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Negócios

5 passos para escrever seus posts no LinkedIn com o ChatGPT

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

O LinkedIn tem mais de 1 bilhão de usuários em 200 países – e o Brasil é o terceiro maior público global, depois de Estados Unidos e Índia. Cerca de 50 milhões de pessoas buscam empregos na plataforma toda semana e 16,2% a utilizam diariamente. O LinkedIn está cheio de oportunidades e é preciso se manter ativo, mas, se você é um profissional ocupado, escrever postagens pode demorar muito, e há outras coisas para fazer.

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O ChatGPT pode ajudar. A ferramenta pode escrever posts para o LinkedIn como se fosse você, em cinco passos simples. Copie, cole e edite os colchetes no ChatGPT, e mantenha a mesma janela de conversa aberta para que o contexto continue.

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LinkedIn chatGPT
Getty Images

Um mês de conteúdo para o LinkedIn pode estar a apenas cinco prompts de distância

Fazer o ChatGPT escrever suas postagens do LinkedIn economiza tempo. Mas é mais do que isso. A ferramenta te ajuda a publicar conteúdo de qualidade, que as pessoas querem ler e que ajudam a construir sua marca pessoal. Faça o ChatGPT analisar seu estilo, selecionar seus tópicos e, depois, escrever o prompt perfeito. Melhore o conteúdo e faça a verificação final para ter um resultado digno das suas redes sociais.

Prompts do ChatGPT para suas postagens no LinkedIn

1. Faça soar como você

Suas postagens devem parecer que foram escritas por você, e não por um robô. O ChatGPT precisa captar o seu estilo, como você fala e quais palavras usa. Vá até o LinkedIn e encontre suas postagens de melhor desempenho. Forneça essas publicações como exemplos ao ChatGPT para que ele copie seu estilo.

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“Seu trabalho será escrever minhas postagens do LinkedIn. Primeiro, leia esses posts que escrevi. Diga-me como escrevo e crie um guia de estilo para usar nas novas postagens. Inclua no guia de estilo o tipo de palavras que uso, o comprimento das frases, meu tom e estrutura. Inclua as características que tornam minha escrita única. [Inclua postagens de exemplo]”

Leia o que ele responde. Se estiver certo, prossiga. Se não, forneça mais postagens ou explique o que está errado.

2. Escolha seus temas

Seu objetivo é ser um especialista ou uma figura relevante naquilo que você faz. As pessoas precisam se lembrar de você quando pensam num determinado tema. Para conquistar esse alcance, foque no que você sabe e faça isso de forma consistente.

Continue até que as pessoas o vejam como um especialista e, depois, não pare. Escolha três ou quatro principais temas sobre os quais você vai postar, que se tornarão seus pilares. Seus seguidores saberão o que esperar de você, e isso é importante para sua presença online.

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“Agora, me dê 10 ideias para postagens no LinkedIn sobre estes tópicos: [liste seus pilares de conteúdo, com base no tema que você deseja dominar e pelo qual quer ser reconhecido]. Apresente as ideias em uma frase cada e faça com que sejam impactantes.”

Dê uma olhada nas ideias e escolha as melhores. Desenvolva-as com os próximos prompts.

3. Escreva a postagem

Boas instruções geram boas postagens. Instruções ruins geram postagens ruins. Capriche nesta parte, porque valerá a pena. Edite o modelo a seguir conforme suas necessidades.

“Vamos seguir com a ideia [selecione a ideia que deseja desenvolver primeiro]. Use meu estilo de escrita que acabamos de descrever. Comece a postagem com um gancho, que deve ser uma frase curta e impactante que atraia a atenção do meu público-alvo, mas não deve ser uma pergunta. Em seguida, adicione um segundo gancho, uma frase curta que se segue ao primeiro e que estabelece o contexto da postagem. A parte principal da postagem deve preencher uma lacuna de conhecimento no meu público-alvo, ajudando as pessoas a fazer algo em etapas distintas, acrescentando valor em cada uma. Escreva novas frases em novas linhas, com quebras de linha. A penúltima frase deve ser uma afirmação contundente que reforça uma crença forte do meu público. A última frase deve convidar à interação, incentivando as pessoas a comentar. Certifique-se de que a resposta a essa pergunta seja algo de que elas queiram compartilhar. Antes de escrever esta postagem, pergunte-me sobre o meu público-alvo. Depois, pergunte sobre uma história pessoal para incorporar na postagem.”

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4. Melhore o conteúdo

Primeiros rascunhos nunca são perfeitos. Tudo bem. Leia o que o ChatGPT escreve e, em seguida, faça melhorias. É aqui que postagens medianas se tornam ótimas, aquelas que as pessoas lembram e compartilham.

“Mude essa postagem para deixá-la mais [especifique o que gostaria de mudar, como um tom mais informal, profissional, simples, impactante]. Não use estas palavras [inclua palavras usadas na postagem que você não usaria na vida real]. Também não [qualquer outro detalhe que você não tenha gostado]. Agora me dê a postagem sem os títulos das seções.”

Continue ajustando até que você esteja satisfeito. Quanto mais você orientar o ChatGPT, melhor ele ficará em escrever como você.

5. Faça a verificação final

O ChatGPT pode esquecer detalhes. É possível que, durante esse processo, ele tenha se afastado do guia de estilo original. Agora é o momento de conferir. Peça ao ChatGPT para revisar o próprio trabalho, comparando o rascunho com as instruções originais.

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“Agora revise esse rascunho e refine-o para combinar melhor com o meu estilo. Encurte qualquer frase que tenha mais de [especifique, por exemplo, dez palavras], e simplifique qualquer linguagem complexa, incluindo [especifique frases que estão muito complexas]. Substitua qualquer palavra que eu não usaria. A parte que não parece fluir bem é [especifique aqui, se aplicável], então reescreva-a para soar mais natural. Adicione os toques finais para tornar a postagem envolvente e autêntica. Após refinar, me dê a versão final pronta para postar.”

Agora, peça para repetir esse processo para as outras ideias que você gostou. Dê ao ChatGPT o restante das ideias, uma por uma, até que tenha um mês de conteúdo pronto para publicar.

“Tudo certo, vamos repetir este processo para criar a ideia de postagem [número]. Pergunte-me antes sobre o público, e depois crie a postagem no mesmo estilo.”

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*Jodie Cook é colaboradora da Forbes EUA. A empreendedora escreve sobre ferramentas de IA para empreendedores e coaches.

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De Chefe do Dipoa ao Centro do Poder em Washington, Quem É Ana Lucia Viana

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Ana Lúcia Viana
Arq.Pessoal

Ana Lúcia Viana, a médica veterinária que se tornou adida em Washington

“Quem é você? Desde quando uma carioca sabe derrubar boi?’ Eu respondi: ‘Não preciso derrubar boi para fazer meu trabalho, mas se precisar, tem gente que derruba por mim’.” Tombar boi, na linguagem do campo, é preparar um animal para ser vacinado. O tom desafiador saiu da boca de um pecuarista do interior do Paraná à médica veterinária, Ana Lúcia Pereira, hoje com 46 anos, quando era auditora do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no início de sua carreira. Mulher, negra e carioca, ela era uma presença estranha em um setor ainda masculino, às vezes machista e rude, segundo ela. “Depois de um tempo, essas mesmas pessoas que desconfiavam me buscavam para liderar reuniões. Eram plateias exclusivamente masculinas, e todo mundo parado me ouvindo. Foi ali que comecei a moldar minha liderança.”

Hoje, como adida agrícola do Mapa em Washington, ela representa o Brasil em uma das principais frentes de negociação do agronegócio global. “Tudo é o resultado de uma construção tijolo a tijolo”, diz. Além de ser a primeira nesse posto, Ana Lúcia também foi a primeira, em 105 anos, a assumir a direção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), em 2019. Vale registrar que toda proteína e seus derivados que você, eu, ou lá fora algum estrangeiro coloca na boca, e que tenha saído do Brasil, passa pelo crivo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), criado em 1915, e que faz parte do Dipoa.

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Ana Lúcia é médica veterinária desde 2002, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O fato acima ocorreu em Santo Antônio do Sudoeste, na sua primeira ida ao campo para acompanhar uma campanha de vacinação, e onde assumiu a chefia de uma unidade veterinária, um dos dois concursos que passou depois de formada. Um deles era do Mapa, seu caminho escolhido. Lidava com defesa sanitária, controle de raiva e rastreabilidade de rebanhos, além de fiscalizar campanhas de vacinação. “Foi uma experiência transformadora. Saí do Rio, uma cidade grande, para um município de 18 mil habitantes”.

Sobre a construção de liderança, os “tijolos” aos quais ela se refere têm dois elementos fundamentais: a dedicação e o saber ouvir e observar. “Se dedicar ao estudo, que é fundamental, e não ter preguiça para escutar o que as pessoas têm para dizer. Sempre escutei muito meus pais, as pessoas mais velhas, meus pares e meu coordenados, porque aquilo que as pessoas estão fazendo é um espelho pra mim.”

Ana Lúcia, Representatividade e Liderança

Em 2013, Ana Lúcia chegou a Brasília para liderar a Divisão de Inspeção de Carnes, Aves e Ovos no Dipoa e dois anos depois se tornou coordenadora geral, supervisionando auditorias nacionais e internacionais, além de coordenar a habilitação de estabelecimentos para exportação. Para ela, a direção geral do Dipoa, posição ocupada durante a pandemia de Covid19, foi um dos períodos mais desafiadores da carreira.

“Enquanto muitos países sacrificavam animais no campo por não conseguirem operar frigoríficos, o Brasil manteve a produção. Nosso papel era garantir a segurança alimentar interna e continuar exportando. Foi uma missão de muita pressão, mas também de muito aprendizado.” O Dipoa tem sob sua guarda 5 mil estabelecimentos e uma equipe de mais de 2 mil servidores diretos. O trabalho envolvia lidar com auditorias internacionais e responder a exigências de mercados como a União Europeia e a China. “A base técnica é fundamental. Não há espaço para erro. E quando o cenário esbarra no político, usamos os argumentos técnicos para rebater. É um equilíbrio constante entre os dois.”

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Ela diz não ter hobbies, mas sempre foi uma viajante convicta. Conhece 25 países, com visitas recorrentes a vários, dos quais dois com mais intensidade, a França e os Estados Unidos. “Adoro viajar e estudar idiomas. Falo inglês, espanhol e francês, além do português, claro. Viajar me conecta com novas culturas e me dá perspectiva para encarar os desafios da diplomacia.” Antes de desembarcar em Washington como residente, ela já havia estado por lá 16 vezes.

A agenda de um adido agrícola nos Estados Unidos é frenética. “Recebo missões diplomáticas e empresariais constantemente. Os EUA são uma vitrine do agronegócio mundial, e isso demanda atenção redobrada.” Apesar do ritmo intenso, Ana Lúcia acredita que a missão diplomática também exige uma abordagem humana: “Sou apaixonada por construir relações. Entender o interlocutor é tão importante quanto ter domínio técnico. Represento o Brasil, mas também carrego a responsabilidade de ser um ponto de referência para outros adidos agrícolas e para mulheres na carreira pública.”

Ana Lúcia lida com temas como sustentabilidade, inovação, transição energética e, claro, as tradicionais questões de barreiras sanitárias e fitossanitárias, identificando oportunidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro e mantém a interlocução com representantes dos setores público e privado. O Brasil possui 40 adidos agrícolas em suas representações diplomáticas no exterior, mas até julho deste ano eram apenas 29. Entre eles, apenas 11 são mulheres.

Filha de um militar, hoje na reserva, e de uma dona de casa – Jandira e Sebastião são os nomes deles – Ana Lúcia conta que sua criação moldou seu olhar de mundo. “Você é poderosa, não tem lugar nenhum que não possa ir, não tem lugar nenhum que não possa entrar e não tem nenhum ambiente que você não possa participar dele. Os meus pais sempre me diziam isso”, afirma. “Eles nunca me disseram ‘isso aqui não é pra você’ e dentro dos limites da minha criação sempre soube me portar e nunca deixei ninguém me diminuir em lugar nenhum.”

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Ana Lúcia ainda vê um longo caminho pela frente na carreira pública. “O posto de adida é cíclico. Fico quatro anos fora, depois retorno ao Brasil para novos desafios. Minha visão de mundo se ampliou muito aqui. No futuro, quero continuar contribuindo para que o Brasil fortaleça sua posição no mercado global, seja em outro posto internacional ou em uma nova função no Mapa.” Ana é uma das poucas mulheres negras em cargos de liderança no agronegócio brasileiro. Ela reconhece a importância de sua representatividade e da mensagem que transmite às gerações mais jovens.

“É fundamental que as meninas vejam que podem ocupar qualquer espaço. Durante toda minha carreira, fui pioneira em vários ambientes, o que me ensinou que é preciso construir liderança com firmeza, respeito e competência.” Quando perguntada sobre como lida com o racismo, Ana é enfática: “Nunca fui preterida por ser negra, mas sei que o racismo estrutural ainda é uma barreira real. Nos espaços que ocupo, faço questão de abrir caminho para outros. Somos poucos, mas precisamos ser cada vez mais”, diz ela. “Quero que outras mulheres, especialmente negras, olhem para minha trajetória e vejam que é possível chegar lá. Temos muito a contribuir, e o futuro é nosso para moldar.”

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70% dos Empregadores Preferem Habilidades em IA do Que Experiência

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Desde seu lançamento na mídia há dois anos, a IA aumentou rapidamente em importância e se tornou uma das competências mais indispensáveis na força de trabalho. Em 2024, as habilidades em inteligência artificial começaram a ser determinantes no momento de avaliar e contratar profissionais.

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Aproximadamente nove em cada dez líderes esperam utilizar plenamente soluções de IA em suas organizações até 2028, de acordo com uma pesquisa da AWS (Amazon Web Services), enquanto o mesmo número pretende usar a ferramenta generativa para promover maior eficiência e produtividade, além de impulsionar aprendizado e inovação.

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Profissionais com habilidades em IA são cada vez mais procurados por empregadores

Para implementar essa mudança, é fundamental contar com uma força de trabalho preparada para lidar com a nova tecnologia. O mesmo estudo também observou que as empresas estão dispostas a pagar salários mais altos para profissionais com habilidades em IA nas áreas de TI, vendas e marketing, finanças, operações, RH e jurídico e compliance, com o maior aumento salarial de 47% destinado a colaboradores do setor de TI.

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Habilidades em IA podem alavancar a carreira

Os especialistas em IA e aprendizado de máquina são as profissões de crescimento mais rápido no mercado, segundo o Índice de Tendências de Trabalho 2024 da Microsoft. Mas o destaque da inteligência artificial vai para além dessas posições.

Segundo o estudo, que entrevistou mais de 30 mil profissionais em 31 países, 71% dos empregadores dariam preferência a um candidato (mesmo fora do setor de tecnologia) com menos experiência, contanto que ele tivesse habilidades em IA.

Para quem busca ingressar em uma nova indústria, seja por uma mudança de setor ou simplesmente porque está no início da trajetória profissional, esse dado pode ser um bom indicador. As competências em inteligência artificial podem abrir portas com uma vantagem competitiva na consideração de um cargo.

A maioria (77%) dos líderes afirmam que profissionais com habilidades em IA, mesmo em nível inicial, terão responsabilidades maiores. Isso mostra que a nova tecnologia pode acelerar seu desenvolvimento profissional e promover um crescimento mais rápido.

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Novo foco no currículo

A IA está ganhando força como o novo nível de alfabetização digital que todos os profissionais devem almejar. Segundo a pesquisa da Microsoft, 66% dos líderes não contratariam um candidato sem habilidades em IA.

Listar Word ou Excel no seu currículo ainda pode ser útil, mas é importante priorizar a inclusão de habilidades básicas em IA para o seu trabalho, como o uso de ferramentas e a experiência em engenharia de prompts.

Enquanto os empregadores buscam ativamente pessoas que possam aplicar sua experiência em IA para aumentar o ROI, otimizar processos e se manter competitivos, esta é uma oportunidade de garantir um futuro profissional e fazer parte da inovação.

*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.

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4 Passos para Diminuir o Estresse no Trabalho Antes de 2025

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Novas tecnologias, a rápida transformação digital e a sobrecarga de demandas profissionais e pessoais estão contribuindo para o cansaço tecnológico e a sobrecarga cognitiva. O desafio de equilibrar trabalho remoto e presencial e as turbulências econômicas e políticas aumentam o estresse dos profissionais.

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano devido à depressão e à ansiedade, custando cerca de US$ 1 trilhão em perdas de produtividade. Uma das causas principais é a carga de trabalho excessiva, que muitas vezes afeta o bem-estar dos colaboradores. No entanto, empresas podem adotar medidas simples para ajudar a mitigar esses impactos.

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Sobrecarga pode interferir no engajamento, desempenho e resultados da empresa

Jennifer Franklin, vice-presidente de produto da Medallia, empresa americana de gestão de experiência de clientes, compartilha algumas estratégias para aliviar a sobrecarga cognitiva e diminuir o burnout neste final de ano.

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1. Simplifique o fluxo de informações

A quantidade de informações que os colaboradores recebem é imensa, e é difícil discernir o que é realmente importante. Na Medallia, Franklin explica que os líderes e funcionários priorizam canais de comunicação simplificados e mensagens concisas para reduzir notificações desnecessárias. Estabelecer um tempo dedicado diariamente para revisar e responder mensagens pode reduzir as distrações e melhorar o foco.

2. Invista em treinamentos

Investir na saúde mental dos colaboradores é essencial. “Empresas que priorizam a saúde mental não apenas melhoram sua reputação, mas também alcançam benefícios comerciais tangíveis”, afirma Franklin. Em tempos de instabilidade, oferecer cuidados em saúde mental e workshops sobre gestão de tempo e redução de estresse ajuda a manter a motivação e a produtividade.

3. Incentive momentos de foco e pausas

A executiva destaca a importância de estabelecer “horas de foco” – períodos sem interrupções, para promover a produtividade. Também recomenda pausas regulares, como o método Pomodoro, que alterna 25 minutos de trabalho com 5 minutos de descanso. Na Medallia, eles têm as “Sextas de Foco”, com menos reuniões internas, e dias de saúde mental trimestrais para apoiar o bem-estar dos colaboradores.

4. Garanta uma distribuição de tarefas justa

Embora o objetivo seja garantir uma carga de trabalho equilibrada, isso nem sempre é possível. Os gestores precisam avaliar se os desequilíbrios são decorrentes de diferenças de eficiência ou se há uma distribuição desigual das tarefas. Dados de feedback e métricas de interação são essenciais para que os líderes possam ajustar as cargas de trabalho, identificar riscos de burnout e promover um ambiente de trabalho mais sustentável e equilibrado.

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Caminho para o burnout

A sobrecarga está levando a um esgotamento generalizado, não apenas entre os funcionários, mas especialmente entre líderes e profissionais de recursos humanos. Estes são os responsáveis pelo gerenciamento de políticas de trabalho (remoto, híbrido ou presencial) e por iniciativas de diversidade, equidade e inclusão.

Os gerentes também não estão imunes: 36% relataram níveis alarmantes de estresse e burnout este ano. E, segundo o The Workforce Institute, eles têm um impacto maior na saúde mental dos profissionais do que o cônjuge ou o terapeuta. Não é à toa que a Gallup descobriu que os gerentes são mais propensos a se sentir estressados, irritados, tristes e solitários do que não-gerentes, dado o peso de responsabilidades que recai sobre eles, somado a desafios econômicos, políticos e sociais.

*Bryan Robinson é colaborador da Forbes US. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.

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