Ligue-se a nós

Negócios

Happiness Works: Aproveitar a Vida Ajuda a Ser Feliz no Trabalho

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Aproveitar a vida. Esse é um dos novos conceitos que se destacam quando se pergunta aos profissionais o que eles gostariam que suas empresas ajudassem a tornar realidade. Essa foi uma das conclusões do estudo Happiness Works, realizado em 2022, que questionou as pessoas sobre o que esperavam das organizações diante das transformações no mundo do trabalho após a pandemia.

“Ao analisar os dados, três conceitos se sobressaíram: trabalho flexível, bem-estar e carreira, e aproveitar a vida”, afirma Georg Dutschke, que lidera o estudo. “Os dois primeiros são mais comuns, mas o terceiro – ‘gostaria que a empresa me ajudasse a aproveitar a vida’ – é algo novo e disruptivo.”

Anúncio

Dutschke explica que essa ideia agora tem grande importância para profissionais e empresas. “O trabalho, sendo uma parte essencial da vida, também deve ser prazeroso e contribuir para o bem-estar geral.”

Prioridades no trabalho: bem-estar, tempo e salário

Nos estudos Happiness Works de 2023 e 2024, a organização buscou compreender melhor o significado desse conceito, sua relação com a felicidade no ambiente de trabalho e seu impacto na lucratividade das empresas. “Com base em 8.087 respostas, foi possível observar que os fatores que mais contribuem para aproveitar a vida – e que podem ser oferecidos pelas empresas – são bem-estar para mim e para a minha família (40%), tempo (27%) e salário (33%)”, detalha Dutschke.

A importância desses fatores varia ao longo da vida. Entre os profissionais mais jovens, o tempo tem grande relevância, enquanto, com o passar dos anos, o bem-estar pessoal e familiar ganha mais peso. “É interessante notar que o salário nunca é o fator mais importante, embora tenha impacto direto no bem-estar individual e familiar.”

Com a identificação da importância de “ajudar a aproveitar a vida” e dos aspectos que as empresas devem promover para isso, também se buscou entender como esse conceito impacta a rentabilidade das organizações. Para isso, o estudo analisou sua relação com o absenteísmo, a intenção de deixar a empresa e a produtividade – fatores que podem ser quantificados e influenciam diretamente nos resultados financeiros.

A pesquisa conclui que, nas empresas que mais “ajudam os funcionários a aproveitar a vida” – o que significa oferecer flexibilidade, bem-estar e salários competitivos –, os colaboradores faltam menos (-20%), são mais produtivos (+12%) e, principalmente, têm uma taxa muito menor de intenção de sair da empresa (-91%).

Anúncio

Diante desse cenário, as organizações que adotam essa mentalidade e a colocam em prática por meio de políticas de gestão de pessoas e ações concretas ganham uma vantagem competitiva. “Essas empresas terão mais facilidade para atrair e reter talentos, além de reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade. Sem contar que terão profissionais mais felizes”, conclui Dutschke.

*Matéria publicada originalmente na Forbes Portugal

O post Happiness Works: Aproveitar a Vida Ajuda a Ser Feliz no Trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

IBM Tem Programa Gratuito para Formar Novos Talentos em Tecnologia

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A IBM, em colaboração com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), tem um programa gratuito para estudantes e educadores desenvolverem habilidades em áreas como inteligência artificial, computação em nuvem e cibersegurança.

Por meio da plataforma IBM SkillsBuild, a iniciativa oferece mais de 1.000 cursos online e gratuitos, disponíveis em 20 idiomas, com trilhas de aprendizagem personalizadas e emissão de credenciais. Os participantes terão acesso a atividades práticas, mentoria com especialistas da IBM e caminhos que conectam o aprendizado a oportunidades de carreira.

“O objetivo é não apenas preparar jovens para carreiras no setor de tecnologia, mas também criar mais oportunidades que promovam o desenvolvimento social e econômico.”
Flávia Freitas, líder de responsabilidade social corporativa da IBM América Latina

O programa é voltado a estudantes e professores do ensino médio, universitários, educadores e profissionais em busca de qualificação.

Anúncio

Os cursos gratuitos podem ser acessados aqui.

O post IBM Tem Programa Gratuito para Formar Novos Talentos em Tecnologia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Câmara dos Deputados Aprova Licença Menstrual de até 2 Dias

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei 1249/22 que garante licença de até 2 dias consecutivos por mês para mulheres que sofrem com sintomas graves associados ao fluxo menstrual. A matéria segue para análise do Senado.

A licença valerá para as profissionais com carteira assinada, empregadas domésticas e estagiárias. O direito ao afastamento remunerado será concedido mediante a apresentação de laudo médico que comprove as condições que impeçam temporariamente de exercer as atividades.

O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), para o projeto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que argumentou que a medida visa garantir maior equidade e prevenção em saúde ocupacional.

“Cerca de 15% das mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que chegam, muitas vezes, a prejudicar a rotina”, explica Jandira Feghali.

Anúncio

Conforme o substitutivo, caberá ao Poder Executivo definir o prazo de validade do laudo médico, a forma de apresentação e a periodicidade de sua renovação, considerando peculiaridades das atividades exercidas pela mulher.

O post Câmara dos Deputados Aprova Licença Menstrual de até 2 Dias apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Na China, Influenciadores Precisam de Diploma para Abordar Temas Sensíveis

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A China aprovou uma nova regulamentação que exige que influenciadores comprovem formação ou certificação técnica antes de publicar conteúdo sobre temas como medicina, direito, finanças e educação.

A medida, em vigor desde 25 de outubro, foi emitida pela SART (Administração Estatal de Rádio e Televisão) em conjunto com o MCT (Ministério da Cultura e Turismo).

Voltada especialmente para transmissões ao vivo e criadores que tratam de assuntos de “alto nível técnico”, a lei tem como objetivo conter a desinformação nas plataformas digitais. Redes como Douyin (versão do TikTok usada na China), Weibo e Bilibili agora serão responsáveis por verificar as credenciais dos criadores e garantir que seus conteúdos apresentem fontes e avisos de transparência.

A norma também proíbe a publicidade velada de produtos médicos e suplementos, além de exigir a sinalização de materiais produzidos com inteligência artificial.

Anúncio

O post Na China, Influenciadores Precisam de Diploma para Abordar Temas Sensíveis apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta