Tecnologia
Mistério: sumiço de ossos em tumba de 5,5 mil anos na Suécia intriga arqueólogos
Pesquisadores tentam desvendar o sumiço de alguns ossos em uma das tumbas mais antigas da Suécia. O local fica perto da cidade de Falköping, serviu como túmulo há 5,5 mil anos e permaneceu intocado desde a Idade da Pedra. Por isso, os arqueólogos ficaram surpresos quando notaram a falta de crânios e outros ossos.
Leia mais
- Túmulo ‘perdido’ da Idade do Bronze é redescoberto na Irlanda
- Família de Alexandre, o Grande, é identificada em tumba na Grécia
- Tumbas, esqueletos e objetos do Egito Antigo encontrados em escavações
Onde foram parar os ossos?
- As escavações ocorreram no ano passado e foram conduzidas por especialistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e da Universidade de Kiel, na Alemanha.
- Os especialistas acreditam que os crânios e outros ossos faltantes podem ter sido removidos do túmulo em rituais funerários.
- No entanto, não há qualquer evidência que apoie esta teoria.
- O estudo foi publicado no Journal of Neolithic Archaeology.
- As informações são da ScienceAlert.
Um dos túmulos mais antigos da Escandinávia
Uma análise do material encontrado na tumba revelou que o local contém ossos das mãos e dos pés, além de fragmentos de ossadas das costelas e dentes. Mas quase não existem crânios ou ossos maiores, como os da coxa e do braço, no local.
Essa descoberta intrigou os pesquisadores, uma vez que em túmulos do período Neolítico costumam estar ausentes apenas os ossos menores.
De acordo com os arqueólogos, faltam restos mortais de pelo menos doze pessoas, incluindo crianças e idosos. Não foram identificadas lesões nas pessoas enterradas, o que descarta que elas tenham sido assassinadas.
O motivo da ausência dos ossos ainda é um mistério. Não se sabe nem mesmo se os esqueletos foram enterrados completos.
Crânios e ossos grandes estão desaparecidos e podem ter sido removidos da sepultura. Não sabemos se isso tem a ver com rituais funerários ou o que está por trás disso.
Karl-Göran Sjögren, arqueólogo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia
Uma análise de DNA será feita para averiguar a possibilidade de uma doença ter sido responsável pelas mortes. Os pesquisadores acreditam que as pessoas ali enterradas viveram da agricultura. A prática agrícola chegou a Falbygden por volta de 4 mil a.C., ou seja, cerca de 500 anos antes de o túmulo em Tiarp ser construído.
A tumba também tem outra particularidade. Ela foi construída com uma pequena saliência em cada extremidade. Esta é a sepultura mais antiga da região e uma das mais antigas da Suécia e de toda a Escandinávia. Por isso, os estudiosos querem continuar pesquisando o local em busca de novos mistérios a serem desvendados.
O post Mistério: sumiço de ossos em tumba de 5,5 mil anos na Suécia intriga arqueólogos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Tecnologia
Anéis inteligentes da Oura vão dizer se você está doente
Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas de dispositivos vestíveis tentaram detectar sinais iniciais da doença e, agora, a Oura lança, oficialmente, um recurso que pode identificar indícios de doenças respiratórias, segundo o The Verge.
Chamado Symptom Radar, o recurso não faz diagnósticos, mas atua como um “alerta de doença“, sinalizando mudanças fisiológicas que podem indicar o início de uma condição respiratória.
Como o recurso da Oura deve funcionar
- O Symptom Radar analisa métricas, como frequência cardíaca em repouso, variabilidade da frequência cardíaca, temperatura e frequência respiratória, para detectar alterações em relação aos padrões normais;
- Quando os usuários sincronizam seus dados pela manhã, o app informa se há sinais de esforço relacionado a sintomas respiratórios;
- No caso de sinais menores ou maiores, o aplicativo da Oura fará a recomendação de ativar o Modo de Repouso e priorizar o descanso.
Leia mais:
- Anel para medir estresse deixa usuários… estressados; entenda
- Oura Ring: o que é e para que serve o anel inteligente?
- Samsung deve produzir 400 mil unidades do Galaxy Ring para o lançamento
Lançado inicialmente como recurso beta em abril, o Symptom Radar foi aprimorado com base em conjunto maior de dados, mas o algoritmo ainda não é 100% preciso, com possibilidade de falsos positivos e negativos. A versão final incluirá gráfico histórico para que os usuários possam monitorar sua saúde ao longo do tempo e entender melhor sua recuperação de doenças.
O Symptom Radar estará disponível para todos os usuários do Oura Ring Gen 3 e Gen 4 a partir de 11 de dezembro.
O post Anéis inteligentes da Oura vão dizer se você está doente apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
6 dicas de como encontrar concursos abertos mais facilmente
Seja pelos bons salários oferecidos, pela estabilidade financeira ou pelas bonificações, os cargos públicos sempre foram bastante disputados e uma ótima opção para diversas pessoas. Para isso, cada vez mais jovens decidem prestar concursos públicos, o que demanda tempo e dedicação.
Justamente pela quantidade de benefícios que oferece, quem pretende se tornar um funcionário público precisa ficar atento a diversos fatores, como ao que está acontecendo na atualidade, além de saber exatamente quando as inscrições para as provas e as avaliações devem acontecer. Felizmente, a tecnologia está aí para ajudar nessa questão.
Leia mais:
- 5 aplicativos e sites para te ajudar a passar no vestibular
- Dia do Estudante: confira 5 sites para estudar de graça
- Como aprender inglês e outros idiomas sozinho com ChatGPT
Existem diversos sites de concursos, portais oficiais e até a possibilidade de configurar alertas na seção de notícias do Google, para que sempre chegue até os concurseiros informações importantes sobre quais os editais estão abertos ou prestes a abrir. Veja abaixo algumas dicas de como encontrar concursos públicos abertos mais facilmente.
6 dicas de como encontrar concursos abertos mais facilmente
1. PCI Concursos
O portal existe desde 2010 no mercado e é bastante conhecido entre os concurseiros. O PCI oferece grande quantidade de conteúdo, como notícias atualizadas, provas, simulados e artigos, para ajudar quem está estudando para prestar as difíceis provas dos concursos públicos.
2. Concursos no Brasil
A especialidade desse site é a publicação de conteúdos sobre concursos públicos, além de processos seletivos, vagas de estágio e de emprego, no formato de notícias, artigos, editais e orientações de preparação.
3. Edital Concursos Brasil
É um portal de notícias com uma lista atualizada todos os dias, sobre todos os concursos abertos no Brasil. O site também oferece artigos, provas de concursos anteriores e muito mais conteúdo para auxiliar também nos estudos.
4. Portal de Concursos do Estado de São Paulo
Criado pelo Decreto nº 60.449, de 15 de maio de 2014, o Portal de Concursos Públicos do Estado de São Paulo é um canal online que disponibiliza informações sobre concursos públicos realizados pela Administração Direta e Autárquica do Estado.
O objetivo é centralizar as informações sobre os concursos públicos e tornar o processo de recrutamento e seleção o mais transparente possível. No site é possível encontrar editais, comunicados, convocações, despacho de homologação do concurso, legislação e normativos relacionados aos concursos públicos.
5. Portal da Transparência
O site tem acesso livre, que permite que os cidadãos saibam para onde estão indo os recursos públicos, além de participar da discussão de políticas públicas. O portal mostra informações sobre como o dinheiro público é utilizado. Para saber os concursos, é possível selecionar no menu “Consultas Detalhadas” e depois “Licitação e Contratos”.
No portal é possível ter informações sobre concursos para defensores públicos, oficiais, agentes e estagiários de Direito. No site e-transparência, o interessado pode encontrar informações sobre concursos públicos abertos e realizados, como editais e resultados.
6. Configurar alerta na seção de notícias do Google
Para não perder nenhuma notícia sobre concursos públicos, você pode criar um alerta de notícias no Google. Assim, vai receber um aviso sempre que o assunto aparecer em algum portal de notícia. É possível filtrar por local, escolaridade, tipo do concurso, etc. Veja como configurar o alerta do Google:
- Acesse o Google Alerts;
- Na caixa de busca, digite o tópico que deseja acompanhar;
- Selecione o tipo de conteúdo que deseja monitorar;
- Defina a frequência com que deseja receber as notificações;
- Escolha a fonte;
- Escolha o idioma e a região;
- Defina o volume;
- Informe seu e-mail;
- Clique no botão para criar o alerta e pronto!
Também é possível configurar alertas de notícias no app Google Notícias em seu dispositivo móvel.
- Abrir o app Google Notícias;
- Tocar na sua foto do perfil ou sua inicial;
- Tocar em Configurações de notícias;
- Em “Alertas”, tocar em Notificações;
- Ativar a opção Receber notificações.
O post 6 dicas de como encontrar concursos abertos mais facilmente apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Adeus, titânio: iPhone 17 deve marcar retorno do alumínio à Apple
A nova linha do iPhone 17 pode indicar o retorno do alumínio na fabricação dos futuros modelos da Apple, como sugere uma foto vazada pelo The Information. Até o lançamento do iPhone 15 Pro, as estruturas eram feitas de aço inoxidável. Agora, a marca tem priorizado chassis de titânio — o que parece ter os dias contados, apesar do investimento pesado em marketing para apresentar a tecnologia ao mundo.
Além disso, o design da parte traseira do iPhone 17 e do iPhone 17 Pro Max deve contar com mistura de alumínio e vidro, de acordo com a reportagem. A metade superior terá “saliência retangular para câmera feita de alumínio em vez do vidro 3D tradicional”, enquanto a inferior continuará sendo feita de vidro para suportar carregamento sem fio.
A saliência da câmera do modelo 17 Pro também deve ser maior do que o visto até agora em linhas de ponta da empresa.
Em 2017, a Apple introduziu uma parte traseira de vidro no iPhone com o iPhone 8 e iPhone X. Até então, com exceção do iPhone 3G, iPhone 3GS e iPhone 5C, todos os modelos tinham uma parte traseira com alumínio, como lembra o MacRumors.
Leia mais:
- iPhone 17 Air: Apple pode ter surpresa ruim com novo smartphone
- iPhone: 10 dicas para usar o smartphone de maneira mais eficiente
- 5 recursos escondidos do iOS 18 para explorar no seu iPhone
O que esperar do novo lançamento da Apple?
- A linha 17 deve trazer uma das maiores atualizações de design em modelos de iPhone, com estruturas mais finas e novo tamanho de tela, possivelmente de 6,6 polegadas;
- O lançamento do modelo “slim” exclui a divisão “plus” da maçã a partir do ano que vem;
- Há expectativa de aumento do tamanho geral do iPhone 17 padrão;
- Atualmente, o iPhone 16 Pro e o Pro Max têm tamanhos de tela de 6,3 polegadas e 6,9 polegadas, respectivamente;
- A linha “slim”, portanto, seria um meio-termo entre esses dois modelos em relação ao tamanho.
Os rumores indicam que a nova linha terá Dynamic Island mais estreita e uma câmera centralizada, ou câmera traseira de lente única e Dynamic Island padrão, segundo o MacRumors.
O iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max devem ser lançados no primeiro semestre de 2025 com o iPhone 17 e o iPhone 17 Air.
O post Adeus, titânio: iPhone 17 deve marcar retorno do alumínio à Apple apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Desenvolvimento4 dias atrás
Porto Central: obras terá início no próximo dia 4 em Presidente Kennedy (ES)
- Tecnologia7 dias atrás
BYD anuncia lançamento da bateria de próxima geração para 2025
- Política2 dias atrás
Hospitais conveniados ao SUS não poderão prestar atendimento diferenciado para pacientes particulares
- Tecnologia5 dias atrás
Tiro e pancadaria: 10 séries de ação para você maratonar online
- Saúde7 dias atrás
Novo tratamento para crises de asma é o primeiro avanço em 50 anos
- Geral6 dias atrás
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
- Tecnologia1 semana atrás
Black Friday: 6 dicas para fazer compras inteligentes e economizar
- Saúde1 semana atrás
Uso de cigarro eletrônico prejudica função vascular, revela estudo