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Conheça 5 estratégias de atletas de elite para melhorar no trabalho em 2024

Redação Informe 360

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Getty Images
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Inspirar-se nas rotinas de atletas de alta performance como Usain Bolt (foto) podem te ajudar a melhorar no trabalho

Dos cuidados fundamentais dos 330 atletas profissionais que atendo no Instituto Rauen, um dos mais importantes é a elaboração de uma rotina alimentar e de exercícios. Buscando excelentes resultados, estes atletas precisam de uma alimentação com equilíbrio de macronutrientes, capaz de fornecer a energia necessária para que eles possam treinar e preparar o corpo para as competições.

Hidratação adequada, consumo de proteínas de alta qualidade e organização das refeições ao longo do dia são também recomendações importantes. Recomendações, aliás, que são essenciais para quem deseja melhorar o desempenho no trabalho e ter mais disposição no dia a dia.

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As estratégias devem ser individualizadas, sempre considerando os pilares: alimentação, exercício e sono. Seja em um campo de futebol, em uma quadra, na piscina em um ambiente corporativo ou no home office, o seu desempenho depende do bom funcionamento do seu corpo

Inclusive, essa é a linha que seguimos na Liti, healthtech fundada por mim e por um paciente que virou sócio e amigo, o Fernando Vilela. Quando era executivo da Rappi, ele me procurou para transformar os seus hábitos de vida. Demonstrava sinais de burnout e achava que precisava de vitaminas ou remédios para ajudá-lo a superar essa sensação de cansaço, desânimo, fadiga…

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A solução, como vocês podem imaginar, foi outra. Já na primeira consulta, ele concordou em ajustar a alimentação com um plano alimentar equilibrado e a ajustar as atividades físicas para que se tornassem regulares. O resultado foi o ganho de energia, a melhora do desempenho no trabalho e a perda de peso de 25 quilos em aproximadamente seis meses.

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Aqui, vale ressaltar que parte do cansaço que ele vinha sentindo estava também relacionado ao excesso de peso que impacta na qualidade do sono e, por consequência, nas atividades do dia a dia. Por conta do acúmulo de gordura ao redor da região do pescoço, e do consequente estreitamento das vias aéreas respiratórias, quem está com sobrepeso ou obesidade pode desenvolver apneia obstrutiva do sono, condição que afeta negativamente a qualidade do sono que se torna não reparador.

Como “correr a maratona do trabalho”

Os novos hábitos adquiridos por Vilela estão com ele até hoje — e isso é parte do sucesso da sua alta performance. Fazendo analogia com uma maratona, para corrê-la, é preciso de treino com constância e persistência.

Uma rotina diferente precisa de tempo para ser estabelecida e de repetição para evoluir. É tentar, tentar e tentar todos os dias até que os novos hábitos sejam incorporados e se tornem naturais no seu dia a dia.

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Algumas das minhas recomendações para quem deseja melhorar seu desempenho no trabalho são:

1. Alimentação balanceada

Nunca é demais reforçar o quanto esse cuidado impacta na melhora da energia, da concentração e, portanto, do desempenho. Para isso, é preciso consumir alimentos que forneçam os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo.

2. Rotina de sono adequada

Vamos rever a máxima do “trabalhe enquanto eles dormem”. Atletas de elite sabem da importância do sono para a recuperação muscular e o seu desempenho na competição. Da mesma forma, todos nós devemos priorizar uma rotina de sono consistente para, assim, melhorar a cognição, o humor e a capacidade de resolver problemas do dia a dia e no trabalho.

3. Gerenciamento de estresse

Para se prepararem mentalmente para competições, atletas de alta performance usam técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação, estratégias que envolvem a respiração e exercícios de relaxamento muscular. A própria prática regular de exercícios físicos é fundamental para aliviar o estresse, pois libera hormônios como a endorfina, reduz a ansiedade e promove o bem-estar emocional.

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4. Planejamento e estabelecimento de metas

Além de metas claras, é fundamental ter também um plano de ação, uma estratégia para alcançá-las. Isso vale tanto para o mundo do esporte quanto para o corporativo. Neste artigo da Forbes, expliquei com mais detalhes a recomendação para transformar asr suas metas em objetivos concretos e realistas.

5. Descanso e recuperação

Além da recomendação já citada sobre o sono, investir em atividades de lazer, hobbies, momentos de socialização e pausas que permitam seu corpo e sua mente se recuperarem são essenciais. Trabalhar ininterruptamente não vai melhorar seu desempenho, pelo contrário. A chance é que, com o tempo, essa rotina extenuante se transforme em fadiga, podendo inclusive evoluir para quadros mais intensos de burnout.

Além das recomendações acima descritas, que você já pode hoje começar a implementar, recomendo o acompanhamento com um profissional de saúde que seja capaz de avaliar e te acompanhar de forma individualizada e contínua.

*Eduardo Rauen é cofundador da Liti, empresa que dá apoio na jornada para uma vida mais saudável, ajudando as pessoas a perder peso e viver melhor. Com mais de 20 anos de experiência na área de saúde, é médico formado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), tendo se especializado como nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), onde é hoje membro integrante, e em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e também atua como diretor técnico do Instituto Rauen – Medicina, Saúde e Bem-Estar.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

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Murilo Parada deixa cargo de CEO da Louis Dreyfus Company no Brasil

Redação Informe 360

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Murilo Parada

Murilo Parada atuou como CEO da Louis Dreyfus Company de fevereiro de 2017 a junho deste ano

A LDC (Louis Dreyfus Company) informou na segunda-feira (10) em nota que Murilo Parada deixará o cargo de CEO da companhia no Brasil e que a posição será assumida pelo diretor de operações da região, Michel Roy.

Parada, que deixará o grupo, também ocupava a posição de diretor de sustentabilidade global. Essa posição será agora liderada por Jan Christoph Kabath, acrescentou a empresa.

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Com mais de 30 anos de experiência em commodities agrícolas, adquirida durante sua passagem por várias empresas líderes de comércio global, Roy ingressou no grupo em 2022. Ele é graduado pela Clemson University e tem mestrado pela University of Florida, ressaltou a empresa.

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Líder em educação à distância no Brasil chega à B3

Redação Informe 360

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Foto: Divulgação
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William Victor Kendrick de Matos Silva, CEO da Vitru Educação

A Vitru Educação, líder em EAD no Brasil e controladora das marcas Uniasselvi e UniCesumar, migrou da Nasdaq e fez sua estreia na B3 no início de maio. O passo marca uma nova fase para a companhia, já que amplia seu acesso a um espectro mais vasto de investidores institucionais nacionais e pessoas físicas brasileiras.

“Ter as ações listadas na B3 abre oportunidades para a Vitru atrair um maior número de investidores individuais e fundos de investimento brasileiros, que, legalmente ou na prática, estavam impedidos de negociar as ações na bolsa no exterior. Estes fatores podem resultar em um aumento da liquidez das ações,” destaca William Matos, CEO da Vitru.

A migração para a Bolsa brasileira traz benefícios imediatos, como o aumento potencial da liquidez das ações e a harmonização da captação de investidores com seus pares do segmento. A sinergia com o mercado local também será aprimorada, facilitando a comunicação com investidores e a adaptação às práticas de governança corporativa brasileiras.

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Educação com excelência e inclusão

A Vitru Educação não é apenas uma empresa de ensino à distância, mas tem em seu propósito ser uma força motriz na democratização do acesso à educação de qualidade no Brasil. Com uma plataforma digital robusta, a empresa capacita alunos a criar suas próprias histórias de sucesso e busca contribuir para a formação de cidadãos capazes de transformar o futuro do país.

A migração para a B3 reforça os planos estratégicos traçados desde seu IPO, em 2020, incluindo o lançamento de novos cursos e a expansão dos polos atuais. A empresa conta com 2.464 polos em mais de 1.400 cidades, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, atendendo a mais de 939 mil alunos, dos quais 916,6 mil estão em Educação Digital.

Compromisso com a qualidade

Oferecendo mais de 700 cursos, entre graduação, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes, a Vitru Educação mantém um rigoroso processo de desenvolvimento de programas de cursos, periodicamente atualizados para garantir relevância e alinhamento com as melhores práticas educacionais. Utilizando tecnologias de ponta, a empresa proporciona uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz, priorizando a satisfação e o sucesso acadêmico dos alunos.

Tanto a UniCesumar quanto a Uniasselvi possuem o Conceito Institucional EAD (CI-EaD) 5, a nota máxima concedida pelo MEC, que reflete o compromisso da empresa com a excelência educacional.

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Reconhecimento global

Recentemente, a revista TIME, em parceria com a Statista, listou a Vitru entre as “World’s Top EdTech Companies of 2024”. A empresa alcançou o 5º lugar no ranking das 250 melhores empresas EdTech do mundo.

“Para a Vitru, figurar na lista das melhores empresas EdTech do mundo, atendendo cerca de 900 mil alunos com educação digital de qualidade, é ainda mais significativo ao considerarmos que o Brasil ainda tem muito a evoluir em indicadores de educação nacionais e internacionais,” comemora o CEO da Vitru Educação.

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

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Mentalidade do sucesso: como ser feliz e bem-sucedido

Redação Informe 360

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Se você está em busca de felicidade, sucesso ou ambos, existem muitos conselhos disponíveis por aí. Mas um estudo mostra que a mentalidade é importante nessa jornada – e existe um tipo específico de pensamento que é peça-chave nesse processo.

Prestar atenção no mindset é crucial, especialmente nos dias de hoje. A vida muda rapidamente, as pessoas estão estressadas e você está constantemente evitando sobrecargas, resolvendo problemas, gerenciando o estresse e se adaptando a novas tecnologias. Pesquisas mostram que uma mentalidade estratégica pode ser exatamente o que você precisa nesse cenário.

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Uma mentalidade estratégica é intencional e voltada para o futuro: foque nos seus objetivos e no seu significado de sucesso

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A importância da mentalidade estratégica

Uma mentalidade estratégica é diferente de uma mentalidade de crescimento e autoconfiança. É sobre o processo mental de recuar e avaliar como você pode fazer as coisas de maneira diferente, melhor ou mais colaborativamente.

Ter uma mentalidade estratégica traz enormes benefícios. Resulta em mais felicidade, melhor desempenho e maior probabilidade de alcançar seus objetivos – seja na sua profissão, educação, saúde ou aptidão física – de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

Quando você tem uma mentalidade estratégica, você consegue pensar direito, resolver problemas e tomar as melhores ações.

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Criando uma mentalidade estratégica para buscar felicidade e sucesso

De acordo com a pesquisa, existem maneiras específicas de cultivar uma mentalidade estratégica para a felicidade e o sucesso.

1. Dê um passo para trás

Ironicamente, a melhor maneira de avançar é começar recuando. Muitas vezes, quando você encontra um problema, você se sente apressado com um alto nível de urgência para resolvê-lo. O cliente está bravo, o produto falha ou a entrega não chega – mas um elemento importante de uma mentalidade estratégica é a capacidade de pausar, recuar e refletir – para que você possa ter clareza sobre como seguir em frente.
Continuar agindo sem pausar para considerar se o que você está fazendo é eficaz pode te deixar no caminho errado. E especialmente se você estiver sob pressão ou sentindo um alto grau de preocupação, pode acabar se apressando.

Diante da intensidade, desacelere para acelerar – pensando nas coisas e determinando o melhor caminho a seguir.

2. Faça diferente

Outro ponto chave para construir seu pensamento estratégico é refletir sobre o que você pode fazer de diferente. Nosso instinto humano muitas vezes é continuar investindo no caminho que escolhemos. A ideia é que, se chegamos até aqui e investimos tanto, pode não fazer sentido voltar atrás.

É como o ditado: “Se você está passando pelo inferno, continue andando”, atribuído a Winston Churchill. Às vezes, isso é verdade, claro, mas você também deve pausar e verificar como está. Pergunte a si mesmo:

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  • Como as coisas estão indo até agora e que progresso você fez?
  • O que está funcionando bem e o que está atrapalhando?
  • Como você poderia mudar de direção ou ir em uma direção oposta?
  • O que você ainda não tentou?
  • Quais são as alternativas ao que você está fazendo agora?
  • Como alguém novo nessa situação agiria?
  • Quais são algumas maneiras criativas de resolver o problema?

Essas perguntas podem te ajudar a avaliar a situação e determinar se há um curso alternativo que possa ser mais eficaz.

3. Faça melhor

Outra tática no pensamento estratégico é refletir sobre o que você pode fazer melhor. Talvez você tenha tentado algumas coisas, mas não deu o seu máximo. Ou você pode ter espalhado seu esforço em várias táticas, e seria mais eficaz se concentrar em uma ou duas áreas onde você pode realmente se destacar.

Uma característica da felicidade é estar dedicado a uma responsabilidade que importa para você. Ao colocar muito esforço em algo e se comprometer, você tem mais chances de sucesso porque está trabalhando arduamente, mas também é mais provável que contribua para sua felicidade devido à correlação entre compromisso e alegria.

4. Ajude a si mesmo – e os outros

Outro aspecto do pensamento estratégico no estudo foi considerar como você pode ajudar a si mesmo ou aos outros. Às vezes, quando você está trabalhando duro em algo, pode perder de vista os métodos que está usando e como eles impactam seu bem-estar ou o das pessoas ao seu redor.

De que maneiras você ou a equipe podem trabalhar de forma mais eficiente? Você pode eliminar distrações ou melhorar seu foco ou o da equipe? Você pode rastrear suas tentativas, erros e sucessos? Você pode envolver outras pessoas ou contar com colegas e seus talentos únicos? Como você pode mudar suas ações para que o processo funcione melhor para você ou para os colegas?

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Todas essas são preocupações orientadas para a colaboração e também maneiras de pensar de forma mais estratégica.

5. Busque alternativas

Uma mentalidade estratégica permite que você recorra a uma ampla variedade de alternativas – e ter uma gama de possibilidades ajudará você em todos os tipos de situações.

Quando enfrentar um problema, pense em todas as razões pelas quais ele pode estar ocorrendo, para que possa chegar à causa raiz. Quando você enfrenta um desafio em um relacionamento, tenha empatia e considere múltiplos ângulos, sabendo que sua perspectiva é apenas uma. Quando você está travado em seu trabalho, pense em todas as possíveis maneiras de responder – para que possa escolher a melhor opção. Essencialmente, busque expandir seu pensamento.

Com uma mentalidade estratégica, você está analisando, planejando, monitorando e revisando – e isso é especialmente importante quando você enfrenta novos desafios ou lida com questões que continuam surgindo repetidamente.

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6. Seja intencional

Uma mentalidade estratégica é intencional e voltada para o futuro. Você pode ser específico sobre seu processo de pensamento – recuando, pensando em como fazer as coisas de maneira diferente ou melhor, determinando como ajudar a si mesmo ou aos outros e ampliando suas abordagens. Tudo isso diz respeito a pensar de maneira consciente, proposital e deliberada.

Quando as coisas parecem fora de controle, essas são excelentes maneiras de focar no seu objetivo.

*Tracy Brower é colaboradora da Forbes USA. Ela é socióloga, conselheira, especialista em assuntos relacionados ao universo profissional e autora de “The Secrets to Happiness at Work” (Os Segredos da Felicidade no Trabalho, em tradução livre).

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