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Não compre um carro elétrico antes de considerar estes 5 aspectos

Redação Informe 360

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A transição para veículos elétricos está se tornando cada vez mais atraente para os consumidores conscientes do meio ambiente e economicamente conscientes. No entanto, antes de tomar a decisão de comprar um carro elétrico, é crucial avaliar diversos aspectos para garantir que a transição seja suave e eficiente. Confira 5 aspectos essenciais ante de realizar a compra.

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Autonomia da bateria

Um dos principais pontos a serem considerados ao comprar um carro elétrico é a autonomia da bateria. Embora muitos modelos tenham alcançado avanços significativos nessa área, é crucial entender que a autonomia real pode variar com base em diversos fatores.

A autonomia de um veículo elétrico depende de elementos como temperatura ambiente, estilo de direção, velocidade média e uso de dispositivos eletrônicos a bordo. Além disso, ao longo do tempo, a capacidade da bateria pode diminuir gradualmente.

Antes de decidir, é fundamental avaliar suas necessidades diárias de deslocamento. Se você geralmente realiza viagens curtas e tem fácil acesso a estações de carregamento, um carro elétrico pode ser uma escolha ideal. No entanto, se suas rotas são mais longas e a infraestrutura de carregamento ainda é limitada em sua região, talvez seja necessário considerar um híbrido ou um veículo a combustão.

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Infraestrutura de carregamento

Deve-se avaliar a estrutura para comprar um carro elétrico

A infraestrutura de carregamento é um fator crítico para se avaliar se deve ou não comprar um carro elétrico. Antes de fazer a transição, é essencial verificar a disponibilidade de estações de carregamento em sua área e ao longo das rotas que você costuma percorrer.

Os carregadores domésticos são uma opção, mas a velocidade de carga pode ser um ponto a ser considerado. Se você precisar carregar rapidamente em viagens mais longas, é vital conhecer a localização e a capacidade dos carregadores rápidos disponíveis.

Além disso, considere a infraestrutura em crescimento. No Brasil há uma variação muito grande de infraestrutura dependendo de local para local, ao ponto que levar em conta o crescimento e expansão da região na qual você se encontra pode fazer uma grande diferença. Pesquise e planeje conforme suas necessidades individuais para garantir que você não fique preso em situações em que não há opções de recarga disponíveis após comprar um carro elétrico.

Custo além do preço de comprar um carro elétrico

Embora o custo inicial de compra de um carro elétrico ainda seja um fator significativo, é fundamental olhar para o custo total de propriedade ao longo do tempo. Os veículos elétricos têm custos operacionais e de manutenção diferentes dos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Os carros elétricos geralmente têm menos peças móveis e exigem menos manutenção regular, o que pode resultar em economias a longo prazo. No entanto, as baterias, que são um componente caro, podem exigir substituição ao longo do tempo, dependendo do modelo e da tecnologia empregada.

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Considere também os valores relacionados a impostos e pagamento de taxas anuais relacionadas ao carro, que varia conforme cada modelo, marca e ano. Isso pode influenciar significativamente o custo total de propriedade e tornar a escolha de comprar um carro elétrico mais vantajosa.

Manutenção especializada

Funcionário montando minicarro elétrico boliviano
(Imagem: The Wall Street Journal)

Os carros elétricos têm sistemas e componentes diferentes dos veículos tradicionais, o que significa que a manutenção pode exigir conhecimentos técnicos específicos. Antes de decidir pela compra de um carro elétrico, verifique a disponibilidade de oficinas especializadas em veículos elétricos em sua área.

Embora a manutenção regular seja geralmente menor, é importante garantir que haja suporte técnico quando necessário. Informe-se sobre a disponibilidade de peças de reposição e custos associados, pois dado a baixa quantidade de modelos similares, isso pode vir a ser bem custoso. Algumas montadoras oferecem garantias estendidas para baterias, o que pode ser um fator tranquilizador na escolha do modelo.

Além disso, considere a facilidade de acesso ao suporte ao cliente e a disponibilidade de atualizações de software. Como a tecnologia em carros elétricos está em constante evolução, é crucial manter o software atualizado para garantir a eficiência e a segurança do veículo.

Sustentabilidade da fonte de energia

Um dos argumentos centrais para se comprar um carro elétrico é a redução das emissões de gases de efeito estufa. No entanto, é essencial considerar a fonte de energia utilizada para gerar eletricidade em sua região.

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Se a eletricidade é gerada predominantemente a partir de fontes renováveis, como solar, eólica ou hidrelétrica, os benefícios ambientais são mais evidentes. No entanto, em regiões onde a matriz energética é baseada em combustíveis fósseis, os benefícios podem ser mitigados.

Ao avaliar a sustentabilidade de um carro elétrico, considere pesquisar a fonte de energia predominante em sua área. Algumas concessionárias e governos fornecem informações sobre a pegada de carbono associada à eletricidade local, o que pode influenciar sua decisão de compra.

Em conclusão, a transição para um carro elétrico pode ser uma escolha emocionante e sustentável, mas requer uma avaliação cuidadosa de diversos fatores. A autonomia da bateria, a infraestrutura de carregamento, o custo total de propriedade, a manutenção especializada e a sustentabilidade da fonte de energia são aspectos cruciais a serem considerados antes de tomar uma decisão informada.

Certifique-se de pesquisar e comparar modelos, levando em consideração suas necessidades individuais e o cenário específico de sua região. Com uma compreensão aprofundada desses aspectos, você estará mais bem preparado para aproveitar os benefícios de comprar um carro elétrico.

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OpenAI anuncia plataforma para competir com o LinkedIn

Redação Informe 360

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A OpenAI revelou estar desenvolvendo a OpenAI Jobs Platform, um serviço de contratação baseado em inteligência artificial que promete conectar empresas e trabalhadores de forma mais precisa. O lançamento está previsto para meados de 2026, segundo a empresa.

Fidji Simo, CEO de Aplicativos da OpenAI, afirmou em um post de blog que a plataforma usará IA para “encontrar a combinação perfeita entre o que as empresas precisam e o que os trabalhadores podem oferecer”.

O foco inicial será atender pequenas empresas e governos locais em busca de talentos especializados em IA.

Serviço da OpenAI disputará espaço com o LinkedIn e trará certificações para preparar milhões de trabalhadores – Imagem: Primakov/Shutterstock

LinkedIn ganha concorrência

  • A iniciativa coloca a OpenAI em rota de colisão com o LinkedIn, controlado pela Microsoft, que também é a principal financiadora da criadora do ChatGPT.
  • O LinkedIn já vem adicionando recursos de IA para melhorar a conexão entre candidatos e vagas.
  • Além da plataforma de empregos, a OpenAI planeja expandir suas ofertas com certificações por meio da OpenAI Academy, lançada em 2023.
  • A empresa pretende iniciar o programa de certificações em 2025, em parceria com grandes empregadores como o Walmart, e certificar 10 milhões de americanos até 2030.

Leia mais:

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  • OpenAI terá um escritório na Índia – segundo maior mercado do ChatGPT
Logo da OpenAI exibido em um smartphone que está na horizontal
OpenAI prepara serviço para conectar talentos a empresas com auxílio de IA (Imagem: Vitor Miranda/Shutterstock)

IA no mercado de trabalho: ameaça ou aliada?

A novidade chega em meio a debates sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. Executivos do setor, como Dario Amodei, da Anthropic, já alertaram que até metade dos empregos de nível básico de colarinho branco pode desaparecer até 2030.

Simo reconheceu o risco, mas afirmou que a OpenAI quer ajudar trabalhadores a se adaptarem ao novo cenário, oferecendo treinamento e oportunidades em setores em transformação.

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LinkedIn também vem apostando em IA para melhorar a conexão entre vagas de emprego e candidatos – Imagem: Dennis Diatel/Shutterstock.

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Tecnologia

Justiça atende Novo Nordisk e prorroga patente da liraglutida

Redação Informe 360

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A Justiça Federal em Brasília (DF) acatou um pedido da Novo Nordisk para ampliar a patente da liraglutida, princípio ativo dos medicamentos Victoza e Saxenda — canetas usadas por pacientes com diabetes e também com fins de emagrecimento. A decisão, da qual ainda cabe recurso, estende o período de exclusividade em oito anos, cinco meses e um dia, valendo até 2033

A decisão, no entanto, não impede a venda de outros produtos com a mesma formulação, como as canetas Olire e Lirux, lançadas pela farmacêutica EMS em agosto — as primeiras concorrentes da Novo Nordisk no Brasil, como informou o Olhar Digital.

novo nordisk
Farmacêutica também tenta estender validade de patente do princípio ativo usado no Ozempic (Imagem: Victor Golmer/iStock)

Segundo a farmacêutica, a sentença reconhece que a demora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para conceder a patente, de 13 anos, foi “desproporcional e injustificada” e abre “precedente relevante para a discussão sobre segurança jurídica e o ambiente de inovação no Brasil”.

Divergência jurídica

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o dispositivo legal que prorrogava automaticamente o prazo de vigência de patentes, atualmente em 20 anos. No entanto, para a Justiça do DF, a mesma decisão do STF abre caminho para que o Poder Judiciário intervenha em casos de atraso injustificado, como defende a Novo Nordisk.

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A Novo Nordisk acredita que a decisão mais recente pode favorecer o processo de patente da semaglutida, princípio ativo de Ozempic, Rybelsus e Wegovy, que também esperou mais de 13 anos pela análise do INPI. O prazo do registro expira em março de 2026.

“Um ambiente de previsibilidade é fundamental não apenas para a indústria farmacêutica, mas para todo o ecossistema de inovação do país. Sem a garantia de que o direito à patente será respeitado e o exame ocorrerá em um prazo razoável, o Brasil corre o risco de ficar para trás no acesso a novas tecnologias em saúde”, disse Ana Miriam Dias, diretora jurídica da Novo Nordisk no Brasil.

canetas emagrecedoras
Medicamentos fabricados à base de liraglutida pela farmacêutica ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue (Imagem: Douglas Cliff/iStock)

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  • Ozempic e Mounjaro: benefícios vão além da perda de peso, segundo estudo
  • Seu intestino pode ser capaz de “imitar” efeito do Ozempic
  • Estudo: Wegovy vai melhor que Mounjaro na proteção do coração

Para que serve a liraglutida?

  • Os medicamentos fabricados à base de liraglutida pela farmacêutica ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, simulando o hormônio natural chamado GLP-1;
  • No caso da Saxenda, a caneta age nos receptores do cérebro que controlam o apetite, causando sensação de saciedade e menos fome;
  • Já a Victoza é indicada para tratar diabetes mellitus tipo 2, ajudando a controlar a glicemia somente quando o nível de açúcar no sangue estiver elevado. A caneta também reduz a velocidade de passagem da comida pelo estômago, com efeitos que duram até 24 horas;
  • No Brasil, a EMS foi a primeira farmacêutica nacional a obter licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar produtos à base de liraglutida;
  • A caneta Lirux é indicada para adultos, adolescentes e crianças a partir dos dez anos com diabetes tipo 2 que não conseguem controlar o diabetes apenas com dieta e exercícios;
  • Já o Olire é indicado para tratar sobrepeso e obesidade de pacientes acima de 12 anos.
ozempic
EMS lançou canetas emagrecedoras em agosto para concorrer com produtos da Nova Nordisk (Imagem: Carolina Rudah/iStock)

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SpaceX dá mais um passo para lançar até 120 voos por ano na Flórida

Redação Informe 360

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A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos concluiu a revisão ambiental do pedido da SpaceX para dobrar o número de lançamentos do Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Os reguladores aprovaram a ampliação do número de voos de 50 para até 120 por ano.

Eles avaliaram que as mudanças “não impactariam significativamente a qualidade do ambiente humano”, segundo o Tech Crunch. O plano também incluiu a construção de uma nova zona de pouso para receber até 34 propulsores por ano — a maioria sendo partes reutilizáveis do foguete.

Foguete Falcon 9 lança 24 satélites de internet da Amazon da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

Essa é apenas mais uma etapa do processo que dará permissão, de fato, para ampliar as operações da empresa de Elon Musk. A empresa ainda depende da atualização de licença emitida pela FAA e aprovação do Departamento da Força Aérea para as mudanças, já que a plataforma de lançamento fica em propriedade da Força Espacial.

O que diz a revisão

  • Os reguladores aprovaram a emissão de licenças ambientais para garantir segurança durante as obras, o que inclui o uso de iluminação adequada para tartarugas marinhas à noite e a realização de pesquisas pré-construção sobre as populações de gaios-da-Flórida e cobras-índigo-orientais para garantir a proteção da vida selvagem;
  • Além disso, na avaliação da FAA, é altamente improvável que águas residuais industriais — especialmente os enormes volumes de água descarregados pelo sistema de dilúvio durante o lançamento — sejam despejados em águas próximas;
  • Esse tem sido um ponto controverso ao longo do processo: no Texas (EUA), ambientalistas processaram órgãos reguladores de locais próximos à Starbase no Estado por permitir que a empresa espacial descarregasse águas residuais industriais da plataforma.
Foguete Falcon 9, da SpaceX, na ocasião do lançamento da missão Ax-4, da Axiom Space
Falcon 9 tem 70 metros de altura e pode ser usado em missões interplanetárias (Imagem: SpaceX)

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Musk quer mais para a SpaceX

A SpaceX é atualmente a empresa que mais lança foguetes no mundo, atendendo desde clientes comerciais até o Departamento de Defesa dos EUA e a sua própria rede de satélites de internet Starlink. E a tendência é que a lista continue crescendo.

Agora, a empresa tem planos de expandir sua presença na Costa Oeste, lançando até 100 foguetes Falcon por ano a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Futuramente, a Starship também pode ser usada em missões na Lua e em Marte, com lançamentos tanto no Texas quanto na Flórida.

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A Starship é a nave espacial mais potente em operação, construída com um sistema totalmente reutilizável. Com 123 metros de altura, o foguete tem capacidade de carga de 150 toneladas. E foi projetado para transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.

starlink
Bases de lançamento são usadas para enviar satélites da Starlink (Imagem: Reprodução/SpaceX)

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