Ligue-se a nós

Tecnologia

Google Arts & Culture recebe novas ferramentas de IA para testes

Redação Informe 360

Publicado

no

Na quarta-feira (27), o Google anunciou o lançamento de duas ferramentas de inteligência artificial (IA) para o Google Arts & Culture para participantes do Lab, sistema de testes da ferramenta.

A primeira delas é o Food Mood, que visa auxiliar aos usuários da ferramenta a criar novas receitas. Segundo o Google, em postagem de blog, o cozinheiro seleciona, na ferramenta, dois países e o gerador de receitas de “fusão lúdica” criará uma receita única.

Leia mais:

  • Como acessar chat do Google Maps?
  • Telegram: como funciona o chat secreto?
  • IA do Google vai facilitar suas compras online

O usuário pode escolher entre cozinhar “uma entrada, uma sopa, um prato principal ou uma sobremesa”. Um exemplo dado pela gigante das buscas é uma mistura de sabores do Sri Lanka e Uganda, ou até mesmo de Omã e Bélgica.

O Food Mood foi criado por artistas residentes do Google Arts & Culture Lab: Emmanuel Durgoni e Gaël Hugo, e é abastecido pelo Gemini 1.0 Pro via Vertex AI.

Anúncio

Já o Musical Canvas é dedicado aos artistas, profissionais ou não. Como o nome sugere, ele é capaz de gerar trilha sonora para desenhos produzidos pelo usuário.

Para isso acontecer, basta o usuário desenhar uma imagem na tela digital e o Musical Canvas usa o Gemini 1.0 Pro via Vertex AI para fornecer comentário sobre a qualidade artística do trabalho. Em complemento, o MusicLM gera trilha sonora para combinar com o desenho.

Food Mood e Musical Canvas em ação (Imagem: Divulgação/Google)

O usuário pode adicionar efeitos visuais usando filtros para afetar a aparência visual e a resposta de música, como “Pixelate”, para influência de som de oito bits, ou “filme antigo” para efeito vinil, informa o Google. A ferramenta foi criada pelo artista residente Simon Doury.

Google Arts & Culture e a IA

  • Segundo o Google, “esses experimentos dão continuidade ao compromisso do Google Arts and Culture em encontrar novas maneiras de ajudar o aprendizado cultural e a criatividade”;
  • A empresa ressalta o potencial do Google Arts & Culture, que possui, em seu acervo, cultura da comida de vários países, como Nigéria, Japão e México;
  • Além de acervos musicais de grandes nomes, como os acervos do Deutsche Grammophon, Bob Marley, Gilberto Gil e até a história da música eletrônica;
  • Além disso, a ferramenta possui conteúdos de mais de dois mil museus e arquivos ao redor do mundo que possuem parceria com o Google Cultural Institute.

O post Google Arts & Culture recebe novas ferramentas de IA para testes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

9 adaptações da Turma da Mônica para assistir online no streaming

Redação Informe 360

Publicado

no

Criada por Mauricio de Sousa, a série de quadrinhos “Turma da Mônica” é um verdadeiro patrimônio brasileiro, conquistando diversas gerações.

No entanto, o sucesso de Mônica e sua turma vai além das HQs, estendendo-se também a adaptações para séries e longas-metragens, tanto live-action quanto animados. Diante disso, resolvemos listar 9 adaptações da “Turma da Mônica” disponíveis para assistir online no streaming.

turma da monica
Turma da Mônica: Laços (2019) / Crédito: Paris Filmes, Downtown Filmes, Simba Content, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Turma da Mônica: adaptações para ver nos streamings

  • Turma da Mônica: Laços (2019)
  • Turma da Mônica: Lições (2021)
  • Turma da Mônica – A Série (2022)
  • Turma da Mônica – Origens (2024)
  • Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025)
  • Franjinha & Milena: Em Busca da Ciência (2024)
  • Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (2024)
  • Turma da Mônica Jovem (2019-2021)
  • Astronauta (2024)

Turma da Mônica: Laços (2019)

Turma da Mônica: Laços (2019) / Crédito: Paris Filmes, Downtown Filmes, Simba Content, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Uma adaptação em live-action, “Turma da Mônica: Laços” é baseada especificamente no romance gráfico homônimo escrito por Vitor e Lu Cafaggi. Sob a direção de Daniel Rezende, o longa de aventura juvenil recebeu ampla recepção positiva da crítica brasileira.

Na trama, após seu cachorro Floquinho desaparecer misteriosamente, Cebolinha (Kevin Vechiatto) desenvolve um plano infalível para encontrá-lo. Para isso, ele vai precisar da ajuda de Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). O elenco ainda conta com Rodrigo Santoro no papel do Louco. 

  • Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).

Turma da Mônica: Lições (2021)

Turma da Mônica: Lições (2021) / Crédito: Paris Filmes, Downtown Filmes, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Sequência de “Laços”, “Turma da Mônica: Lições” traz de volta o mesmo elenco de crianças – Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira – no papel do quarteto principal. Daniel Rezende também retorna na direção.

O longa é baseado no romance gráfico homônimo de Vitor e Lu Cafaggi, continuação da HQ Laços, também escrita pela dupla.

Anúncio

Na trama, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fogem da escola após esquecerem de fazer o dever de casa. No entanto, as coisas não saem como o esperado, e eles terão que enfrentar as consequências.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video.

Turma da Mônica – A Série (2022)

Turma da Mônica – A Série (2022) / Crédito: Globoplay, Biônica Filmes, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Esta série live-action serve como continuação dos filmes “Turma da Mônica: Laços” e “Turma da Mônica: Lições”. Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira retornam aos papéis dos protagonistas, com a adição de Mariana Ximenes ao elenco.

A trama dá sequência aos acontecimentos de “Lições” e acompanha Mônica e seus amigos, que se tornam os principais suspeitos pela sabotagem da festa de Carminha Frufru (Luiza Gattai). A série conta com uma temporada de 8 episódios.

  • Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).

Turma da Mônica – Origens (2024)

Turma da Mônica – Origens (2024) / Crédito: Globoplay, Biônica Filmes, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Série live-action, “Turma da Mônica – Origens” apresenta duas linhas temporais paralelas, mostrando a turma na infância e também como idosos. A trama acompanha os personagens já crescidos, recordando como se conheceram aos 7 anos de idade no Limoeiro Palace Hotel.

Nos personagens da terceira idade, a série conta com nomes de peso no elenco, como Louise Cardoso (Mônica), Daniel Dantas (Cebolinha), Malu Valle (Magali), Paulo Betti (Cascão) e Dhu Moraes (Milena). A série conta com uma temporada de 8 episódios.

  • Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025)

Chico Bento e a Goiabeira
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025) / Crédito: Paris Filmes, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Adaptação em live-action da série de quadrinhos “Turma do Chico Bento”, “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” é uma aventura infantil dirigida por Fernando Fraiha.

O influenciador digital e ator Isaac Amendoim interpreta o personagem-título. O elenco também conta com Taís Araújo, Augusto Madeira, Luis Lobianco e Débora Falabella.

Anúncio

Na história, Chico Bento se une aos amigos para salvar a goiabeira do Nhô Lau (Lobianco), ameaçada de ser derrubada devido à construção de uma estrada. O filme recebeu avaliações positivas da crítica, com destaque para a atuação de Isaac Amendoim.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video.

Leia mais:

  • Turma da Mônica: animação brasileira é exibida em programa infantil no Japão
  • Mazzaropi: 10 filmes para conhecer o ator
  • 5 filmes baseados em tiras de quadrinho (tirinhas)

Franjinha & Milena: Em Busca da Ciência (2024)

franjinha-e-milena
Franjinha & Milena: Em Busca da Ciência (2024) / Crédito: Warner Bros. Discovery, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Protagonizada pelo menino cientista Franjinha e Milena, essa série live-action conta com duas temporadas, totalizando 16 episódios.

Na trama, Franjinha (Fabrício Gabriel) e Milena (Bia Lisboa), acompanhados de Bidu (voz de Fábio Lucindo), o cachorro do garoto cientista, tentam viajar no tempo. No entanto, em cada episódio, esse objetivo principal é desviado por outras descobertas científicas.

  • Onde assistir: Max.

Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (2024)

turma-da-monica-jovem-reflexos-do-medo
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (2024) / Crédito: Imagem Filmes, Maurício de Sousa Produções (Divulgação)

Trazendo os famosos personagens de Mauricio de Sousa em versões adolescentes, “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo” combina aventura, comédia, ação e romance. 

O longa é uma adaptação em live-action da série de HQs “Turma da Mônica Jovem”, obra que reimagina os personagens em fase adolescente, com influências dos traços e da linguagem dos mangás.

Na trama, Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Théo Salomão) e Milena (Carol Roberto) descobrem que o museu do bairro do Limoeiro será leiloado. A turma decide se unir para salvá-lo, mas acaba enfrentando segredos sombrios. A direção é de Mauricio Eça.

Anúncio
  • Onde assistir:
    • Alugar e comprar no YouTube Filmes;
    • Alugar e comprar no Amazon Prime Video;
    • Alugar e comprar no Apple TV+.

Turma da Mônica Jovem (2019-2021)

turma-da-monica-
Turma da Mônica Jovem (2019-2021) / Crédito: Maurício de Sousa Produções, Cartoon Network Brasil, Lighstar Studios (Divulgação)

Série animada baseada na HQ mencionada acima, “Turma da Mônica Jovem” acompanha o amadurecimento dos adolescentes Mônica, Cebola, Magali e Cascão.

A animação apresenta episódios inspirados em algumas histórias dos quadrinhos e foca no desenvolvimento dos protagonistas. A série conta com uma temporada de 26 episódios.

  • Onde assistir: Max.

Astronauta (2024)

astronauta
Astronauta (2024) / Crédito: Max, Maurício de Sousa Produções, Birdo Studio (Divulgação)

Série de animação, “Astronauta” é baseada no personagem de mesmo nome criado por Mauricio de Sousa, mas apresenta um visual bem diferente. A obra é inspirada no romance gráfico “Astronauta: Magnetar”, escrito e desenhado por Danilo Beyruth, com cores de Cris Peter.

Na trama, membros da agência espacial brasileira BRASA desaparecem durante uma missão. O astronauta Pereira vê na operação de resgate a chance de investigar sua própria abdução, ocorrida anos antes. O que ele não imagina é que está caminhando direto para uma armadilha.

  • Onde assistir: Max.

O post 9 adaptações da Turma da Mônica para assistir online no streaming apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa

Redação Informe 360

Publicado

no

Já imaginou explorar os planetas do Sistema Solar, acompanhar a rota de um cometa ou simular o pouso de uma sonda em Marte, tudo isso sem sair da frente do computador? 

Graças a ferramentas digitais desenvolvidas por agências espaciais e comunidades científicas, hoje é possível “viajar” pelo espaço usando apenas o navegador ou apps para celular. 

A seguir, conheça cinco sites interativos que oferecem experiências incríveis para quem tem curiosidade sobre o espaço.

Sites e apps para ver o espaço sem sair de casa

  • NASA’s Eyes
  • Stellarium Web
  • Celestia
  • Solar System Scope
  • James Webb Web Experience

NASA’s Eyes

O NASA’s Eyes é um dos simuladores espaciais mais impressionantes já desenvolvidos. Criado pela própria NASA, ele permite explorar o espaço de forma interativa e em 3D, utilizando dados reais de missões e corpos celestes.

A ferramenta se divide em módulos. Em “Eyes on the Solar System”, por exemplo, é possível navegar por planetas, luas, asteroides e sondas, visualizando sua posição em qualquer data, de 1950 até 2050. Já o módulo “Eyes on Asteroids” foca em objetos próximos da Terra e ajuda a entender como é feito o monitoramento desses corpos.

Anúncio

Outro destaque é o “Eyes on the Earth”, que mostra os satélites que observam o nosso planeta em tempo real, monitorando o clima, temperatura e outros indicadores ambientais.

Apesar de parecer complexo à primeira vista, o site é totalmente interativo: você pode girar objetos, mudar a data, ajustar a velocidade do tempo, comparar tamanhos e clicar nos corpos para ver informações científicas e curiosidades.

  • Acesse: https://eyes.nasa.gov.

Stellarium Web

Se você gosta de observar o céu, o Stellarium Web é perfeito. Ele funciona como um planetário virtual em tempo real. Basta permitir o acesso à sua localização para ver exatamente como está o céu naquele momento, incluindo planetas, estrelas, constelações e até satélites.

É uma versão simplificada do programa Stellarium Desktop, ideal para uso rápido e casual. Você pode dar zoom, mudar o horário para ver como o céu muda ao longo do tempo e identificar estrelas com um clique.

  • Acesse: https://stellarium-web.org.
  • Disponível para iOS e Android.

Celestia

O Celestia é um simulador espacial gratuito que permite viajar por todo o Universo em 3D. Ao contrário de outros programas que se limitam ao céu visto da Terra, o Celestia permite visitar estrelas, galáxias e planetas distantes – com liberdade total de movimento.

Você pode seguir uma missão específica, como a viagem da sonda Voyager, ou simplesmente voar livremente pelo Universo. O programa é mais indicado para quem deseja uma experiência mais aprofundada e está disponível para Windows, macOS e Linux.

Anúncio
  • Acesse: https://celestia.space.
  • Disponível para iOS e Android.

Leia mais:

  • Terra pode sair do Sistema Solar no futuro?
  • Como nasceu o Sistema Solar — e o papel de Júpiter na origem da Terra
  • Sistema Solar pode ser arrastado por colisão entre galáxias

Solar System Scope

O Solar System Scope oferece uma visualização interativa do Sistema Solar com uma interface amigável e ideal para quem está começando. Além da versão em navegador, ele também tem aplicativo para celular.

O site permite explorar órbitas, tamanhos e movimentos dos corpos celestes com grande beleza gráfica. Também há um modo educacional com informações detalhadas sobre planetas, luas e a história da astronomia.

  • Acesse: https://www.solarsystemscope.com.
  • Disponível para iOS e Android.

James Webb Web Experience

Quer conhecer mais sobre o telescópio espacial James Webb? A NASA criou uma experiência interativa que simula a trajetória e funcionamento do maior observatório espacial já lançado. 

No visualizador 3D do James Webb, é possível ver onde o telescópio está agora, como se movimenta, qual parte está coletando dados e qual instrumento está ativo.

A experiência faz parte do módulo do NASA’s Eyes, mas tem um foco exclusivo no JWST. Você pode alterar datas, simular eventos e entender como ele observa o universo em infravermelho.

  • Acesse: https://webb.nasa.gov/content/webbLaunch/whereIsWebb.html.

O post 5 sites interativos para explorar o Universo sem sair de casa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2)

Redação Informe 360

Publicado

no

Na madrugada desta quarta-feira (2), o serviço de internet fixa da Vivo caiu em boa parte do Brasil. O problema começou a ser percebido por volta da 1h (horário de Brasília).

Nas redes sociais, são vários os relatos de quedas. No Downdetector, o pico de reclamações chegou a mais de 1,5 mil à 1h09.

Gráfico que mostra número de reclamações de usuários Vivo
Pico de reclamações passou de 1,5 mil (Imagem: Reprodução/Donwdetector)

Vivo está com problemas de conexão à internet

  • O Olhar Digital também experienciou a queda de internet fixa;
  • Em nosso caso, todas as luzes do modem da Vivo estavam fixas, sem piscar. Contudo, a conexão Wi-Fi parou de funcionar, enquanto a conexão cabeada parecia funcionar;
  • Em contato com o suporte técnico, foi realizado um reset total na internet, o que funcionou.

No Downdetector, há mais de 1,5 mil reclamações, sendo que a maioria vem de regiões, como o Estado de São Paulo, sendo 71% de problemas com a internet fixa, 16% por falta de sinal e 13% de telefonia.

Problema também parece afetar rede móvel

Por aqui, em Ribeirão Pires (SP), também estamos com problemas na rede móvel 5G. O sinal é médio, mas sempre foi bom. Contudo, após a queda da internet fixa, a móvel ficou muito instável e segue assim.

Anúncio

O que diz a Vivo

O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vivo e aguarda resposta.

Matéria em atualização

O post Cadê minha internet? Vivo sofre com problemas e fica instável nesta quarta-feira (2) apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta