Ligue-se a nós

Tecnologia

Você pode ingerir agrotóxicos em alimentos que nem imagina, diz estudo

Redação Informe 360

Publicado

no

Um levantamento do relatório “Tem veneno nesse pacote”, divulgado anualmente pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) aponta para um cenário preocupante. Foram encontrados traços de agrotóxicos em biscoitos maisena, bolinhos industrializados e até mesmo alimentos congelados à base de plantas e grãos, chamados de plant based, e que supostamente são mais saudáveis.

Leia mais

  • O que são e para que servem os agrotóxicos?
  • Mistura de agrotóxicos é encontrada em água de mais de 200 cidades brasileiras
  • Quais são os riscos do uso de agrotóxicos?

Alimentos estão entre os mais consumidos pelos brasileiros

  • No total, foram analisados mais de 24 produtos de oito categorias diferentes.
  • Segundo o estudo, metade deles apresentou resíduos de agrotóxicos.
  • O principal agrotóxico encontrado foi o herbicida glifosato, o mais utilizado no mundo.
  • De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa Sobre Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), o herbicida já foi, inclusive, proibido em diversos países.
  • De acordo com o relatório, foram detectados quatro tipos diferentes de agrotóxicos nos biscoitos maisena das marcas Marilan e Triunfo.
  • Outros alimentos com traços das substâncias foram os macarrões instantâneos da marca Nissin (o famoso miojo), o bolinho Ana Maria sabor chocolate e bebidas lácteas.
  • Especialistas explicam que a farinha de trigo utilizada nos ultraprocessados contém agrotóxicos.
  • O ingrediente também está presente na massa dos empanados e no macarrão instantâneo.
  • Já o amido de milho e o açúcar são alguns dos principais ingredientes do biscoito maisena.
  • No caso dos produtos à base de plantas, como hambúrgueres sabor carne e empanado sabor frango, o congelado da Sadia apresentou dois resquícios de agrotóxicos a mais do que a mesma versão de origem animal.
  • O mesmo ocorreu com o empanado vegetal, em terceiro lugar na lista dos produtos com mais substâncias.
Farinha de trigo utilizada nos ultraprocessados contém agrotóxicos (Imagem: Billion Photos/Shutterstock)

O que dizem os citados

A reportagem com os dados foi publicada pela Folha de São Paulo. Em resposta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que alimentos industrializados não recebem aplicação direta de agrotóxicos no campo, mas podem conter resíduos decorrentes da matéria-prima utilizada. Nesses casos, são adotados os mesmos valores de limite estabelecidos para alimentos naturais, exceto nos casos de concentração ou desidratação do alimento.

Em nota, a Marilan, responsável pelo biscoito maisena, a Nissin, do miojo, a Selmi, da marca de macarrão Renata e a Bimbo, dos bolinhos Ana Maria, disseram que seguem a conformidade da Anvisa para agrotóxicos.

A Bagley, da marca Triunfo, disse ainda que todas as matérias-primas utilizadas na fabricação do biscoito não possuem “a menor possibilidade” da presença de qualquer resquício de substâncias tóxicas.

Anúncio

A Selmi e a Nissin afirmaram fazer a análise contínua e monitoramento das farinhas utilizadas na produção e que não constataram resultados não previstos em legislação.

Já a Bimbo observou que não há nenhum lote dos bolinhos Ana Maria à venda que apresente riscos à saúde e segurança do consumidor.

A JBS, companhia que controla a Seara, ressaltou que todos os produtos da marca respeitam os parâmetros tanto da Anvisa quanto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de possuir laboratório dedicado à pesquisa de contaminantes.

Por fim, a BRF, detentora da Sadia, destacou que a produção dos alimentos é fiscalizada por órgãos competentes e que os níveis apontados pelo estudo estão abaixo dos padrões previstos em legislação.

Anúncio

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) disse que estudos sobre a presença de agrotóxicos em alimentos devem ser sempre baseados em informações completas e precisas, e que o referente estudo apresenta “resultados de resíduos de agrotóxicos sem mencionar que existem limites seguros estabelecidos pela legislação sanitária”, o que pode confundir o consumidor. Segundo a entidade, as “indústrias brasileiras de alimentos trabalham com alto nível de responsabilidade em seus insumos e matérias-primas” e que “atende à legislação brasileira, assim como de 190 países para os quais exporta”.

O post Você pode ingerir agrotóxicos em alimentos que nem imagina, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

Novo robô pode deixar manutenção do carro elétrico mais barata

Redação Informe 360

Publicado

no

Quem tem carro sabe a dificuldade de encontrar um mecânico de confiança. Nada contra os profissionais que estão aí, existem ótimos no mercado. Mas essa é uma das escolhas importantes na vida de uma pessoa. Daquelas que passam de pai para filho.

A questão fica ainda mais delicada quando pensamos nos carros elétricos, que podem se tornar a maioria num futuro não tão distante assim. O motor é diferente, não tem pistão, o sistema é outro e vários dos acessórios ainda são verdadeiros desconhecidos para algumas oficinas.

Leia mais

  • Japoneses criam robô humanoide que pode dirigir carros
  • A ciência agora aposta em robôs comestíveis. Por quê?
  • Como são os robôs militares comprados (por milhões) pela Otan

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que muitos americanos estão receosos em comprar um EV pelos altos custos relacionados ao seguro e ao conserto desses veículos. Como ainda não são comuns, a mão de obra especializada costumam cobrar mais caro mesmo.

Pensando nisso, a startup Kinetic Automation, que opera no estado da Califórnia, desenvolveu um robô que promete reduzir todos esses custos.

Anúncio

Um robô-mecânico

  • O sistema robótico usa visão computacional e software de aprendizado de máquina para diagnosticar rapidamente problemas nos sistemas digitais do veículo.
  • Funciona assim: o carro de um cliente chega a uma das baias de serviço da Kinetic, onde é escaneado do para-choque ao para-lama com sensores de visão mecânica.
O sistema robótico faz uma varredura nos carros – Imagem: Divulgação/Kinetic Automation
  • Como você pode ver pela imagem, o “mecânico” conta ainda com um braço robótico que espia por cima do carro.
  • A varredura determina quais sistemas precisam ser programados com precisão ou precisam de recalibração.
  • Em seguida, o software Kinetic, conectado aos sistemas do veículo, iniciará e rastreará a conclusão dessas correções.
  • O CEO e cofundador da Kinetic, Nikhil Naikal, explica que a indústria atual é competente e está muito bem equipada para lidar com reparos físicos.
  • Mas, segundo ele, são poucos os profissionais prontos para lidar com EVs e outros veículos de ponta.
  • Porque, além da parte física, é necessário garantir que todos os sensores, softwares e computadores estejam funcionando corretamente – e isso pode ser demorado e caro.
  • Na visão dele, colocar um robô no meio do processo tende a deixar as coisas mais baratas com o tempo.

O futuro robótico já começou

A empresa construiu seus primeiros quatro centros de serviços em Las Vegas e nos condados de Orange County, San Bernardino e Riverside, na Califórnia.

Para impulsionar seu crescimento, a Kinetic levantou US$ 21 milhões em uma rodada de financiamento de risco nos últimos dias.

Os fundadores da empresa investem agora na expansão dos negócios – Imagem: Divulgação/Kinetic Automation

Um desses investidores foi a Menlo Ventures, que já colocou dinheiro na Uber, por exemplo. Um dos sócios da empresa, Shawn Carolan, disse ter feito essa aposta depois de ouvir algumas mecânicas e concessionárias.

“Eles disseram: ‘Isso reduziu o tempo do nosso ciclo em dias’. Ou ‘Devolvemos os carros aos clientes de forma mais rápida e barata’ e ‘Isso tornou minha vida muito mais fácil’”, explicou ele. “Portanto, sabíamos que isso já estava resolvendo um problema tremendo”, concluiu.

Os investidores apostam ainda que, um dia, a Kinetic também vai fornecer seus serviços para frotas de robotáxis. Isso, no entanto, vai depender de quanto tempo a Tesla vai demorar para lançar o serviço.

Até lá, a startup está focada em contratar, treinar técnicos e construir seus centros de serviços nos EUA para lidar com o crescente mercado de elétricos. Sim, o futuro robótico chegou.

Anúncio

As informações são da CNBC.

O post Novo robô pode deixar manutenção do carro elétrico mais barata apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

10 melhores filmes de terror lançados no último ano, segundo a crítica

Redação Informe 360

Publicado

no

Os filmes de terror continuam sendo um dos gêneros que mais fazem sucesso nos cinemas. Você está em busca de títulos recentes e que são interessantes para assistir? O Olhar Digital preparou uma lista com os 10 melhores lançados no último ano, segundo a crítica.

Foram vários os lançamentos de 2023, com longas de diretores estreantes, retornos de franquias clássicas e muito mais. Continue a leitura e confira os filmes.

10 melhores filmes de terror lançados em 2023, segundo a crítica

  • 10. M3GAN
  • 9 – Uma obsessão desconhecida
  • 8 – Pânico VI
  • 7 – TOC TOC TOC – Ecos do Além
  • 6 – BOOGEYMAN: Seu Medo é Real
  • 5 – O Exorcista do Papa
  • 4 – Ninguém Vai te Salvar
  • 3 – A Morte do Demônio: A Ascensão
  • 2 – Batem à Porta
  • 1 – Fale comigo

10. M3GAN

Cady é uma garota que fica órfã após perder os pais em um trágico acidente de carro. Então, ela precisa ir morar com a tia Gemma, uma famosa robocista. Para proporcionar ainda mais companhia à sobrinha, ela lhe dá de presente uma boneca robô, chamada de M3GAN.

No entanto, o terror começa na medida em que Cady e M3GAN iniciam uma amizade. Isso porque a boneca vai aprimorando ainda mais a própria inteligência, até ficar totalmente independente e resolver matar todos que ela acredita ser uma ameaça para a criança. Assim, Gemma precisa fazer de tudo para resolver essa situação.

Onde assistir? Apple TV+, Globoplay, YouTube e Google Play Filmes.

Anúncio

9 – Uma obsessão desconhecida

Estrelado por Maika Monroe, que interpreta Ruth e Jake Lacy, no papel de Harry, esse terror com toques de sci-fi vem sendo muito elogiado pela crítica. Os dois personagens viajam por uma rota de mochileiros pelo Noroeste do Pacífico. Durante a viagem, eles começam a se sentirem sozinhos. Coisas sobrenaturais começam a acontecer e a história ganha um rumo muito sombrio.

Onde assistir? streaming no Paramount+

8 – Pânico VI

O sexto filme da saga conta a história das irmãs Carpenter em Nova York, onde elas começam a ser perseguidas mais uma vez por maníacos que se vestem de Ghostface.

O longa traz cenas intensas e memoráveis de perseguição e conta com um Ghostface muito ameaçador e impiedoso.

Anúncio

Onde assistir? Paramount+, Google Play Filmes, Globo Play e Apple TV

7 – TOC TOC TOC – Ecos do Além

Dirigido pelo estreante Samuel Bodin, Toc Toc Toc traz a narrativa na qual mostra um menino que começa a escutar sussurros em volta da casa onde mora. Os pais dele o dão uma explicação na qual ele não acredita. No decorrer da história, a trama vai ganhando uma atmosfera macabra.

Onde assistir? Amazon Prime Video, Google Play Filmes, YouTube  e Apple TV.

6 – BOOGEYMAN: Seu Medo é Real

Este filme se destacou como uma excelente adaptação de Stephen King em 2023. Na trama, uma família sofre com a morte da sua matriarca. Sadie Harper (Sophie Thatcher) é uma adolescente de 16 anos que busca lidar com a perda da mãe e, ao mesmo tempo, precisa enfrentar uma criatura sádica e maligna que amedronta ela e sua irmã mais nova, Sawyer (Vivien Lyra Blair).

Anúncio

As irmãs unem forças e buscam convencer o pai, Will (Chris Messina) de que um bicho-papão está aterrorizando elas. Porém, ele não acredita nas filhas. E assim, é vivido um grande embate cheio de terror.

Onde assistir? Streaming no Star+.

5 – O Exorcista do Papa

O exorcismo sempre foi uma presença certa em grandes filmes de terror. O longa Exorcista do Papa não é diferente. Protagonizado por Russell Crowe, o filme é baseado na história real do padre italiano Gabriele Amorth, considerado o exorcista do Papa.

A trama mostra Amorth investigando a possessão de um garoto e descobrindo uma conspiração existente na Igreja Católica e que o Vaticano fez de tudo para não deixar vir à tona. Então, ele precisa agora decidir se revela ou não as suas descobertas.

Anúncio

Onde assistir? HBO Max, YouTube, Apple TV+, Amazon Prime Video e Google Play.

4 – Ninguém Vai te Salvar

Este é um dos filmes de maior sucesso no gênero Terror em 2023. O longa foi elogiado inclusive pelo cineasta Guillermo del Toro e pelo escritor Stephen King. Ninguém Vai te Salvar segue a jovem Brynn, uma menina que mora em um lugar distante, isolado da sociedade. Além disso, ela sofre com diversas crises de ansiedade.

Certo dia, ela acorda após escutar ruídos estranhos em sua casa. Assim, descobre que o seu lar foi invadido por alienígenas e agora terá que enfrentá-los se quiser sobreviver.

Onde assistir? Star+.

Anúncio

3 – A Morte do Demônio: A Ascensão

Os US$ 150 milhões de bilheteria ao redor do mundo com muitas pessoas querendo assistir A Morte do Demônio: A Ascensão mostra o quanto esse filme é um sucesso. Dirigido pelo diretor e roteirista Lee Cronin, o longa segue Beth (Lily Sullivan) em uma viagem até Los Angeles, onde vai visitar a irmã mais velha, Ellie (Alyssa Sutherland), que vive com os três filhos em um apartamento.

A visita tem como objetivo a reaproximação entre as irmãs que moram longe uma da outra. Mas, tudo isso vai por água abaixo e a história ganha uma sequência horripilante quando elas encontram um misterioso livro antigo que dá vida a demônios possuidores de carne.

Onde assistir? HBO MAX, Google Play Filmes, Amazon Prime e Apple TV.

2 – Batem à Porta

Eric (Ben Aldrige) e Andrew (Jonathan Groff) passam férias com a filha Wen (Kristen Cui) em uma cabana isolada no campo. Durante uma brincadeira na floresta, Wen conhece o educado Leonard (Dave Bautista). No entanto, ele acaba tirando a paz da família quando, junto de três homens armados (Rupert Grint, Nikki Amuka-Bird e Abby Quinn), invadem a cabana e pegam a família inteira como refém.

Anúncio

Mas ao contrário de um roubo, eles, na verdade, dizem à família que vão sacrificá-los para evitar o iminente apocalipse. Agora, Eric e Andrew, junto com a filha, precisam achar formas de sobreviver enquanto se questionam se a história de salvar o mundo é real ou se Leonard e os seus companheiros são membros de um culto insano.

Onde assistir? Globo Play, YouTube, Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play Filmes.

1 – Fale comigo

Outra produção excepcional e aclamada pela crítica é o filme Fale Comigo. Com direção dos australianos Danny e Michael Philippou, o longa foi produzido pela A24. A trama acompanha um grupos de amigos que acha uma mão embalsamada. Por meio dela, é possível conjurar espíritos. Para conseguir, eles devem acender uma vela, segurar um na mão do outro e dizer “fale comigo!”.

A princípio, tudo era uma brincadeira, mas um dos membros do grupo quebra uma regra importante: não passar do tempo máximo que a conversa poderia ter. Assim, os espíritos malignos começam a assombrá-los.

Anúncio

Onde assistir? Amazon Prime Video, Google Play Filmes, Apple TV+ e YouTube.

O post 10 melhores filmes de terror lançados no último ano, segundo a crítica apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

O que é a leptospirose e o que ela faz com humanos?

Redação Informe 360

Publicado

no

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira, que afeta tanto humanos quanto animais. A infecção ocorre, principalmente, por meio do contato com água ou solo contaminado pela urina de animais infectados, como ratos. Em regiões tropicais e subtropicais, onde a incidência de chuvas é alta, a leptospirose se torna um problema de saúde pública devido às enchentes que facilitam a disseminação das bactérias.

Leia também:

  • Como diferenciar sintomas da dengue e leptospirose?
  • Entenda riscos da leptospirose e como se prevenir em enchentes
  • Segredos da longevidade são descobertos no sangue dos centenários

O que é a leptospirose e como ocorre a infecção

A Leptospira penetra no organismo humano através de mucosas (como os olhos e boca) ou pele lesionada. Uma vez no corpo, a bactéria se espalha rapidamente pela corrente sanguínea, alcançando diversos órgãos, como fígado, rins, pulmões e até o sistema nervoso central. O período de incubação da doença varia de 2 a 30 dias, sendo em média de 7 a 14 dias após a exposição inicial.

homem andando em Porto Alegre limpando ruas após enchente
Imagem Shutterstock

Sintomas e complicações da leptospirose

A leptospirose pode apresentar uma ampla gama de sintomas, que muitas vezes são confundidos com outras doenças, como gripe, dengue e hepatite. Os sintomas iniciais incluem febre alta, dor de cabeça intensa, calafrios, dores musculares, vômitos e diarreia. Em alguns casos, a doença pode evoluir para formas mais graves, como a síndrome de Weil, que se caracteriza por icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiência renal e hemorragias.

Entre as complicações mais sérias da leptospirose estão a meningite (inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal), insuficiência hepática e respiratória. Em casos extremos, a doença pode levar ao óbito se não tratada adequadamente. A letalidade da leptospirose varia de 5% a 40% nos casos graves, destacando a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da leptospirose é feito através de exames laboratoriais que detectam a presença da bactéria ou de anticorpos específicos no sangue. Os métodos mais comuns incluem o teste de microaglutinação (MAT) e a PCR (reação em cadeia da polimerase), que identifica o material genético da bactéria. No entanto, o diagnóstico clínico é desafiador devido à semelhança dos sintomas com outras doenças.

Anúncio
Imagem: Medicina Atual/Reprodução

O tratamento da leptospirose envolve o uso de antibióticos, como a penicilina, doxiciclina ou ceftriaxona, que são mais eficazes quando administrados nas fases iniciais da doença. Nos casos graves, pode ser necessário suporte hospitalar com internação em unidades de terapia intensiva (UTI), onde o paciente pode receber cuidados intensivos, como diálise para insuficiência renal e ventilação mecânica para problemas respiratórios.

Como se prevenir contra a leptospirose

A prevenção da leptospirose é fundamental, especialmente em áreas de risco. Medidas preventivas incluem evitar o contato com água e solo possivelmente contaminados, utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) ao lidar com situações de risco, como enchentes e esgotos, e controlar a população de roedores, principais transmissores da doença. Em situações de enchentes, é recomendável não caminhar descalço em áreas alagadas e consumir somente água tratada.

Além disso, campanhas de conscientização sobre a importância da higiene e saneamento básico são essenciais para reduzir a incidência da leptospirose. Manter ambientes limpos, armazenar alimentos de forma adequada e descartar lixo corretamente são práticas que ajudam a minimizar a proliferação de roedores e, consequentemente, a disseminação da doença.

A leptospirose é uma doença séria que pode ter consequências graves para a saúde humana. A conscientização sobre os modos de transmissão, sintomas e medidas preventivas é crucial para evitar surtos e proteger a população. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são determinantes para a recuperação dos pacientes e a redução da mortalidade associada à doença.

O post O que é a leptospirose e o que ela faz com humanos? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Anúncio

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta