Desenvolvimento
Aquaviário é inaugurado pelo Governo do ES

Após um hiato de duas décadas, a população capixaba passa a contar com mais um modal de transporte. Na manhã deste domingo (20), o governador do Estado, Renato Casagrande, realizou a cerimônia de lançamento do novo Sistema Aquaviário. As autoridades navegaram pela Baía de Vitória nas embarcações Penedo e Moxuara inaugurando oficialmente as três estações que irão atender à população. A operação ao público começa nesta segunda-feira (21), às 6h30.

As estações, que estão localizadas estrategicamente, são a Estação Prefeito Setembrino Pelissari na Praça do Papa, em Vitória; a Estação Prefeito Aloízio Santos em Porto de Santana, Cariacica; e a Estação Governador Albuíno Azeredo na Prainha, Vila Velha. O projeto representa uma conquista significativa para a população da Grande Vitória, proporcionando uma opção adicional de transporte público seguro e confortável.
Os pontos de embarque e desembarque contam com estrutura para os passageiros esperarem pela embarcação contendo assentos e área para conexão com as embarcações, coberta e acessível, interligando o local de espera até as embarcações.
“O Sistema Aquaviário voltou muito mais moderno com ar-condicionado, bicicletário, wi-fi e integrado ao Transcol. Buscamos sempre a confiança das pessoas e quando entregamos um equipamento como este, as pessoas passam a confiar ainda mais em nosso Governo. Uma viagem bonita, rápida e segura. Estamos iniciando com três estações e duas embarcações, mas vamos ampliando aos poucos. Vai ser bom para a mobilidade urbana, reduzindo o fluxo de veículos na Segunda Ponte, Cinco Pontes e Terceira Ponte. Também vai ser muito bom para o nosso turismo. Temos feito obras que têm mudado a história do Espírito Santo e essa é uma delas”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O trajeto entre a Praça do Papa e a Prainha será realizado pela linha 402 em aproximadamente 10 minutos, enquanto a estimativa para o percurso até Porto de Santana é de cerca de 40 minutos, realizado pela linha 401. Os usuários do aplicativo ÔnibusGV já conseguem conferir os horários de partida das linhas pelo celular.
O início e término da operação (viagens) nos terminais localizados na Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana irão atender aos seguintes horários: nos dias úteis: início às 06h30 e término às 18h; aos sábados, das 08h às 18h; domingos e feriados, entre 09h e 15h. As horas de operação por dia independem do número mínimo de passageiros.
Uma das características mais notáveis do novo Sistema Aquaviário é a sua integração com o Sistema Transcol, sem custos adicionais. Os passageiros que iniciarem a viagem em uma linha do Transcol e concluírem o trajeto no Aquaviário (ou vice-versa) pagarão apenas uma tarifa no primeiro embarque.
O acesso às embarcações requer a validação com o Cartão GV. As estações terão máquinas de autoatendimento para a compra do cartão e recarga de créditos. Além do Cartão GV, o passageiro pode realizar o pagamento diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, gerando um QR code na tela do aparelho para ser apresentado no validador, por meio do aplicativo Kim.
“Essa retomada do Sistema Aquaviário é um marco para a mobilidade urbana da Grande Vitória. A integração com o Sistema Transcol traz aos cidadãos mais uma opção de transporte diário com conforto, segurança e eficiência”, comentou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
O novo Sistema Aquaviário marca o renascimento de um serviço que operou na Grande Vitória até a década de 1990. Essa iniciativa irá fortalecer a conexão entre Vila Velha, Vitória e Cariacica, contribuindo no acesso a pontos turísticos, áreas de lazer, comércio e outras regiões de interesse.
Orientações:
É importante que os passageiros só embarquem mediante a autorização do operador e que respeitem a prioridades do embarque: pessoas com atendimento prioritário, previsto em lei: idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo, obeso; e também os passageiros com bicicleta. Todas as embarcações possuem coletes salva-vidas para todos os passageiros a bordo e só serão transportados passageiros sentados, conforme a legislação em vigor.
Ao desembarcar, os passageiros são orientados a se encaminhar imediatamente ao portão de saída da estação, pois não é permitido permanecer na área do píer (flutuante) e na passarela de acesso.
Viagens
Linha 0401 – Porto de Santana/Praça do PapaDias úteis Saída: Porto de Santana Saída: Praça do Papa 06:30 07:50 10:30 11:50 13:10 15:30 16:50 07:10 08:30 11:10 12:30 13:50 16:10 17:30 Sábados 08:00 09:20 11:40 13:00 14:20 15:40 08:40 11:00 12:20 13:40 15:00 16:20 Domingos e Feriados 09:00 10:20 12:40 14:20 09:40 12:00 13:20
Linha 0402 – Praça do Papa/PrainhaDias úteis Saída: Praça do Papa Saída: Prainha 06:50 07:30 08:10 08:50 10:50 11:30 12:10 12:50 13:30 14:10 15:50 16:30 17:10 17:50 06:30 07:10 07:50 08:30 10:30 11:10 11:50 12:30 13:10 13:50 15:30 16:10 16:50 17:30 Sábados 08:20 09:00 09:40 11:20 12:00 12:40 13:20 14:00 14:40 15:20 16:00 16:40 08:00 08:40 09:20 11:00 11:40 12:20 13:00 13:40 14:20 15:00 15:40 16:20 Domingos e Feriados 09:20 10:00 11:40 12:20 13:00 13:40 14:20 09:00 09:40 11:20 12:00 12:40 13:20 14:00 14:40
Embarcações
- Embarcação Moxuara: Com capacidade para 98 passageiros, possui ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.
- Embarcação Penedo: Com capacidade para 80 , possui ar-condicionado, banheiro e também oferece espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
Desenvolvimento
Porto Central vai interditar trecho que liga praias das Neves e Marobá no ES nesta segunda(10)

A partir desta segunda-feira (10), um trecho de 3,1 quilômetros da orla de Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo, passará a ter acesso restrito. Com o avanço do projeto do Porto Central, a área entre as praias de Marobá e Neves não vão ter acesso permitido ao público.
Segundo a Prefeitura de Presidente Kennedy, a mudança está prevista no planejamento do Porto Central e em conformidade com o licenciamento ambiental e tem como objetivo prevenir os riscos de acidentes, tanto para os trabalhadores quanto para os frequentadores na região.
Para reforçar essa mudança, a partir da próxima semana, o local contará com sinalização adequada e monitoramento contínuo, garantindo que a população esteja devidamente orientada. A Prefeitura de Presidente Kennedy reforça que essa ação é fundamental para a execução segura e eficiente das obras, bem como para a preparação da operação plena do Porto Central.
Desenvolvimento
Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar entregam Ponte da Integração

Após 40 anos de espera, o governador Cláudio Castro inaugurou, nesta quarta-feira (12/02), a Ponte da Integração Deputado João Peixoto, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O equipamento, construído pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), será liberado ao trânsito ainda hoje. A previsão é que mais de 2.300 veículos trafeguem pelo local diariamente. Fruto de um investimento de R$ 291 milhões do Governo do Estado, a ponte sobre o Rio Paraíba do Sul vai beneficiar cerca de um milhão de pessoas.
Uma das obras mais aguardadas pela população da região, a estrutura tem 1.344 metros de comprimento por 16,2 metros de largura, e vai reduzir em 80 quilômetros a distância entre as duas cidades e o município de Campos dos Goytacazes, ligando o único ponto em todo o litoral que ainda não tinha elo pela costa brasileira. O acesso à cabeceira, pelo lado sul, que liga a ponte à BR-356, já foi pavimentado e a previsão é que o segundo acesso seja completamente asfaltado até abril.
– Hoje é um dia histórico para o nosso estado e, principalmente, para os moradores desta região. A inauguração da Ponte da Integração é uma realização de um sonho aguardado há mais de 4 décadas. A obra estava parada desde 2012. A ponte vai encurtar caminhos e impulsionar a economia local. Estamos interiorizando os investimentos e garantindo justiça e desenvolvimento ao povo do Norte fluminense, esse é o nosso legado – enfatizou o governador.
Muito mais que encurtar a viagem entre as duas cidades, eliminando a atual volta por Campos dos Goytacazes, a ponte vai beneficiar milhares de produtores rurais, incrementando o agronegócio, e impulsionará o turismo, com acessos mais fáceis e rápidos às praias e hotéis-fazendas das duas cidades. Também propiciará a criação de milhares de postos de trabalhos formais, a partir de empresas ligadas à logística.
Também presente na solenidade, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, ressaltou o empenho do Governo do Estado na cidade de Campos.
– É uma alegria virmos aqui para realizar essa entrega, que tem um papel importantíssimo para a economia local. Esse é um legado desse governo para a população de Campos e dos outros municípios que serão beneficiados com esse equipamento – declarou Bacellar.
De acordo com o presidente do DER, Pedro Ramos, a entrega da Ponte da Integração é mais que uma obra de mobilidade urbana. É a realização de um sonho para milhares de pessoas que vivem e trabalham nas cidades contempladas com a obra.
– Entregar uma ponte de tamanha relevância só foi possível graças ao empenho de toda a nossa equipe técnica. É um orgulho para nós ver que esse sonho antigo agora se torna realidade, gerando mais mobilidade e infraestrutura para a região – disse Ramos.
Sonho realizado
Para aqueles que há anos enfrentam dificuldades logísticas e longos deslocamentos, a ponte representa um marco de desenvolvimento e melhora na qualidade de vida.
É o caso do aposentado Carlos Alberto Maciel, de 64 anos. Ciclista, ele já faz planos para pedalar no local.
– A ponte vai agilizar muito a vida das pessoas aqui da região. A expectativa da população aqui de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana é imensa. Certamente vamos ser impactados de forma muito positiva. Além disso, como ciclista, estou muito feliz por poder passar aqui de bicicleta. Vai ser ótimo – comentou.
A guarda de trânsito Fabiana Felizarda, de 29 anos, destacou que a ligação entre os municípios vai melhorar a vida dos trabalhadores da região.
– Essa ponte vai ser muito boa para a vida de quem trabalha longe, que acaba passando muito tempo em transporte. Com certeza, vai ser muito bom pra nossa população! – afirmou.
Pavimentação nas rodovias de acesso à Ponte da Integração
O DER também realiza obras de implantação da RJ-196 e restauração do pavimento existente na RJ-194. Os serviços contam com redes de drenagem, pavimentação, implantação de acostamento e sinalização. Os dois pacotes de obras somam mais de R$ 155 milhões de investimento em 36 quilômetros de asfalto novo, sendo 18 em cada rodovia. A intervenção irá aumentar em duas vezes a capacidade das vias, levando mais segurança para quem passa pelo local.
Desenvolvimento
Construção da ferrovia EF 118 passará dentro de São Francisco de Itabapoana

Com a construção da ferrovia EF 118, que vai interligar os portos do Espírito Santo e Rio de Janeiro à malha ferroviária do país, a previsão é transportar 40 milhões de toneladas de cargas por ano, com destaque para Ferro Briquetado a Quente (HBI), ferro-gusa, minério de ferro destinado à exportação e carvão coque.
Analisando o traçado do projeto por onde passará a ferrovia, nota-se que o município de São Francisco de Itabapoana, além de ser o primeiro do estado do RJ a receber as obras, terá o movimento de trem passando em boa parte de seu território. Isso poderá, de alguma forma, fomentar o desenvolvimento da cidade na criação de novos negócios que poderão surgir às margens da ferrovia.
O projeto foi apresentado em audiência pública na quarta-feira (29) em Vitória, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Durante o evento, um dos pedidos feitos por entidades, como o Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer), foi a inclusão de um trem de passageiros para circular pela malha e interligar as cidades do Sul do Espírito Santo ao Rio.
“A gente vê com uma importância muito grande um trem de passageiros interligando dois Estados como o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Assim como é feito na Estrada de Ferro Vitória a Minas, que transporta quase 1 milhão de pessoas anualmente. Nós tivemos, recentemente, um acidente rodoviário que vitimou 41 pessoas. Talvez se tivesse um trem com mais eficiência e que pudesse transportar mais pessoas, talvez essas famílias não estariam nesse luto”, pondera Weslei Scobby, vice-presidente do Sindfer.
Investimento do governo federal
Para execução do malha ferroviária, está previsto um investimento de R$ 4,6 bilhões pelo vencedor do leilão. Uma das novidades nesse modelo é que governo federal vai entrar com R$ 3,28 bilhões para construção da ferrovia, com a maior parte dos valores sendo transferidos ao longo dos primeiros quatro anos para o ganhador.
Na primeira fase do projeto, serão construídos cerca de 170 quilômetros de trilhos entre Anchieta e São João da Barra, no Porto de Açu, no Rio de Janeiro, passando pela região do futuro Porto Central, em Presidente Kennedy. Já o trecho entre Santa Leopoldina a Anchieta, de 80 quilômetros, será feito pela Vale e incorporado à Estrada de Ferro Vitória a Minas, com investimento já anunciado de R$ 6 bilhões.
Já a segunda fase do projeto, o trecho de 325 km de São João da Barra a Nova Iguaçu, será feito com investimento adicional por quem ganhar a licitação. Esse trecho, chamado brownfield, prevê a utilização de trechos existentes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), mas podem ser feitos ajustes no traçado, por exemplo, conforme explicou o Marcelo Fonseca, superintendente de Concessão de Infraestrutura da ANTT. O trecho Sul pode contar ainda, no futuro, com investimento público para auxiliar no desenvolvimento do projeto, como já está definido para o trecho central.
Por: Leticia Orlandi
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