Tecnologia
Google Street View chega ao Cazaquistão; veja imagens

O Google Street View acaba de chegar ao Cazaquistão. O país da Ásia Central, antiga república soviética, tem belas paisagens e uma cultura riquíssima – mas ainda não tinha sido fotografado pelo serviço da big tech.
As imagens entraram no ar na última segunda-feira (25). O sistema de câmeras Trekker foi colocado em várias picapes, que percorreram 42 mil quilômetros do território, desde o Mar Cáspio, a oeste, até as montanhas de Altai, na fronteira leste com a China e a Rússia.
Leia mais
- Site reúne imagens peculiares do Google Street View; confira
- Como borrar uma imagem no Google Street View
- Como salvar o endereço da sua casa e trabalho no Google Maps
Além da capital Astana, que tem construções bastante modernas, as pessoas ao redor do mundo poderão ver agora algumas das cidades mais populosas do Cazaquistão, como Semey, Aktobe, Almaty e Shymkent.
Segundo informa o próprio Google, “os veículos do Street View seguiram os passos dos comerciantes da Rota da Seda, que usavam o trajeto para comércio e intercâmbio cultural”. Destaque para a imponente Mesquita Central de Aktobe e para a torre de observação Baiterek, na capital Astana.

Astana, aliás, é belíssima. Trata-se de uma cidade planejada com pouco mais de 1 milhão de habitantes. É uma mistura de verde com concreto e tecnologia, tudo feito de forma pensada. Além do Baiterek, os turistas costumam ir atrás do centro de entretenimento Khan Shatyr e do futurista museu Nur Alem.
Agora, você, da sua casa, poderá ver todas essas construções.
Quanto o Google já percorreu?
- O Street View ajuda a empresa a melhorar a precisão do Google Maps.
- Além disso, serve como um fiel guia turístico.
- A big tech estima que mais de 100 países usam o Street View para explorar locais de férias, conhecer um novo bairro ou descobrir o melhor lugar para estacionar perto do seu restaurante favorito.
- Até agora, o Google já mapeou 16 milhões de quilômetros com o Street View.
- O número é o suficiente para dar a volta ao mundo mais de quatrocentas vezes!!!
- Já o Google Earth captou imagens de satélite de uma área de quase 58 milhões de quilômetros, incluindo partes do mundo onde 98% da população vive.
Curiosidades sobre o serviço
Quando falamos em Street View, logo pensamos naqueles carros do Google com a câmera em cima, certo? Mas como a empresa fotografou áreas inacessíveis para um veículo?
A própria companhia fez uma página mostrando todas as aventuras dos Trekkers, que já andaram de bicicleta, de barco, de dromedário e até mergulharam!
Essa imagem, por exemplo, foi capturada enquanto os profissionais navegavam pelo Rio Negro, fazendo fotos da floresta amazônica.
No caso do dromedário, que é um camelo com uma corcova só, o Google registrou imagens do deserto de Liwa, nos Emirados Árabes Unidos. O simpático assistente de cinegrafista atendia pelo nome de Raffia.
As informações são do blog do próprio Google.
O post Google Street View chega ao Cazaquistão; veja imagens apareceu primeiro em Olhar Digital.
Tecnologia
9 adaptações da Turma da Mônica para assistir online no streaming

Criada por Mauricio de Sousa, a série de quadrinhos “Turma da Mônica” é um verdadeiro patrimônio brasileiro, conquistando diversas gerações.
No entanto, o sucesso de Mônica e sua turma vai além das HQs, estendendo-se também a adaptações para séries e longas-metragens, tanto live-action quanto animados. Diante disso, resolvemos listar 9 adaptações da “Turma da Mônica” disponíveis para assistir online no streaming.

Turma da Mônica: adaptações para ver nos streamings
- Turma da Mônica: Laços (2019)
- Turma da Mônica: Lições (2021)
- Turma da Mônica – A Série (2022)
- Turma da Mônica – Origens (2024)
- Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025)
- Franjinha & Milena: Em Busca da Ciência (2024)
- Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (2024)
- Turma da Mônica Jovem (2019-2021)
- Astronauta (2024)
Turma da Mônica: Laços (2019)

Uma adaptação em live-action, “Turma da Mônica: Laços” é baseada especificamente no romance gráfico homônimo escrito por Vitor e Lu Cafaggi. Sob a direção de Daniel Rezende, o longa de aventura juvenil recebeu ampla recepção positiva da crítica brasileira.
Na trama, após seu cachorro Floquinho desaparecer misteriosamente, Cebolinha (Kevin Vechiatto) desenvolve um plano infalível para encontrá-lo. Para isso, ele vai precisar da ajuda de Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). O elenco ainda conta com Rodrigo Santoro no papel do Louco.
- Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).
Turma da Mônica: Lições (2021)

Sequência de “Laços”, “Turma da Mônica: Lições” traz de volta o mesmo elenco de crianças – Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira – no papel do quarteto principal. Daniel Rezende também retorna na direção.
O longa é baseado no romance gráfico homônimo de Vitor e Lu Cafaggi, continuação da HQ Laços, também escrita pela dupla.
Na trama, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fogem da escola após esquecerem de fazer o dever de casa. No entanto, as coisas não saem como o esperado, e eles terão que enfrentar as consequências.
- Onde assistir: Amazon Prime Video.
Turma da Mônica – A Série (2022)

Esta série live-action serve como continuação dos filmes “Turma da Mônica: Laços” e “Turma da Mônica: Lições”. Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira retornam aos papéis dos protagonistas, com a adição de Mariana Ximenes ao elenco.
A trama dá sequência aos acontecimentos de “Lições” e acompanha Mônica e seus amigos, que se tornam os principais suspeitos pela sabotagem da festa de Carminha Frufru (Luiza Gattai). A série conta com uma temporada de 8 episódios.
- Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).
Turma da Mônica – Origens (2024)

Série live-action, “Turma da Mônica – Origens” apresenta duas linhas temporais paralelas, mostrando a turma na infância e também como idosos. A trama acompanha os personagens já crescidos, recordando como se conheceram aos 7 anos de idade no Limoeiro Palace Hotel.
Nos personagens da terceira idade, a série conta com nomes de peso no elenco, como Louise Cardoso (Mônica), Daniel Dantas (Cebolinha), Malu Valle (Magali), Paulo Betti (Cascão) e Dhu Moraes (Milena). A série conta com uma temporada de 8 episódios.
- Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025)

Adaptação em live-action da série de quadrinhos “Turma do Chico Bento”, “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” é uma aventura infantil dirigida por Fernando Fraiha.
O influenciador digital e ator Isaac Amendoim interpreta o personagem-título. O elenco também conta com Taís Araújo, Augusto Madeira, Luis Lobianco e Débora Falabella.
Na história, Chico Bento se une aos amigos para salvar a goiabeira do Nhô Lau (Lobianco), ameaçada de ser derrubada devido à construção de uma estrada. O filme recebeu avaliações positivas da crítica, com destaque para a atuação de Isaac Amendoim.
- Onde assistir: Amazon Prime Video.
Leia mais:
- Turma da Mônica: animação brasileira é exibida em programa infantil no Japão
- Mazzaropi: 10 filmes para conhecer o ator
- 5 filmes baseados em tiras de quadrinho (tirinhas)
Franjinha & Milena: Em Busca da Ciência (2024)

Protagonizada pelo menino cientista Franjinha e Milena, essa série live-action conta com duas temporadas, totalizando 16 episódios.
Na trama, Franjinha (Fabrício Gabriel) e Milena (Bia Lisboa), acompanhados de Bidu (voz de Fábio Lucindo), o cachorro do garoto cientista, tentam viajar no tempo. No entanto, em cada episódio, esse objetivo principal é desviado por outras descobertas científicas.
- Onde assistir: Max.
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (2024)

Trazendo os famosos personagens de Mauricio de Sousa em versões adolescentes, “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo” combina aventura, comédia, ação e romance.
O longa é uma adaptação em live-action da série de HQs “Turma da Mônica Jovem”, obra que reimagina os personagens em fase adolescente, com influências dos traços e da linguagem dos mangás.
Na trama, Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Théo Salomão) e Milena (Carol Roberto) descobrem que o museu do bairro do Limoeiro será leiloado. A turma decide se unir para salvá-lo, mas acaba enfrentando segredos sombrios. A direção é de Mauricio Eça.
- Onde assistir:
- Alugar e comprar no YouTube Filmes;
- Alugar e comprar no Amazon Prime Video;
- Alugar e comprar no Apple TV+.
Turma da Mônica Jovem (2019-2021)

Série animada baseada na HQ mencionada acima, “Turma da Mônica Jovem” acompanha o amadurecimento dos adolescentes Mônica, Cebola, Magali e Cascão.
A animação apresenta episódios inspirados em algumas histórias dos quadrinhos e foca no desenvolvimento dos protagonistas. A série conta com uma temporada de 26 episódios.
- Onde assistir: Max.
Astronauta (2024)

Série de animação, “Astronauta” é baseada no personagem de mesmo nome criado por Mauricio de Sousa, mas apresenta um visual bem diferente. A obra é inspirada no romance gráfico “Astronauta: Magnetar”, escrito e desenhado por Danilo Beyruth, com cores de Cris Peter.
Na trama, membros da agência espacial brasileira BRASA desaparecem durante uma missão. O astronauta Pereira vê na operação de resgate a chance de investigar sua própria abdução, ocorrida anos antes. O que ele não imagina é que está caminhando direto para uma armadilha.
- Onde assistir: Max.
O post 9 adaptações da Turma da Mônica para assistir online no streaming apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa

Já imaginou explorar os planetas do Sistema Solar, acompanhar a rota de um cometa ou simular o pouso de uma sonda em Marte, tudo isso sem sair da frente do computador?
Graças a ferramentas digitais desenvolvidas por agências espaciais e comunidades científicas, hoje é possível “viajar” pelo espaço usando apenas o navegador ou apps para celular.
A seguir, conheça cinco sites interativos que oferecem experiências incríveis para quem tem curiosidade sobre o espaço.
Sites e apps para ver o espaço sem sair de casa
- NASA’s Eyes
- Stellarium Web
- Celestia
- Solar System Scope
- James Webb Web Experience
NASA’s Eyes

O NASA’s Eyes é um dos simuladores espaciais mais impressionantes já desenvolvidos. Criado pela própria NASA, ele permite explorar o espaço de forma interativa e em 3D, utilizando dados reais de missões e corpos celestes.
A ferramenta se divide em módulos. Em “Eyes on the Solar System”, por exemplo, é possível navegar por planetas, luas, asteroides e sondas, visualizando sua posição em qualquer data, de 1950 até 2050. Já o módulo “Eyes on Asteroids” foca em objetos próximos da Terra e ajuda a entender como é feito o monitoramento desses corpos.
Outro destaque é o “Eyes on the Earth”, que mostra os satélites que observam o nosso planeta em tempo real, monitorando o clima, temperatura e outros indicadores ambientais.
Apesar de parecer complexo à primeira vista, o site é totalmente interativo: você pode girar objetos, mudar a data, ajustar a velocidade do tempo, comparar tamanhos e clicar nos corpos para ver informações científicas e curiosidades.
- Acesse: https://eyes.nasa.gov.
Stellarium Web

Se você gosta de observar o céu, o Stellarium Web é perfeito. Ele funciona como um planetário virtual em tempo real. Basta permitir o acesso à sua localização para ver exatamente como está o céu naquele momento, incluindo planetas, estrelas, constelações e até satélites.
É uma versão simplificada do programa Stellarium Desktop, ideal para uso rápido e casual. Você pode dar zoom, mudar o horário para ver como o céu muda ao longo do tempo e identificar estrelas com um clique.
- Acesse: https://stellarium-web.org.
- Disponível para iOS e Android.
Celestia

O Celestia é um simulador espacial gratuito que permite viajar por todo o Universo em 3D. Ao contrário de outros programas que se limitam ao céu visto da Terra, o Celestia permite visitar estrelas, galáxias e planetas distantes – com liberdade total de movimento.
Você pode seguir uma missão específica, como a viagem da sonda Voyager, ou simplesmente voar livremente pelo Universo. O programa é mais indicado para quem deseja uma experiência mais aprofundada e está disponível para Windows, macOS e Linux.
- Acesse: https://celestia.space.
- Disponível para iOS e Android.
Leia mais:
- Terra pode sair do Sistema Solar no futuro?
- Como nasceu o Sistema Solar — e o papel de Júpiter na origem da Terra
- Sistema Solar pode ser arrastado por colisão entre galáxias
Solar System Scope

O Solar System Scope oferece uma visualização interativa do Sistema Solar com uma interface amigável e ideal para quem está começando. Além da versão em navegador, ele também tem aplicativo para celular.
O site permite explorar órbitas, tamanhos e movimentos dos corpos celestes com grande beleza gráfica. Também há um modo educacional com informações detalhadas sobre planetas, luas e a história da astronomia.
- Acesse: https://www.solarsystemscope.com.
- Disponível para iOS e Android.
James Webb Web Experience

Quer conhecer mais sobre o telescópio espacial James Webb? A NASA criou uma experiência interativa que simula a trajetória e funcionamento do maior observatório espacial já lançado.
No visualizador 3D do James Webb, é possível ver onde o telescópio está agora, como se movimenta, qual parte está coletando dados e qual instrumento está ativo.
A experiência faz parte do módulo do NASA’s Eyes, mas tem um foco exclusivo no JWST. Você pode alterar datas, simular eventos e entender como ele observa o universo em infravermelho.
- Acesse: https://webb.nasa.gov/content/webbLaunch/whereIsWebb.html.
O post 5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2)

Na madrugada desta quarta-feira (2), o serviço de internet fixa da Vivo caiu em boa parte do Brasil. O problema começou a ser percebido por volta da 1h (horário de Brasília).
Nas redes sociais, são vários os relatos de quedas. No Downdetector, o pico de reclamações chegou a mais de 1,5 mil à 1h09.

Vivo está com problemas de conexão à internet
- O Olhar Digital também experienciou a queda de internet fixa;
- Em nosso caso, todas as luzes do modem da Vivo estavam fixas, sem piscar. Contudo, a conexão Wi-Fi parou de funcionar, enquanto a conexão cabeada parecia funcionar;
- Em contato com o suporte técnico, foi realizado um reset total na internet, o que funcionou.
No Downdetector, há mais de 1,5 mil reclamações, sendo que a maioria vem de regiões, como o Estado de São Paulo, sendo 71% de problemas com a internet fixa, 16% por falta de sinal e 13% de telefonia.
Problema também parece afetar rede móvel
Por aqui, em Ribeirão Pires (SP), também estamos com problemas na rede móvel 5G. O sinal é médio, mas sempre foi bom. Contudo, após a queda da internet fixa, a móvel ficou muito instável e segue assim.
O que diz a Vivo
O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vivo e aguarda resposta.
Matéria em atualização
O post Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Tecnologia1 semana atrás
Qual melhor modo gráfico para jogar Death Stranding 2 no PS5 e PS5 Pro?
- Saúde1 semana atrás
Vacina do Butantan contra dengue pode estar disponível em 2026
- Tecnologia1 semana atrás
O que é candidíase? Veja os sintomas, causas e quando tratar
- Negócios6 dias atrás
Cecília Preto Alexandre É a Nova CMO da C&A
- Negócios1 semana atrás
Geração Z Quer Mais do Que Salário: Veja os 3 Pontos Que as Empresas Ignoram
- Saúde5 dias atrás
Dieta vegana pode prevenir diabetes, sugere estudo
- Saúde6 dias atrás
Colgate descontinua linha de creme dental com reações adversas
- Saúde1 semana atrás
Microplásticos podem aumentar risco de diabetes, revela estudo