Saúde
Número de profissionais da saúde com coronavírus já passa de mil no ES

Os números do novo coronavírus não param de crescer no Brasil e no Espirito Santo a cada atualização diária.
Crescente também é a quantidade de profissionais da linha de frente no combate á doença que estão contaminados. Pelas informações coletadas do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde(Sesa), 1.-53 trabalhadores da saúde já testaram positivo desde que o primeiro caso oficial foi registrado por aqui, ainda no dia 15 de março. Fonte: A Gazeta
Saúde
Novo estudo identifica proteína que acelera o envelhecimento

Cientistas identificaram um novo protagonista no processo de envelhecimento: a proteína ReHMGB1 (sigla em inglês para reduced high mobility group box 1).
Segundo pesquisa publicada na revista Metabolism, ela circula pelo sangue transmitindo sinais que induzem a senescência celular — estado em que as células deixam de se dividir e passam a comprometer o funcionamento dos tecidos.

Leia mais:
- Sinais que o corpo dá antes de um infarto para você ficar de olho
- Pressão alta e estresse: combinação é responsável por 15% dos casos de infarto
- Fazer exercícios após os 50 anos é fundamental – mas requer cuidados
Descobertas do estudo
- O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Coreia, revela que o ReHMGB1 não age apenas localmente, mas envia mensagens prejudiciais a diferentes partes do corpo, especialmente após lesões ou doenças.
- Experimentos com camundongos mostraram que, ao bloquear essa transmissão, houve regeneração muscular mais rápida, melhora no desempenho físico, redução da inflamação e menor desgaste celular.
- “O envelhecimento não se limita a células isoladas; ele pode ser transmitido sistemicamente pelo sangue”, afirma o engenheiro biomédico Ok Hee Jeon, líder do trabalho.
- Os autores sugerem que controlar ou bloquear esses sinais pode retardar a cascata de declínio celular que acompanha a idade.

Proteína que “envelhece” também gera benefícios ao corpo
A pesquisa destaca, no entanto, que o ReHMGB1 também exerce funções benéficas — como sinalizar danos e acionar mecanismos de reparo —, o que torna qualquer intervenção um desafio.
Com a população vivendo mais do que nunca, entender como esse “mensageiro do envelhecimento” atua é visto como passo crucial para desenvolver terapias capazes de prolongar a saúde e a vitalidade, mantendo as funções celulares por mais tempo e reduzindo o impacto de doenças relacionadas à idade.

O post Novo estudo identifica proteína que acelera o envelhecimento apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Saúde
Um dos remédios emagrecedores “da moda”, Mounjaro deve ficar mais caro

A fabricante de remédios Eli Lilly anunciou aumento de até 170% no preço do medicamento para emagrecimento Mounjaro no Reino Unido, elevando a dose mais alta de £122 para £330 por mês.
Doses menores terão reajustes menores. O impacto direto para consumidores, incluindo os brasileiros, pode ser limitado, já que varejistas negociam descontos, e o NHS continua pagando preço reduzido para pacientes com receita médica.

Justificativa para o aumento
- O Mounjaro, injeção semanal que reduz o apetite, pode ajudar na perda de até 20% do peso corporal.
- Atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas usam medicamentos para emagrecimento no Reino Unido, mais da metade tomando Mounjaro, e nove em cada dez pagam de forma privada.
- A Eli Lilly justificou o aumento em um comunicado, afirmando que, no lançamento, o preço foi definido abaixo da média europeia para acelerar a disponibilidade no NHS.
- Agora, com novas evidências clínicas e mudanças no cenário global, a empresa ajusta o preço para refletir o “valor do medicamento” e garantir contribuições justas ao custo da inovação.
Leia mais
- Mounjaro e Ozempic podem causar queda de cabelo? Entenda
- Qual é o melhor, Wegovy ou Mounjaro? Cientistas respondem
- Farmacêutica do Mounjaro aposta em “pílula do emagrecimento”

Pacientes precisam estar informados
Especialistas alertam sobre o impacto do aumento nos pacientes. Dra. Leyla Hannbeck, da Associação de Farmácias Independentes, disse para a BBC estar “chocada e muito decepcionada”, e destacou a importância de os pacientes buscarem orientação nas farmácias locais.
Ela ressaltou que Mounjaro não é a única opção, lembrando também do Wegovy, da Novo Nordisk, outro medicamento popular para perda de peso. Segundo Hannbeck, o mercado de injeções para emagrecimento só crescerá se os tratamentos permanecerem acessíveis.
Em uma publicação em seu perfil do X (Twitter), Hannbeck disse que “é inaceitável que um fabricante aumente os preços em 100% da noite para o dia, sem nenhum aviso”.

O post Um dos remédios emagrecedores “da moda”, Mounjaro deve ficar mais caro apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Saúde
O que causa tremor nos olhos? Entenda mais sobre a condição e como tratá-la

A sensação da pálpebra tremendo ou “pulando”, como é popularmente descrita, provavelmente já aconteceu com você pelo menos uma vez.
Apesar de ser algo comum, essa condição ocular ainda gera dúvidas: será que é algo grave? Tem relação com problemas oftalmológicos? Como tratar esse tremor e por que ele acontece? Se você quer entender melhor sobre o tremor nos olhos, continue lendo o texto abaixo.
O que é e o que causa o tremor ocular?
Também conhecida como mioquimia palpebral ou mioclonia, essa condição é caracterizada por contrações involuntárias e repetitivas da pálpebra e ele ocorre devido ao cansaço dos músculos da pálpebra. Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a mioquimia palpebral é um evento benigno e sem importância, principalmente quando é leve e tem curta duração.
De acordo com a Unimed, pelo menos sete fatores causam o tremor nos olhos, a maioria relacionada ao estilo de vida. O estresse elevado é um dos principais responsáveis, pois aumenta os níveis de cortisol no organismo, hormônio que interfere no sistema nervoso e afeta o controle muscular.
Outros fatores incluem: ansiedade, consumo excessivo de cafeína, álcool ou tabaco, deficiência de vitamina B12, alergias (provocadas por poeira, alterações climáticas ou alimentação), poucas horas de sono, problemas oculares como olho seco, uveíte, conjuntivite, miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Para evitar esses possíveis tremores é recomendado uma mudança de hábitos, adaptando a sua vida a uma rotina equilibrada. Praticar exercícios físicos, aderir a uma alimentação saudável, reduzir o tempo em contato com telas e evitar o uso excessivo de cafeína, álcool e tabaco são formas de prevenção ao tremor ocular.
Leia também:
- Cirurgia para mudar a cor dos olhos oferece riscos – entenda
- Saúde dos olhos: confira os seis principais nutrientes para ter uma boa visão
- Por que alguns animais têm pupilas retangulares nos olhos?
Quando procurar um médico para identificar a causa do tremor nos olhos?

Você deve procurar um oftalmologista quando o tremor durar mais de uma semana, estiver associado a outros sintomas neurológicos (alteração da fala, dificuldade para andar ou fraqueza muscular), afetar outras partes do rosto ou do corpo como o pescoço, comprometer a visão como dificuldade para fechar a pálpebra ou de abrir os olhos e causar dor, inchaço e vermelhidão.
Existem casos mais rigorosos onde o tremor ocular pode significar uma condição chamada de blefaroespasmo, ela causa contrações involuntárias repetitivas que afeta a qualidade de vida, interferindo na visão. Ele pode estar ligada a questões neurológicas ou vasculares.
Em alguns casos os tremores podem significar um espasmo facial, em vez de afetar só as pálpebras, ele atinge outros músculos do rosto, como a bochecha e até a parte inferior do rosto.
O tremor ocular tem cura?
O tremor ocular tem cura quando está ligado a causas benignas e relacionadas ao estilo de vida. Na grande maioria dos casos, ele desaparece sozinho com medidas simples.
Quando o tremor estiver ligado a sintomas mais intensos e persistentes, por exemplo, por blefaroespamo, distúrbios neurológicos e doenças oculares, é necessário seguir tratamentos como aplicação de toxina botulínica (botox), uso de colírios lubrificantes e cirurgias corretivas em situações raras. Em casos persistentes devem ser investigados por oftalmologistas ou neurologistas.
As informações presentes neste texto têm caráter informativo e não substituem a orientação de profissionais de saúde. Consulte um médico ou especialista para avaliar o seu caso.
O post O que causa tremor nos olhos? Entenda mais sobre a condição e como tratá-la apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Negócios1 semana atrás
Forbes The Founders 2025: os Empreendedores que Fazem a Diferença
- Tecnologia1 semana atrás
Há comidas que diminuem o sono? Veja o impacto dos ultraprocessados na sua rotina
- Negócios1 semana atrás
Startups de IA Adotam Modelo de Trabalho Chinês 9-9-6; Entenda
- Saúde1 semana atrás
Nova vacina é capaz de bloquear transmissão da malária
- Tecnologia1 semana atrás
Paciente com ELA controla iPad pelo pensamento; veja vídeo
- Negócios3 dias atrás
Medo da Super IA Faz Estudantes Abandonarem Harvard
- Saúde2 dias atrás
O que causa tremor nos olhos? Entenda mais sobre a condição e como tratá-la
- Saúde5 dias atrás
O que é o Efeito Mandela? Entenda o que diz a psicologia