Cidades
Mais de 164 mil pessoas visitaram a 8ª Festa Literária Internacional de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, divulga nesta terça-feira (17/10) o balanço da 8ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim). Durante 13 dias, 164.125 pessoas passaram pelo evento que foi montando em uma área de seis mil metros quadrados no entorno da Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Deste total, 129.866 eram adultos interessados em literatura geral. Também passaram pela festa do livro 34.259 crianças. Já entre os gêneros, destaca-se a presença de 62% do sexo feminino e 38% do sexo masculino.
Ao longo do evento, foram comercializados um total de 373.878 livros das 219 editoras participantes, evidenciando a notável demanda e interesse do público por obras literárias durante a feira. Nesta edição, o cantor, compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil, foi o grande homenageado. Gil foi recebido pelo prefeito Fabiano Horta e ganhou um cartão digital da moeda Mumbuca e presentes da prefeitura. Acompanhado de um violão, o artista cantou dois de seus sucessos acompanhado pelo público que lotou a Arena Gilberto Gil no dia 22 de setembro.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, celebrou o sucesso da festa literária, destacando as palavras inclusão e multiculturalidade. “A Flim foi um universo de multiculturalidade que tomou conta da nossa cidade e foi lindo de ver como nosso povo abraçou essa oportunidade de consumir saber, cultura, arte, música e muita informação. Um local onde o diferente se encontrou e se fundiu, se respeitou e deu um lindo show de diversidade, encontros e contos”, afirmou.
Já o secretário municipal de Educação, Marcio Jardim, preferiu ressaltar a diversidade das atrações:
“Tenho a certeza que a Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) encantou a todas as mais de 160 mil pessoas que passaram por lá nos 13 dias de evento. Tivemos rodas de conversas com autores e escritores consagrados durante a virada cultural que reuniu mais de 219 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. Além do mais, passaram no nosso palco artistas nacionais que animaram o público ao som dos mais diversos sucessos. A 8ª edição da Flim veio para confirmar que Maricá é uma cidade multicultural”, afirmou Jardim.
Resumo da festa literária
Realizada de 19 de setembro a 1º de outubro, a Flim teve 17 rodas de conversas com participações de 46 debatedores, como Juca Kfouri, Nei Lopes, Miguel Paiva, Hélio de La Peña, Conceição Evaristo, Frei Betto, Luiz Antônio Simas, Sônia Rosa, entre outros; além de sessões de autógrafos do deputado federal e ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá (livro de poesias “Cabeça nas Nuvens”) e do livro “Os aventureiros de Luccas Neto.
Esta edição também contou com a FLIMzinha, um espaço dedicado às crianças com apresentações de Bia Bedran, Ana Botafogo, Marilia Pirilo, Mangueira do Amanhã, Pretinhas Leitoras, Passinho Carioca, Verônica Marcílio, Animação Colmeia, entre outros. Foram 13 shows no Palco “Sete Sóis Sete Luas” de Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim, Sala Cult, Bruna Mandz, Adriana Calcanhotto, Zélia Duncan, Caçula, Jô Borges, Lucas Félix, Vivi Serrano, Maneva, Teatro Mágico, Flávia Bittencourt e apresentação do espetáculo de dança Cia Filhos do Samba. Esse espaço também abrigou a Vila Pé de Maricá, em alusão à árvore que dá nome ao município, e contou com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil.
Já o espaço Porão Cultural foi reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abrigou 154 estandes de vendas de livros e na Tenda Festart havia um amplo espaço com puffs para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se foi um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.
Mais de 800 pessoas foram vacinadas na FLIM
No estande da Secretaria de Saúde na FLIM, foram aplicadas 867 doses contra a Covid-19. Desse total, 766 pessoas receberam o reforço bivalente, que protege contra as variantes mais recentes, como a Éris (EG.5), e 101 crianças receberam a dose pediátrica. O público maior de 18 anos e adolescentes a partir de 12 anos imunossuprimidos ou com comorbidades puderam receber a vacina bivalente diariamente no evento. Já as crianças de 6 meses a 11 anos receberam o imunizante destinado à faixa etária nos sábados e domingos da festa literária.
Com informações* Secom PMM – Foto de Capa: Evelem Gouvea
Cidades
Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta

Campos foi contemplado com um kit de equipamentos para teleconsulta e 13 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os investimentos, publicados na Portaria GM/MS nº7.613 de 17 de junho de 2025, fazem parte do Novo PAC Saúde e permitirão ao município implementar a teleconsulta, uma estratégia do Ministério da Saúde para integrar a saúde digital ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, as UBS vão ampliar a oferta de procedimentos, exames diagnósticos, vacinas e cuidados.
No kit de teleconsulta estão previstos computador portátil, microfone, projetor multimídia, mesa de escritório, cadeiras e câmara de segurança que, de acordo como secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, irão permitir a criação do Polo de Teleconsulta, atender, principalmente, aqueles locais mais distantes do centro da cidade.
“O Ministério da Saúde está contemplando as cidades que têm estrutura, com esses equipamentos para avançar na teleconsulta. É um projeto muito interessante, que vai permitir que possamos capilarizar essa assistência, fazendo com que as unidades mais distantes do centro da cidade possam ter o acesso, principalmente a determinadas especialidades. A teleconsulta é uma grande ferramenta que vai facilitar o acesso dos pacientes à assistência em saúde”, disse Paulo Hirano lembrando que Campos é o maior município em extensão territorial do Estado.
Já os combos de equipamentos, serão utilizados nas Unidades Básicas vinculadas à Saúde na Atenção Primária em Saúde do município. Eles são compostos por câmara fria para vacinas, retinógrafo portátil, espirômetro digital, dermatoscópio, eletrocardiógrafo eletrocautério (bisturi elétrico), desfibrilador externo automático, doppler vascular, laser para fisioterapia, ultrassom para fisioterapia, balança portátil até 200kg, TENS e FENS, dinamômetro, cadeira de rodas, fotóforo e tábua de propriocepção.
“Esses equipamentos portáteis serão utilizados para auxiliar o atendimento e diagnóstico por parte das equipes pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. É uma série de equipamentos que vem para potencializar, empoderar e facilitar a ação dos médicos das unidades mais distantes. Então, vai ser um grande avanço com certeza. Mais um grande passo para que a gente possa assistir melhor à nossa população”, reforçou Hirano.
Ambos os projetos visam facilitar o acesso da população à assistência médica e fortalecer o SUS digital.
Cidades
SJB: Mapeamento móvel em 360° será realizado a partir de segunda

A Prefeitura de São João da Barra está trabalhando na atualização do cadastro territorial multifinalitário, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o grupo GENTE-UFV. A partir desta segunda-feira, 21, será iniciada a fase mapeamento tecnológico móvel em 360° de todas as áreas urbanas. O projeto inclui um aerolevantamento com uso de drones, já realizado, e a confecção dos mapas de todo o município atualizado.
“O objetivo principal deste trabalho é promover a atualização do cadastro imobiliário do município e contribuir para a construção de um sistema informatizado e devidamente atualizado com a realidade existente hoje, facilitando assim o acesso rápido e confiável aos dados gerados tornando as transações imobiliárias mais rápidas e com mais segurança”, comentou o secretário municipal de Fazenda, Aristeu Netto.
Antes do início do trabalho de campo, a prefeita Carla Caputi se reuniu, em maio deste ano, com representantes da UFV e com o secretário e o subsecretário de Fazenda, Júlio César Nunes, para certar os últimos detalhes da iniciativa que também incluiu visitas a casas por equipes, envolvidas no projeto, devidamente identificadas para garantir que o levantamento seja realizado com todo cuidado e responsabilidade.
A prefeita ressaltou que, além de melhorar o planejamento do município e a gestão de recursos, o mapeamento visa a organização dos serviços de endereçamento, o que levará ao município a pleitear, junto aos Correios, a identificação das áreas por mais de um Código de Endereçamento Postal (CEP), que atualmente é único no município.
“O nosso cadastro é desde 1968 e está desatualizado, por isso estamos iniciando um gigante trabalho para organizar tudo certinho, permitindo a organização dos nossos endereços, com novos números, nomes de ruas e também a possibilidade de novos CEPs atualizados para cada localidade. Tudo isso vai facilitar, e muito, o dia a dia de quem precisa receber encomendas, correspondências ou simplesmente se localizar melhor na cidade. Com tecnologia e cooperação institucional e da população, avançamos no desenvolvimento sustentável e na modernização da gestão municipal. É mais organização, mais dignidade e mais qualidade de vida para todos os sanjoanenses”, destacou a prefeita Carla Caputi.
Por: Secom-SJB
Cidades
Campos: proibição de veículos acima de 4 eixos a partir desta segunda(2)

Publicada em 27 de fevereiro deste ano (AQUI), no Diário Oficial (DO) do município, a portaria assinada pelo presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Álvaro Oliveira, segue valendo e será reforçada a partir desta segunda-feira (2), com a proibição do tráfego de veículos com mais de quatro eixos no perímetro urbano da cidade.
A medida precisou ser reforçada pelo município, devido à inércia do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) no que se refere à liberação da RJ-238 (Estrada dos Ceramistas) dentro dos prazos previstos, bem como por conta do não cumprimento do acordo por escrito, por parte do órgão estadual, a fazer o recapeamento das vias afetadas.
“Com o apoio da Guarda, vamos reforçar essa iniciativa que visa dar maior segurança e fluidez ao trânsito de Campos”, destaca o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira.
O vice-presidente do IMTT, Davi Alcântara, destaca que o município tem sofrido com o tráfego de caminhões no perímetro urbano por conta da interdição da Estrada dos Ceramistas, via de responsabilidade do Governo do Estado.
“A realização de desvio pela Estrada do Carvão, acordada entre Estado e Prefeitura previamente, dependia de condicionantes como a manutenção, assumida oficialmente por parte do DER-RJ, do asfalto de avenidas como a Arthur Bernardes, Estrada do Carvão e Nilo Peçanha, que não foram realizadas. Vale ressaltar que os caminhões que tem como destino de serviço o município de Campos possuem livre circulação, segundo a Portaria, mediante comprovação junto à Guarda Civil Municipal”, pontua Davi.
Secom-PMCG
- Tecnologia1 semana atrás
8 animais selvagens que são mais “dóceis” do que você imagina
- Economia6 dias atrás
Trump contra o Pix: saiba o que pode ter motivado críticas dos EUA
- Geral6 dias atrás
Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte
- Saúde1 semana atrás
Você tem dor na coluna? Saiba quando a artrodese é indicada para sua coluna ou lombar
- Negócios1 semana atrás
BB Seguridade Recebe Indicação para Novo Diretor-Presidente
- Saúde1 semana atrás
Bactéria mortal está se tornando resistente aos antibióticos
- Tecnologia1 semana atrás
4 games de PS1 que nunca jogamos porque eles nunca saíram do Japão
- Cidades6 dias atrás
Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta