Cidades
SJB: evento com enfoque na cultura urbana acontece neste sábado

O evento cultural Poder das Ruas, com programação composta de roda de conversa, grafite, DJ, oficinas de dança e apresentação “Talento das Ruas”, acontece no sábado, 27, no entorno da Praça São João Batista, em São João da Barra, a partir das 10h. O objetivo é oportunizar o acesso de todos e estreitar a relação com a cultura urbana, reunindo diferentes manifestações artísticas ligadas às danças urbanas nas ruas da cidade.
Realizado por meio da Lei Paulo Gustavo – Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo de Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – o evento tem produção da Lima Produção e coprodução da Cia de Dança Jhonatan Martins, com apoio da Prefeitura de São João da Barra. Irão participar diversos profissionais com conhecimento e experiência.
“A ideia é explorar a origem das danças urbanas a partir das construções sociais vivenciadas pelos artistas, notando a difusão das manifestações culturais da dança urbana, proporcionando espaço de expressão, liberdade, comunicação e troca de conhecimentos a partir da participação. A produção desse evento promove um diálogo entre as diferentes culturas, entendendo as raízes de sua origem na contemporaneidade”, explica o idealizador do projeto, Arthur Lima.
Talento das Ruas – Encerrando a programação do “Poder das Ruas”, o evento “Talento das Ruas” consiste em apresentações culturais, nas suas mais variadas manifestações, sendo necessário que os interessados em participar se inscrevam pelo link (aqui).
10h – Abertura
10h15 – Roda de conversa com o tema “Danças urbanas e suas influências”
12h – A arte do grafite
12h30 – DJ
13h30 – Oficina de Vogue (Prof. Bruno Germano)
14h30 – Oficina de Street (Prof. Arthur Lima)
15h30h – Oficina de Hip Hop (Prof. Vini Santos)
16h 30 – Oficina de Locking (Prof. Michell Baes)
17h30 – Encerramento: “Talentos das Ruas”
Cidades
Macaé forma 77 novos voluntários em Defesa Civil nesta terça-feira

A Prefeitura de Macaé realizou, nesta terça-feira (9), a cerimônia de formatura da nova turma de Voluntários em Defesa Civil, composta por 77 participantes. O evento marca a conclusão de um ciclo de capacitação voltado ao fortalecimento da cultura de prevenção, preparação e resposta a emergências no município.
Compuseram a abertura Anselmo Pestana da UFRJ; o representante da Redec, major Charles; o secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus; a vereadora Leandra Lopes e o prefeito Welberth Rezende.
“É muito nobre quem tem preocupação com o próximo. Estamos investindo na obra de macrodrenagem, preparando a cidade para chuvas, mas muitas das vezes precisamos das pessoas ajudando. Mais de 500 voluntários em Macaé estão capacitadas para contribuir com a população e isso é muito importante”, comentou Welberth.
O prefeito citou também o novo aplicativo municipal de monitoramento de desastres naturais: Alerta Macaé. A plataforma integra o sistema desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar do Centro Multidisciplinar da UFRJ (GPICM/UFRJ) em parceria com a Defesa Civil e funciona de forma associada às 33 estações meteorológicas instaladas em unidades escolares no município.
O secretário de Defesa Civil, Joseferson jáde Jesus, enfatizou a importância do programa e o impacto direto na segurança da população.
“A formação de novos voluntários reforça a rede de apoio responsável por fortalecer a prevenção e tornar o município mais resiliente. Cada voluntário capacitado representa mais preparação, mais cuidado e mais prontidão para agir em situações de risco. É um investimento humano que faz a diferença no dia a dia da cidade”, afirmou.
“Meu objetivo é juntar força com a prefeitura, a comunidade inclusive escolar, as empresas e criar parcerias para levar o conceito de Defesa Civil para dentro das escolas”, comentou Anselmo.
O representante da Redec, Defesa Civil estadual, major Charles elogiou a mobilização da comunidade macaense em engajar no curso.
“Uma população mais capacitada é uma população mais resiliente”, definiu.
A vereadora Leandra Lopes salientou a relevância do trabalho do voluntariado.
“O trabalho do voluntário faz total diferença para uma cidade”, expressou.
Luana Silva do Santos Siqueira recebeu o certificado na noite desta terça-feira e frisou que a atividade de que mais gostou foi a prática de primeiros socorros.
“É uma habilidade importante até para socorrer alguém que passe mal em casa ou na rua. Meu filho mesmo é pequeno e, em caso de engasgo, saber como agir faz toda a diferença. Foi muito bom, muito útil. Adorei o curso”, apontou.
Merídia Luz, uma das formandas, pontuou que a atividade de que mais gostou foi a de combate a incêndio. Ela explicou que o treinamento predial a ajudou a compreender como se proteger em situações de risco, inclusive em casos de vazamento de botijão de gás.
“Achei muito interessante e importante para aplicar no dia a dia”, disse.
Curso teve carga horária de 20 horas
O curso, com carga horária de 20 horas, foi desenvolvido para preparar cidadãos a atuarem de forma segura e responsável junto às ações da Defesa Civil. A formação contou com módulos teóricos e práticos, incluindo aulas presenciais, atividades por meio da plataforma EaD da UFRJ, além de treinamentos práticos de primeiros socorros e combate a incêndio. Ao longo das aulas, os voluntários estudaram conteúdos como primeiros socorros, combate a incêndio, segurança no lar, percepção de riscos, noções de Defesa Civil e princípios do voluntariado.
Segundo o coordenador e instrutor Régis Lima, a equipe responsável pelo curso foi composta por profissionais que atuam diretamente nas ações de prevenção e resposta do município. Os participantes também passaram por avaliações obrigatórias no módulo teórico online, requisito necessário para a certificação. Ao final da cerimônia desta terça, os concluintes receberam o Certificado de Formação de Voluntário em Defesa Civil, documento com validade em todo o território nacional e reconhecido por órgãos de Defesa Civil e instituições de segurança pública.
Régis Lima acrescentou que a iniciativa faz parte de um programa contínuo de formação cidadã.
“No próximo ano, teremos dois novos encontros, dando continuidade ao trabalho de capacitação e ampliando a atuação da rede de voluntários”, ressaltou o coordenador.
Joseferson informou que os 77 novos voluntários estão aptos a apoiar ações estratégicas em situações de emergência.
Fonte: Secom/PMM
Cidades
Encontro de Arborização: Macaé lança manual e se consolida como referência em cidades verdes

Pensar a arborização como futuro e, sobretudo, como ferramenta essencial para preservar a biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies no presente foi o eixo central do segundo dia do 8º Encontro Fluminense de Arborização Urbana (Efau), realizado nesta quinta-feira (4), no Mercure Hotel Macaé. O prefeito Welberth Rezende destacou, na abertura, a importância de integrar o verde ao cotidiano urbano e anunciou que o município sediará, em 2026, o terceiro Encontro Regional Sudeste, convite feito pelo representante da Arbor Day Foundation, Sérgio Chaves.
“Lançamos agora, aqui neste encontro, o nosso Manual de Arborização. Apresento a vocês o exemplar físico e tem também a versão online. O documento traz as diretrizes para a arborização urbana do município e como executar os plantios e manutenção das árvores urbanas. Nossa gestão investe no verde e temos mais metas para cumprirmos em 2026 que incluem mais plantios de mudas diversas, além de outros destaques que abriram este evento hoje. Já plantamos 218 mil mudas de arbustos e outras 80 mil serão plantadas em 2026”, disse o prefeito.
Antes da abertura oficial, um vídeo apresentou os avanços de Macaé na área ambiental, como a criação da Área de Preservação Ambiental Rio Novo; a implantação do Corredor Ecológico; a recomposição da restinga; a revisão do Plano de Saneamento; a ampliação da rede de esgoto; a coleta seletiva; o paisagismo urbano; e o Plano Municipal da Mata Atlântica.
“Tudo o que acontece nesta cidade é fruto de parceria e está dando certo. Temos outras áreas de interesse social que estão muito bem como segurança e empregos com destaque do município em nível nacional”, acrescentou o prefeito.
Representantes da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) também enalteceram os esforços da cidade. “Macaé é um encanto, arborizada, muito bem cuidada e limpa”, disse Vitor Chaves, que homenageou o prefeito com menção honrosa pelo apoio institucional e pela transformação ambiental do município. Macaé, por sua vez, entregou a placa “Amigo Verde de Macaé” a produtores rurais, empresários e fazendeiros que atuam na preservação do verde.
A mesa de abertura deste segundo dia foi composta além deles, pelo subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil; a secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niteroi, Dayse Monassa; diretor de Gestão da SBAU, Vitor Chaves; diretor regional da SBAU, Flávio Teles; presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro (Apeferj), Michele Ribeiro; representante da Cedae, o engenheiro florestal Élton Abel; e o presidente da Comissão de Ambiente, Proteção dos Animais e Saneamento Básico da Câmara Municipal de Macaé, vereador Ricardo Salgado.
O encontro é promovido pela Apeferj e pela SBAU, com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente. O evento também abriu espaço para capacitação técnica e inovação. A programação segue até sexta (5), com debates, mesas-redondas e minicursos, incluindo o uso de drones para avaliação de árvores em áreas urbanas.
PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO
05/12 – Sexta-feira – Mercure Macaé Hotel
8h às 9h15 – Mesa-redonda com representantes das prefeituras do RJ
9h15 às 9h45 – Debates
9h45 às 10h – Coffee-break
10h às 13h – Minicurso: Avaliação de Árvores Nível 3 com Uso de RPAS (Drones)
Eng. Agron. Rosângela Costa – Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu.
Manual de Arborização traz diretrizes inéditas para Macaé
A Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Macaé escolheu o 8º Efau para lançar o Manual de Arborização Urbana do município para chamar a atenção das pessoas para o tema e a importância do documento para a cidade. A Arborização urbana é o conjunto de árvores existentes na zona urbana das cidades que compõem as ruas, parques, praças, lotes e propriedades particulares plantadas no alinhamento da via pública, nos canteiros centrais.
Elaborado pela comissão técnica da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Semas, o Manual de Arborização é inédito no município e estabelece as diretrizes técnicas e os procedimentos para o planejamento, a implantação, o manejo e a manutenção da arborização sustentável.
Com o Manual, a Semas reforça o compromisso da gestão responsável conectada com o desenvolvimento ambiental e a qualidade de vida da população. Os destaques do documento são: contextualização histórica e ambiental com abordagem sobre a importância das árvores na história humana e sua presença recente no ambiente urbano com ênfase nos benefícios ecológicos, sociais e estéticos da arborização; planejamento técnico e participativo com envolvimento da comunidade e dos setores públicos; espécies recomendadas; e manejo responsável com lista atualizada das nativas e exóticas adequadas ao clima e ao solo de Macaé, com orientações sobre plantio, poda, substituição e preservação.
O Manual também valoriza a identidade local com resgate do nome Macaé ligado à palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) e reforça o vínculo entre a vegetação nativa e os símbolos da cidade, como o brasão e a bandeira. Além disso, os objetivos da secretaria estão alinhados com as políticas públicas conforme a Lei nº 3010/2007 que disciplina o uso planejado da arborização urbana a fim de transformar diretrizes em ação.
Para que os projetos da secretaria estejam alinhados com o manual foram seguidas algumas etapas: planejamento técnico; escolha adequada de espécies; inventário arbóreo; engajamento comunitário; e acompanhamento técnico.
O Manual prioriza espécies da Mata Atlântica e o ecossistema costeiro de Macaé, com foco em segurança, beleza e funcionalidade urbana. As principais espécies estão elencadas no documento como pitanga; aroeira-pimenteira; ipê-amarelo; cambuci e outras recomendadas por sua adaptabilidade ao clima local, baixa agressividade radicular e valor ecológico.
O documento reforça uma série de práticas que promovem sustentabilidade urbana como revegetação de áreas degradadas; poda responsável; inventário informatizado; espaçamento mínimo por quilômetro; índice de áreas verdes; e educação ambiental.
A Semas é a responsável pela implementação e também fiscalização das diretrizes do Manual. O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), conforme a Resolução 001/2025. Assim que for lançado será disponibilizado no Portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.
Fonte: Secom/PMM – Por: Jornalista Elis Regina Nuffer
Cidades
Havan retoma plano de expansão com construção de megaloja em Campos

Campos vai ganhar mais um mega empreendimento. Em reunião com o prefeito Wladimir Garotinho, na tarde desta segunda-feira (1º), representantes da Havan confirmaram a instalação de uma unidade em Campos, a primeira unidade a marcar a retomada do plano de expansão da rede após a paralisação provocada pela pandemia da Covid 19. A nova loja, que terá 10 mil metros quadrados de área construída na entrada da cidade, representa um aporte superior a R$ 100 milhões na economia local, além da geração de mais de 200 empregos diretos. Além da equipe da Havan, liderada pelo gerente de Expansão, Milton Hang, participaram da reunião o assessor especial de Relações Institucionais da Prefeitura, Mauro Silva, e o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Mobilidade, Fábio Ribeiro.
O prefeito também conversou por vídeo com o empresário Luciano Hang, proprietário fundador da Havan. Wladimir destacou que a decisão da Havan de retomar a expansão nacional a partir de Campos é um sinal concreto da confiança do setor privado no crescimento econômico do município e no esforço da gestão para atrair novos empreendimentos geradores de emprego e renda. “Com muita alegria e entusiasmo recebi a visita de Milton Hang. As licenças necessárias serão agilizadas e as obras iniciadas em breve. Agradeço a confiança em nossa cidade. Seremos a primeira expansão da Havan no pós-pandemia, o que prova mais uma vez o nosso crescimento e a valorização da nossa Campos”, declarou o prefeito.
De acordo com as informações repassadas pelo assessor especial de Relações Institucionais, a obra está prevista para começar no início do próximo ano, com indicação já para janeiro, e, após o começo efetivo da construção, o cronograma técnico estima um prazo de 120 dias para a conclusão. A unidade deverá gerar mais de 200 empregos diretos, além de impulsionar a criação de postos de trabalho indiretos nos setores de serviços, logística e comércio local. “O projeto retoma um movimento iniciado há aproximadamente cinco anos, quando a possibilidade de instalação da Havan em Campos começou a ser cogitada e estudada pela rede, mas que foi interrompido em razão da pandemia e das incertezas econômicas daquele período. A Prefeitura está empenhada em garantir segurança jurídica e agilidade nos trâmites necessários para viabilizar o investimento e transformar o anúncio em realidade em um curto espaço de tempo”, comentou Mauro Silva.
Milton Hang contou que a definição de Campos como ponto de retomada dos investimentos pós-pandemia está diretamente ligada ao histórico de estudos sobre o município e às características do projeto concebido para a cidade. “Estamos estudando a instalação da Havan em Campos há aproximadamente cinco anos e agora conseguimos retomar esse projeto com uma loja de 10 mil metros quadrados, investimento acima de R$ 100 milhões e geração de mais de 200 empregos diretos. Vamos trabalhar com mais de 350 mil itens, sendo cerca de 95% produzidos no Brasil, o que também fortalece a indústria nacional. A nossa previsão, construída junto com a Prefeitura, é concluir, ano que vem, a construção de nossa nova unidade em até 120 dias, após o começo dos trabalhos”, adiantou o gerente de Expansão da Havan.
O secretário de Obras disse que a Prefeitura está acompanhando todas as etapas para instalação do empreendimento, desde o licenciamento para a instalação. “Além de impactar na economia, consolidando Campos como referência regional no setor varejista, a nova loja de departamentos, em função da localização estratégica, na entrada da cidade, ajudará a tirar o consumidor da BR 101 com a construção, em parceria com o município, de uma via de acesso alternativa na região”.
Fonte: Secom/PMCG – Por: Diego Dumas – Foto: César Ferreira

Saúde1 semana atrásO que é o Dezembro Vermelho e qual sua relação com a Aids?

Tecnologia1 semana atrás7 usos criativos do Google Gemini que você deveria testar

Tecnologia1 semana atrásRaio verde: o raro fenômeno óptico que aparece no nascer ou no pôr do sol

Saúde1 semana atrásPor que algumas pessoas têm medo de médicos e dentistas?

Esporte6 dias atrásFlamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro

Sem categoria1 semana atrásNatal Magia Macaé: programação da Vila do Noel encanta as famílias

Geral1 semana atrásRio: Ceasa informa que 28 lojas foram destruídas por incêndio

Negócios1 semana atrásLista Forbes: As Empresas dos Sonhos para Trabalhar nos EUA









































