, técnico e psicológico. Ele estava voando. Foi o momento no qual atingiu o máximo de sua carreira”. Nesta competição o futebol brasileiro alcançou um novo patamar, passando a ser admirado em todo o mundo, como mostra este filme produzido pela Fifa:

Anúncio

Quantos gols Pelé fez

O sucesso de Pelé não se deve apenas à seleção. Foi pelo Santos que ele marcou a maior parte dos seus 1281 gols (em 1363 jogos), que o transformaram no maior goleador da história do futebol mundial. O tipo de feito que fez com que o público o tratasse de uma forma especial. “O Pelé foi o único jogador, pelo menos que eu saiba, que fazia uma boa jogada contra um time, ou um gol de placa, e a torcida adversária aplaudia, às vezes de pé”, diz Helal, que é torcedor do Flamengo, citando as oportunidades nas quais, em sua infância, ia ao estádio simplesmente para ver o camisa 10 do Santos entrar em campo.

Um destes gols mobilizou a atenção do público de forma especial, o de número mil, alcançado no dia 19 de novembro de 1969 em vitória de 2 a 1 do Santos sobre o Vasco no estádio do Maracanã. O detalhe é que Pelé tinha apenas 29 anos ao alcançar esta marca.

Fórmula secreta

Tantos feitos levam à pergunta: como um menino comum, nascido em Minas, se transformou no rei do futebol? “O destaque na história do futebol vem de seu talento e sua técnica, por ter sido o único a fazer excepcionalmente bem, dentro de campo, tudo o que um jogador de futebol pode fazer. Selecione um atributo, e Pelé foi um dos melhores”, afirma Saturnino.

O ex-jogador Pepe, companheiro de Santos e seleção do eterno camisa 10, defende que um jogador com estas características surge apenas uma vez na história: “No futebol atual têm aparecido grandes jogadores. Porém, igual a Pelé não aparece. Completo, perna direita, perna esquerda, impulsão, chute, cabeceio, corrida, gols, maior artilheiro do futebol mundial de todos os tempos. Penso que seu Dondinho e dona Celeste rasgaram a fórmula e não aparece mais um jogador igual a Pelé”.

Anúncio

Vida longa ao rei

Desta forma é mais do que justa a celebração da vida de um jogador que foi o melhor em todos os fundamentos de seu esporte, superando inúmeros recordes coletivos e individuais e levando o futebol brasileiro a um novo patamar.

Ao completar 80 anos, é a hora, como diz Clodoaldo, de agradecer e de desejar que “tenha muita saúde, paz e felicidade. E claro, vida longa ao rei”.Fonte: AgenciaBrasil Edição: Verônica Dalcanal

Esporte

Flamengo mostra raça e garante presença na final da Libertadores

Redação Informe 360

Publicado

no

O Flamengo mostrou muita raça para, mesmo com um homem a menos, segurar um empate sem gols com o Racing (Argentina), na noite desta quarta-feira (29) no estádio El Cilindro, em Avellaneda, para garantir a presença na decisão da Copa Libertadores da América.

A vaga foi garantida porque, na partida de ida, disputada na última semana no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro triunfou pelo placar de 1 a 0. Agora o time da Gávea aguarda a definição da outra semifinal (entre Palmeiras e LDU, que venceu o jogo de ida por 3 a 0) para conhecer o seu adversário na final da competição continental, que será disputada no dia 29 de novembro em Lima (Peru).

Esta será a quinta oportunidade na qual o Flamengo disputará a decisão da principal competição de clubes da América do Sul. A equipe da Gávea já jogou a final da Libertadores nos anos de 1981, 2019, 2021 e 2022, triunfando em três oportunidades.

Brilho de goleiros

Flamengo e Racing protagonizaram um primeiro tempo muito movimentado no qual boas oportunidades foram criadas, mas os goleiros brilharam para impedir que o placar fosse aberto. Quem teve que entrar em ação primeiro foi Rossi, que, logo aos 11 minutos, se esticou todo para defender cabeçada de Conechny que tinha como alvo o fundo do gol.

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Macaense Antônio Barreto fica em quinto lugar no Mundial Triton em Portugal

Redação Informe 360

Publicado

no

Macaé está se destacando no Campeonato de triatlo em Portimão, em Portugal . A etapa final do circuito mundial Triton World Series 2025, encerra neste domingo (26) e tem como destaque o atleta Antônio Barreto, que está liderando a categoria de natação sendo campeão e se destacando como top 7. O atleta é natural de Salvador e vive há mais de 30 anos em Macaé se supera pela energia, superação e espírito desportivo. A Marina de Portimão é o palco de um formato inovador, o triatlo por etapas, com natação, ciclismo e corrida, sendo um espetáculo de resistência e inspiração.

Referência do Brasil, Barreto está desde o dia 24 no evento que reúne atletas de 15 países. Na primeira final mundial do novo circuito de triatlo, @triton_worldseries, o esportista está participando de uma emocionante competição que pretende celebrar e promover o desporto. “Estou muito feliz, pois cheguei ao Mundial Triton, que é disputado em estágios. Na sexta-feira (24) foi a natação. Neste sábado (25) é o ciclismo e domingo a corrida. Eu disputo na categoria sprint, que é 1 km de natação, 36 de ciclismo e 7 de corrida. Ontem na natação terminei liderando a minha categoria. Neste sábado no ciclismo fiquei em sexto lugar e neste domingo cheguei em segundo na corrida“, comentou.

O atleta, que se destaca pela disciplina e talento finalizou em quinto lugar na classificação geral. “Então, sobre a prova de natação, a prova rápida, consegui estar no primeiro pelotão, defendendo a minha categoria. E graças a Deus, conclui bem, cheguei forte também na natação junto com eles. Isso me deixa muito mais motivado”, contou Barreto.

Vale lembrar, que os atletas participantes foram classificados através de etapas que ocorreram no Rio de Janeiro , Salvador, Lisboa e Portimão. De acordo com Barreto “todos eles foram, aqueles classificados com índice, vieram para disputar a final. Tem atletas do mundo inteiro, além dos portugueses, tem atletas da Grécia, atletas chilenos, atletas americanos, ingleses, croatas, diversos países”, contou.

Quanto à prova de ciclismo, o atleta ressaltou que foi diferente das convencionais. “Ccomo é estágio, então é um dia de cada modalidade, o pelotão estava grande e forte, tentei escapar por duas vezes, abriu uma fuga para poder chegar sozinho, mas como eu vi que ninguém veio comigo, era uma estratégia deles, poderia me custar caro, então eu tirei um pouco o pé, como a gente fala, para poder estar junto com eles e ir para a chegada. E na chegada deu isso aí, se você observar os tempos aí foram colados um nos outros, entendeu? E agora é recuperar para amanhã, dar o melhor na corrida e ser campeão mundial”, citou esperançoso.

Vale lembrar que em 2023, Macaé obteve mais três destaques em duas modalidades esportivas praticadas no município, o cross triathlon e o futebol virtual. Antonio Barreto conquistou o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon e Alexandre Rangel é vice-campeão de sua categoria. Ambos garantiram vagas para o Mundial na Austrália, em agosto do próximo ano. Já Gabriel Franja se classificou para a Copa do Brasil de Futebol Digital, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de julho.

Antonio Barreto (42) é o 3º lugar Geral do ranking brasileiro de cross triathlon da categoria de 40 a 44 anos, disputado durante o Circuito Brasileiro Multisports Cross Triathlon.

Fonte: Secom-PMM Por: Jornalista: Joice Trindade

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Flamengo vence no Maracanã e empata em número de pontos com Palmeiras

Redação Informe 360

Publicado

no

O Flamengo aproveitou o fator casa para derrotar o Palmeiras por 3 a 2, na tarde deste domingo (19) no estádio do Maracanã, e chegou aos mesmos 61 pontos do Verdão, que permanece na liderança do Campeonato Brasileiro pelo maior número de vitórias na competição.

Com este triunfo, o Rubro-Negro da Gávea ganha confiança para encarar a reta final da competição, na qual precisa tropeçar menos do que o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira para ficar com o título nacional. Já o Palmeiras precisa se recuperar rápido desse revés para continuar lutando pela conquista do Brasileiro.

Flamengo e Palmeiras protagonizaram um grande espetáculo para os mais de 71 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta