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Negócios

Habilidades em IA Valem Mais Que Um Diploma?

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Habilidades em inteligência artificial deixaram de ser um diferencial e passaram a ser pré-requisito para o sucesso no futuro do trabalho. Segundo uma pesquisa da Nexford University com mais de 1.000 profissionais e recrutadores, quase um em cada cinco gestores de contratação afirma que a fluência em IA já é mais importante do que um diploma de uma universidade renomada.

O levantamento também mostra que:

  • Para 26% dos gestores, a fluência em IA é um requisito básico;
  • Cerca de 22% consideram a habilidade tão ou até mais relevante do que a comunicação;
  • Mais de um terço (35%) procura especificamente experiência ou cursos em IA ao analisar currículos.

Ao mesmo tempo, diplomas de grandes universidades vêm perdendo relevância. Empresas estão derrubando o chamado “teto de papel”, barreira que impedia profissionais qualificados de ocupar cargos por não terem o diploma exigido, e passando a valorizar mais as habilidades práticas do que a formação acadêmica.

De acordo com uma pesquisa da TestGorilla, plataforma que ajuda empresas a selecionar candidatos por meio de avaliações de habilidades, que ouviu mais de 1.000 líderes e profissionais de RH, mais da metade dos empregadores (53%) já abandonou a exigência de diploma, contra 30% em 2024. Nos Estados Unidos, 57% afirmam que os diplomas são cada vez menos importantes.

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Habilidades e IA: a nova moeda do trabalho

O mercado de trabalho hoje é movido essencialmente por duas forças: competências práticas e inteligência artificial. Ter um diploma ainda pode ser vantajoso — conecta profissionais a redes de mentoria, possibilita aprofundamento em pesquisa e metodologias, favorece aumentos salariais e é indispensável em áreas especializadas, como medicina. Mas, sozinho, já não garante espaço no mercado.

Gestores relatam resistência em contratar recém-formados da Geração Z e, muitas vezes, preferem designar funções de entrada a agentes e ferramentas de IA, principalmente pela falta de soft skills. Um relatório da Microsoft de 2024 confirma que empregadores tendem a priorizar habilidades relevantes em detrimento da experiência prévia. O Reino Unido exemplifica esse movimento: a demanda por profissionais em IA cresceu 21%, enquanto a exigência de diploma caiu 15%, inclusive em funções diretamente ligadas à tecnologia.

Por que isso está acontecendo?

  • Lacuna de talentos: há um descompasso entre as competências exigidas e as disponíveis no mercado;
  • Velocidade da IA: empresas lutam para acompanhar o ritmo da implementação da tecnologia e não querem ficar para trás;
  • Escassez de profissionais qualificados: segundo uma pesquisa de 2024 da AWS (Amazon Web Services), braço de computação em nuvem da Amazon, nove em cada dez empregadores esperam adotar IA generativa nos próximos cinco anos. O estudo aponta que habilidades em IA podem elevar os salários em até 47%, e 73% dos empregadores consideram prioritária a contratação de talentos na área. Ainda assim, três em cada quatro empresas dizem não encontrar os profissionais de que precisam.

Como desenvolver habilidades em IA

A escassez de profissionais especializados abre novos caminhos para quem busca se diferenciar e garantir oportunidades no mercado. Confira algumas maneiras de aprender habilidades em IA e aproveitar o boom do setor:

  • Obtenha certificações, microcredenciais e participe de bootcamps de IA;
  • Pratique diariamente o uso de ferramentas de IA no trabalho;
  • Teste diferentes fluxos e aplicações de IA;
  • Transforme conhecimento em um negócio de consultoria independente;
  • Crie uma fonte de renda passiva ou um projeto paralelo baseado em IA;
  • Destaque fluência e experiência prática em IA no currículo.

Para quem busca certificações, plataformas como Kaggle, Codecademy, Microsoft Learn e IBM SkillsBuild oferecem cursos de introdução e aprofundamento em IA. Além disso, ferramentas como o ChatGPT podem ser usadas não apenas para aumentar a produtividade, mas também como fonte de renda extra, basta explorar casos de uso estratégicos.

*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.

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Negócios

Renata Vichi Deixa Presidência da Kopenhagen Após Quase 30 Anos

Redação Informe 360

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no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Renata Vichi anunciou nesta quarta-feira (1) que vai deixar a presidência do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. A executiva permanecerá no cargo até dezembro e será sucedida em janeiro por Fernando Vichi, atual diretor de operações e seu marido, que trabalha no grupo há mais de 18 anos.

“Foram quase 30 anos de dedicação intensa, que se confundem com a minha própria história, e 2 anos de aprendizados valiosos no processo de integração com a Nestlé”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn. “Por decisão pessoal, escolhi encerrar este ciclo.”

O grupo foi adquirido pela Nestlé em 2023. “Estamos seguros de que, sob a liderança de Fernando Vichi, Kopenhagen e Brasil Cacau continuarão a trilhar um caminho de sucesso e inovação, mantendo o compromisso com a excelência e a qualidade”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, em comunicado divulgado à imprensa.

“Estou muito motivado para dar continuidade aos planos de negócio e de poder focar no estreitamento das relações com a nossa rede de fraqueados enquanto aceleramos as oportunidades para esse mercado”, diz Fernando Vichi.

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A trajetória de Renata Vichi, CEO do Grupo CRM

Renata iniciou sua trajetória na empresa aos 16 anos, então sob o comando do pai, Celso Moraes, e assumiu a presidência em 2020, aos 38 anos. No período, liderou a criação da marca Brasil Cacau, da rede de cafeterias Kop Koffee e do lançamento da linha Soul Good, focada em bem-estar. Hoje, o grupo que faturou R$ 1,7 bilhão em 2024 conta com uma rede de franqueados com mais de 1,3 mil lojas em todo o Brasil.

“Sei que minha chama empreendedora vai me chamar novamente, porque o legado é maior que a presença de uma pessoa.”
Renata Vichi

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Negócios

Mobilidade Global: Como Brasileiros Podem Internacionalizar Carreira e Negócios

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O CEO e fundador da Leão Group, Leonardo Leão, participou do ForbesCast e conversou com Fernanda Almeida, editora de Forbes Mulher e Carreira, sobre mobilidade global e as oportunidades de internacionalizar carreiras, negócios e investimentos.

Com presença em Washington (EUA), Lisboa (Portugal), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e escritórios em todo o Brasil, a empresa é especializada em apoiar profissionais e empresas que buscam expandir fronteiras.

Advogado de formação, Leonardo iniciou a carreira no mundo corporativo, em uma grande petroleira brasileira, mas decidiu mudar de rumo após sentir-se limitado. Pediu demissão, foi aos Estados Unidos cursar MBA e mestrado em direito internacional e, a partir dessa experiência, fundou a Leão Group. “Se você não assumir um pouco de risco na vida, nada acontece”, diz. A motivação veio da própria trajetória: “Hoje, nós ajudamos as pessoas a ter o auxílio que eu não tive na época.”

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Ouça:

Segundo o empresário, a pandemia acelerou mudanças profundas no mundo do trabalho: “As empresas pararam de buscar talentos apenas em seu entorno e passaram a olhar para profissionais de todo o mundo. Hoje, o profissional qualificado pode escolher para quem e de onde vai trabalhar.”

Na visão dele, o primeiro passo para a projeção internacional é dominar o inglês (ou outras línguas, a depender do destino). E os brasileiros têm vantagens: “Somos vistos como adaptáveis e flexíveis, características muito valorizadas globalmente.”

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Com foco em imigração para os EUA, Leão também analisou o cenário atual de vistos, em especial os de residência permanente ou temporária. Entre eles, os vistos de habilidades extraordinárias ganham destaque: “Estão em evidência entre brasileiros e em todo o mundo, porque dispensam a necessidade de uma oferta de emprego.”

Assista ao ForbesCast com Leonardo Leão, CEO da Leão Group:

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

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Negócios

Stellantis Nomeia Brasileiro João Laranjo para Vice-Presidência Financeira

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A montadora franco-italiana Stellantis nomeou o brasileiro João Laranjo como seu vice-presidente financeiro, com efeito imediato, informou a empresa nesta segunda-feira (29). Laranjo vai suceder Doug Ostermann, que se demitiu por motivos pessoais, informou a empresa.

“Tendo trabalhado em estreita colaboração com João por 15 anos e testemunhado sua ascensão na hierarquia, sempre fiquei impressionado com sua excelente perspicácia financeira, mentalidade voltada para resultados e profundo entendimento das complexidades de nosso setor”, disse o presidente-executivo da Stellantis, Antonio Filosa, que antes de presidir o grupo, comandou a operação sul-americana da Stellantis.

Em 2009, Laranjo ingressou na Fiat Chrysler Automobiles, que mais tarde se tornou parte da Stellantis, como vice-presidente de contabilidade para a América Latina.

O executivo trabalhou com Filosa nas Américas do Norte e do Sul entre 2009 e 2023, e em 2017 foi nomeado vice-presidente financeiro da Stellantis para a América do Norte. Em 2024, Laranjo deixou a montadora e ingressou na fabricante de pneus Goodyear como vice-presidente de finanças nas Américas.

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O executivo voltou à Stellantis em fevereiro como vice-presidente financeiro da Stellantis para a América do Norte.

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