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ChatGPT vs Claude.AI: qual IA é melhor?

Redação Informe 360

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O ChatGPT e Claude.AI são duas inteligências artificiais de processamento de linguagem natural (NLP). A primeira é desenvolvida pela OpenAI, enquanto a segunda foi criada pela Anthropic. Elas foram projetadas para entender e gerar linguagem humana.

No entanto, as duas ferramentas possuem diferenças importantes, que devem ser observadas na hora de você optar por uma ou por outra. A seguir, conheça as principais e decida qual é a melhor ferramenta para você utilizar.

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ChatGPT vs Claude.AI: qual é melhor?

Desempenho

No quesito desempenho, a Claude AI tem maior foco em interações seguras e informativas. Além disso, tem alta resistência a tentativas de manipulação e consegue manter o contexto das conversas mesmo em diálogos longos, sendo excelente para o atendimento ao cliente e assistentes virtuais.

Por outro lado, o ChatGPT se destaca pela sua versatilidade e capacidade de responder a várias perguntas. Além disso, conta com muita criatividade para a realização de tarefas, como construção de poemas e scripts.

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Principais aplicações

O ChatGPT é uma ferramenta excelente para dar suporte ao cliente, pois tem capacidade para lidar com muitas consultas. A ferramenta costuma ser utilizada por marqueteiros, escritores e criadores de conteúdo para dar ideias e textos.

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Imagem: Tada Images/Shutterstock

O ClaudeAI costuma ser mais utilizado em empresas que possuem a necessidade de assistentes virtuais. Ele costuma ser usado em espaços educacionais, os quais precisam de maior segurança e precisão nas informações.

Acesso a chatbot de IA

De forma geral, as duas ferramentas dão acesso a um chatbot de IA convencional com recursos avançados. Porém, o Claude utiliza o Claude 3.5 Sonnet, já o ChatGPT usa o GPT-4o. O primeiro conta com desempenho superior. Quando lançado, por exemplo, ele superou GPT-4o em sete dos nove benchmarks gerais e quatro dos cinco benchmarks de visão.

Comprimento de texto

A quantidade de texto dos modelos de IA também é diferente. Enquanto o ChatGPT tem a capacidade de 96.000 palavras, o Claude AI consegue gerar textos com 150.000 palavras. Além disso, a segunda ferramenta permite carregar e analisar mais arquivos do que a primeira.

Capacidade de pesquisa de chats anteriores

Outra diferença entre o ChatGPT e o Claude AI é que a capacidade de pesquisar seus chats antigos. Isso é importante para encontrar informações específicas em conversas anteriores. Só quem pode realizar isso é o Claude AI.

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Samsung lidera vendas globais de celulares, aponta consultoria

Redação Informe 360

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A Samsung manteve a liderança do mercado global de smartphones no primeiro trimestre de 2025, de acordo com a pesquisa mais recente da consultoria Canalys. A Samsung obteve vendas totais de 60,5 milhões de unidades, reflexo do “lançamento de seus modelos mais recentes e novos produtos da série A com preços competitivos”.

A Apple ficou em segundo lugar, com 55,0 milhões de unidades enviadas e uma participação de mercado de 19%, impulsionada pelo crescimento nos mercados emergentes da Ásia-Pacífico e nos Estados Unidos.

Vendas em mercados da região Ásia-Pacífico e nos EUA impulsionaram resultado da Apple (Imagem: fazon1/iStock)

Já a Xiaomi garantiu o terceiro lugar, com 41,8 milhões de unidades enviadas e participação de mercado de 14%, “alavancando seu ecossistema de produtos diversificado para fortalecer sua marca na China Continental e nos mercados emergentes no exterior”. 

A vivo (que chegará ao Brasil como JOVI) e a OPPO seguiram em quarto e quinto lugares, com remessas de 22,9 milhões e 22,7 milhões de unidades, respectivamente.

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Além da Samsung: vendas globais

O mercado global de smartphones registrou ligeiro crescimento de 0,2%, com remessas atingindo 296,9 milhões de unidades no período analisado. O resultado mostra desaceleração do setor pelo terceiro trimestre consecutivo.

Mercados que apresentaram forte impulso no último ano, como Índia, América Latina e Oriente Médio, agora, estão experimentando quedas notáveis ​​no primeiro trimestre de 2025, indicando “saturação na demanda de substituição por produtos de mercado de massa”.

Por outro lado, programas de subsídios governamentais estimularam o crescimento da China Continental, enquanto a África continuou a se beneficiar de “atividades vibrantes de varejo e esforços proativos de expansão de mercado”.

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Impacto das tarifas

Embora os iPhones produzidos na China Continental ainda representem a maioria das remessas para os EUA, a produção na Índia aumentou no final do trimestre, abrangendo os modelos padrão das séries iPhone 15 e 16, além de acelerar a produção da série 16 Pro.

“Com as flutuações contínuas nas políticas tarifárias recíprocas, a Apple, provavelmente, transferirá ainda mais a produção com destino aos EUA para a Índia, a fim de reduzir a exposição a riscos futuros”, diz o relatório.

“Espera-se também que as tarifas impactem desproporcionalmente os dispositivos de entrada, reduzindo, potencialmente, a disponibilidade de modelos de menor custo e elevando os preços médios de venda nos EUA.”

Na avaliação da consultoria, essa dinâmica introduz novas incertezas não apenas para a Apple, mas, também, para as marcas Android que competem no mercado, exigindo novas estratégias de preços e mudanças em pacotes de operadoras.

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Tarifas vão exigir novas estratégias de preços e mudanças em pacotes de operadoras (Imagem: Ivan-balvan/iStock)

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Nem carro, nem moto: esse quadriciclo entrega um pouco dos dois

Redação Informe 360

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A empresa francesa de mobilidade Acticycle apresentou novo conceito de quadriciclo de baixíssimo impacto ambiental. O transporte elétrico comporta duas pessoas com peso máximo de 300 kg e atinge a velocidade máxima de 45 km/h.

O quadriciclo pesa 100 kgcinco vezes mais leve que um carrinho de golfe — e, segundo a empresa, reduz as despesas em seis vezes na comparação com um carro; os custos de manutenção são comparáveis aos de uma bicicleta de carga.

Modelo básico utiliza motor de 250 watts, atingindo velocidade máxima de 25 km/h (Imagem: Divulgação/Acticycle)

três modelos disponíveis, todos com quadro de alumínio, dois assentos acolchoados em espuma, para-brisa e teto de policarbonato, além de porta-malas traseiro de 170 litros com trava

Características do quadriciclo da Acticycle

  • O movimento é alimentado por motor elétrico à medida que o condutor pedala;
  • O modelo básico utiliza motor de 250 watts, atingindo velocidade máxima de 25 km/h com assistência elétrica;
  • O modelo intermediário utiliza motor de 750 watts, atingindo velocidade máxima de 45 km/h com assistência elétrica;
  • O modelo avançado é equipado com transmissão eletrônica PERS sem corrente, que incorpora dois motores LMX que fornecem potência combinada de 4 mil watts às rodas traseiras;
  • A velocidade máxima do modelo avançado ainda se limita a 45 km/h, mas o torque é aumentado para 180 Nm, permitindo que o veículo suba ladeiras de até 20%;
  • Carga de bateria removível de íons de lítio de 48 V garante autonomia de, aproximadamente, 70 km com o primeiro modelo, 45 km com o segundo e 70 km com o terceiro.
Há três modelos disponíveis, todos com quadro de alumínio (Imagem: Divulgação/Acticycle)

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Disponibilidade

O modelo de 250 W custa € 11.900 (R$ 76,1 mil, na conversão direta), enquanto o de 750 W sai a € 12.900 (R$ 82,5 mil) e, o mais avançado, € 14.400 (R$ 92,2 mil). O período de entrega pela empresa varia de quatro a seis meses, contados a partir da data de pagamento.

O condutor pode solicitar a inclusão de sistemas de iluminação completo, pneus Schwalbe 20 x 2,35 polegadas resistentes a furos, freios a disco hidráulicos dianteiros e traseiros Tektro Augira Twin, espelhos laterais duplos e suspensão dianteira e traseira.

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Conheça o navio autônomo mais avançado do mundo

Redação Informe 360

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A empresa de defesa estadunidense Eureka Naval Craft e a especialista australiana em autonomia marítima Greenroom Robotics revelaram detalhes do que chamam de o “navio de ataque naval autônomo mais avançado do mundo”

O AIRCAT Bengal MC é a primeira embarcação naval autônoma do mundo a transportar carga útil de 40 toneladas com velocidade máxima de mais de 50 nós, dependendo da carga útil, e um alcance de mil milhas náuticas.

Navio é capaz de operar com ou sem tripulação (Imagem: Divulgação/Eureka Naval)

O navio será oferecido à Marinha dos EUA, ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e às marinhas aliadas, incluindo países da AUKUS e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), bem como a Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia e Filipinas, segundo comunicado.

Navio mais letal e menos custoso

  • Capaz de operar com ou sem tripulação, o navio é considerado “mais letal” do que outras embarcações de guerra e pode lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk e mísseis de ataque naval (NSM, na sigla em inglês) anti-navio;
  • De acordo com as empresas envolvidas no projeto, essa capacidade de “projeção de força” é um diferencial, pois reduz o risco de dependência de navios de guerra tripulados muito maiores e mais caros para disparar mísseis;
  • “A realidade é que o mercado naval nessa classe de peso precisa ser revolucionado. Muitas embarcações, hoje, são obsoletas, lentas e caras. O AIRCAT Bengal MC oferece navio alternativo muito rápido, armado até os dentes, pode ser autônomo e tem a capacidade de transportar cargas úteis muito mais pesadas em alta velocidade, aumentando a letalidade”, afirmou o CEO da Eureka Naval Craft, Bo Jardine;
  • Além disso, o uso de técnicas de construção modular reduz os custos de fabricação e reparo da embarcação, que tem eficiência de combustível superior e menor sobrecarga operacional do que outras opções disponíveis atualmente.

Versátil, o Bengal MC pode ser usado como embarcação de transporte de tropas, embarcação de apoio ao desembarque, plataforma de guerra eletrônica, nave-mãe de drones e para colocação de minas e guerra anti-minas.

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Navio será oferecido à Marinha dos EUA e aliados da OTAN (Imagem: mariusz_prusaczyk/iStock)

Sistema moderno

O AIRCAT Bengal MC se beneficiará do sistema de software Greenroom Advanced Maritime Autonomy (GAMA) que a Greenroom passou anos desenvolvendo e validando em um barco-patrulha de 57 metros da classe Armidale, Sentinel, conhecido como Teste de Autonomia de Barco-Patrulha (PBAT, na sigla em inglês), com apoio da Marinha Real Australiana.

O navio contará com sistemas de alerta situacional avançado de última geração, orientados por inteligência artificial (IA), e sistemas de habilitação de frota prontos para enxames, permitindo que as tripulações navais ou da guarda costeira operem com precisão, segurança e eficáciaincomparáveis” ​​em cenários marítimos de alta ameaça. 

O navio autônomo se juntará à frota de embarcações AIRCAT da Eureka, incluindo o Bengal, o Lynx, o Jaguar e o Panther, cada uma adaptada para missões específicas, que abrangem ataque rápido, reconhecimento, resgate, transporte de tropas em alta velocidade e logística não tripulada.

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