Tecnologia
8 novas tecnologias de carros lançadas em 2023

Se tem um segmento que investe continuamente em recursos tecnológicos é o da indústria automotiva. A cada lançamento de 2023, a expectativa cresce para saber qual inovação vamos experimentar na tecnologia dos carros. Pode-se arriscar dizer que o interesse em potência, motorização e performance já rivaliza à altura com os requintes e avanços tecnológicos.
Por isso, apresentamos uma lista com 8 tecnologias de carros que foram lançadas neste ano. Afinal, os carros estão cada vez mais inteligentes, conectados e transformando a forma como nos locomovemos.
Leia mais:
- Esse carro voador futurístico promete revolucionar o transporte
- Por que os carros elétricos são a bola da vez no mercado automotivo (e tecnológico)
- 5 tecnologias que eram moda nos carros na década de 2010
A seguir, você acompanha uma seleção de novas tecnologias aplicadas aos veículos em 2023. Integração, segurança e conforto formam a tríade de sucesso em que a indústria de automóveis aposta.
1-Tecnologia de condução autônoma
Um dos avanços tecnológicos de maior destaque em 2023 é a conclusão e implementação dos veículos autônomos de nível 5. O tempo em que imaginávamos os carros andando sozinhos no futuro, já ficou para trás. No passado, os veículos autônomos eram apenas uma perspectiva futurista. Agora, eles estão na estrada, modificando a maneira como dirigimos e também interferindo em como vivemos.
Os veículos autônomos de nível 5 podem navegar sem qualquer assistência humana, e antes de se assustar ou criticar, saiba que trazem benefícios significativos em termos de segurança. Graças a essa inovação, o número de acidentes de trânsito causados por erro humano pode diminuir drasticamente. Além disso, essa tecnologia permitirá que pessoas que não podiam dirigir devido a alguma deficiência física ou limitação de movimento possam ter a liberdade de mobilidade.
Até agora, níveis 1, 2 e 3 já são conhecidos. Nos níveis 1 e 2, a tecnologia nos carros foi oferecida como assistência ao motorista. São itens que auxiliam na aceleração e frenagem, além de recursos de direção, como manter o carro centralizado na pista e manutenção de distância segura do carro da frente, por exemplo.
O nível 3 trouxe a automação condicional de condução. O carro aproveita os sistemas de assistência ao motorista e inteligência artificial para tomar decisões com base, inclusive, nas mudanças de cenário ao seu redor. Mas o motorista ainda precisa estar alerta e no comando do veículo.
Já nos níveis 4 e 5, o grau de automação de condução é alto. A maior classificação da condução autônoma identifica os veículos capazes de se locomoverem a qualquer lugar e em todas as condições sem intervenção humana. Não há limitação de perímetro para circulação e a única etapa em que existe envolvimento humano está na definição do destino.
Muitos dos SUVs lançados em 2023 dispõem de recursos de condução autônoma, como sistemas de assistência de direção e frenagem automática. Esses recursos aumentam a segurança dos passageiros e ajudam a reduzir a fadiga do motorista em longas viagens. Como exemplos, podemos citar o Volkswagen Taos, o Chevrolet Equinox, o Nissan X-Trail (condução semiautônoma). E os modelos Volvo XC90, Tesla Model 3, X, Y e S, Mercedes EQS e o S Class, o Legend Honda, que trabalham continuamente para obterem permissão e se adequarem às legislações de cada país para classificação dos níveis 3 a 5.
No Brasil, segundo a classificação da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), há veículos com assistência de condução autônoma. Porém, são compreendidos nos níveis 1 e 1, ou seja, são aqueles carros que demandam a atuação dos motoristas ao volante.
Ainda existem também as questões éticas, de legislação e de infraestrutura. Assim, os proprietários brasileiros preferem desligar os sistemas automáticos (que, no caso dos modelos Tesla não é o sistema FSD – Full Self Driving – disponível para condutores selecionados).
2- Maior conectividade pela IoT
A Internet das Coisas (IoT) é uma realidade em diversos setores. Ao falarmos sobre conectividade em automóveis, os veículos inteligentes já são uma realidade, conforme essa lista deixa claro. É inegável o quanto pode facilitar a mobilidade no transporte.
Com a IoT, os carros passam a ter a tecnologia integrada. Você pode parear seu smartphone, ou por meio de sistemas e assistência remotos, e possibilitar a automatização, a personalização e o monitoramento de serviços.
Mais uma vez, a bandeira da segurança segue à frente dessas inovações. Os benefícios relacionados à localização do seu veículo vão além de saber onde você estacionou seu carro. Com o celular conectado à internet, além do rastreamento, também é possível receber alertas sobre o tráfego, colisões, alagamentos e outros fatores que possam prejudicar seu percurso.
Além disso, a conectividade em automóveis proporciona mais conforto, já que pode trazer informações sobre o clima, estacionamentos e outros serviços que possam interessar ao usuário.
A tecnologia car-to-car communication permite que sensores sejam ativados em caso de pane do seu veículo, enviando informações em tempo hábil para alertar outros motoristas, mantendo-os atentos e evitando surpresas.
3- Tecnologia ADAS
Se já percebeu que a segurança está em quase todas tecnologias dos carros lançados pela indústria automotiva, aqui tem mais um exemplo.
O Advanced Driving Assistance Systems (ADAS) entra em ação quando um obstáculo é detectado na via, por exemplo. Assim, contribui para a redução de acidentes, prevenindo possíveis erros humanos e salvando vidas.
Em português, a sigla significa Sistema Avançado de Assistência ao Condutor. O sistema ADAS é um pacote de recursos desenvolvido para tornar a condução do carro mais inteligente e segura para os ocupantes do veículo.
Entre esses recursos, podemos citar os sensores de estacionamento, que auxiliam com a função de detectar objetos próximos ao carro e informar a distância. O Blind Spot Monitoring System (BLIS) é o monitoramento de ponto cego, outro recurso básico do ADAS. Com ele, o motorista verá objetos que não aparecem no ângulo regular dos retrovisores.
O leitor de placas de trânsito identifica a velocidade máxima das vias e avisa ao motorista caso ele a ultrapasse. Outros recursos do sistema são o RCA (Rear Cross Traffic Alert), o BAS (Brake Assist System), assistente de frenagem de emergência, o estacionamento automático (Park Assist) e Lane Keeping System (LKS), assistente de permanência em faixa.
4- Evolução do piloto automático adaptativo
Muitos carros nacionais não possuem a tecnologia de piloto automático, nem como opcional. Mas por outro lado, uma variedade de modelos nacionais e importados apresentam uma versão até evoluída do item.
Modelos como VW Virtus e Toyota Corolla Cross são equipados com o piloto automático adaptativo, também conhecido pela sigla ACC (Adaptive Cruise Control). O recurso também faz parte do pacote Advanced Driving Assistance Systems (ADAS), abordado no item anterior.
É o piloto automático convencional, mas que consegue “acompanhar” o veículo da frente. O sistema é capaz de controlar a distância de forma independente, acelerando e freando conforme o necessário, com o uso de sensores e radares. Ou seja, além de aumentar a segurança, o equipamento consegue melhorar o conforto do motorista.
A Toyota dispõe do equipamento nos modelos Toyota Corolla Cross XR e Toyota Corolla GLi 2.0. A Honda conta com ele no Honda HR-V EX, no Honda City Touring e no Honda Accord Advanced Hybrid. A Volkswagen aposta no ACC nos modelos T-Cross 1.0 TSI, Nivus Comfortline e Virtus 1.0 TSI. Na Chery você encontra o Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive.
5- A era da eletrificação

A eletrificação dos automóveis e de outros meios de transporte parece ser um caminho sem volta. Segundo estudo da AIE (Agência Internacional de Energia), o aumento estimado das vendas de carros elétricos em 2023 será de 35% e 1 em cada 5 carros vendidos neste ano será elétrico ou híbrido plug-in.
Seja em função do aquecimento global, da qualidade do ar e das dinâmicas de mercado, o fato é o crescente avanço da eletromobilidade no mundo. A indústria automotiva e o setor de transportes passam pela descarbonização e o setor energético deve se basear cada vez mais em fontes renováveis.
Em 2023, vários modelos de carros elétricos e híbridos foram lançados, de olho nessa tendência e urgência apresentada pelo setor. Portanto, a maneira encontrada para conseguir uma emissão zero de carbono é por meio de veículos elétricos e híbridos, no modo plug-in, ou, no futuro, com carros movidos à célula de combustível.
O veículo híbrido (full hybrid) possui um motor elétrico atuando em conjunto com um motor a combustão convencional, gerenciado por uma unidade de controle de potência. Um veículo híbrido flex pode ter como combustível, além da gasolina, o etanol, e conta com o sistema de partida a frio, característico de automóveis movidos a etanol, sendo usado juntamente ao motor elétrico e à bateria. Entre os modelos lançados, podemos destacar: Audi Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback, BYD Yuan Plus, Chevrolet Bolt EUV, Fiat 500e Abarth, Ford Mustang Mach-E, entre outros.
6- Tecnologia de carregamento elétrico
Obviamente, com mais carros elétricos nas estradas, a tecnologia de carregamento elétrico está se tornando uma parte fundamental da era da eletrificação veicular. As estações de carregamento estão se tornando mais acessíveis e a tecnologia de carregamento sem fio também está sendo desenvolvida.
A mais recente tecnologia em carregadores de carros elétricos são os carregadores sem fio, que eliminam a necessidade de conectores físicos. No entanto, por enquanto eles podem ter taxas de carregamento um pouco mais lentas em comparação com as opções com fio.
O carregamento rápido com corrente contínua, chamado de carregamento DC é uma tecnologia de carregamento de alta velocidade projetada para carregamento rápido em trânsito. É capaz de fornecer uma carga considerável em um prazo de tempo curto. São encontrados ao longo de rodovias e rotas movimentadas.
7- Novos materiais no design

A revolução causada pela Internet das Coisas e a Inteligência Artificial atingiu também a estética dos veículos. A novidade está na escolha de materiais alternativos e de funcionalidades disfarçadas de design. Fibra de carbono e alumínio são materiais eco-friendly que tornam os carros mais leves e mais eficientes em termos de combustível. Design futurista e aerodinâmico também está se tornando cada vez mais popular.
Essa estética do futuro divide espaço com outra tendência, a retrofuturista, que mescla elementos do passado, trazendo uma certa nostalgia aos projetos de carros. É a reintrodução de elementos nostálgicos de design em veículos modernos. Isso traz uma sensação de saudosismo aliada à inovação.
As carrocerias dos carros estão sendo desenvolvidas de forma a otimizar a eficiência energética. Os designers já integram painéis solares nas carrocerias e utilizam iluminação LED de baixo consumo energético.
As linhas são leves e as superfícies suaves, para combinar com essa consciência. A tecnologia sobressai nos carros que apresentam teclas sensíveis ao toque e interfaces digitais, sem excessos. Os sensores e câmeras (necessários para a condução autônoma) foram pensados para ficarem estrategicamente colocados de maneira inteligente. Muitas vezes estão disfarçados em elementos de design, como grade dianteira e maçanetas. O layout interior segue a mesma linha, flexível e multifuncional. A integração de tecnologia autônoma com o design está moldando os carros do futuro, e também a experiência dentro dos veículos.
8- Assentos com IA
Conforto personalizado, essa é a promessa dos assentos com Inteligência Artificial (IA). Uma das novidades que causou maior impacto no mercado automotivo de 2023 são esses tipos de assentos. Eles utilizam sensores e IA para ajustar automaticamente a posição, a altura e o ângulo do assento de acordo com o corpo do condutor ou do passageiro.
Além disso, alguns desses assentos também contam com sistemas de massagem integrados e ajustes de temperatura. Não é apenas um elemento de luxo, é a experiência sensorial elevada à máxima potência para quem dirigir ou ocupar um veículo, que não é mais do futuro, é o presente.
O post 8 novas tecnologias de carros lançadas em 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Tecnologia
Startup surpreende com churrasqueira dobrável que não faz fumaça

A startup REVO lançou a StoviGo, a primeira churrasqueira de aquecimento superior infravermelho do mundo que se dobra e vira uma maleta portátil.
Com design compacto e potência de sobra, o equipamento promete transformar a experiência de cozinhar ao ar livre — e vai além: é tão versátil que também pode ser usada no quintal, na varanda ou até dentro de casa, com os devidos cuidados.

Foram dois anos de desenvolvimento até chegar ao modelo atual, que já está disponível no Kickstarter por US$ 299 (R$ 1,7 mil, na conversão direta), com entrega prevista para outubro de 2025.
O valor representa praticamente metade do preço de varejo previsto (US$ 599/R$ 3,4 mil) e a campanha já superou a meta de financiamento, indicando forte demanda.
Leia mais:
- Conheça o Perfecta Grill, novo dispositivo que usa IA para cozinhar carne
- Planta à base de carne? Cientistas invertem a lógica na busca pela comida do futuro
- Gorduras saturadas e açúcares: os perigos dos ultraprocessados
Detalhes da churrasqueira
- Compacta (28 x 28 x 20 cm) e feita de aço inoxidável durável, a StoviGo pesa 7,2 kg (sem o gás) e se destaca por ter forno interno que atinge até 482 °C;
- A temperatura é suficiente para assar pizzas grandes, frangos inteiros ou pratos mais elaborados;
- A superfície superior, que chega a 204 °C, funciona como chapa adicional para manter acompanhamentos quentes ou preparar alimentos de forma simultânea.
Segura para vários ambientes
Ao contrário das churrasqueiras tradicionais, a StoviGo não produz praticamente nenhuma fumaça, já que os resíduos gasosos são queimados internamente. Isso a torna mais segura, eficiente e apropriada para ambientes diversos, inclusive áreas urbanas com restrições de fumaça.
Funcionando com gás propano ou butano, a churrasqueira tem autonomia de cerca de quatro horas com um botijão de 450 g, o suficiente para preparar quase 50 bifes. Leva apenas dois minutos para atingir a temperatura ideal e possui três níveis de calor: baixo, médio e alto.

O post Startup surpreende com churrasqueira dobrável que não faz fumaça apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Startup quer desvendar “caixa-preta” dos modelos de IA; entenda

Formada por OpenAI e Google DeepMind, a startup Goodfire tem plano ousado. A empresa está investindo em pesquisas sobre interpretabilidade mecanicista — em outras palavras, a ciência por trás das redes neurais dos modelos de inteligência artificial (IA).
A plataforma criada pela startup, a Ember decodifica os neurônios dentro de sistemas de IA para fornecer acesso direto e programável aos seus pensamentos internos. Além disso, desbloqueia maneiras inteiramente novas de aplicar, treinar e alinhar modelos de IA.
Isso vai permitir aos usuários acesso a conhecimentos ocultos dos modelos, a manipulação de seus comportamentos de forma mais precisa e o aprimoramento de desempenho da tecnologia, segundo a empresa.

“Ninguém entende os mecanismos pelos quais os modelos de IA falham. Então, ninguém sabe como corrigi-los”, disse Eric Ho, cofundador e CEO da Goodfire. “Nossa visão é desenvolver ferramentas que tornem as redes neurais fáceis de entender, projetar e corrigir de dentro para fora. Essa tecnologia é fundamental para construir a próxima fronteira de modelos de base seguros e robustos.”
Startup de IA tem costas quentes
- Neste mês, a Goodfire anunciou rodada de financiamento Série A de US$ 50 milhões (R$ 287.45 milhões, na conversão direta), liderada pela Menlo Ventures com a participação da Lightspeed Venture Partners, Anthropic (criadora do Claude), B Capital, Work-Bench, Wing, South Park Commons e outros investidores;
- O investimento ocorre um ano após a fundação da empresa, que vai aplicar os recursos em iniciativas de pesquisa já em andamento, além do desenvolvimento da principal plataforma de interpretabilidade, a Ember, em parceria com os clientes;
- “Modelos de IA são, notoriamente, caixas-pretas não determinísticas”, disse Deedy Das, investidor da Menlo Ventures. “A equipe de alto nível da Goodfire está desvendando essa caixa para ajudar as empresas a realmente entender, orientar e controlar seus sistemas de IA”;
- A startup anunciou que vai lançar prévias adicionais de pesquisas, destacando técnicas de interpretabilidade de ponta em diversas áreas, como processamento de imagens, modelos avançados de linguagem de raciocínio e modelagem científica.
Leia mais:
- IA que raciocina mais alucina mais: novos modelos da OpenAI “viajam” bastante
- IA inteligente igual humanos é questão de tempo, diz CEO do Google DeepMind
- Inteligência artificial liga para gentilezas? Estudo responde

Parceria de ouro
Recentemente, a empresa iniciou colaboração com o Arc Institute, organização de pesquisa sem fins lucrativos pioneira em modelos de base biológica. Com a parceria, a Goodfire pretende compreender o funcionamento do modelo Evo 2.
O sistema é capaz de processar sequências de até um milhão de pares de bases com resolução ao nível de nucleotídeo e permite tanto a predição, quanto a geração em vários níveis de complexidade biológica.
Segundo a startup, esse tipo de modelo oferece oportunidade única para a interpretabilidade da IA. Essas redes neurais operam com sequências de DNA e não textos legíveis por humanos, como ocorre em modelos de linguagem grande (LLMs, na sigla em inglês).
“Esse avanço na interpretabilidade pode aprofundar nossa compreensão dos sistemas biológicos, ao mesmo tempo em que possibilita novas abordagens para a engenharia genômica. Também abrem possibilidades para o desenvolvimento de melhores tratamentos para doenças e a melhoria da saúde humana”, diz o site.
O post Startup quer desvendar “caixa-preta” dos modelos de IA; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Onde termina a Terra e começa o espaço?

A humanidade sempre olhou para o céu com curiosidade, tentando entender onde a atmosfera terrestre acaba e o espaço sideral começa. Essa questão, que envolve ciência, tecnologia e até mesmo disputas políticas, é essencial para áreas como a astronomia, a exploração espacial e a aviação.
Mas afinal, onde começa espaço Terra? Há um limite preciso que separa nosso planeta do vasto universo? Para a ciência, definir essa fronteira não é simples. A Terra não possui uma “barreira” física que delimita o fim de sua atmosfera.
Em vez disso, sua camada gasosa se torna gradualmente mais rarefeita à medida que se afasta da superfície.
No entanto, por convenção, a linha de Kármán, situada a 100 km acima do nível do mar, é amplamente aceita como o ponto onde o espaço começa. Esse critério, porém, não é unânime e há outras definições que competem com essa ideia.
Onde termina a Terra e começa o espaço?
A transição entre a atmosfera terrestre e o espaço não é abrupta, mas sim um processo gradual. Diferentes definições foram adotadas ao longo do tempo para tentar estabelecer um limite claro entre os dois. Veja algumas das principais abordagens para definir essa fronteira.
A linha de Kármán: a convenção mais aceita
A linha de Kármán, situada a 100 km acima do nível do mar, é a definição mais amplamente utilizada para determinar onde começa o espaço.

Esse conceito foi introduzido pelo engenheiro e físico húngaro Theodore von Kármán, que calculou que a partir dessa altitude a densidade atmosférica se torna tão baixa que um avião não consegue mais gerar sustentação suficiente para voar. Acima desse ponto, apenas foguetes conseguem operar de maneira eficiente.
Organizações como a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) adotam essa definição para classificar astronautas e delimitar recordes de voo espacial. No entanto, algumas entidades, como a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), utilizam um critério diferente.
Os 80 km da USAF e NASA
Para as forças armadas e algumas agências espaciais dos EUA, a fronteira do espaço começa a 80 km de altitude.
A NASA e a Força Aérea concedem o título de astronauta a pilotos que ultrapassam essa marca, o que gerou discussões em missões espaciais suborbitais realizadas por empresas privadas, como a Blue Origin e a Virgin Galactic.
Essa diferença na definição pode influenciar até mesmo a regulamentação de voos comerciais espaciais.
Leia também:
- Quantas Luas caberiam dentro da Terra? E do Sol?
- Qual é o primeiro lugar do mundo a celebrar o Ano Novo? E o último?
- Como saber onde o Sol nasce e se põe?
A exosfera: a visão científica da transição
Além das convenções estabelecidas, a ciência considera que a atmosfera da Terra se estende muito além dos 100 km.
A última camada atmosférica, chamada exosfera, pode alcançar até 10.000 km de altitude antes de se dissipar completamente no espaço interestelar. Nesta região, as partículas de gás são extremamente raras e podem viajar grandes distâncias sem colidir entre si.
Embora a exosfera ainda faça parte da Terra do ponto de vista atmosférico, ela já está praticamente no vácuo.
A magnetosfera e a influência gravitacional
Outro critério para definir onde termina a Terra e começa o espaço leva em conta a influência do campo gravitacional e magnético do planeta.

A magnetosfera, que se estende por milhares de quilômetros além da superfície, protege a Terra de partículas solares e cósmicas. Já a esfera de Hill, que marca o ponto em que a gravidade da Terra perde força em relação ao Sol, se encontra a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros de distância.
Considerando essa perspectiva, poderíamos dizer que o “espaço” só começa realmente muito além do que os limites tradicionalmente aceitos.
A importância da definição para a exploração espacial
Estabelecer onde começa o espaço tem implicações práticas e políticas. O reconhecimento de astronautas, a regulamentação de voos espaciais comerciais e até mesmo acordos internacionais sobre soberania aérea dependem dessa definição.
À medida que empresas privadas ampliam sua presença na exploração espacial, essas discussões se tornam ainda mais relevantes.
Embora a linha de Kármán continue sendo o padrão mais aceito, as diferentes abordagens demonstram que a resposta para onde começa espaço Terra depende do contexto.
Se considerarmos apenas critérios físicos, a transição da atmosfera para o espaço é gradual e pode se estender por milhares de quilômetros. Mas, para fins práticos e operacionais, 100 km ainda são a referência principal.
O post Onde termina a Terra e começa o espaço? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Tecnologia1 semana atrás
Conheça a balsa elétrica mais rápida do mundo — que voa
- Negócios1 semana atrás
Vishal Dalal É o Novo CEO Global da Pismo
- Saúde1 semana atrás
Como vírus HPV pode dar câncer nos ânus?
- Educação1 semana atrás
Lula inaugura prédios da UFF em Campos e anuncia edital para cursinhos populares
- Negócios1 semana atrás
Por que o Tédio é um Perigo Oculto no Ambiente de Trabalho
- Tecnologia7 dias atrás
Agora, o Grok vai lembrar as conversas que teve com você
- Negócios6 dias atrás
Volvo Cortará até 800 Postos de Trabalho nos EUA por Impacto de Tarifas de Trump
- Saúde7 dias atrás
Melhor que Ozempic? Comprimido diário promete perda de peso e controle de diabetes