Fé
Papa Francisco morre aos 88 anos

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.![]()
![]()
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.
O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20).
“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.
>>Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado
Primeiro Papa das Américas
Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.
Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.
Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.
Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.
Biografia
Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.
Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.
Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.
Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.
Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.
Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.
Apelo por cessar-fogo
Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.
“Todas as nações têm o direito de existir em paz e em segurança e seus territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser respeitada e garantida pelo diálogo e pela paz, não pelo ódio e pela guerra.”
Mulher em gabinete-chave da Igreja
Em janeiro de 2025, Francisco nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja Católica.
Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher fica responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica. Simona substitui o cardeal brasileiro reformado João Braz de Aviz.
Milagre na Amazônia
Em outubro de 2024, durante missa na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a canonização do padre italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira.
Segundo a organização Consolata América, o milagre ocorreu em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça e apresentou um grave ferimento na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do rapaz, o que se realizou.
Mudanças climáticas
Em agosto de 2024, Francisco fez um de seus últimos alertas em prol da preservação do meio ambiente e exigindo uma ação global contra as mudanças climáticas. “Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. Ela está doente”.
“Precisamos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários”, disse. “Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas”, completou.
Bênção para casais do mesmo sexo
Em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou, em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco, que padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.
Documento do escritório doutrinário do Vaticano destaca que tal bênção não legitima situações irregulares nem deve ser confundido com o sacramento do matrimônio, mas figura como um sinal de que Deus acolhe a todos.
O texto cita que padres “não devem evitar ou proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em todas as situações em que elas possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.
*Com informações do Vaticano News
Fé
Missa no Cristo Redentor celebra aniversário do santuário

Para comemorar os 94 anos do Santuário do Cristo Redentor, o Dia das Crianças e o de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi realizada neste domingo (12), às 8h, no Alto do Corcovado, uma missa em ação de graças celebrada pelo reitor do Santuário, padre Omar Raposo.![]()
![]()
A celebração católica teve a presença do comediante Renato Aragão, apresentado como um dos novos Embaixadores do Cristo Redentor para a Cultura e o Turismo, através de lei municipal de 14 de julho de 2025, que instituiu o Dia do Cristo Redentor no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.
Renato Aragão foi chamado ao altar, onde colocou a coroa na cabeça de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Apesar do céu nublado, com o nevoeiro encobrindo a estátua do Cristo, centenas de fiéis estiveram presentes na celebração. Durante a homília, o padre Omar pediu que Nossa Senhora ore pelas crianças esquecidas, em situação de vulnerabilidade e excluídas da escola e de outros direitos garantidos pela Constituição.
A programação começou com o lançamento da campanha social Clássico é Brincar, promovida pelo Consórcio Cristo Sustentável e pelo Festival Clássicos do Brasil, que tem a meta de arrecadar 10 mil brinquedos e livros infantis para crianças em situação de vulnerabilidade social até o dia 31 de outubro.
Durante o dia, também foi iniciada missa às 11h, e a programação prevê celebrações às 15h e às 17h. Também haverá a Oração do Ângelus ao meio-dia e às 18h, no Santuário do Cristo Redentor.
Segundo o Alerta Rio, as condições atmosféricas neste domingo na cidade do Rio de Janeiro serão influenciadas pelo calor e áreas de instabilidade em médios/altos níveis da atmosfera. Assim, o céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de pancadas de chuva isoladas a partir do fim da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas apresentarão elevação, com máxima prevista de 33°C.
Nesta segunda-feira (13), o monumento ao Cristo Redentor receberá às 19h, uma iluminação especial em azul para celebrar a Geminação entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Santuário Santa Dulce dos Pobres, na Bahia. Os santuários passarão a se conectar com parcerias nas áreas de Fé, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Social. A geminação tem como objetivo partilhar experiências.
Fé
Aline Barros se apresenta nesta quinta na 40ª Expoagro de SFI

A cantora gospel Aline Barros abrirá a programação da 40ª Expoagro de São Francisco de Itabapoana, que terá início nesta quinta (11) e segue até domingo (14), acontece no Parque de Exposições de Praça de João Pessoa.
A 40ª Expoagro é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Estado de Turismo; Governo do Estado do Rio de Janeiro; Pesagro-Rio; Emater-Rio; e Sicoob.
PROGRAMA 40ª EXPOAGRO
QUINTA-FEIRA – 11/09
08:00 – Esgota Animais Concurso Leiteiro
18:00 – 1ª Ordenha Concurso Leiteiro
19:00 – Abertura Oficial
Part. Orquestra de Câmara
“Orquestrando a Vida”
21:00 – Abertura da Praça de alimentação e Estandes
21:00 = Show Rick Duarte – Palco Raízes
22:00 – SHOW COM ALINE BARROS
SEXTA-FEIRA – 12/09
06:00 – 2ª Ordenha Concurso Leiteiro
08:00 – Café da Manhã Produtores
14:00 – Abertura do Espaço Kids
18:00 – 3ª Ordenha Concurso Leiteiro
19:00 – Abertura da Praça de Alimentação
20:00 – Show com Felix Oliveira – Palco Raízes
21:00 – Rodeio
23:30 – SHOW COM GUILERME & BENUTO
SÁBADO – 13/09
06:00 – 4ª Ordenha Concurso Leiteiro
08:00 – Café da Manhã Produtores
09::00 – Início da Prova Laço Comprido
09:00 – Início da Prova Ranch Sorting
09:00 – Início da Prova 3 Tambores
14:00 – Abertura da Espaço Kids
15:00 – Abertura da Praça de Alimentação
18:00 – 5ª Ordenha Concurso Leiteiro
20:00 – Show Igor Saliência – Palco Raízes
21:00 – Rodeio
23:30 – SHOW COM SIMONE MENDES
DOMINGO – 14/09
06:00 – 6ª Ordenha Concurso Leiteiro
08:00 – Café da Manhã Produtores
09:00 – Início Prova Laço Comprido
10:00 – Início Prova Team Penning
11:00 – Premiação Concurso leiteiro
12:00 – Abertura da Praça de Alimentação
14:00 – Abertura Espaço Kids
14:00 – Show Grupo Saideira – Palco Raízes
15:00 – Inauguração Vestiário e Fase 1 do Campo de Futebol
(Jogo Amistoso Master Praça João Pessoa Master Vilão )
17:00 – Espaço Kids – Show Infantil Lili e Stitch
19:00 – Show Edivane Santos – Palco Raízes
20:30 – Rodeio
23:30 – SHOW COM DIEGO & VITOR HUGO
* Os horários poderão sofrer alterações
*Os shows e exposição têm entrada gratuita todos dias.
Fé
Do sonho de jogador a compositor gospel; Mc Dedé de Deus está de volta!

Funkeiro gospel ministrava nos trens e metrôs do Rio de Janeiro
São Francisco de Itabapoana (RJ) – O ritmo do funk, muitas vezes alvo de críticas no meio religioso, ganha uma nova roupagem nas mãos de Edyrlande Barreto do Nascimento, de 28 anos, mais conhecido como MC Dedé de Deus. De volta à sua cidade natal após uma temporada intensa na capital fluminense, o artista retorna aos palcos com um propósito renovado: seguir evangelizando através da música.
MC Dedé de Deus se tornou conhecido nos transportes públicos do Rio de Janeiro – especialmente no metrô e nos trens –, onde transformou o ambiente urbano em um verdadeiro altar. Com letras fortes e recheadas de testemunhos, ele narra sua própria história de libertação das drogas e da prostituição, impactando diariamente centenas de passageiros.
“O transporte público é meu palco. É nele que estão as pessoas mais sacrificadas, que às vezes só precisam de uma palavra de conforto”, declarou o adorador ao jornal O Dia na época.
O retorno aos palcos aconteceu no verão de 2025 no projeto Circo da Vida, de volta na Avenida Principal da praia de Santa Clara, um evento evangelístico que já recebeu grandes nomes da música gospel e que abriu espaço para a batida consciente do funk cristão. Hoje, “Dedé” congrega na igreja “Resgatando Vidas para Cristo” liderada pela Pastora Bianca e Pastor Jeferson, é funcionário público na prefeitura da cidade, após uma breve pausa de estruturação familiar e de participação nas eleições municipais (quando se lançou candidato a vereador), volta a empunhar o microfone com a mesma intensidade e paixão de antes.
“Alguns pensam que funk é coisa do diabo, mas mostro que o que vale é o conteúdo. Minhas letras falam de transformação, de amor, de esperança e da misericórdia de Deus”, destaca o funkeiro, que tem conquistado cada vez mais respeito dentro e fora das igrejas.” comentou Dedé ao Informe360.
A apresentação de MC Dedé de Deus no Circo da Vida marcou mais do que um show: simbolizou o renascimento de um ministério musical que não tem medo de enfrentar o preconceito e a religiosidade para levar a Palavra de Deus até os confins da periferia – com linguagem simples, batida envolvente e coração quebrantado.
O retorno é mais do que promissor. MC Dedé de Deus representa uma nova geração de evangelistas que não escolhem púlpito ou templo, mas onde houver um ouvido atento e um coração aberto.
Assista, abaixo, uma das apresentações nos trens da capital carioca:

Tecnologia1 semana atrásO que é a computação afetiva?

Tecnologia1 semana atrásAlerta do Inmet: tempestades com ventos de 100 km/h avançam pelo Brasil

Saúde1 semana atrásBrasil firma parceria com a Índia para desenvolver novas vacinas

Saúde1 semana atrásCâncer de mama e as descobertas tecnológicas que mudaram à medicina

Negócios1 semana atrásFundo Patrimonial de Harvard Aumenta para Quase US$ 57 Bilhões e Doações Atingem Recorde

Negócios1 semana atrásNestlé Vai Cortar 16.000 Empregos, Diz CEO

Tecnologia1 semana atrásVale a pena comprar o BYD Dolphin? Veja 5 pontos importantes antes da decisão

Esporte7 dias atrásFlamengo vence no Maracanã e empata em número de pontos com Palmeiras




































