Negócios
Quem É o Ex-Estagiário que Virou o Novo CEO da Nike
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A mudança de CEO da Nike, anunciada na última sexta-feira (20), não pegou todos de surpresa. Muitos acreditavam que John Donahoe, CEO desde 2020, não tinha as habilidades necessárias para liderar uma empresa focada em design como a Nike. O ex-executivo da empresa Elliot Hill, que começou como estagiário e trabalhou quase 30 anos na companhia, assume a liderança.
Donahoe, ex-CEO do eBay, tinha uma forte atuação em comércio eletrônico e cadeia de suprimentos, mas não era visto como um inovador e um marqueteiro, qualidades essenciais em uma empresa que combina desempenho e estilo. O executivo liderou um movimento de fortalecimento do e-commerce Nike, visando aumentar as margens vendendo diretamente ao consumidor e reduzir a dependência de varejistas. No entanto, essa abordagem criou oportunidades para marcas menores ganharem espaço no mercado.
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Segundo David Swartz, analista da Morningstar, a família Knight, que detém o controle da Nike, e o conselho de administração procuravam um líder com profundo conhecimento da companhia para corrigir os problemas recentes. O principal deles é a tentativa de Donahoe de concentrar as vendas diretamente ao consumidor, uma estratégia que não rendeu os frutos esperados.
Em um vídeo enviado por e-mail para os funcionários na última semana, Hill vestia uma camiseta preta da Nike e afirmou que, ao longo das mais de três décadas em que trabalhou na empresa, “aprendeu a sempre colocar o consumidor no centro de toda decisão” e pediu que todos se unissem como uma equipe.
O foco da empresa define seu líder
Toda organização projeta, produz, vende, entrega e presta serviços. As mais bem-sucedidas, ao longo do tempo, focam em alguma dessas áreas e alinham seus valores, organização, operações e também o CEO nessa direção.
A depender do direcionamento da companhia, ela precisa de tipos diferentes de CEOs. São eles que definem a direção e cultura da companhia. É importante que respirem a missão, visão e estratégia, já que ajudam a construir e manter a imagem da empresa. Seu caráter pessoal deve simbolizar o caráter coletivo da organização. Tudo o que eles dizem, fazem, não dizem e não fazem comunica e influencia toda a companhia.
O que os CEOs precisam ter
De modo geral, os pontos fortes dos CEOs são compostos por uma combinação de talento inato, conhecimento aprendido, habilidades praticadas, experiência adquirida e atenção minuciosa e sensibilidades absorvidas de aprendizados com chefes ao longo do tempo.
Diferentes organizações têm focos distintos e exigem CEOs com pontos fortes diversos, a depender desse foco central. Você não precisa de alguém do mesmo setor, e sim de um profissional com as fortalezas certas. E, se você é um CEO em ascensão, certifique-se de que suas forças estão alinhadas com o foco central da sua nova organização antes de aceitar o cargo.
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Lista Forbes: As Melhores Empresas nos EUA para Engenheiros
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A demanda por engenheiros no mercado de trabalho americano alcançou um nível recorde. Enquanto isso, análises recentes apontam uma escassez de talentos, especialmente de profissionais com habilidades em engenharias de software, industrial, civil e elétrica. Há também uma necessidade crescente de engenheiros com expertise em tecnologias recentes, como robótica avançada, impressão 3D e inteligência artificial.
A lacuna entre a demanda por essas competências e a oferta dos profissionais continua a crescer. Um relatório publicado pela consultoria BCG e pela SAE International, uma associação profissional de engenheiros, projeta que a necessidade de habilidades em engenharia aumentará cerca de 13% até 2031. A disparidade entre os novos cargos de engenharia e os engenheiros que ingressam anualmente no mercado americano pode resultar em um terço das novas vagas sem preenchimento.
A escassez de talentos leva as empresas a buscar profissionais no mundo todo, inclusive no Brasil. A pandemia, a digitalização e a institucionalização do trabalho remoto fez com que os brasileiros fossem mais desejados por empresas internacionais. Requisitados não só dentro, mas fora do país, os brasileiros têm, então, a possibilidade de ser nômades digitais – um tendência que ganhou força com a pandemia e já soma mais de 35 milhões de adeptos pelo mundo.Leia também
Engenheiros qualificados são altamente requisitados e, portanto, podem escolher suas perspectivas de emprego. Com isso em mente, a Forbes, junto com a empresa de pesquisa de mercado Statista, criou o primeiro ranking das Melhores Empresas dos EUA para Engenheiros, uma lista para ajudar profissionais a alinhar suas habilidades com empregadores que oferecem remuneração competitiva, trabalho desafiador e um ambiente envolvente. A lista deste ano reúne 175 companhias.
A Sony aparece em 1º lugar como a melhor empresa dos EUA para esses profissionais, seguida da Apple e do Google, na 2ª e 3ª posições. A Microsoft e a NASA completam o top 5 do ranking de 2025.
Veja as 10 melhores empresas dos EUA para engenheiros
Metodologia
Para elaborar a lista inaugural, mais de 22 mil engenheiros que trabalham em empresas com pelo menos mil funcionários no país foram entrevistados. Os profissionais foram questionados sobre a probabilidade de recomendar sua empresa atual, seu empregador anterior (nos últimos dois anos) e companhias conhecidas por meio de colegas do setor ou amigos e familiares que trabalham nelas.
Os engenheiros também avaliaram seus empregadores com base em critérios como benefícios, oportunidades de desenvolvimento profissional e flexibilidade no local de trabalho.
As respostas foram analisadas e contabilizadas — junto com dados de três anos de pesquisa — com um peso maior dado às avaliações dos funcionários atuais.Escolhas do editor
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5 Estratégias para Conseguir Emprego Usando o LinkedIn
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Aproveitar todas as ferramentas disponíveis no LinkedIn de forma estratégica pode impulsionar — e muito — suas buscas por emprego.
A seguir, estão cinco estratégias poderosas para usar a maior rede profissional de forma eficiente para construir sua marca pessoal e garantir novas oportunidades.
Elas vão te ajudar a se conectar com as pessoas certas, descobrir vagas ocultas e se posicionar como um líder de destaque na sua área.Leia também
1. Otimize seu perfil para ser encontrado
Seu perfil no LinkedIn é muitas vezes o primeiro contato que recrutadores e empregadores terão com você. E, por isso, ele deve ser impecável.
- Título: Vá além do seu cargo atual e inclua palavras-chave relacionadas às funções que deseja ocupar. Isso aumenta suas chances de ser encontrado em pesquisas.
- Resumo: Destaque sua experiência, principais conquistas e aspirações de carreira, usando um tom pessoal, mas profissional, que diferencie você.
- Foto de perfil: Escolha uma imagem profissional que transmita confiança e, ao mesmo tempo, acessibilidade.
- Habilidades: Certifique-se de que sua lista de competências reflete seus principais conhecimentos, o que te ajuda a melhorar sua visibilidade nas buscas.
2. Construa sua rede de contatos e engaje
O networking continua sendo uma das maneiras mais eficazes de acessar oportunidades, especialmente em posições seniores que muitas vezes não são divulgadas publicamente.
- Conecte-se com colegas, líderes do setor e antigos gestores que possam atestar suas capacidades.
- Engaje-se ativamente com sua rede: comente posts, parabenize colegas, compartilhe artigos relevantes e crie conteúdos próprios.
- Publique ao menos uma vez por semana sobre tópicos do seu setor e participe de grupos profissionais ativos. Essas ações aumentam sua visibilidade e fortalecem sua imagem como líder e especialista em determinado assunto.
3. Use a ferramenta “Vagas” de forma estratégica
A função “Vagas” permite que você filtre as oportunidades abertas de acordo com sua experiência e preferências.
- Filtros avançados: Busque posições específicas por nível de habilidade, setor, localização ou porte da empresa.
- Alertas de vagas: Configure notificações para não perder novas oportunidades em empresas ou cargos específicos.
- Páginas de empresas: Monitore contratações diretamente e identifique contatos dentro dessas organizações.
Se estiver considerando uma transição de carreira, explore os insights do LinkedIn sobre os perfis dos colaboradores atuais para entender quais habilidades são valorizadas.
4. Entre em contato com recrutadores e gestores
Não hesite em abordar diretamente recrutadores ou gestores de contratação (ou até mesmo um profissional que pode te ajudar com informação ou referência). A maioria das vagas de nível sênior é preenchida por meio de indicações e conexões.
- Identifique os contatos certos: Procure responsáveis pelo setor ou recrutadores especializados na sua área.
- Personalize sua mensagem: Mostre interesse genuíno na empresa e alinhe suas habilidades com as necessidades do negócio. Seja breve, profissional e objetivo.
Ao abrir uma linha de comunicação, você aumenta suas chances de ser considerado para oportunidades futuras.
5. Aproveite as ferramentas de criação de conteúdo do LinkedIn
Produzir e compartilhar conteúdo no LinkedIn é uma ótima maneira de demonstrar sua expertise e manter seu perfil ativo.
- Publicações: Escreva artigos ou compartilhe atualizações sobre tendências do setor, posicionando-se como um especialista.
- Insights: Se seu mercado está em transformação, compartilhe experiências e reflexões sobre como enfrentar mudanças.
- Postagens curtas: Comentários sobre notícias, projetos recentes e questões mais pessoais também podem reforçar sua presença. Apenas se certifique de que o assunto é pertinente para uma rede profissional como o LinkedIn.
Criar conteúdo regularmente não apenas demonstra conhecimento, mas também destaca sua proatividade e interesse em se manter atualizado — características bastante atraentes para empregadores.
O LinkedIn é muito mais do que uma rede de contatos; é uma plataforma para gerenciar sua marca pessoal, descobrir oportunidades e se conectar com líderes da indústria.
Para profissionais seniores, essas estratégias são fundamentais para se diferenciar em um mercado competitivo e conquistar a atenção de recrutadores e tomadores de decisão.Escolhas do editor
*Andrew Fennell é especialista em carreiras e fundador da StandOut CV. Ele escreve sobre elaboração de currículos e estratégias de busca de emprego para líderes há mais de 10 anos.
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Negócios
De Chefe do Dipoa ao Centro do Poder em Washington, Quem É Ana Lucia Viana
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
“Quem é você? Desde quando uma carioca sabe derrubar boi?’ Eu respondi: ‘Não preciso derrubar boi para fazer meu trabalho, mas se precisar, tem gente que derruba por mim’.” Tombar boi, na linguagem do campo, é preparar um animal para ser vacinado. O tom desafiador saiu da boca de um pecuarista do interior do Paraná à médica veterinária, Ana Lúcia Pereira, hoje com 46 anos, quando era auditora do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no início de sua carreira. Mulher, negra e carioca, ela era uma presença estranha em um setor ainda masculino, às vezes machista e rude, segundo ela. “Depois de um tempo, essas mesmas pessoas que desconfiavam me buscavam para liderar reuniões. Eram plateias exclusivamente masculinas, e todo mundo parado me ouvindo. Foi ali que comecei a moldar minha liderança.”
Hoje, como adida agrícola do Mapa em Washington, ela representa o Brasil em uma das principais frentes de negociação do agronegócio global. “Tudo é o resultado de uma construção tijolo a tijolo”, diz. Além de ser a primeira nesse posto, Ana Lúcia também foi a primeira, em 105 anos, a assumir a direção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), em 2019. Vale registrar que toda proteína e seus derivados que você, eu, ou lá fora algum estrangeiro coloca na boca, e que tenha saído do Brasil, passa pelo crivo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), criado em 1915, e que faz parte do Dipoa.
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Ana Lúcia é médica veterinária desde 2002, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O fato acima ocorreu em Santo Antônio do Sudoeste, na sua primeira ida ao campo para acompanhar uma campanha de vacinação, e onde assumiu a chefia de uma unidade veterinária, um dos dois concursos que passou depois de formada. Um deles era do Mapa, seu caminho escolhido. Lidava com defesa sanitária, controle de raiva e rastreabilidade de rebanhos, além de fiscalizar campanhas de vacinação. “Foi uma experiência transformadora. Saí do Rio, uma cidade grande, para um município de 18 mil habitantes”.
Sobre a construção de liderança, os “tijolos” aos quais ela se refere têm dois elementos fundamentais: a dedicação e o saber ouvir e observar. “Se dedicar ao estudo, que é fundamental, e não ter preguiça para escutar o que as pessoas têm para dizer. Sempre escutei muito meus pais, as pessoas mais velhas, meus pares e meu coordenados, porque aquilo que as pessoas estão fazendo é um espelho pra mim.”
Ana Lúcia, Representatividade e Liderança
Em 2013, Ana Lúcia chegou a Brasília para liderar a Divisão de Inspeção de Carnes, Aves e Ovos no Dipoa e dois anos depois se tornou coordenadora geral, supervisionando auditorias nacionais e internacionais, além de coordenar a habilitação de estabelecimentos para exportação. Para ela, a direção geral do Dipoa, posição ocupada durante a pandemia de Covid19, foi um dos períodos mais desafiadores da carreira.
“Enquanto muitos países sacrificavam animais no campo por não conseguirem operar frigoríficos, o Brasil manteve a produção. Nosso papel era garantir a segurança alimentar interna e continuar exportando. Foi uma missão de muita pressão, mas também de muito aprendizado.” O Dipoa tem sob sua guarda 5 mil estabelecimentos e uma equipe de mais de 2 mil servidores diretos. O trabalho envolvia lidar com auditorias internacionais e responder a exigências de mercados como a União Europeia e a China. “A base técnica é fundamental. Não há espaço para erro. E quando o cenário esbarra no político, usamos os argumentos técnicos para rebater. É um equilíbrio constante entre os dois.”
Ela diz não ter hobbies, mas sempre foi uma viajante convicta. Conhece 25 países, com visitas recorrentes a vários, dos quais dois com mais intensidade, a França e os Estados Unidos. “Adoro viajar e estudar idiomas. Falo inglês, espanhol e francês, além do português, claro. Viajar me conecta com novas culturas e me dá perspectiva para encarar os desafios da diplomacia.” Antes de desembarcar em Washington como residente, ela já havia estado por lá 16 vezes.
A agenda de um adido agrícola nos Estados Unidos é frenética. “Recebo missões diplomáticas e empresariais constantemente. Os EUA são uma vitrine do agronegócio mundial, e isso demanda atenção redobrada.” Apesar do ritmo intenso, Ana Lúcia acredita que a missão diplomática também exige uma abordagem humana: “Sou apaixonada por construir relações. Entender o interlocutor é tão importante quanto ter domínio técnico. Represento o Brasil, mas também carrego a responsabilidade de ser um ponto de referência para outros adidos agrícolas e para mulheres na carreira pública.”
Ana Lúcia lida com temas como sustentabilidade, inovação, transição energética e, claro, as tradicionais questões de barreiras sanitárias e fitossanitárias, identificando oportunidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro e mantém a interlocução com representantes dos setores público e privado. O Brasil possui 40 adidos agrícolas em suas representações diplomáticas no exterior, mas até julho deste ano eram apenas 29. Entre eles, apenas 11 são mulheres.
Filha de um militar, hoje na reserva, e de uma dona de casa – Jandira e Sebastião são os nomes deles – Ana Lúcia conta que sua criação moldou seu olhar de mundo. “Você é poderosa, não tem lugar nenhum que não possa ir, não tem lugar nenhum que não possa entrar e não tem nenhum ambiente que você não possa participar dele. Os meus pais sempre me diziam isso”, afirma. “Eles nunca me disseram ‘isso aqui não é pra você’ e dentro dos limites da minha criação sempre soube me portar e nunca deixei ninguém me diminuir em lugar nenhum.”
Ana Lúcia ainda vê um longo caminho pela frente na carreira pública. “O posto de adida é cíclico. Fico quatro anos fora, depois retorno ao Brasil para novos desafios. Minha visão de mundo se ampliou muito aqui. No futuro, quero continuar contribuindo para que o Brasil fortaleça sua posição no mercado global, seja em outro posto internacional ou em uma nova função no Mapa.” Ana é uma das poucas mulheres negras em cargos de liderança no agronegócio brasileiro. Ela reconhece a importância de sua representatividade e da mensagem que transmite às gerações mais jovens.
“É fundamental que as meninas vejam que podem ocupar qualquer espaço. Durante toda minha carreira, fui pioneira em vários ambientes, o que me ensinou que é preciso construir liderança com firmeza, respeito e competência.” Quando perguntada sobre como lida com o racismo, Ana é enfática: “Nunca fui preterida por ser negra, mas sei que o racismo estrutural ainda é uma barreira real. Nos espaços que ocupo, faço questão de abrir caminho para outros. Somos poucos, mas precisamos ser cada vez mais”, diz ela. “Quero que outras mulheres, especialmente negras, olhem para minha trajetória e vejam que é possível chegar lá. Temos muito a contribuir, e o futuro é nosso para moldar.”Escolhas do editor
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