Segurança
Vitória: cinco homens são mortos durante ação da PM no Morro do Macaco
Cinco homens foram mortos na segunda-feira (14) na região do Morro do Macaco, em Vitória. Segundo a Polícia Militar, os baleados são suspeitos de atirar contra policiais. O policiamento na região foi reforçado.
O tiroteio aconteceu no meio da tarde de segunda, no alto do morro. De acordo com a PM, os suspeitos teriam atirado contra os policiais que chegaram ao bairro.
“Segundo informações da nossa inteligência, aproximadamente 30 indivíduos estariam no Morro do Macaco, fortemente armados e teriam recebido uma carga de drogas e estariam envolvidos em um ataque no bairro Mangue Seco. A força tática do Primeiro Batalhão foi acionada, foi até o local e foi duramente enfrentada por diversos disparos por parte dos criminosos, que mantiveram a troca de tiros durante muito tempo. Posteriormente ,nossa tropa avançou e cinco indivíduos foram baleados”, disse o Comandante Geral da PM, Coronel Douglas Caus.
Na ocorrência, a PM informou que encontrou cinco pistolas, munição e também uma granada que estava com um dos homens mortos.
“Um dos indivíduos baleados inclusive, durante ação da polícia militar, pegou uma granada e ia jogar contra os policiais militares”, explicou Douglas Caus.
Uma granada estava com um dos suspeitos que foi baleado e acabou morrendo —
Foto: Reprodução/TV Gazeta
A Polícia Civil esteve no Morro do Macaco para realizar a perícia no local do tiroteio. Equipes da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa também estiveram no Hospital São Lucas, para onde foram levados os cinco homens que morreram no confronto.
Os nomes e as idades dos cinco mortos não foram divulgados. Nenhum policial militar ficou ferido na ocorrência.
“Foi uma situação atípica por dois motivos. Primeiro um indivíduo lançando uma granada contra os policiais. Foi alvejado e veio a óbito. E segundo que eles mantiveram a posição, significa que eles estavam ali defendendo uma carga grande de carregamento de drogas, uma carga que foi apreendida ou estavam protegendo alguma liderança. É bom salientar que mesmo depois que nós chegamos a esses indivíduos, que estavam baleados, e começamos a socorrê-los, a troca de tiros continuou”, comentou o Comandante Geral da PM.
Segundo a PM, trinta homens estavam fortemente armados no morro e começaram a atirar contra os policiais — Foto: Reprodução/TV Gazeta
G1 ES
Segurança
Governo do Rio apresenta propostas de mudanças na legislação penal
O governador do Rio, Cláudio Castro (foto), apresentou, nessa terça-feira (12), ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, propostas para mudanças na legislação penal, que ajudarão no fortalecimento do combate ao crime organizado no Rio de Janeiro e em todo o país. As sugestões fazem parte de um projeto de lei, a ser entregue este ano pela Comissão de Segurança Pública do Senado.
O projeto vai focar na audiência de custódia para que sejam alteradas as regras de reincidência. A ideia é criar um conceito penal de habitualidade, acabando com a concessão da liberdade provisória para presos por mais de uma vez, no período de dois anos. O texto tratará ainda dos critérios de progressão de pena.
“Usamos um tema durante a reunião que eu gostei muito: uma grande correção na legislação penal. Não vai dar lugar ou tomar lugar da discussão do novo Código Penal e do novo Código de Processo Penal. Com as propostas que estamos trazendo hoje poderemos ter uma reforma que corrija situações que prejudicam a segurança pública no dia a dia”, opinou Castro.
Porte de fuzil
O projeto também vai tratar da questão do porte de fuzil, para que seja um agravante na pena do réu. “Não dá mais para que a legislação seja tão benevolente. Quem é pego cometendo crime de tráfico, extorsão, latrocínio e roubo usando fuzil não tem, um dia sequer, a pena aumentada. O fuzil virou uma grande praga no Rio de Janeiro”, afirmou o senador Flávio Bolsonaro que participou do encontro, acrescentando que, na forma em que será apresentado, o projeto deve ter tramitação mais célere.
Castro disse ainda que essas armas de guerra entram livremente hoje pelas fronteiras. Ele cobrou que haja um maior controle pelas forças federais de segurança.
Agencia Brasil
Segurança
Governo do RJ abre novo concurso para Inspetor de Polícia Penal com 300 vagas
O Governo do Estado do Rio de Janeiro abriu concurso para Inspetor de Polícia Penal, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), após 12 anos sem seleções públicas para o cargo. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (06/11), serão 300 vagas, com salário inicial de R$ 6.128,29 e Gratificação de Valorização Profissional (GVP) de R$1.119,29, para o cumprimento de uma carga horária de 40 horas semanais – ou regime de plantão, na escala 24h x 72h.
– O Governo do Estado trabalha a segurança pública de forma integrada, e isso passa necessariamente pelo fortalecimento do sistema prisional fluminense. O novo concurso é uma demanda antiga, fundamental para reforçar o quadro de policiais penais, que agora estamos conseguindo viabilizar. A chegada de 300 novos inspetores vai permitir à Seap intensificar, principalmente, a fiscalização nas unidades prisionais em todo o estado, ampliando o combate à entrada de itens ilícitos, como drogas e aparelhos celulares – afirmou o governador Cláudio Castro.
Atualmente, a Seap é responsável pela custódia de mais de 43 mil pessoas privadas de liberdade, distribuídas em 50 unidades prisionais, além de realizar o controle de acesso às unidades e promover a ressocialização dos detentos. O órgão também realiza a monitoração eletrônica de mais de 8 mil indivíduos em prisão domiciliar e de potenciais agressores de mulheres.
– Este concurso marca uma nova fase da Polícia Penal e é uma grande oportunidade para quem deseja atuar na defesa da segurança pública do nosso estado, trilhando uma carreira sólida. O reforço vem numa boa hora e vai permitir ao governo, inclusive, seguir investindo em novos equipamentos para o sistema prisional fluminense – declarou a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel.
As inscrições para o concurso – que também abrirá um banco de reserva – podem ser feitas entre os dias 11 de novembro e 12 de dezembro.
Governo do Estado
Segurança
Campos: prefeitura avança na implantação de câmeras do Centro de Controle Operacional
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), avança na instalação das câmeras de monitoramento que estarão integradas no Centro de Controle Operacional (CCO), em construção no Boulevard Shopping. Serão, ao todo, cerca de 300 câmeras monitoradas através de uma integração com o IMTT, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil.
Cerca de 150 câmeras anexas nos semáforos inteligentes e de monitoramento em pontos fixos e estratégicos da cidade foram instaladas. Parte desses equipamentos é monitorada pela equipe da Central de Mobilidade Urbana, que funciona no IMTT. E já estão sendo implementadas mais 50 câmeras, que auxiliarão na leitura de placas e informação do trecho de circulação dos veículos.
“As câmeras de monitoramento visam ao maior cerco de segurança no município de Campos e que estão sendo implantadas nas principais vias da área central e demais pontos do município. Serão câmeras que farão leitura de placas de veículos, leitura facial, contagem de carros e identificação de modelo de veículos. Tudo isso para instruir a parte da segurança pública, além de ordenar o trânsito”, disse o presidente do IMTT, Nelson Godá, informando que a previsão é de que o CCO esteja em pleno funcionamento a partir do início do mês de julho.
Nelson Godá esclareceu que as outras câmeras instaladas na cidade, como as do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, serão integradas ao novo Centro de Controle Operacional. “Tanto as câmeras, por exemplo, dos semáforos do IMTT quanto outras câmeras de monitoramento na cidade serão integradas, criando assim uma grande rede de segurança, de vigilância”, disse.
Fonte: Secom/PMC – Por: Telmo Filho – Foto: João Marcos Campinho / Divulgação
- Educação1 semana atrás
Duas em cada cinco crianças vulneráveis estão matriculadas em creches
- Economia1 semana atrás
Reunião do G20 no Rio decidirá sobre taxação de super-ricos
- Geral1 semana atrás
Donos de veículos já podem aderir ao programa IPVA em Dia
- Segurança1 semana atrás
Governo do Rio apresenta propostas de mudanças na legislação penal
- Cidades1 semana atrás
SJB representada em Brasília na busca por emendas no orçamento da União
- Tecnologia1 semana atrás
Agora dá para remixar trilhas para shorts com IA do YouTube
- Tecnologia1 semana atrás
Europa: Meta será obrigada a fazer mudança significativa
- Tecnologia7 dias atrás
Os 10 melhores filmes com Denzel Washington na Netflix e outros streamings