Negócios
Apenas metade das mulheres está no mercado de trabalho
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Somente pouco mais da metade das mulheres estão no mercado de trabalho no Brasil. São apenas 52% das mulheres negras e 54% das brancas. A diferença é grande para os homens. Entre eles, esse índice é de cerca de 75%.
Além de menor espaço em empregos com salário, as mulheres dedicam 10 horas a mais por semana a tarefas domésticas e de cuidado não remunerado que os homens.
Leia também
Os números são do Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada), que lançou, nesta quinta-feira (15), a nova versão da plataforma Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, com dados atualizados de 2016 a 2022.
Outro dado importante é a queda na proteção da Previdência Social. Caiu entre todos os grupos, mas entre as mulheres negras a situação é pior. Mais de um quinto delas (21%) não conseguem contribuir para a Previdência e ficam sem acesso à rede de seguridade social.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, citou dados do relatório de transparência de salários das empresas no Brasil. Segundo os dados do Ipea, negros representam 80% dos 10% mais pobres do Brasil. Já entre os 10% mais ricos, os brancos são 70%.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Siga Forbes Mulher no Instagram
Presença na liderança
Para além da presença no ambiente de trabalho, ainda faltam degraus para as mulheres atingirem a igualdade de gênero em cargos de liderança nas grandes corporações.
Em 2023, apenas 38% dessas posições no Brasil foram ocupadas por mulheres, de acordo com uma pesquisa da FIA Business School, que analisou respostas de mais de 150 mil funcionários de 150 grandes empresas do país premiadas com o selo Lugares Incríveis para Trabalhar 2023.
Na diretoria e no C-Level das companhias, a proporção também é baixa, com 28%. Para Lina Nakata, professora da instituição e uma das responsáveis pelo levantamento, os resultados mostram que as empresas ainda têm desafios importantes pela frente: “As mulheres conquistaram representatividade na alta liderança, mas o movimento ainda é lento.”
Escolhas do editor
O post Apenas metade das mulheres está no mercado de trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Pat Gelsinger Deixa Cargo de CEO da Intel
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Pat Gelsinger deixou o cargo de presidente-executivo da Intel menos de quatro anos após assumir o comando da empresa, entregando o controle a dois executivos do grupo enquanto o ícone norte-americano da fabricação de chips busca um substituto permanente.
Gelsinger, que renunciou em 1º de dezembro, deixou a empresa antes da conclusão de um ambicioso e custoso plano de quatro anos para restaurar a liderança da empresa na fabricação dos menores e mais rápidos chips de computador, um título que ela perdeu para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. , que fabrica chips para rivais da Intel, como a Nvidia.
Leia também
Embora Gelsinger tenha garantido tanto aos investidores quanto às autoridades norte-americanas, que estão subsidiando a recuperação da Intel, que seus planos de fabricação continuam no caminho certo, os resultados completos só serão conhecidos no ano que vem, quando a empresa pretende trazer um chip de laptop de volta para suas próprias fábricas.
“Embora tenhamos feito progressos significativos na recuperação da competitividade da fabricação e na construção de capacidades para ser uma fundição de classe mundial, sabemos que temos muito mais trabalho a fazer na empresa e estamos comprometidos em restaurar a confiança dos investidores”, disse Frank Yeary, presidente independente do conselho, em um comunicado.
As ações da Intel perderam mais da metade do seu valor neste ano e foram substituídas no mês passado pela Nvidia no índice blue-chip Dow Jones Industrial Average.
A empresa nomeou o diretor financeiro David Zinsner e a executiva sênior Michelle Johnston Holthaus como codiretores executivos interinos enquanto seu conselho conduzia a busca por um novo presidente-executivo.
O conselho da empresa formou um comitê de busca para nomear o sucessor de Gelsinger.
Escolhas do editor
O post Pat Gelsinger Deixa Cargo de CEO da Intel apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
16 Maneiras de Aliviar o Estresse e Melhorar o Humor em Dias Difíceis no Trabalho
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Todos os dias, mesmo com as melhores intenções e comprometimento em dar o nosso melhor, eventos inesperados podem afetar nosso humor, energia e bem-estar no trabalho.
A boa notícia é que existem muitas atividades simples que podem ajudar a redefinir o foco, reduzir o estresse e melhorar o humor – tudo isso em menos de cinco minutos.
Leia também
Veja 16 maneiras de reduzir o estresse em um dia difícil de trabalho
Entre conversas e exercícios rápidos, aqui estão 16 formas de trazer mais positividade para o seu dia:
1. Sorria
Mesmo um sorriso forçado pode impactar positivamente seu humor e criar um efeito em quem está ao seu redor. Pesquisas mostram que sorrir libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina, melhorando instantaneamente seu humor.
2. Respire profundamente
Alguns minutos de respiração profunda ajudam a reduzir o estresse. Segundo especialistas, isso regula o ritmo cardíaco, melhora o foco e atua como um “reset” mental.
4. Converse com alguém
Expressar gratidão ou reconhecer o esforço de um colega de trabalho melhora a saúde emocional e física. Isso aumenta a felicidade e reduz a negatividade, beneficiando a todos.
5. Ria
Rir libera endorfinas, promove relaxamento e melhora a circulação. Assista a algo engraçado, relembre um momento divertido ou compartilhe uma piada.
6. Mude o ambiente
Se você está sentindo que o ambiente de trabalho não está fazendo bem, tente mudar de lugar, caminhar ou até reorganizar a mesa. Isso pode trazer uma nova perspectiva e renovar a mente.
7. Vá ao ar livre
Passar alguns minutos ao ar livre reduz o estresse e melhora o foco. A conexão com a natureza, mesmo que breve, tem benefícios comprovados.
8. Ouça sua música da felicidade
Todo mundo tem uma música que levanta o astral e é essencial para momentos de tensão ou tristeza. Escolha uma canção que te energize e ouça quando sentir que está precisando.
9. Alongue-se
Esticar o corpo por alguns minutos aumenta a circulação, alivia tensões e melhora a energia.
10. Pratique gratidão
Pare por um momento e reflita sobre algo pelo qual você é grato. Essa prática simples aumenta a positividade e reduz o estresse.
11. Limpe sua mesa
Organizar o ambiente físico no trabalho ajuda a reduzir a desordem mental, promovendo um espaço mais produtivo e tranquilo.
12. Beba água
Manter-se hidratado aumenta a clareza mental e o nível de energia, proporcionando uma sensação de renovação.
13. Faça um exercício rápido
Movimentos como polichinelos ou até uma curta caminhada liberam dopamina, ajudando você a se sentir mais positivo.
14. Faça um ato de bondade
Pequenos gestos altruístas, como segurar a porta ou elogiar alguém, podem instantaneamente melhorar seu humor.
15. Passe fio dental
Pode parecer algo pequeno, mas passar fio dental pode realmente aumentar sua sensação de realização. É uma daquelas tarefas simples e frequentemente negligenciadas que, quando concluídas, proporcionam uma pequena vitória mental. Além disso, cuidar dos dentes traz benefícios para a saúde geral.
16. Leia algo inspirador
Escolha frases motivadoras ou um texto curto que traga inspiração e otimismo.
Essas ações simples e rápidas não apenas melhoram seu humor e reduzem o estresse, mas também aumentam a produtividade e o bem-estar geral. Escolha as que funcionam melhor para você e coloque algumas delas no seu dia a dia.
*William Arruda é colaborador sênior da Forbes US. Ele é especialista em branding pessoal, autor, palestrante, fundador da Reach Personal Branding e cofundador da CareerBlast.TV.
O post 16 Maneiras de Aliviar o Estresse e Melhorar o Humor em Dias Difíceis no Trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Brasil Tem Menor Número de Pessoas em Busca de Trabalho em Uma Década
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Brasil registrou uma taxa de desemprego de 6,2% no trimestre até outubro, batendo a mínima recorde da série histórica iniciada em 2012 e com o menor número de pessoas em busca de trabalho em uma década, evidenciando continuidade de um mercado de trabalho aquecido.
O resultado divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou baixa ante a taxa de 6,8% do trimestre imediatamente anterior, até julho, e dos 7,6% vistos no mesmo período do ano passado.
Leia também
O dado ainda ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters.
“O momento do mercado de trabalho, pelos indicadores que temos, dá para dizer que é uma fase muito consistente, é o melhor momento e com uma diversidade de bons dados e números”, disse a coordenadora da pesquisa, Adriana Beriguy.
“Os fatores econômicos, bens, serviços, produção justificam essa taxa recorde. A melhora vem se dando tanto nas atividades ligadas à produção quanto em serviços e demanda”, disse, ressaltando que o resultado pode estar ligado também às festas de fim de ano.
Um mercado de trabalho aquecido, com taxa de desemprego muito baixa, levanta pontos positivos e negativos. Se por um lado o maior número de pessoas ocupadas favorece a atividade econômica, por outro complica o controle da inflação, destacadamente com a pressão sobre os preços dos serviços.
No início do mês, o Banco Central elevou a taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto percentual, a 11,25%, e deve realizar novo aumento no início de dezembro, em meio a um cenário inflacionário desafiador, atividade econômica sólida e graves preocupações fiscais.
Nos três meses até outubro, o número de desempregados alcançou 6,839 milhões, uma queda de 8,0% ante o trimestre imediatamente anterior e de 17,2% sobre o mesmo período de 2023. Esse é menor número de pessoas desocupadas desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.
O total de ocupados atingiu novo recorde, de 103,6 milhões, o que representa alta de 1,5% na comparação trimestral e de 3,4% na base anual.
Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado somavam 39,021 milhões no trimestre até outubro, também recorde e um aumento de 1,2% sobre os três meses imediatamente anteriores.
Os que não tinham carteira aumentaram 3,7%, para 14,4 milhões, outro recorde da pesquisa, o que elevou a taxa de informalidade a 38,9% –isso equivale a 40,3 milhões de trabalhadores informais, o maior contingente da série iniciada em 2016.
“A recorrente expansão da ocupação em 2024 tem gerado esses recordes”, destacou Beringuy.
Três dos dez grupamentos de atividade avaliados na PNAD Contínua do IBGE puxaram a alta da ocupação em relação ao trimestre de maio a julho. A população ocupada na indústria cresceu 2,9%, na construção houve aumento de 2,4% e o número de trabalhadores em outros serviços subiu 3,4%. Juntas, as três ganharam mais 751 mil trabalhadores no trimestre até outubro.
No período, a renda chegou a R$ 3.255, uma alta de 0,8% sobre os três meses imediatamente anteriores e de 3,9% sobre o mesmo período do ano passado.
Escolhas do editor
O post Brasil Tem Menor Número de Pessoas em Busca de Trabalho em Uma Década apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
- Tecnologia4 dias atrás
BYD anuncia lançamento da bateria de próxima geração para 2025
- Geral1 semana atrás
Mais de 1 km de cabos de linha de trem são furtados no Rio de Janeiro
- Esporte1 semana atrás
Rio e Flamengo assinam compromissos para construção de estádio
- Desenvolvimento23 horas atrás
Porto Central: obras terá início no próximo dia 4 em Presidente Kennedy (ES)
- Tecnologia1 semana atrás
Quais os carros com ADAS mais baratos no Brasil em 2024?
- Saúde4 dias atrás
Novo tratamento para crises de asma é o primeiro avanço em 50 anos
- Tecnologia1 semana atrás
Como garantir sua segurança com a VPN em operações nos bancos digitais
- Tecnologia5 dias atrás
Black Friday: 6 dicas para fazer compras inteligentes e economizar