Ligue-se a nós

Cidades

Vereador Rio Lu (PDT) leva balde de água com fezes para reunião da Câmara de Campos dos Goytacazes

Redação Informe 360

Publicado

no

O vereador Luciano Rio Lu (PDT), levou um balde de água com fezes para a reunião da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, na última terça-feira (20). O vereador pediu a palavra para denunciar a falta de estrutura do Parque Santa Edwiges, em Campos, incluindo problemas com saneamento básico. Em um momento, Rio Lu se exaltou e derramou o líquido na tribuna e no chão da casa. Um grupo de moradores do bairro estava no local com faixas. O presidente da Casa, Marquinhos Bacellar (SOLIDARIEDADE), teve que solicitar a presença de seguranças para acalmar manifestantes favoráveis e contrários ao governo municipal.

Em um determinado ponto de sua fala, o vereador Rio Lu virou o balde e derramou o líquido na tribuna e no chão da Câmara de Vereadores. Ele afirmou: “Isso aqui não é brincadeira não. É cocô, senhor presidente. É para sentir. Eu fico muito revoltado com isso senhor presidente. Estamos falando de um cocô que caiu aqui na tribuna. Agora imagina o cocô em frente a casa desse povo dia-a-dia. Isso não pode estar acontecendo”.

A situação gerou a repreensão do presidente da Casa, Marquinhos Bacellar, que afirmou: “Longe de mim repreender um vereador, mas houve um excesso do vereador Rio Lu. Aqui é a casa do povo, a casa da manifestação. Isso tem que ser respeitado. Mas daí, então, sujar a casa é algo que não é aceitável. Mas, enfim, isso é algo que nós colegas vamos conversar após a reunião. Isso é algo que se resolve entre a gente”.

Outros vereadores que seguiram a fala na tribuna também criticaram a atitude de Luciano Riu Lu e mencionaram o mau cheiro que ficou no ambiente após o líquido ser derramado. A reação de quem assistiu ao momento nas redes sociais foi diversa. Houve quem apoiou ação: “É bom eles sentirem na pele o que a população sente nos bairros”. No entanto, houve uma grande repercussão negativa. “Quero saber se ele limpou a bagunça ou se deixou para o pessoal da limpeza lidar com o que ele fez”, postou um leitor. “Olha o nível que chegou o legislativo municipal, sem palavras…”, afirmou outro.

A reclamação do vereador girava em torno da situação de estrutura do Bairro Santa Edwiges e falta de investimentos públicos para o tratamento de esgoto. Além disso, o vereador questionou uma promessa feita pelo prefeito Wladimir Garotinho, que chegou a anunciar o Programa Bairro Legal para o bairro, com previsão de intervenções orçadas em mais de R$ 10 milhões, em dezembro de 2022. Segundo o vereador Álvaro Oliveira (PSD), o edital de licitação foi suspenso por decisão do Tribunal de Contas do Estado e foi necessário trocar o processo licitatório. “Toda a promessa vai ser garantida”, finalizou.

Anúncio

Concessionária Águas do Paraíba é criticada por vereadores da situação e oposição

O problema de esgoto no bairro acabou gerando uma série de questionamentos sobre o serviço de saneamento público no município. Os vereadores que falaram após Luciano Rio Lu, tanto de oposição quanto de situação, não pouparam críticas à concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo tratamento de água e esgoto em Campos.

Foi mencionada a instauração da CPI, em abril deste ano, que vai apurar possíveis práticas de atos ilícitos e irregulares no âmbito do cumprimento das obrigações contratuais e legais relacionados ao contrato de concessão e aditivos celebrados entre o município de Campos e a empresa Águas do Paraíba S.A, entre os anos de 1996 a 2021.

Em nota, a Águas do Paraíba informou que a área urbana da cidade de Campos dos Goytacazes já tem 93% do esgoto coletado, sendo tratado 100% deste efluente. “A concessionária ressalta que as obras para implantação da rede coletora de esgoto sanitário no Parque Santa Edwiges estão em fase de planejamento e já foram realizados os levantamentos necessários nas ruas, visto que trata-se de um bairro de pequena extensão. É importante frisar que não há cobrança de tarifa de esgoto para os moradores desta localidade”, acrescentou.

Anúncio

Em relação à CPI, a concessionária afirmou que buscou os meios legítimos no Poder Judiciário para proteção das suas garantias constitucionais. “A empresa desconhece as razões pelas quais a Câmara de Vereadores alega reprovações de contas. Águas do Paraíba é avaliada pelo Poder Concedente, órgão fiscalizador do contrato, que ao longo dos mesmos anos citados por esta Casa vem atestando a eficiência dos serviços prestados pela concessionária”.

A empresa ressaltou que o desafio nacional imposto pelo Marco do saneamento para 2033 já foi atingido em Campos dos Goytacazes, em razão da atuação da concessionária. “Em mais de 20 anos de atuação, Águas do Paraíba investiu próximo a R$ 1 bilhão, posicionando a cidade como a terceira melhor do estado do Rio de Janeiro em saneamento, de acordo com o Ranking 2023 do Instituto Trata Brasil. A concessionária e a cidade de Campos também receberam o troféu ‘Casos de Sucesso em Saneamento’, promovido pelo Instituto Trata Brasil, pelo maior investimento na década na categoria ‘Esgotamento Sanitário’.”

“Em respeito à população e ao cumprimento do contrato de concessão, a empresa reforça o seu compromisso em continuar adotando as melhores práticas oferecendo um serviço de saneamento de qualidade”, finalizou.

*Com informações do JornalTerceiraVia

Anúncio

Cidades

SJB: Trios elétricos e blocos arrastam multidões na Avenida do Samba

Redação Informe 360

Publicado

no

Os trios elétricos fizeram a alegria da multidão de foliões no terceiro dia do Carnaval “A Melhor Folia”, na noite deste sábado, 14, na Avenida do Samba, em São João da Barra, puxando três blocos. A festa começou com o bloco Mello Folia, e em seguida vieram Jiripoca e Abalou. O trio elétrico Malandragem fechou a programação nas primeiras horas da madrugada deste domingo, 15.

“Tá bom demais. Vou atrás de tudo quanto é bloco que passar, disposição não falta” disse o animado turista Ronaldo Dallavia, morador de Niterói. De Itaperuna, Rosana Areias está curtindo o verão sanjoanense desde a semana passada. “Cheguei há uma semana. Tudo aqui é muito animado” observou ela.

A programação também contou com as apresentações das Bandas Tribalaxé e Brazillian Band, que tocaram no palco oficial entre um bloco e outro. Mais cedo, os blocos Mascarados, Caindo na Folia e Zé Pereira animaram a Avenida do Samba.

Distritos – Em Grussaí, a Bandinha Amédio Venâncio, e depois o grupo Free Samba animaram a tarde no Polo Gastronômico. Na Avenida Liberdade, teve a já tradicional Boneca do Waldir com a banda TB-6 puxando a multidão. No Palco Oficial se apresentaram a Bandinha Suave Veneno, e as bandas Swing Muleke e Timbalaiê.

Anúncio

Já em Atafona teve Carnaval para a criançada com as matinês Kids e Infantil, com Mauro Azevedo, no Balneário. Em Barcelos, a festa ficou por conta do Boi Tufão e do trio elétrico Atração Popular.

Quem estava no Açu também se divertiu até as primeiras horas da madrugada deste domingo, 15. Na Avenida Principal, teve muito som com o DJ Sannudy. Depois foram três shows no Palco Oficial: Cacá Morsch, Angeli Guerra e Me Puxa.

Continuar Lendo

Cidades

SJB aposta em vasta programação para garantir o melhor Carnaval do interior do Rio

Redação Informe 360

Publicado

no

São João da Barra já está em contagem regressiva para aquele que é considerado o melhor Carnaval do interior do estado do Rio de Janeiro. A Prefeitura preparou uma programação para lá de especial na “Melhor Folia”, com shows, blocos, trios elétricos e desfiles que prometem movimentar moradores e visitantes ao longo de vários dias de festa.

A abertura oficial será na quinta-feira,12, às 20h, com a presença da prefeita Carla Caputi e da Corte Real do Carnaval sanjoanense, mas quem quiser já entrar no ritmo da folia pode curtir os ensaios técnicos das escolas de samba Vila Imperial, Congos e Chinês nesta terça, 10, e quarta, 11 (confira a programação completa por localidade ao fim do texto).

As principais atrações acontecem na sede do município, especialmente na Avenida do Samba, montada na Rua Joaquim Thomaz de Aquino, que já está praticamente pronta para receber o público e os desfiles das agremiações. O espaço será o coração da folia, concentrando apresentações musicais, blocos tradicionais e o desfile das escolas de samba locais.

Mas a festa não se limita ao centro da cidade. A programação também garante animação em outras localidades do município, como Atafona, Grussaí, Barcelos e Açu, com atividades para todas as idades, desde matinês infantis até shows noturnos e apresentações de blocos.

Anúncio

A proposta da Prefeitura é mais uma vez descentralizar o Carnaval e levar a alegria para diferentes pontos, reforçando a tradição carnavalesca que marca o encerramento da alta temporada sanjoanense.

A seguir, confira a programação organizada por localidade:

SEDE

Ensaios técnicos

Anúncio

Terça – 21h – Vila Imperial

Quarta – 21h – Congos e Chinês

Quinta-feira – 12/02

20h – Abertura Oficial do Carnaval – Bandinha São João

Anúncio

21h – Bloco Vai que Depois Eu Vou

23h – Bloco Amigos Guerreiros

0h – Show Palco Oficial – Banda Swing do B

1h – Trio Elétrico na Avenida – Marah

Anúncio

Sexta-feira – 13/02

20h – Caindo na Folia – Bandinha Amédio Venâncio

20h – Bloco Baranga Top

21h – Bloco Amigos da Bonita

Anúncio

22h – Show Palco Oficial – Laleska Meireles

22h – Bloco Diga Que Valeu

23h30 – Trio Elétrico na Avenida – Banda TB-6

1h – Trio Elétrico na Avenida: –Pegada do X

Anúncio

Sábado – 14/02

17h – Caindo na Folia – Bandinha San Beleza

17h – Bloco do Zé Pereira – Eliandro Cardoso

17h – Bloco dos Mascarados – Bandinha Pica Pau

Anúncio

18h30 – Concurso de Mascarados Dr. Ailton Damas – Bandinha Pica Pau

20h – Caindo na Folia – Bandinha 2001

21h – Bloco Mello Folia

22h – Show Palco Oficial: –Banda Tribalaxé

Anúncio

22h – Bloco Jiripoca

23h – Bloco Abalou

0h – Show Palco Oficial – Brazillian Band

1h – Trio Elétrico – Malandragem

Anúncio

Domingo – 15/02

16h – Desfile da Banda Maluca – Bandinha Amigos da Folia

17h – Caindo na Folia – Bandinha Suave Veneno

17h – Bloco do Botafogo

Anúncio

18h – Bloco Mulekada

19h – Caindo na Folia – Bandinha Pica Pau

19h – Bloco do Vasco

21h – Desfile G.R.E.S. Congos

Anúncio

22h30 – Desfile G.R.E.S. O Chinês

0h – Show Palco Oficial – Lorran Vilaça

1h – Trio Elétrico –Jack Fiaes

Segunda-feira – 16/02

Anúncio

16h – Caindo na Folia – Bandinha Amédio Venâncio

17h – Bloco Pé D’Moleke

18h – Caindo na Folia – Bandinha Amigos da Folia

18h – Bloco Kebretes e Tilangos

Anúncio

19h – Bloco Raiz

20h – Caindo na Folia – Bandinha San Beleza

20h – Bloco Rubo Negro

21h – Desfile Bloco Indianos

Anúncio

22h – Desfile Vila Imperial

23h – Bloco Tô Ki Tô

0h30 – Show Palco Oficial: Elas Sambam

1h – Trio Elétrico – Banda Swing do B

Anúncio

Terça-feira – 17/02

16h – Caindo na Folia – Bandinha Suave Veneno

16h – Bloco Respeita a Melhor Idade

17h – Bloco Imprensa e Vem

Anúncio

18h – Caindo na Folia – Bandinha 2001

18h – Bloco Kamaleão

19h – Bloco Tricolor

20h – Bloco Jovem Folia

Anúncio

20h – Caindo na Folia – Bandinha São João

21h – Desfile G.R.E.S. O Chinês

22h30 – Desfile G.R.E.S. Congos

0h – Show Palco Oficial – Gabriel Ferrari

Anúncio

1h – Trio Elétrico – Banda TB-6

Sábado – 21/02 (Ressaca)

20h – Trio Elétrico na Avenida – Banda local

21h30 – Trio Elétrico – Banda local

Anúncio

23h – Trio Elétrico – Banda local

0h30 – Trio Elétrico – Banda local

ATAFONA

Sábado – 14/02

Anúncio

14h – Matinê Kids (Balneário) – Bandinha Amigos da Folia

15h30 – Matinê Infantil (Balneário) – Mauro Azevedo

Domingo – 15/02

14h – Matinê Kids (Balneário) – Mistura Fina

Anúncio

16h – Matinê Kids (Balneário) – Princesas e Heróis

15h – Bloco Borracha Fraca – Andrade

17h – Bloco Borracha Fraca – DJ PH18h – Bloco Borracha Fraca – Valéria de Sá

20h – Bloco Borracha Fraca – DJ Thiago Ribeiro

Anúncio

21h – Bloco Borracha Fraca – Apollo e Banda

Segunda – 16/02

17h – Bloco Boi Já Fui – DJ PH

18h – Bloco Chapa Quente – DJ Zek

Anúncio

GRUSSAÍ

Sexta – 13/02

20h – Palco oficial Lagoa – Bandinha 2001

22h30 – Palco oficial Lagoa – Banda Hits do Samba

Anúncio

1h – Palco oficial Lagoa – Samba Prime

Sábado – 14/02

14h – Polo Gastronômico – Bandinha Amédio Venâncio

16h – Polo Gastronômico – Free Samba

Anúncio

16h – Av. Liberdade – Bloco Boneca do Waldir – Banda TB-6

20h – Palco oficial Lagoa – Bandinha Suave Veneno

22h30 – Palco oficial Lagoa – Swing Muleke

1h – Palco oficial Lagoa – Banda Timbalaiê

Anúncio

Domingo – 15/02

14h – Polo Gastronômico – Bandinha 2001

16h – Polo Gastronômico – Samba Melanina

16h – Lagoa – Bloco Boneco Batoré

Anúncio

20h – Palco oficial Lagoa – Bandinha San Beleza

22h30 – Palco oficial Lagoa – Junior e Seus Comparsas

1h – Palco oficial Lagoa – Malandragem

Segunda – 16/02

Anúncio

14h – Polo Gastronômico – Bandinha São João

16h – Polo Gastronômico – Amigos do Brasil

20h – Palco oficial Lagoa – Bandinha Suave Veneno

22h30 – Palco oficial Lagoa – Grupo Atrassamba

Anúncio

1h – Palco oficial Lagoa – Valéria de Sá

Terça – 17/02

14h – Polo Gastronômico – Bandinha Amigos da Folia

16h – Polo Gastronômico – Cacá Morsch

Anúncio

20h – Palco oficial Lagoa – Bandinha Pica Pau

22h30 – Palco oficial Lagoa – Banda Swing do B

1h – Palco oficial Lagoa – Samba Mix

Quarta – 18/02

Anúncio

16h – Av. Liberdade – Bloco Boi Ressaca – Marcelo Miranda

Domingo – 22/02

15h – Show Polo Gastronômico – Banda local

17h – Show Polo Gastronômico – Banda local

Anúncio

BARCELOS

Sexta – 13/02

20h – Palco oficial – Bandinha San Beleza

22h – Trio elétrico – Pura Simpatia

Anúncio

23h – Bloco Boi Arrastão

Sábado – 14/02

21h – Bloco Boi Tufão

22h – Trio elétrico – Atração Popular

Anúncio

AÇU

Sexta – 13/02

19h – Avenida – DJ Suel

20h – Palco oficial – Brazillian Band

Anúncio

22h30 –Palco oficial – Grupo Boa a Boa

1h – Palco oficial – A Massa

Sábado – 14/02

16h – Avenida – DJ Sannudy

Anúncio

20h – Palco oficial – Cacá Morsch

22h30 – Palco oficial – Angeli Guerra

1h – Palco oficial – Me Puxa

Domingo – 15/02

Anúncio

16h – Avenida DJ – Suel

20h – Avenida – Bloco do Flamengo

22h – Palco oficial – Kissila Dias

1h – Palco oficial – Banda TB-6

Anúncio

Segunda – 16/02

14h – Avenida – DJ Sannudy

15h – Praça – Matinê Kids – Apollo e Banda

17h – Avenida – Bloco das Piranhas – Paulinho Badaloka

Anúncio

20h – Palco oficial – Gil Paixão e Banda

22h30 – Palco oficial – Henrique Magalhães

1h – Palco oficial – Lorran Vilaça

Terça – 17/02

Anúncio

14h – Avenida – DJ Suel

14h – Praça – Matinê Kids – Manu e Banda

16h – Praça – Matinê Kids – Turma do Mickey

20h – Palco oficial –Mistura Fina

Anúncio

22h30 – Palco oficial –Beijo Molhado

1h – Palco oficial – Malandragem

Sábado – 21/02

18h – DJ

Anúncio

20h – Banda local

22h – Banda local

0h – Banda local

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

SJB: edital para estudo contra erosão costeira é republicado e prefeita anuncia novidade às famílias atingidas

Redação Informe 360

Publicado

no

O Diário Oficial da Prefeitura de São João da Barra dessa sexta-feira, 19, trouxe o aviso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (confira aqui) sobre a republicação do edital e nova data da licitação destinada à contratação de empresa especializada na realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para elaboração do projeto de contenção da erosão costeira no município.

A iniciativa faz parte de uma série de medidas que seguem adotadas pela gestão municipal contra os impactos do avanço do mar em Atafona e no Açu. Reforçando esse compromisso, a prefeita Carla Caputi também aproveitou para anunciar nessa sexta a possibilidade do pagamento de um valor de custeio para a aquisição ou à construção de imóvel próprio para cada família atingida pela erosão no litoral, desde que se enquadre nos critérios previstos em lei.

O fenômeno da erosão impacta o território sanjoanense há algumas décadas e segue como um dos maiores desafios ambientais do país. A prefeita lembrou que o Ministério Público Federal já se manifestou apontando que, até o momento, não existem estudos conclusivos capazes de embasar uma solução definitiva — razão pela qual o município está contratando um estudo robusto, com metodologia reconhecida e diretrizes de órgãos federais.

“Para encontrar uma solução dentro da lei é necessário seguir estudos técnicos rigorosos e todas as exigências legais, garantindo que cada ação seja correta e eficaz. Ao longo desse processo, ouvimos todas as opiniões e preocupações da população, mas uma contratação desse porte exige segurança técnica, para garantir que o recurso público seja aplicado da forma certa e com resultados reais. É importante explicar com clareza: esse é um problema complexo, que não se resolve apenas com vontade ou decisão política”, pontuou a prefeita Carla Caputi.

Anúncio

Trata-se de um projeto inédito no país, que exigiu a observância de diversas etapas e análises específicas devido à sua grande complexidade técnica e ambiental. Carla Caputi também reforçou que segue buscando apoio institucional em Brasília para a realização do projeto. “Estamos em diálogo permanente com o Governo Federal, com órgãos ambientais e com parlamentares”, disse.

O processo licitatório será realizado na modalidade Concorrência Presencial, do tipo Técnica e Preço, com adjudicação global. O objetivo é desenvolver um estudo que subsidie ações de prevenção e controle da erosão marítima e fluvial, em conformidade com o Guia de Diretrizes de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira (2018) e com a Lei Federal nº 14.714/2023, que estabelece medidas para o enfrentamento da erosão nos municípios da zona costeira brasileira.

A abertura da licitação está marcada para o dia 20 de fevereiro de 2026, a partir das 10h, no Auditório Municipal, localizado no prédio principal da Prefeitura de São João da Barra, na Rua Barão de Barcelos, nº 88, Centro.

Além de comentar sobre a republicação do edital, a prefeita também anunciou a possibilidade de indenização às famílias enquadradas no programa de auxílio emergencial, criado pela Lei Municipal n° 866/2021, para desabrigados pelos eventos naturais de avanço do mar. Desde que foram removidos de suas casas em risco pela Defesa Civil, os moradores recebem valores superiores a um salário mínimo para alugar um outro imóvel até que tenham um lugar definitivo.

Anúncio

Enquanto a solução definitiva não vem por meio dos estudos, Caputi apontou como novidade a Lei Municipal nº 1.433/2025, que atualiza a legislação habitacional do município, responsável por definir os critérios para o pagamento de um valor às família atingidas pela erosão, direcionado ao custeio da compra ou construção de um imóvel. “A Prefeitura segue cuidando das pessoas e traz essa novidade importante com base na lei”, ressaltou a prefeita.

Em Atafona, acontece uma das mais severas erosões costeiras do Brasil, já reconhecida em relatórios da ONU como um dos casos mais críticos de elevação do nível do mar no país e um dos reflexos das mudanças climáticas. Comunidades pesqueiras estão ameaçadas e ecossistemas vitais, como os manguezais da foz do Rio Paraíba do Sul, encontram-se em risco.

O edital atualizado para a contratação de empresa especializada na realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para elaboração do projeto de contenção da erosão costeira no município, bem como seus anexos, está disponível para consulta nos sites oficiais da Prefeitura de SJB (confira aqui) e do Portal Nacional de Contratações Públicas (e aqui). Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (22) 2741-8449, ramais 400 e 402.

Fonte: Secom/PMSJB

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta