Negócios
Pare de reclamar no LinkedIn! Veja 5 passos para se destacar na plataforma


Sua página no LinkedIn é um cartão de visita que oferece as primeiras impressões sobre você e seu trabalho
Encontrar um novo emprego é, sem dúvida, uma experiência frustrante. No entanto, o LinkedIn não é o melhor lugar para desabafar e fazer reclamações sobre esse momento ou como as empresas estão conduzindo o processo seletivo.
Seu perfil na maior rede profissional tem uma grande influência no que as pessoas pensam de você. Se um recrutador visitar sua página e ela estiver cheia de postagens negativas e comentários que criticam o processo de contratação e as empresas, o que isso diz sobre sua postura como profissional?
Cada postagem e comentário que você faz no LinkedIn é um registro digital que pode impactar a primeira impressão que recrutadores, gerentes de contratação e colegas de trabalho podem formar sobre você.
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Em vez de usar o LinkedIn para expressar suas frustrações, faça o seguinte:
1. Foque no que você pode controlar
Quando a busca por emprego não vai bem, muitos profissionais rapidamente identificam todos os motivos pelos quais não estão tendo sucesso. Por exemplo, candidatos reclamam no LinkedIn da qualidade das descrições dos cargos, como as contratações são interrompidas e o que mudariam no processo se estivessem no comando. No entanto, gastar tempo e energia mental nesses assuntos não vai te ajudar a ser contratado! Se você tem como objetivo promover mudanças no processo de contratação, considere buscar isso depois de conseguir um novo emprego.
2. Escreva pensamentos e sentimentos em um diário – não nas suas redes
Considere usar um diário físico ou digital para anotar suas frustrações. Mesmo que você já tenha um diário fora da sua vida profissional, criar um específico para o trabalho pode ajudar. Quando surgir a tentação de escrever uma postagem ou comentário no LinkedIn, considere primeiro escrever para si mesmo para processar seus pensamentos em particular, em vez de colocá-los em um fórum público.
3. Encontre uma comunidade confiável de pessoas que estão na mesma situação
Ao enfrentar os desafios que podem surgir na procura de emprego, é fácil se sentir sozinho, como se você fosse a única pessoa enfrentando tantas dificuldades nesse processo. Embora você possa sentir vergonha, não deve permitir que isso te impeça de se conectar com outras pessoas.
Grupos online para quem procura emprego e profissionais em geral são uma ótima maneira de se conectar com pessoas em um fórum menos público que o feed do LinkedIn. Embora não substituam a terapia, os grupos profissionais podem te ajudar a se sentir menos sozinho, mais confiante e até encorajado.
Embora reclamar no LinkedIn ou apontar injustiças na procura de emprego possa parecer bom no momento, provavelmente não te deixará mais perto de conseguir um novo cargo. E também é uma distração de atividades mais importantes, como atualizar seu currículo, otimizar seu perfil do LinkedIn, fazer networking e construir relacionamentos autênticos.
Leia também:
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Agora, veja 5 dicas para montar um perfil de sucesso no LinkedIn
1. Foto
Em uma pesquisa da Passport-Photo Online, mais de 80% dos recrutadores disseram que a foto do LinkedIn era um fator importante de classificação.
Mesmo que os entrevistados concordem que não se deve julgar um livro pela capa, isso acontece. Os candidatos a emprego podem ser rejeitados por sua foto de perfil do LinkedIn – em até 70% das vezes.
Sua foto é sua primeira impressão que vão ter de você online. Ela precisa ser profissional, mas mostrar sua personalidade. Se você trabalha em casa de pijama, isso não vai ser ficar legal no LinkedIn. Mas se não está acostumado a usar terno, por exemplo, também não use em sua foto do LinkedIn. Veja algumas dicas:
- Você precisa parecer acessível;
- Certifique-se de que seu rosto esteja claramente visível;
- Use seu traje habitual (sem pijama ou terno);
- E, sob nenhuma circunstância você deve ter outra pessoa em sua foto!
2. Título do LinkedIn
Esta é sem dúvida uma das partes mais importantes do seu perfil do LinkedIn. É aquela descrição de 120 caracteres diretamente abaixo do seu nome. O resumo aparece na sua página, mas também toda vez que você faz um post, um comentário ou curte algo no LinkedIn. Seja específico. Liste as habilidades técnicas e seu cargo. Use palavras-chave para a posição desejada.
3. Resumo (sobre)
Não pule essa seção. O resumo oferece muita liberdade, mas aqui está uma fórmula infalível para se destacar, de acordo com a especialista em LinkedIn Mindi Rosser.
- Faça uma pergunta ou uma declaração ousada que estimule o leitor a continuar;
- Mostre ao seu alvo que você tem a solução para resolver o problema dele;
- Mostre a profundidade das suas experiências;
- Elabore em suas áreas de especialização, fornecendo exemplos tangíveis;
- Fale sobre o seu superpoder;
- Divulgue suas realizações, conquistas, prêmios;
- Explique por que você é apaixonado pelo seu trabalho;
- Faça um call to action – uma chamada à ação.
Dica profissional: escreva pensando na posição desejada. Mostre progressão na carreira. Use palavras-chave comumente encontradas nas descrições dos empregos que você está buscando.
4. Experiências de trabalho e educação
Essa parte é o seu “currículo” do LinkedIn. Se a empresa não for muito conhecida, inclua um breve resumo do que faz, liste seu cargo e pontos destacando suas responsabilidades. Esse é um ótimo lugar para adicionar palavras-chave. Como o LinkedIn não possui um “teclado” robusto, use este truque: digite um hífen seguido pelo sinal de maior que no teclado para formar uma seta para usar como marcador.
Ao listar sua educação, você não é obrigado a colocar datas. Inclua cursos de certificação relevantes para sua área.
Use nomes de empresas e escolas. Quando você fizer isso, uma imagem em miniatura aparecerá em seu perfil. Não é nada demais, mas esteticamente parece mais bonito.
5. Refine seu perfil
Depois de ter seu perfil ativado, passe por ele mais uma vez para adicionar as palavras-chave corretas. Os recrutadores começam com uma pesquisa por palavra-chave para encontrar candidatos viáveis. Faça uma busca rápida de emprego para as posições que você deseja. Identifique palavras-chave lendo os requisitos do trabalho.
Inclua hard e soft skills – apenas se você tiver essas habilidades em seu repertório. Essa também é uma ótima maneira de ver se você precisa aprimorar suas habilidades para se tornar um profissional mais competitivo.
Seja honesto e autêntico. Se você tem as habilidades, não seja tímido. Por fim, comece a se envolver na plataforma, publicando mais, se conectando com pessoas interessantes e engajando posts relevantes.
*Sarah Doody é colaboradora da Forbes US. Ela é autora, palestrante e fundadora e CEO do Career Strategy Lab, que ajuda profissionais a se venderem melhor.
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BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A gigante britânica do petróleo e gás BP nomeou Meg O’Neill, da Woodside Energy, como sua próxima CEO, sendo a primeira contratação externa para o cargo em mais de um século e a primeira mulher a liderar uma das cinco maiores petrolíferas, num momento em que a empresa volta a apostar nos combustíveis fósseis.
O’Neill, uma veterana da Exxon, assumirá o cargo em abril, após a saída abrupta de Murray Auchincloss, a segunda mudança no comando em pouco mais de dois anos, à medida que a petrolífera britânica se esforça para melhorar sua lucratividade e o desempenho de suas ações, que durante anos ficou atrás de concorrentes como a Exxon.
A empresa embarcou em uma grande mudança de estratégia no início deste ano, cortando bilhões em iniciativas planejadas de energia renovável e voltando seu foco para os segmentos tradicionais do petróleo e gás. A BP prometeu se desfazer de US$20 bilhões em ativos até 2027 e reduzir a dívida e os custos, incluindo sua unidade de lubrificantes Castrol.
Contratação de alto perfil
O’Neill, norte-americana de 55 anos, natural de Boulder, no Colorado, dirige a Woodside desde 2021 e anteriormente passou 23 anos na Exxon Mobil.
“Trata-se claramente de uma contratação de alto nível e, provavelmente, de algumas das mudanças que os acionistas da BP estavam procurando”, disse Dan Pickering, diretor de investimentos da Pickering Energy Partners.
Sob a liderança de O’Neill, a Woodside se fundiu com o braço petrolífero do Grupo BHP para criar uma das dez maiores produtoras globais independentes de petróleo e gás, avaliada em US$ 40 bilhões (R$ 220,7 bilhões na cotação atual), e dobrou a produção de petróleo e gás da Woodside.
A aquisição levou a empresa para os EUA, onde se expandiu para o gás natural liquefeito em terra na Louisiana.
As ações da Woodside caíam até 2,9% após o anúncio de sua saída. Já as ações da BP subiam 0,27%.
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Negócios
Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Estée Lauder, companhia global de beleza, anunciou Viviane Pepe como nova diretora sênior de comércio digital e marketing no Brasil.
Antes de assumir o novo cargo na Estée Lauder, a executiva atuava como CMO da Boca Rosa Company. “Com sentimento de missão cumprida e muito a agradecer, chego ao final deste capítulo mais que especial de carreira na Boca Rosa Company”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn.
Com mais de 20 anos de carreira em marcas globais, Viviane já liderou a área de marketing na Natura e atuou como diretora de comunicação na Avon.
Formada em publicidade pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), possui MBAs em marketing e neurociência. A executiva também atua como conselheira, mentora e jurada em premiações do setor.
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Negócios
Remuneração em 2025: O que Entrou na Pauta do RH

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Chegou dezembro (já?) e resolvi resgatar as apostas que fiz no meu artigo de janeiro quanto aos assuntos que poderiam ser destaque na pauta dos gestores de RH em 2025, considerando o que vinha sendo discutido até então nas minhas interações com organizações dos mais diferentes perfis e portes.
Dentre esses temas, citei o investimento em IA, pauta que realmente se mostrou presente em 100% das empresas que atendi este ano; ações de diversidade e inclusão, que vinham mobilizando muito as empresas em 2024, mas que perderam tração em 2025; flexibilização de benefícios, sendo esta uma alternativa financeiramente mais interessante para reforçar a oferta de valor aos funcionários; investimento em incentivos de longo prazo, especialmente as Stock Options, que já vinham sendo discutidas como ferramentas de característica mercantil junto ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça); além do reforço à governança corporativa e aos comitês de pessoas, que trariam maior segurança e assertividade às práticas de gestão.
Mas, na prática, o que aconteceu foi que vivemos um ano de grandes inseguranças e instabilidades nas empresas. Muitas organizações estão tendo dificuldades para fechar o ano entregando resultados suficientes para gatilhar os planos de bônus. A batalha para o controle do turnover não parece estar nem perto do fim, mesmo com as ações do RH para a modernização de seus programas e políticas. O investimento em ferramentas tecnológicas não se mostrou tão simples quanto parecia, uma vez que os processos e sistemas legados não tombam facilmente para novas plataformas, que também demandam alto investimento e concorrem com outras frentes de transformação digital do negócio.
Diferentemente do que prevíamos, e enquanto essa realidade nada animadora foi tomando conta do calendário, os temas que acabaram se tornando pauta das publicações por aqui nos últimos meses foram:
EVP (Employee Value Proposition)
Só o salário não é capaz de assegurar a performance da equipe. São necessárias muitas outras iniciativas dentro da oferta de valor trabalhada pelas áreas de RH para que uma empresa seja capaz de atrair, motivar, engajar e reter talentos adequados e alinhados aos valores corporativos.
Performance corporativa vs Remuneração
O rigor na fundamentação técnica dos programas de incentivos é fundamental para que eles cumpram seu papel de passar mensagens e alinhar esforços coletivos. Mas o frenesi midiático a partir de interpretações equivocadas dos programas não tem ajudado em nada na percepção do mercado quando o assunto são os resultados das empresas de capital aberto.
Síndrome do cargo fictício
O sucesso de um profissional tem sido medido pela sua velocidade de progressão entre cargos. Mas para dar vazão às expectativas de encarreiramento do time, empresas passaram a conceder o título do cargo sem que necessariamente houvesse um reflexo nas reais atribuições do profissional, em seu nível de autonomia ou impacto no negócio. Neste movimento, o cargo passa a existir no papel, mas não na prática, e a remuneração tende a não acompanhar valores típicos de mercado.
Exposição da remuneração executiva
A XP publicou, e em seguida tirou do ar (não sem antes causar grande furor), um relatório no qual havia divulgado a remuneração de grandes executivos do mercado, a partir de dados extraídos dos Formulários de Referência da CVM. De fato, esse relatório deveria ser uma fonte confiável de dados para apoiar a tomada de decisão dos acionistas. Entretanto, mesmo para profissionais de remuneração, esses dados são bastante nebulosos. Não é raro encontrar inconsistências entre as informações utilizadas internamente para a gestão dos executivos e os números divulgados.
Pejotização dos contratos de trabalho
A legislação prevê a possibilidade de contratação de profissionais para a prestação de serviços no modelo PJ, ainda que haja habitualidade e pessoalidade, e mesmo que para atuação em áreas fim do negócio. O que define a existência de vínculo empregatício é a subordinação. Mas existem cuidados a serem tomados para evitar riscos jurídicos na migração do modelo CLT para o modelo PJ, tais como a aplicação da linha de corte de hipersuficiência, a distinção de nomenclaturas dos cargos, além de práticas distintas de gestão de pessoas.
Riscos e vieses da gestão financeira
Quando uma empresa desenha sua estratégia de remuneração, cada escolha carrega mensagens poderosas. O mercado de comparação, o nível de competitividade, o equilíbrio entre salário fixo e variável, os mecanismos de premiação – tudo isso influencia comportamentos, expectativas e, principalmente, decisões. Os programas de remuneração variável são ferramentas valiosas para alinhar interesses, engajar talentos e impulsionar resultados. Mas precisamos ir além do discurso. É urgente investir em letramento financeiro para executivos, criar espaços de diálogo sobre riscos e preparar as pessoas para lidar com as incertezas do mercado.
Mais segurança jurídica para os planos de Stock Options
O STJ reconheceu oficialmente a natureza mercantil desses programas, tornando a premiação muito mais atrativa em razão da eficiência tributária. Antes disso, parte da Fazenda Nacional e da Receita Federal defendia que os lucros “embutidos” na diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício configurariam remuneração disfarçada, tributável como renda do trabalho — e não como ganho de capital.
O futuro da remuneração está na tecnologia
A transformação digital e as novas expectativas das gerações Y e Z vêm demandando evoluções nos processos do RH, incluindo na gestão salarial. Não se pode mais pautar as decisões sobre a carreira das pessoas no caso a caso e na base da discricionariedade. Ferramentas que garantam credibilidade, agilidade e transparência são essenciais para sustentar esse novo paradigma de gestão da remuneração.
Das questões que se mostravam urgentes no início do ano, poucas permaneceram em destaque sem serem atropeladas pelos desafios de negócio e pelos incêndios a serem apagados. E enquanto vemos proliferar eventos sem fim para discutir as “tendências” de gestão de RH e de remuneração, a realidade de cada empresa se impõe e exige de seus líderes cada vez mais soluções personalizadas e individualizadas. Nesse jogo, ganha quem tem visão de negócio, consistência técnica, flexibilidade e muita resiliência.
*Fernanda Abilel é professora na FGV e sócia-fundadora da How2Pay, consultoria focada no desenho de estratégias de remuneração.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
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