Tecnologia
Moscas podem cavar até 2 metros em busca de cadáveres

Os animais desenvolveram uma série de capacidades ao longo dos séculos para conseguir se alimentar. Um dos exemplos mais incríveis é o da mosca. Este pequeno inseto é capaz de cavar até 2 metros de profundidade e até entrar em caixões para comer e colocar ovos nos cadáveres.
Leia mais
- Conheça a empresa que cria milhões de insetos com ajuda da IA
- Cidade da Índia sofre com verdadeiro “tornado de mosquitos”; veja
- Mosquitos machos podem ter se alimentado de sangue no passado

“Mestras da infiltração”
- A espécie mosca-do-caixão (Conicera tibialis) é a responsável por tamanho feito.
- As fêmeas são consideradas verdadeiras “mestras da infiltração” e conseguem buscar corpos enterrados tão fundo.
- Relatos históricos dão conta que cadáveres enterrados por até 18 anos já mostraram sinais de atividade dos animais quando foram exumados.
- Além disso, restos desta espécie foram encontrados em túmulos dos tempos do Império Romano.

Moscas podem farejar um cadáver a até sete quilômetros de distância
Especialistas explicam que o corpo de qualquer animal morto, quando deixado ao ar livre, se decompõe de maneira previsível na natureza. Neste cenário, diversas criaturas necrófagas, ou seja, que se alimentam de cadáveres, sentem o cheiro e iniciam a caçada em busca de comida. As moscas, no entanto, costumam vencer esta corrida.
Em entrevista ao IFLScience, a Curadora Sênior de Diptera (ordem de insetos que inclui as moscas e os pernilongos) no Museu de História Natural de Londres, Erica McAlister, afirma que as moscas conseguem farejar um cadáver a até sete quilômetros de distância em caso de condições de vento favoráveis. Nem mesmo corpos enterrados escapam.
A primeira espécie a aparecer é a das moscas-varejeiras (Calliphoridae), seguidas, em geral, pelas moscas-domésticas (Musca domestica) e moscas-da-carne (Sarcophagidae), com a probabilidade de alguns besouros e mariposas, talvez percevejos. Por fim, há algumas espécies que preferem ossos e pele, e que acabam chegando por último.
O post Moscas podem cavar até 2 metros em busca de cadáveres apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Roblox entra na mira da Austrália por conteúdo impróprio a crianças

A Justiça e órgãos reguladores da Austrália passaram a pressionar a plataforma de jogos Roblox após a divulgação de relatos envolvendo aliciamento de crianças e a circulação de conteúdos considerados inadequados para menores. A iniciativa partiu da ministra das Comunicações, Anika Wells, que solicitou explicações formais da empresa e pediu a revisão da classificação indicativa PG atribuída ao serviço.
O caso ganhou força depois de reportagens indicarem que crianças conseguem acessar ambientes destinados a adultos dentro da plataforma, com presença de conteúdo sexual explícito e referências a automutilação. Diante disso, Wells afirmou estar “alarmada” e requisitou uma análise da classificação etária ao Australian Classification Board, além de buscar medidas adicionais para regular serviços do tipo. As informações são do Guardian Australia.
A classificação PG significa Parental Guidance, ou orientação dos pais, e indica que o conteúdo é considerado adequado para crianças, mas pode conter elementos que exigem acompanhamento ou supervisão de adultos. A ministra pediu que o conselho avalie se essa classificação ainda é apropriada diante das denúncias envolvendo o uso da plataforma por menores.

Pressão do governo e atuação da eSafety
A comissária de eSafety, Julie Inman Grant, também entrou em contato com o Roblox. Segundo o órgão, a intenção é testar na prática as promessas feitas pela empresa para proteger menores, como tornar contas de usuários abaixo de 16 anos privadas por padrão, desativar ou restringir chats e impedir o contato de adultos com crianças.
Em comunicado, Inman Grant afirmou que há preocupação contínua com relatos de exploração infantil e exposição a material prejudicial dentro do serviço. Após essa fase de verificação, a eSafety indicou que pode adotar medidas adicionais com base no Online Safety Act.
A pressão aumentou após uma reportagem publicada em novembro pelo Guardian Australia. O veículo relatou que, ao jogar como uma menina de oito anos durante uma semana, a repórter foi exposta a assédio sexual virtual, violência, cyberbullying e outras situações extremas, mesmo com controles parentais ativados.
Leia mais:
- Tudo o que você precisa saber sobre Roblox
- Roblox: como ver se dados foram vazados e se proteger
- Como criar um jogo no Roblox
Resposta do Roblox e questionamentos sobre classificação
A ministra Anika Wells enviou uma carta solicitando uma reunião urgente com o Roblox. No documento, ela citou não apenas o conteúdo gráfico e sexual, mas também denúncias de predadores que abordam e aliciam crianças dentro da plataforma. A ministra mencionou ainda acusações contra um homem de Queensland suspeito de aliciar centenas de menores em serviços como Roblox, Fortnite e Snapchat.

Até o momento, segundo o Guardian Australia, o Roblox não respondeu diretamente à carta. Em nota divulgada já na terça-feira na Austrália, um porta-voz da empresa afirmou que a plataforma está comprometida com a segurança dos usuários, destacando a implementação recente de sistemas de verificação de idade e a cooperação com autoridades australianas.
Wells ressaltou que, embora a empresa já tenha trabalhado com a eSafety em medidas adicionais, os problemas continuam sendo relatados. Para a ministra, a situação é “insustentável” e motivo de preocupação para pais e responsáveis em todo o país.
O post Roblox entra na mira da Austrália por conteúdo impróprio a crianças apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Agora você vai poder gravar selfie para recuperar sua conta do Google
O Google lançou uma ferramenta no Brasil chamada recuperação por vídeo selfie nesta segunda-feira (09). Ela foi projetada para facilitar o acesso de usuários às suas contas Google caso eles percam o celular ou esqueçam a senha.
O Brasil é um dos primeiros países onde o Google vai testar essa nova funcionalidade, informou a empresa.
Google lança recuperação por vídeo selfie no Brasil
Confira a abaixo o que você precisa saber sobre a nova ferramenta de segurança do Google no Brasil:
O que é e para que serve?
Normalmente, recuperar uma conta do Google pode ser difícil se você não estiver com o seu celular em mãos (porque perdeu ele ou porque alguém o roubou). A vídeo selfie surge como uma “rede de segurança” para que você possa provar quem você é apenas usando o seu rosto, sem depender de um aparelho específico.
Como funciona o processo?
O sistema funciona em duas etapas principais:
- Cadastro Prévio (obrigatório): Você não pode usar esse recurso apenas quando o problema acontece; é preciso se cadastrar com antecedência. Isso é feito nas configurações de “Segurança e Login” da sua Conta do Google e leva menos de um minuto, segundo a empresa;
- No momento da recuperação: Se você perder o acesso à sua conta do Google por algum motivo, poderá escolher a opção de vídeo selfie. O sistema pedirá que você grave um vídeo curto fazendo movimentos simples, como virar a cabeça.
O Google utiliza tecnologia avançada para garantir a segurança do processo. Por exemplo:
- Verificação de identidade: O sistema compara o vídeo novo com a referência que você cadastrou antes;
- Proteção contra fraudes: A tecnologia consegue identificar se é uma pessoa real presente no momento, impedindo que criminosos usem fotos paradas ou vídeos falsos (deepfakes) para invadir sua conta;
- Privacidade: O usuário tem controle total e pode excluir o vídeo cadastrado nas configurações da conta a qualquer momento.
Quem pode usar?
- O recurso está disponível para Contas do Google pessoais.
- Não está disponível, por enquanto, para contas de crianças supervisionadas, contas de empresas ou usuários do Programa de Proteção Avançada.
Este novo método se soma a outras ferramentas já existentes, como as chaves de acesso (biometria e PIN) e os contatos de recuperação (amigos ou familiares que ajudam você a voltar para sua conta). A novidade começa a ser liberada gradualmente para os usuários brasileiros nesta segunda.
O post Agora você vai poder gravar selfie para recuperar sua conta do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6948 (sábado, 07/02)
O sorteio do concurso 6948 da Quina aconteceu na noite deste sábado (7), às 21h. O prêmio desta loteria estava estimado em R$ 12 milhões.
Os números sorteados da Quina 6948 foram: 03 – 21 – 32 – 46 – 57
Resultado da Quina 6948
Confira os números sorteados da Quina de hoje e descubra se o prêmio milionário acumulou ou se teve ganhadores. Em seguida, explore os últimos resultados e as informações sobre o próximo sorteio.
Qual é o último resultado da Quina?
O resultado da Quina 6947 de sexta-feira (6) é: 06 – 30 – 52 – 60 – 79.
Quando é o próximo sorteio da Quina?
O próximo sorteio é o 6949 e ele acontece na segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026.
Leia mais:
- Como ganhar dinheiro online com estas 7 dicas
- 5 sites para escolher números para Mega Sena
- Como apostar na loteria europeia que paga milhões de euros
Últimos resultados da Quina
Os dez últimos resultados dos sorteios da Quina foram:
- Quina 6947 (06/02/2026): 06 – 30 – 52 – 60 – 79
- Quina 6946 (05/02/2026): 01 – 48 – 53 – 75 – 80
- Quina 6945 (04/02/2026): 33 – 61 – 66 – 68 – 70
- Quina 6944 (03/02/2026): 02 – 08 – 30 – 56 – 61
- Quina 6943 (02/02/2026): 22 – 23 – 35 – 40 – 44
- Quina 6942 (31/01/2026): 16 – 33 – 34 – 50 – 71
- Quina 6941 (30/01/2026): 12 – 32 – 34 – 57 – 64
- Quina 6940 (29/01/2026): 24 – 53 – 66 – 73 – 77
- Quina 6939 (28/01/2026): 10 – 26 – 27 – 55 – 73
- Quina 6938 (27/01/2026): 03 – 04 – 21 – 32 – 52
Como resgatar o prêmio da Quina
Ao ganhar na Quina, o processo de resgate do seu prêmio é simples e se diferencia principalmente pelo valor a ser recebido. Você tem a opção de fazer o resgate em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa.
Veja como funciona:
- Para prêmios brutos de até R$ 2.428,79: você pode receber seu prêmio em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa. Aqui, os ganhadores que apostaram online também podem resgatar o prêmio via transferência ao Mercado Pago.
- Para prêmios brutos a partir de R$ 2.428,80: o pagamento é realizado somente nas agências da Caixa. Será necessário apresentar seu comprovante de identidade original com CPF e o recibo de aposta original e premiado.
- Para prêmios de R$ 10.000,00 ou mais: esses valores são pagos em até dois dias úteis. O prazo começa a contar a partir da apresentação em uma Agência da Caixa.
Quais os dias de sorteio da Quina?
Os sorteios da Quina acontecem 6 vezes por semana. Eles ocorrem de segunda a sábado.
Qual o horário do sorteio da Quina?
O sorteio ocorre às 21h (horário de Brasília).
Onde assistir ao sorteio ao vivo da Quina?
O sorteio é transmitido pela RedeTV! online e também na TV e pelo perfil da Caixa no YouTube e Facebook.
Como jogar na Quina?
A aposta simples consiste em marcar 5 números entre os 80 disponíveis.
Até que horas é possível apostar na Quina?
As apostas poderão ser feitas até as 20h do mesmo dia do sorteio.
Com quantos números se ganha na Quina?
O apostador leva prêmio em dinheiro se acerta a partir de 2 números (duque). Ele também ganha com 3 números (terno), 4 números (quadra) e 5 números sorteados.
Quantos números posso escolher para apostar na Quina?
No volante, seja em papel ou digital, há 80 números disponíveis. A menor aposta possível é escolher 5 números e custa R$ 3. Quanto mais números você escolher, maior será sua chance de ganhar.
Quer saber resultados de todas as loterias? Clique aqui!
O post Resultado da Quina de hoje: veja números e ganhadores do concurso 6948 (sábado, 07/02) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico

Saúde1 semana atrásCura do Parkinson? Estudo cria tratamento que reduz dano às células cerebrais

Saúde1 semana atrásRaposas-Voadoras: saiba mais sobre a espécie que porta o vírus Nipah

Tecnologia1 semana atrásUS$ 100 bilhões da Nvidia na OpenAI: CEO joga um balde de água fria no acordo
- Negócios1 semana atrás
Trabalhe de Casa ou de Qualquer Lugar: As Melhores Empresas e Carreiras para Vagas Remotas

Tecnologia1 semana atrásCidade baiana vira destaque como “Vale do Silício” dos elétricos

Negócios5 dias atrásSob Nova Direção: Os 5 Maiores Desafios Do CEO Josh D’Amaro Na Disney

Saúde1 semana atrásO ‘pulmão artificial’ que manteve paciente vivo por dias até transplante

Tecnologia5 dias atrásAnthropic prepara lançamento do Claude Sonnet 5
























