Saúde
Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata
![](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2021/11/nova_800x800-equal.png)
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Fontes:
Saúde
EUA: vacas são infectadas com nova versão da gripe aviária
![](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/vaca-1024x683-1.jpg)
O Departamento de Agricultura dos EUA anunciou que vacas-leiteiras de Nevada (EUA) foram infectadas por nova variante do H5N1, cepa de gripe aviária diferente da versão que tem se espalhado nos últimos meses.
Essa descoberta sugere que o vírus, transmitido de aves para vacas, pode representar risco contínuo para o gado e para os trabalhadores da indústria de laticínios. Até o ano passado, os cientistas não sabiam que as vacas poderiam ser suscetíveis a esse tipo de gripe.
![vacas](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/vaca-1024x683-1.jpg)
Leia mais:
- Como diferenciar resfriado, gripe e Covid-19
- Por que ficamos mais resfriados durante o inverno?
- Gripe aviária: morte de galinhas causa aumento no preço dos ovos
Variante que afetou vacas já infectou humanos
- A nova variante, conhecida como D1.1, já havia afetado seres humanos, sendo responsável pela morte de um morador da Louisiana (EUA), que havia cuidado de aves infectadas;
- Em outro caso, uma garota canadense de 13 anos foi infectada e ficou gravemente doente, mas se recuperou;
- A variante D1.1 tem mostrado potencial de mutações que a tornam mais capaz de infectar humanos, o que preocupa os especialistas sobre a possibilidade de futura transmissão mais eficiente entre as pessoas.
Embora não haja evidências de transmissão do vírus entre seres humanos até o momento, os especialistas alertam para os riscos que ele representa para a indústria de laticínios e para os trabalhadores que lidam com o gado infectado.
A descoberta de que vacas podem ser infectadas novamente com diferentes variantes do H5N1 sugere que o vírus pode se tornar problema persistente.
Desde 2022, o H5N1 afetou mais de 153 milhões de aves nos EUA e, também, tem impactado diversas espécies de mamíferos, como gatos, guaxinins, ursos e leões marinhos.
![No fundo, um galo; à frente, uma ampola com o nome da gripe aviária](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/gripe_aviaria-1024x682-1.jpg)
O post EUA: vacas são infectadas com nova versão da gripe aviária apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Saúde
Poluição de ar pode proteger do câncer de pele, mas os riscos são grandes
![](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Melanoma-Cancer-de-pele-1024x576-1.jpg)
Um novo estudo sugere que a poluição do ar pode oferecer certa proteção contra o melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele, ao reduzir o risco de exposição à radiação ultravioleta (UV). No entanto, é fundamental interpretar esses resultados com cautela.
O estudo, realizado na Itália e publicado na revista Jeadv, é observacional e não prova causalidade, ou seja, não se pode afirmar que a poluição do ar seja a responsável pela redução do risco de melanoma.
Embora o estudo mostre uma associação entre níveis elevados de material particulado (PM10 e PM2,5) e menores taxas de melanoma, isso não significa que a poluição seja benéfica à saúde.
Leia mais:
- Câncer de pele: método ABCDE ajuda a saber se é hora de procurar um especialista
- Alergia ao sol realmente existe? Entenda
- Câncer de pele também pode ocorrer no couro cabeludo; entenda
![Médico examinando pinta que pode ser câncer de pele](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Melanoma-Cancer-de-pele-1024x576-1.jpg)
A poluição do ar está associada a uma série de problemas graves, como doenças respiratórias, cardiovasculares, e até câncer de pulmão. Além disso, pode afetar o cérebro, causar distúrbios neurológicos e prejudicar a saúde durante a gravidez.
Não devemos olhar para a poluição do ar como uma solução
- A exposição à poluição também agrava condições dermatológicas como envelhecimento precoce e psoríase.
- Embora a poluição do ar possa, de fato, reduzir a exposição aos raios UV, ela não deve ser vista como uma solução para a proteção solar.
- A maneira mais saudável de se proteger contra os danos do sol é usar protetor solar, roupas adequadas e buscar sombra nos horários de pico da radiação.
O estudo oferece uma perspectiva interessante, mas os riscos da poluição do ar superam amplamente quaisquer benefícios potenciais. É essencial continuar defendendo políticas de redução da poluição e manter práticas de proteção solar para reduzir o risco de câncer de pele.
A mensagem clara é que o ar limpo é vital para nossa saúde, e não há substitutos para a proteção contra a poluição e a radiação UV.
![Poluição de ar em cidade grande](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Destaque-Cidades-poluidas-1024x576-1.jpg)
O post Poluição de ar pode proteger do câncer de pele, mas os riscos são grandes apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Saúde
Estamos perto de detectar o Alzheimer mais cedo que o habitual
![](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/sindrome-respiratoria-aguda.jpg)
Pesquisadores da Universidade de Lancaster (Reino Unido) e do Centro Médico da Universidade de Ljubljana (Eslovênia) fizeram descoberta promissora ao examinar a unidade neurovascular do cérebro (NVU, na sigla em inglês) para melhorar a detecção precoce do Alzheimer.
Tradicionalmente, o diagnóstico da doença depende de exames invasivos ou caros, como análise do líquido cefalorraquidiano ou tomografia por emissão de pósitrons, que não são acessíveis a todos.
A nova pesquisa, publicada na revista Brain Communications, focou na oxigenação cerebral e nos padrões respiratórios, oferecendo abordagem menos invasiva.
![Síndrome respiratória SRAG](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/sindrome-respiratoria-aguda.jpg)
Leia mais:
- Veja 4 formas de evitar manchas nas telas do celular, notebook e TV
- Como atualizar o PC para o Windows 11 gratuitamente
- Um gás nobre pode tratar Alzheimer; saiba qual
Alzheimer detectado mais cedo que o habitual?
- A equipe usou combinação de dispositivos para monitorar a atividade elétrica cerebral, a frequência cardíaca e os padrões respiratórios de pacientes com Alzheimer e de um grupo de controle saudável;
- Por meio dessa análise tripla, eles descobriram que, nos pacientes com Alzheimer, os ciclos de oxigenação e fluxo sanguíneo estavam descoordenados, indicando possível disfunção na nutrição cerebral devido a falhas na vasculatura;
- Além disso, observaram que a frequência respiratória de indivíduos com Alzheimer era significativamente maior, sugerindo inflamação cerebral que poderia ser tratada para prevenir estágios graves da doença no futuro.
“De forma bastante inesperada, também detectamos que a frequência respiratória em repouso é significativamente maior em indivíduos com doença de Alzheimer”, disse Aneta Stefanovska, autora principal do estudo, ao New Atlas. “Esta é uma descoberta interessante — na minha opinião, revolucionária — que pode abrir mundo totalmente novo no estudo do Alzheimer.”
Esses resultados podem representar avanço significativo na detecção precoce e acessível do Alzheimer, abrindo caminho para novas formas de diagnóstico não invasivas. A equipe está considerando a criação de empresa spin-off para continuar o desenvolvimento dessa técnica inovadora.
![exame de sangue alzheimer](https://informe360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/exame-de-sangue-alzheimer-1024x576-1.jpg)
O post Estamos perto de detectar o Alzheimer mais cedo que o habitual apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Desenvolvimento7 dias atrás
Construção da ferrovia EF 118 passará dentro de São Francisco de Itabapoana
- Economia1 semana atrás
Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro
- Desenvolvimento1 semana atrás
Prefeitura de São João da Barra participa de audiências públicas sobre a EF-118
- Saúde1 semana atrás
SJB terá nova campanha de doação de sangue no dia 6 de fevereiro
- Economia7 dias atrás
Bancos poderão usar eSocial para oferecer consignado a empregados CLT
- Geral5 dias atrás
Prefeito de Campos participa de audiência pública de ferrovia que ligará o RJ ao ES
- Saúde1 semana atrás
Rio vai ampliar faixa etária para vacinação da dengue para 16 anos
- Negócios1 semana atrás
10 profissões em alta em São Paulo segundo o LinkedIn