Cidades
São João da Barra presente na 2ª Marcha dos Secretários de Turismo

Evento reúne gestores municipais de Turismo de municípios de todo o país em Brasília
A cidade de São João da Barra, está presente na 2ª Marcha dos Secretários de Turismo, que acontece de 25 a 27 de abril em Brasília. O evento, realizado pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), conta com a participação de gestores de pastas de Turismo de municípios de todo o Brasil.
Na programação, debates sobre perspectivas para o setor nos próximos anos. O município é o único da região Costa Doce e do Norte Fluminense presente no encontro, que contou no primeiro dia com a posse da nova diretoria da Asenditur, palestra e mesa redonda.
O secretário municipal de Turismo, Edivaldo Machado, aproveitou o encontro para uma agenda no Ministério de Turismo e na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para apresentar a nova página da Secretaria e buscar orientação técnica para o desenvolvimento de projetos no município.

“Essa é uma oportunidade única para São João da Barra, de apresentar todo o seu potencial turístico na capital federal, buscar recursos e estreitar a relação do município com entidades relevantes para o setor como a Embratur e a Asenditur”, reforçou o secretário.
A nova diretoria empossada da Anseditur tem como presidente o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. A palestra no primeiro dia foi ministrada pela secretária executiva da Anseditur, Meyre France, e a mesa redonda “Inovação em Turismo, Tendências do Setor para 2023”, mediada pela diretora de promoção da Anseditur, Tatiana Turra, e pela gerente do Sebrae Nacional, Ana Clévia, teve como participantes o CEO da publicação Panrotas, Guilherme Alcorta, o representante da Vertical do Turismo do Tik Tok, Felipe Cintra, e a diretora de Marketing da Embratur, Jaqueline Gil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da mesa de abertura e destacou o turismo como alternativa de trabalho e renda. “Temos que pensar no Turismo como fonte de fortalecimento de economia, de emprego e renda e fomentar políticas públicas para o setor. A equipe técnica da Embratur está à disposição dos municípios”, ressaltou.
Fonte: Comunicação PMSJB
Cidades
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.
Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.
O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.
— Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
Fonte: Ascom-PMSFI
Cidades
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.
A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.
Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.
Forma de pagamento
Redução de multa Redução de juros
Pagamento à vista 100% 100%
Até 6 parcelas 90% 80%
De 7 a 12 parcelas 80% 60%
De 13 a 24 parcelas 60% 40%
De 25 a 36 parcelas 40% 20%
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
- Internacional1 semana atrás
Pentágono exige que jornalistas submetam reportagens à sua aprovação
- Saúde1 semana atrás
Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?
- Negócios6 dias atrás
Habilidades em IA Valem Mais Que Um Diploma?
- Negócios1 semana atrás
Taxa para Visto H-1B dos EUA Cria Debate sobre Contratações no Vale do Silício
- Tecnologia1 semana atrás
Estacionar sobre uma tampa de bueiro dá multa? Veja o que diz a lei
- Tecnologia1 semana atrás
Ciclistas também recebem multa? Veja o que diz o Detran e o CTB
- Saúde1 semana atrás
O que é insônia crônica? Veja sintomas e o que fazer
- Negócios1 semana atrás
Lista Forbes 2025: Quem São os 10 Melhores CEOs do Brasil