Cidades
Prefeito solicita a ministro retomada de voos entre Campos e Rio de Janeiro

O prefeito Wladimir Garotinho, a convite do ministro dos Portos e Aeroportos, Silva Costa Filho, participou, nesta quinta-feira (8), da cerimônia de assinatura da outorga do Aeroporto Ernani do Amaral Peixoto, em Itaperuna, para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Na ocasião, Wladimir solicitou o apoio quanto à retomada dos voos comerciais entre Campos e Rio de Janeiro, suspensos desde outubro de 2023.
A cerimônia também contou com a participação da secretária de Turismo de Campos, Patrícia Cordeiro, e do subsecretário da pasta, Edvar Júnior. Na oportunidade, eles entregaram ofício ao ministro Silva Costa Filho e ao ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, no qual o município solicita uma reunião para debater a ampliação do Aeroporto Bartolomeu Lisandro e a retomada dos voos para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
“Estive hoje com o ministro de Portos e Aeroportos, Silva Costa Filho, falando sobre o aeroporto de Campos e das viagens suspensas entre Campos e Rio de Janeiro e do Rio de Janeiro para Campos. Pedimos mais uma vez o apoio do ministro para a retomada destes voos que são tão importantes para a economia de Campos e região”, comentou Wladimir.
Em resposta ao prefeito, o ministro Silva Costa Filho garantiu que, após o carnaval, irá se reunir com a presidência da Azul Linhas Aéreas para que os voos entre Campos e Rio de Janeiro sejam retomados o quanto antes. “Parabenizo o prefeito Wladimir pela sua capacidade de trabalho e articulação. Depois do carnaval vamos falar com o presidente da Azul para que possamos retornar estes voos, tendo em vista o desenvolvimento regional”, comentou.
Segundo Patrícia, a valorização do modal aéreo e as medidas sugeridas são de vital importância para o desenvolvimento do turismo em Campos e nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em sua avaliação, a suspensão dos voos para a capital do estado acarreta graves prejuízos econômicos e sociais, além de fragilizar a manutenção de milhares de empregos e a geração de novos negócios e postos de trabalho.
“O transporte aéreo é fundamental para viabilizar e fomentar a atividade turística em Campos e região, com forte impacto no crescimento do trade e abertura de novos postos de trabalho. A interligação com a capital do estado viabilizará a conexão de Campos para todo o Brasil”, observa Patrícia.
“A reivindicação vai ao encontro dos anseios do setor produtivo de Campos”, acrescentou o subsecretário de Turismo de Campos, Edvar Júnior.
Fonte: Secom/PMCG – Por: Telmo Filho – Foto: Douglas Madeira / Divulgação
Cidades
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.
Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.
O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.
— Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
Fonte: Ascom-PMSFI
Cidades
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.
A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.
Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.
Forma de pagamento
Redução de multa Redução de juros
Pagamento à vista 100% 100%
Até 6 parcelas 90% 80%
De 7 a 12 parcelas 80% 60%
De 13 a 24 parcelas 60% 40%
De 25 a 36 parcelas 40% 20%
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
- Negócios1 semana atrás
Como Brasileira Chegou Ao Topo da Inovação da L’Oréal na América Latina
- Saúde1 semana atrás
Falsa couve: família confunde planta com fumo em Minas Gerais
- Negócios1 semana atrás
Saúde Mental Ultrapassa Câncer e Vira Maior Preocupação
- Tecnologia1 semana atrás
Como adicionar ou remover objetos em uma foto no Gemini
- Tecnologia1 semana atrás
Você se lembra? 7 aparelhos que marcaram época e sumiram com o tempo
- Saúde1 semana atrás
Cura do Alzheimer? Cientistas interrompem avanço da doença em camundongos
- Geral7 dias atrás
Caixa volta a financiar até 80% do valor dos imóveis pelo SBPE
- Tecnologia6 dias atrás
Qual a diferença do Android 16 para o One UI 7 e 8? Entenda de uma vez por todas