Cidades
Furtos, roubos e homicídios apresentam queda na Serra em 2023

O primeiro semestre de 2023 trouxe dados positivos para a segurança pública do município da Serra. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve redução de crimes contra o patrimônio, furtos e roubos e homicídios.
Os resultados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que acontece todos os meses com a participação de secretarias municipais, forças de segurança, representantes da Justiça e organizações da sociedade civil.
Um dos primeiros pontos é que o número de crimes contra patrimônio segue caindo. Em comparação com o primeiro semestre de 2022, houve uma redução de 512 registros de crimes dessa tipificação, resultando numa queda de 6,46%.
O roubo em via pública também apresentou uma redução. No primeiro semestre de 2022, 2.368 crimes dessa tipificação foram registrados. Nesse mesmo período de 2023, 2.148 casos foram registrados, o que representou uma queda de 9,29%.
Outra tipificação que apresentou diminuição nesse primeiro semestre foi o furto e roubo de veículos na cidade. Com uma queda de 16% em comparação ao mesmo período, houve uma redução de 144 registros do crime na Serra.
“O quadro atual é resultado de um processo de integração com as demais forças de segurança pública do município”, afirma Joel Lyrio, secretário de Defesa Social da Serra.
Homicídios
Em relação aos crimes de homicídio, a redução apresentada no primeiro semeste de 2023 é histórica, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, compilados pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra.
Desde 1996, o ano de 2023 marca a primeira vez em que o município tem menos de 50 assassinatos nos seis primeiros meses. Quando comparados o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período do ano passado, é possível obter o resultado de uma queda em cerca de 18%.
Esse dado é fruto de um trabalho integrado das forças de segurança do município como Polícia Civil Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal, além dos esforços em conjunto com o poder judiciário.
“Esse resultado também é fruto das políticas de sociais da Serra, que são de inclusão, geração de emprego e renda, além de trabalhos voltados para crianças e adolescentes para dar mais qualidade de vida a essas pessoas. É um trabalho voltado para os eixos de segurança pública e de inclusão social”, pontua o secretário Joel Lyrio.
Redução de óbitos no trânsito
Até o quinto mês deste ano, o número de óbitos no trânsito na Serra apresentou uma redução de 19%. Entretanto, enquanto vidas estiverem sendo perdidas, não há motivos para comemorar. “É hora de concentrar as ações preventivas e de fiscalização para obtermos um resultado melhor, pensando sempre em vidas que são salvas”, afirma o diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Fábio Alves.
Fonte: Secom PMS – Texto: Daniela Salgado – Foto: Edson Reis
Cidades
Macaé lança manual do novo padrão nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), por meio da Consultoria Tributária, anuncia que Macaé está pronta para a nova fase da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, que institui o padrão nacional de NFS-e em todo o Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as empresas deverão se adequar ao novo modelo. Para facilitar o acesso e a aplicação do novo padrão nacional, a Fazenda lançou o Manual de Integração da NFS-e Nacional para adequação técnica disponível neste link.
Com a adoção do padrão nacional de NFS-e, Macaé reafirma seu compromisso com a modernização tributária e a simplificação das obrigações fiscais, garantindo mais eficiência e transparência para empresas e cidadãos. A Semfaz informa que o município continuará utilizando seu próprio sistema de emissão, que será atualizado para atender ao layout nacional.
Os pontos principais do novo padrão NFS-e, conforme o Manual de Integração divulgado pela Fazenda são: unificação nacional; integração tecnológica; Web Service Nacional; validação automática; ambiente de testes; e prazo de adequação até 31 de dezembro próximo.
A Secretaria de Fazenda orienta as empresas de Macaé para revisar seus sistemas internos de emissão de NFS-e; consultar o Manual para adequação técnica; realizar testes de integração no ambiente de homologação antes da data limite; e manter atenção às atualizações divulgadas pela Semfaz.
Acesse o serviço de NFS-e no site da prefeitura.
Fonte: Secom/PMM Jornalista: Elis Regina Nuffer
Cidades
Macaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais

A Semana Macaé Empreendedora 2025 promoverá, no dia 18 de novembro, uma Rodada de Negócios voltada à integração entre grandes empresas e fornecedores locais. O encontro acontecerá das 9h às 12h, no Hotel Mercure Macaé (Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, Macaé/RJ).
O objetivo da iniciativa é fomentar parcerias comerciais e fortalecer a cadeia produtiva da região, por meio de reuniões estratégicas entre empresas âncoras e fornecedores. Já estão confirmadas como âncoras as empresas Estácio de Sá, Hotel Mercure Macaé, Ocyan, Oceaneering, Oil States, Shopping Plaza Macaé, Subsea7 e Unimed Costa do Sol.
Durante o evento, cada fornecedor terá 10 minutos para apresentar seus produtos e serviços a cada empresa compradora. As reuniões serão presenciais e pré-agendadas, permitindo uma interação direta, com foco na geração de novos negócios e oportunidades de networking.
A Rodada de Negócios da Semana Macaé Empreendedora 2025 é uma oportunidade única para empresas locais ampliarem seu alcance comercial e fortalecerem sua presença em um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.
A Macaé Empreendedora é uma realização da Prefeitura de Macaé com a Rede Petro-BC e o Sebrae e apoio da FGV, Zurich Airport, Grupo Mulheres do Brasil, Amacon, Acim, CDL, Sinco Macaé e Vox To You.
Inscrições abertas.
Fonte: Secom/PMC – Jornalista: Tatiana Gama
Cidades
Balcão de Oportunidades em SJB com 301 vagas de emprego

O Balcão de Oportunidades de São João da Barra traz nesta semana 301 vagas de emprego, sendo que desse total 145 são para o município. O restante são para demais cidades do Norte Fluminense.
As oportunidades, que estão em constante atualização, contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação.
Os interessados podem comparecer ao Balcão de Oportunidades, localizado na Avenida Rotary, nº 783, Centro de São João da Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado. Também é possível acessar o mural de oportunidades (aqui)
O Balcão de Oportunidades oferece ainda atendimento pelo WhatsApp Business (22) 2741-1420 e pelos telefones (22) 2741-8449 – ramais 327 e 328, em que os candidatos podem obter informações, suporte e atualizações sobre novas vagas.
Fonte: Secom/PSJB –

Esporte1 semana atrásFla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival

Educação1 semana atrásPrefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação

Tecnologia1 semana atrásIA reduz pela metade o tempo de testes da Nissan em veículos elétricos

Saúde1 semana atrásMapas cerebrais podem transformar a compreensão do autismo

Tecnologia1 semana atrásGrávida pode dirigir carro, moto e caminhão?

Saúde1 semana atrásO que acontece no corpo durante o exercício físico?

Saúde1 semana atrásO que acontece no cérebro quando você se apaixona?

Cidades1 semana atrásMacaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais









































