Ligue-se a nós

Cidades

Ciclovia da Vida teve mais de 11.600 acessos em apenas uma semana

Redação Informe 360

Publicado

no

A Ciclovia da Vida, inaugurada no último dia 27 de agosto já é um fenômeno da mobilidade na Grande Vitória. Em apenas uma semana, mais de 11.600 acessos nas entradas localizadas em Vitória e Vila Velha, demonstrando a adesão dos moradores da região. 

O ponto alto da demanda aconteceu no último domingo (03), consolidando a Ciclovia da Vida como uma escolha de lazer e transporte saudável pela comunidade.

Os dados revelam que, em uma única semana, a Ciclovia da Vida superou o total de utilização do Bike GV durante todo o mês de agosto. Essa marca demonstra a rápida integração da ciclovia na rotina da população da Grande Vitória, que agora têm uma opção acessível e agradável para atividades físicas e deslocamento sustentável. 

O serviço do Bike GV segue funcionando, atendendo os usuários, e junto ao Aquaviário, é mais uma opção de travessia e conectividade para ciclistas na Região Metropolitana. Para curtir o passeio e fazer a travessia em segurança, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) reforça a importância de que todos os usuários pedalem no sentido da via e com cautela, que verifiquem freios e mantenham suas bicicletas com revisão em dia, e que utilizem os equipamentos de segurança recomendados no Código de Trânsito Brasileiro. 

Anúncio

“Em uma semana, registramos quase 12 mil viagens na Ciclovia da Vida. É uma alternativa segura para o deslocamento diário, permitindo que o usuário vá de Vitória a Vila Velha, ou vice-versa, em cerca de 15 minutos. A travessia entre as cidades também ficou melhor sobre a Terceira Ponte, que ganhou novas faixas. Temos recebido muitos relatos de ganho no tempo de viagem e redução no número de acidentes na via. Alguns motoristas em carros de passeio insistem em utilizar a faixa exclusiva, por isso seguimos o alerta para que a faixa seja utilizada apenas por ônibus, táxis, carros de serviço, motos e caminhões”, ressalta o subsecretário de Estado de Mobilidade, Leo Cruz.  

Terceira Ponte

A ampliação da Terceira Ponte também contribuiu significativamente para a mobilidade na região. As linhas do sistema Transcol que passam na via tiveram redução de cerca de meia hora no percurso, trazendo mais conforto e reduzindo o tempo de viagem dos usuários.

Mas não foram apenas os passageiros do sistema Transcol que ganharam com a ampliação da Terceira Ponte. A dentista Seani Paiva mora em Vila Velha e conta que, desde a inauguração das novas faixas, não pegou trânsito para se deslocar. 

Anúncio

“Eu estou chegando em casa mais rápido e a gente fica mais confortável para dirigir, porque não vê mais motociclistas no corredor. Nos horários de pico a gente vê a fila nos acessos da Ponte, mas o trânsito segue andando. Foi uma mudança fácil de se acostumar e que está ontribuindo muito com o nosso dia a dia”.  

A Terceira Ponte ganhou duas novas faixas, uma por sentido. A faixa da direita é exclusiva para ônibus, táxis e carros de serviço, como viaturas e ambulâncias. Motos e caminhões tem uso preferencial nessa via. 

Os condutores que transitam na Terceira Ponte devem fazer a sua parte para que não ocorram acidentes e o trajeto possa ser feito sem intercorrências. A orientação é que obedeçam à sinalização e respeitem os limites da via, sinalizem corretamente ao mudar de faixa, não usem celular ao volante; não trafeguem no corredor e respeitem a exclusividade da faixa da direita para ônibus, motos e veículos de serviço.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura
comunicacao@semobi.es.gov.br
(27) 3636-9617 / 99697 6783

Anúncio

Cidades

ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.

Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.

A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.

O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.

Anúncio

 —  Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.

Fonte: Ascom-PMSFI

Continuar Lendo

Cidades

Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Redação Informe 360

Publicado

no

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.

A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.

Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.

Forma de pagamento

Anúncio

Redução de multa                                  Redução de juros

Pagamento à vista 100%                               100%
Até 6 parcelas 90%                                         80%
De 7 a 12 parcelas 80%                                  60%
De 13 a 24 parcelas 60%                                40%
De 25 a 36 parcelas 40%                                 20%

Por: Ascom-PMSFI

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.

Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.

A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.

Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.

Anúncio

Por: Secom-PMSJB

Continuar Lendo

Em Alta