Cidades
SJB: Fundessan começa a operar em março com empréstimos de até R$ 30 mil

Juros serão de 0,5% ao mês. Objetivo é fomentar o empreendedorismo sanjoanense
A partir de 1° de março, agricultores, pescadores, marisqueiras, cadastrados nos órgãos reguladores, pequenos empresários e microempreendedores de São João da Barra que buscam alavancar ou iniciar o próprio negócio, passarão a contar com apoio financeiro de até R$ 30 mil e treinamento técnico da prefeitura. O Fundo de Desenvolvimento Sustentável Sanjoanense (Fundessan) fechou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SMDET) para possibilitar o crescimento do empreendedorismo no município, gerando trabalho e renda. O projeto também oferece oportunidades a pessoas físicas de adquirirem kits para geração da própria energia renovável.
Uma das características mais atrativas do Fundessan é sua política de juros. Com taxa mensal de apenas 0,5%, o Fundo busca tornar o crédito mais acessível àqueles que muitas vezes acabam excluídos do sistema financeiro tradicional devido aos altos juros. Além disso, há um incentivo adicional: no caso do pagamento das parcelas em dia, o beneficiário do empréstimo poderá solicitar devolução de metade do valor dos juros pagos.
Como para tudo existem regras, ainda mais em se tratando de dinheiro público, vale ressaltar que todas as propostas de crédito serão analisadas pela Sicoob (instituição que ganhou o processo de licitação). É ela quem determinará se o beneficiário poderá ou não pegar o empréstimo e qual o valor máximo a ser contemplado. “Mas tudo isso será explicado no início do processo, na SMDET”, esclarece o secretário municipal de Planejamento e presidente do Fundo, Allan Barcellos.
Além do aspecto financeiro, o Fundessan, através da parceria com a SMDET, irá oferecer capacitação técnica empresarial para beneficiários do empréstimo. “A assistência abrange cursos básicos de empreendedorismo, precificação de produtos e regras do empréstimo, proporcionando às empresas locais, ferramentas necessárias para prosperar em um ambiente competitivo”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra.
Com o início das operações do Fundessan, a SMDET estima que o município terá um aumento significativo na atividade empreendedora e no dinamismo econômico da região. “Os microempreendedores terão agora uma fonte confiável de financiamento e orientação, permitindo que transformem suas ideias em empreendimentos prósperos e sustentáveis”, acrescenta a secretária.
Dessa forma, a iniciativa da prefeitura representará importante marco rumo ao desenvolvimento econômico e social. “Fornecendo recursos e treinamento aos empreendedores locais, estaremos não apenas estimulando a criação de empregos e o crescimento dos negócios, mas também fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma cultura sustentável e inclusiva”, conclui Joice Pedra.
Fonte: Secom/PSJB
Cidades
Macaé lança manual do novo padrão nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), por meio da Consultoria Tributária, anuncia que Macaé está pronta para a nova fase da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, que institui o padrão nacional de NFS-e em todo o Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as empresas deverão se adequar ao novo modelo. Para facilitar o acesso e a aplicação do novo padrão nacional, a Fazenda lançou o Manual de Integração da NFS-e Nacional para adequação técnica disponível neste link.
Com a adoção do padrão nacional de NFS-e, Macaé reafirma seu compromisso com a modernização tributária e a simplificação das obrigações fiscais, garantindo mais eficiência e transparência para empresas e cidadãos. A Semfaz informa que o município continuará utilizando seu próprio sistema de emissão, que será atualizado para atender ao layout nacional.
Os pontos principais do novo padrão NFS-e, conforme o Manual de Integração divulgado pela Fazenda são: unificação nacional; integração tecnológica; Web Service Nacional; validação automática; ambiente de testes; e prazo de adequação até 31 de dezembro próximo.
A Secretaria de Fazenda orienta as empresas de Macaé para revisar seus sistemas internos de emissão de NFS-e; consultar o Manual para adequação técnica; realizar testes de integração no ambiente de homologação antes da data limite; e manter atenção às atualizações divulgadas pela Semfaz.
Acesse o serviço de NFS-e no site da prefeitura.
Fonte: Secom/PMM Jornalista: Elis Regina Nuffer
Cidades
Macaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais

A Semana Macaé Empreendedora 2025 promoverá, no dia 18 de novembro, uma Rodada de Negócios voltada à integração entre grandes empresas e fornecedores locais. O encontro acontecerá das 9h às 12h, no Hotel Mercure Macaé (Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, Macaé/RJ).
O objetivo da iniciativa é fomentar parcerias comerciais e fortalecer a cadeia produtiva da região, por meio de reuniões estratégicas entre empresas âncoras e fornecedores. Já estão confirmadas como âncoras as empresas Estácio de Sá, Hotel Mercure Macaé, Ocyan, Oceaneering, Oil States, Shopping Plaza Macaé, Subsea7 e Unimed Costa do Sol.
Durante o evento, cada fornecedor terá 10 minutos para apresentar seus produtos e serviços a cada empresa compradora. As reuniões serão presenciais e pré-agendadas, permitindo uma interação direta, com foco na geração de novos negócios e oportunidades de networking.
A Rodada de Negócios da Semana Macaé Empreendedora 2025 é uma oportunidade única para empresas locais ampliarem seu alcance comercial e fortalecerem sua presença em um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.
A Macaé Empreendedora é uma realização da Prefeitura de Macaé com a Rede Petro-BC e o Sebrae e apoio da FGV, Zurich Airport, Grupo Mulheres do Brasil, Amacon, Acim, CDL, Sinco Macaé e Vox To You.
Inscrições abertas.
Fonte: Secom/PMC – Jornalista: Tatiana Gama
Cidades
Balcão de Oportunidades em SJB com 301 vagas de emprego

O Balcão de Oportunidades de São João da Barra traz nesta semana 301 vagas de emprego, sendo que desse total 145 são para o município. O restante são para demais cidades do Norte Fluminense.
As oportunidades, que estão em constante atualização, contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação.
Os interessados podem comparecer ao Balcão de Oportunidades, localizado na Avenida Rotary, nº 783, Centro de São João da Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado. Também é possível acessar o mural de oportunidades (aqui)
O Balcão de Oportunidades oferece ainda atendimento pelo WhatsApp Business (22) 2741-1420 e pelos telefones (22) 2741-8449 – ramais 327 e 328, em que os candidatos podem obter informações, suporte e atualizações sobre novas vagas.
Fonte: Secom/PSJB –

Saúde1 semana atrásAnvisa manda recolher lotes de furosemida e proíbe propaganda de manipulados

Tecnologia1 semana atrásComo e quando fazer a manutenção da suspensão do carro?

Saúde1 semana atrásApenas 50 pessoas no mundo têm este sangue raro — e a ciência quer fabricá-lo

Saúde6 dias atrásVariante H5N5 da gripe aviária é registrada pela primeira vez em humano nos EUA

Tecnologia1 semana atrás5 dicas para não cair em golpes com IA na Black Friday

Negócios1 semana atrásRendanheyi: O Modelo Chinês Que Transforma Funcionários em Empreendedores

Justiça7 dias atrásSTF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu no tarifaço

Tecnologia6 dias atrásGosta de faroeste e história policial? Conheça as séries e filmes de Taylor Sheridan








































