Tecnologia
Gostou de Pecadores? Veja 8 filmes parecidos para assistir no streaming

Com direção de Ryan Coogler, profissional reconhecido por produções como “Pantera Negra” e “Creed”, o filme “Pecadores” teve estreia global de US$ 61 milhões (aproximadamente R$ 350 milhões) e já conta com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Outro destaque é que a produção conseguiu um feito raro para títulos de terror: conquistou a nota A no CinemaScore, o que indica que ela foi aprovada pelo público nos Estados Unidos.
Estrelado por Michael B. Jordan, que faz um papel duplo interpretando os irmãos gêmeos Fumaça e Fuligem, a obra se passa no Delta do Mississippi, em 1932. Na narrativa, os dois voltam à terra natal para abrir um clube de música para a comunidade negra em uma antiga serraria. Porém, o que eles não esperavam é que teriam que enfrentar vampiros.
Leia mais:
- Mercado Play: como assistir a filmes gratuitos pela TV
- Os 10 melhores filmes de fantasia de todos os tempos
- Franquia Premonição: veja onde assistir aos filmes online no streaming
8 filmes parecidos com Pecadores para assistir no streaming
Se você gostou de “Pecadores” e deseja assistir a filmes com temáticas parecidas, continue a leitura. Abaixo, veja a lista elaborada pelo Olhar Digital com 8 filmes parecidos e disponíveis no streaming.
1 – Relação Mortal (2011)
A obra acompanha a jovem Rebecca, interpretada por Sarah Bolger. Ela é uma adolescente de 16 anos que começa a estudar em um colégio interno depois de seu pai se suicidar.
Ao entrar no local, fica encantada com Lucy (Sarah Gadon), sua nova colega de quarto, mas passa a ter uma fixação pela misteriosa Ernessa (Lily Cole), uma menina enigmática, pálida e melancólica.
Após eventos estranhos que acontecem sempre onde Ernessa está, as meninas se perguntam se ela é humana ou alguma outra criatura sobrenatural.
Elenco principal: Ernessa (Lily Cole), Lucie (Sarah Gadon), Rebecca (Sarah Bolger), Miss Rood (Judy Parfitt), Dora (Melissa Farman), Sofia (Laurence Hamelin), Kiki (Gia Sandhu) e Charlie (Valéria Tian).
Onde assistir: Amazon Prime Video.
2 – Bloodsucking Bastards (2015)

Filme com direção de Brian James O’Connell, “Bloodsucking Bastards” acompanha Evan (Fran Kranz), um funcionário obediente e cheio de tarefas que se vê preso em uma empresa junto com a sua namorada, Amanda (Emma Fitzpatrick), e o seu melhor amigo, Tim Slacker (Joey Kern).
Porém, tudo começa a piorar quando a mulher termina com ele e o chefe dele, Ted (Joe Murray), em vez de promovê-lo, como ele acreditava merecer, dá a vaga para o seu inimigo e vampiro, Max (Pedro Pascal). Em meio a tudo isso, coisas perturbadoras começam a acontecer no local e Evan precisa encontrar uma maneira de salvar a sua vida e a de seus amigos.
Elenco principal: Evan (Fran Kranz), Jack (Parvesh Cheena), Tim (Joey Kern), Amanda (Emma Fitzpatrick), Janitor (Sean Cowhig), Frank (Marshall Givens), Ted (Joel Murray) e Max (Pedro Pascal).
Onde assistir: Apple TV+.
3 – Family Blood (2018)
Neste filme de terror americano, com a temática de vampiros, Ellie (Vinessa Shaw), é uma mulher que está buscando se livrar do vício em drogas. Ao mudar-se para outra cidade com seus dois filhos adolescentes, ela acaba conhecendo Christopher (James Ransone), uma figura que também tem um vício, mas bem diferente do transtorno da Ellie.
Elenco principal: Ellie (Vinessa Shaw), Christopher (James Ransone), Kyle (Colin Ford), Meegan (Ajiona Alexus), Ms. Jensen (France Jean-Baptiste) e Amy (Eloise Lushina).
Onde assistir: Netflix.
4 – Vampire Virus (2020)

Neste filme de terror e suspense, uma jovem acaba sendo infectada por um vírus mortal depois de ter uma relação sexual incomum e passar a gostar de sangue humano. Assim, ela se transforma em uma vampira e passa a fazer diversas vítimas.
Elenco principal: Jennifer (Natalie Martins), Freddie (Derek Nelson), Izabella (Jessica Alonso), Jack (Peter Lofsgard), Lieutenant Peterson (Jonathan Hansler) e Detective Noonan (Mark McKirdy).
Onde assistir: Apple TV+.
5 – Dez Minutos para a Meia-Noite
Após ser atacada na rua por um morcego raivoso, a apresentadora de rádio Amy Marlowe (Caroline Williams) passa a tocar o terror em seus colegas de trabalho durante o seu processo de transformação em uma vampira.
Elenco principal: Amy Marlowe (Caroline Williams), Sienna (Nicole Kang), Ernie (Nicholas Tucci), Robert (William Youmans), Aaron (Adam Weppler), Young Amy (Alice Kremelberg), Young Robert (Greg Balla) e o Produtor matinal (Martin Sola).
Onde assistir: Apple TV+ e para comprar e alugar no YouTube.
6 – Deixe-me entrar (2010)
Esta trama segue o garoto Owen (Kodi Smit-McPhee), o qual mora com a mãe e sofre com valentões em sua escola. Um dia ele conhece Abby (Chloë Moretz), que se tornam amigos.
Porém, o que ele não sabe é que a mulher é muito mais velha do que aparenta e precisa de sangue para sobreviver. Para isso, o seu companheiro, Richard Jenkins, mata pessoas na surdina e leva o sangue delas para Abby.
Elenco principal: Owen (Kodi Smit-McPhee), Abby (Chloë Grace Moretz), O pai (Richard Jenkins), O policial (Elias Koteas), Mãe de Owen (Cara Buono), Virginia (Sasha Barrese), Jack (Chris Browning) e Kenny (Dylan Minnette).
Onde assistir: Mercado Play e para comprar e alugar no Prime Video, YouTube e Apple TV+.
7 – 30 Dias de Noite (2007)
Dirigido por David Slade, profissional responsável por grandes produções, como “A Saga Crepúsculo: Eclipse” e “Black Mirror”, “30 Dias de Noite” traz o ator Josh Hartnett no papel de Eben Oleson, um policial que no meio do Alasca torna-se um combatente contra vampiros em uma pequena cidade que vai passar 30 dias na escuridão.
Elenco principal: Eben Oleson (Josh Hartnett), Stella Oleson (Melissa George), Marlow (Danny Huston), The Stranger (Ben Foster), Beau Brower (Mark Boone Junior), Deputado Billy Kitka (Manu Bennett), Doug Hertz (Joel Tobeck) e Jake Oleson (Mark Rendall).
Onde assistir: Max.
8 – Anjos da Noite (2003)
Em uma noite de muita chuva, Michael Corvin, um estudante de medicina, fica no meio de um tiroteio entre duas facções. Uma delas é a dos Mercadores da Morte, com vários vampiros. A outra tem os lycans ou lobisomens. Após o confronto, Selene acredita que os lycans estavam atrás de Michael.
Elenco principal: Selene (Kate Beckinsale), Michael Corvin (Scott Speedman), Viktor (Bill Nighy), Lucian (Michael Sheen), Kraven (Shane Brolly), Singe (Erwin Leder), Kahn (Robbie Gee) e Erika (Sophia Myles).
Onde assistir: Max e Amazon Prime Video.
O post Gostou de Pecadores? Veja 8 filmes parecidos para assistir no streaming apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Metanol: Anvisa regulamenta produção industrial de antídoto

Segundo O GLOBO, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai publicar, ainda na noite desta sexta-feira (3), uma resolução que regulamenta a produção em larga escala de etanol farmacêutico, substância usada como antídoto em casos de intoxicação por metanol. O documento estabelece procedimentos temporários e extraordinários para ampliar a fabricação do chamado etanol injetável.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registradas 113 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas em seis estados: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. 11 casos foram confirmados, todos em São Paulo.

Regulação do antídoto do metanol
- Com a nova resolução da diretoria colegiada, a previsão da Anvisa é que a produção possa começar em larga escala nos próximos dias e que o antídoto esteja disponível em até uma semana, segundo o diretor-presidente da agência, Leandro Safatle;
- Em entrevista ao GLOBO, Safatle explicou que a fabricação do etanol farmacêutico não era regulamentada porque os casos de contaminação por metanol no Brasil eram raros, com média de 20 registros por ano;
- Ele detalhou que o país também não possui autorização para produzir o fomepizol, outro antídoto utilizado nesses casos. “A produção é mais complexa e não há ainda a possibilidade de produzir o antídoto localmente a curto prazo”, disse;
- Segundo o diretor, hospitais, laboratórios e farmácias de manipulação já têm capacidade técnica para fabricar o etanol farmacêutico, mas ainda não em escala industrial.
“Temos etanol no país para atender aos casos de contaminação. Muitos hospitais universitários já têm algum volume desse etanol. O que a gente está fazendo hoje é uma resolução para regulamentar a produção desse etanol em escala industrial, em laboratórios, dando essa capacidade para poder autorizar, viabilizar a produção do etanol em grande escala”, afirmou Safatle.
O presidente da Anvisa destacou que a medida é uma “precaução” para evitar falta do antídoto em caso de aumento dos casos de contaminação.
O Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico e está em processo de compra de mais cinco mil tratamentos, o que equivale a 150 mil ampolas, para garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:
- O que é metanol? Entenda por que é perigoso e se é possível identificá-lo em bebidas alcoólicas
- Intoxicação por metanol: Ministério da Saúde define como é um caso suspeito
- Mortes por metanol em SP: saiba quais são os sintomas da intoxicação
Casos só aumentam
Nesta sexta-feira (3), a pasta confirmou novamente os 113 registros de intoxicação, sendo 11 casos confirmados e 102 em investigação. Do total, 101 notificações ocorreram em São Paulo, onde estão todos os casos confirmados até o momento. Há ainda casos em investigação em Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Safatle também revelou que um grande laboratório farmacêutico brasileiro se ofereceu para doar etanol ao governo federal, caso haja necessidade. “Um laboratório garantiu que poderia fornecer de graça para o Ministério da Saúde, fazer uma doação dessa produção para abastecer (a rede pública) caso seja necessário”, afirmou, não revelando o nome do laboratório.
O metanol e o etanol são álcoois semelhantes em aparência — ambos incolores e inflamáveis —, mas diferem na composição química. O metanol possui um átomo de carbono, enquanto o etanol tem dois.

Apesar da diferença parecer pequena, ela é decisiva: o metanol é altamente tóxico ao organismo humano, sendo processado de maneira diferente pelo corpo. A substância é usada em produtos industriais, como líquidos de limpeza de para-brisas, anticongelantes e combustíveis.
O post Metanol: Anvisa regulamenta produção industrial de antídoto apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
O que é som surround? Descubra como ele revolucionou a experiência de áudio

O som surround é uma das maiores tecnologias da indústria do áudio. Ela proporciona uma imersão sonora capaz de envolver completamente o ouvinte, recriando a sensação de estar no centro da ação. Com isso, filmes, músicas, jogos e até transmissões ao vivo passaram a oferecer experiências muito mais realistas e impactantes.
Neste artigo, vamos explorar a origem do som surround, como ele funciona, seus principais formatos e a evolução até os sistemas mais sofisticados usados em cinemas e salas de estar.
A origem do som surround

Antes do surround, os cinemas utilizavam sistemas de áudio limitados a três canais principais: esquerda, centro e direita, todos posicionados à frente do público. Esse modelo criava uma boa percepção de espacialidade, mas restrita a uma única direção.
Com o avanço da tecnologia, surgiu a ideia de incluir mais canais e alto-falantes, posicionados ao redor do ouvinte. Assim, tornou-se possível criar a sensação de som vindo de todos os lados, em 360°. Essa inovação começou nas salas de cinema e, rapidamente, se expandiu para o entretenimento doméstico, o teatro, os games e outras produções audiovisuais.
Como o som surround é criado
Existem diferentes formas de produzir o efeito de som surround:

Vários alto-falantes ao redor do ouvinte
O método mais simples consiste em distribuir diversos alto-falantes no ambiente. Cada canal transmite sons específicos, criando a percepção de que o áudio vem de direções distintas.
Processamento psicoacústico
Softwares especializados utilizam recursos psicoacústicos para simular um ambiente tridimensional, mesmo em fones de ouvido. Essa técnica imita a forma como ouvimos os sons no mundo real, criando campos sonoros 3D.

Ambisonics e WFS (Wave Field Synthesis)
Esses métodos mais avançados recriam o campo sonoro com base em princípios físicos. O Ambisonics reconstrói com precisão gravações tridimensionais, enquanto o WFS gera um campo sonoro uniforme em toda a área de escuta. Este último, no entanto, exige muitos alto-falantes e grande capacidade de processamento.
Leia mais:
- Por que os projetores a laser são tão pesados?
- 5 projetores portáteis para quem quer uma sala de cinema em casa
- Como escolher um projetor: guia e dicas
Formatos populares de som surround

Primeiros formatos
- Som Quadrifônico: um dos primeiros experimentos de áudio imersivo, com quatro canais distribuídos ao redor do ouvinte.
- Dolby Digital 5.1: tornou-se padrão em DVDs, trazendo cinco caixas de som e um subwoofer dedicado aos graves.
- DTS: tecnologia concorrente da Dolby, também presente em DVDs e disponível em arquivos digitais, como MP3.
- DVD-A e SACD: discos de áudio de alta fidelidade que oferecem qualidade superior em 5.1 canais.
Home Theater: a experiência em casa
5.1 Canais (o mais comum):
- Configuração: três canais frontais (central, esquerdo e direito), dois traseiros (surround esquerdo e direito) e um subwoofer (.1)
- Onde está presente: DVDs, Blu-rays, serviços de streaming (Netflix, Amazon e Disney+), TV a cabo e videogames.

7.1 Canais (evolução do 5.1):
- Configuração: adiciona dois canais traseiros extras (back surround) aos seis do 5.1.
- Onde está presente: Blu-rays, streaming em alta qualidade e jogos para PC e consoles.
Formatos de objetos (a nova geração):
- Dolby Atmos: o mais difundido. Em vez de trabalhar com canais fixos, utiliza “objetos sonoros” que se movimentam no espaço, como o som de um helicóptero sobrevoando a sala.
- DTS:X: concorrente direto do Atmos, com funcionamento semelhante.
- Onde estão presentes: ambos são padrão em Blu-rays 4K, plataformas de streaming de alta qualidade e jogos modernos.
Nas salas de cinema
- Dolby Digital Cinema: adotado pela maioria das redes de cinema no mundo.
- DTS Digital Sound: alternativa competitiva, também bastante utilizada em exibições comerciais.

O post O que é som surround? Descubra como ele revolucionou a experiência de áudio apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
7 personagens de anime com poderes parecidos com os da Eleven de Stranger Things

A quinta e última temporada de “Stranger Things” será lançada em três partes diferentes na Netflix. A primeira estreia no dia 1 de outubro, já a segunda será em 2 de novembro e, a terceira acontece no início de 2026, algo parecido com o que ocorreu na quarta temporada da produção.
Pensando no final da trama, que tal relembrarmos os poderes da Eleven, uma das principais personagens da série? Criada em um laboratório secreto, ela tem habilidades como telepatia, telecinese e acesso a outras dimensões, como o Mundo Invertido. Incrível, não é mesmo? Mas você sabia que existem outros personagens com poderes parecidos? A seguir, confira alguns deles e onde você pode vê-los em ação!
7 personagens de anime com poderes parecidos com os da Eleven de Stranger Things
Na lista abaixo você confere quais são os personagens, de quais animes pertencem, o ano de lançamento da produção e outras informações relevantes!
1. Ai Ohto
Personagem da série “Wonder Egg Priority”, lançada em 2021, Ai Ohto é uma adolescente que vive em um mundo de sonhos com o objetivo de salvar almas perdidas, algo parecido com Eleven, que enfrenta seus demônios no Mundo Invertido.
As duas são jovens solitárias que lutam com dores internas. Ai Ohto tem o poder de transformar objetos comuns em armas psíquicas, mostrando sua força e vulnerabilidade, algo que se assemelha bastante a Eleven, que faz uso da raiva para fazer coisas impossíveis.
Ai Ohto ainda conta com um companheiro chamado Leon, que reflete a solidão que ela guarda. Além disso, a jovem convive com batalhas internas, algo também parecido com Eleven, que precisa lidar com os fantasmas do seu passado.
Sinopse da série Wonder Egg Priority:
Ai Ohto é uma garota introvertida que tem o destino alterado para o resto da vida ao adquirir um misterioso “Ovo Maravilha” em um fliperama deserto, pois os seus sonhos começam a se misturar com a vida real e uma incrível magia começa.
- Onde assistir: Crunchyroll.
Leia mais:
- Quando chega a última temporada de Stranger Things?
- 8 séries parecidas com Sweet Tooth
- Os 10 melhores animes disponíveis na Netflix em 2025
2. Saki Watanabe
Saki Watanabe, personagem da série “From the New World”, vive em um futuro no qual crianças começam a demonstrar os seus poderes telecinéticos com 12 anos de idade.
Assim como Eleven, que também tem suas habilidades desde muito cedo, ela vive em um sistema controlado por adultos e em um ambiente de muita opressão. A personagem luta entre o que sente e o que esperam dela em um planeta repleto de mistérios.
Sinopse de From the New World:
Em um mundo que foi totalmente mudado pela psicocinese, os poderes de uma jovem começam a ser despertados. Porém, a garota não demora muito para descobrir as verdades sombrias em relação a esta nova era na humanidade.
- Onde assistir: Crunchyroll.
3. Mob

Da série “Mob Psycho 100”, lançada em 2016, o personagem Shigeo Kageyama, também chamado de “Mob”, é um garoto reservado que tem poderes psíquicos capazes de destruir as coisas. Isso é bem parecido com as habilidades de Eleven. O garoto mantém suas emoções guardadas para si mesmo” para não sair do controle, pois sua raiva dispara uma força devastadora.
A semelhança dele com Eleven não para por aí, pois o personagem cresceu solitário por conta de suas habilidades e busca encontrar um lugar no planeta. Entretanto, ele tem uma diferença em relação a Eleven: o desejo de ser um ser humano qualquer, apesar de ser um dos espers mais fortes que existem.
A sua maior qualidade é a proteção por meio de sua empatia. Porém, ao explodir suas emoções, ele fica muito parecido com a Eleven em seu auge, fazendo com que toda a situação se torne um verdadeiro caos.
Sinopse de Mob Psycho 100:
Produção acompanha a vida de Shigeo Kageyama, um estudante do ensino médio que aparentemente é um garoto comum. Todos o chamam de Mob. Com uma aparência discreta e comportamento apático, ele é um esper, um médium com poderes psíquicos incríveis.
- Onde assistir: Crunchyroll e Netflix.
4. Lucy

Da série “Elfen Lied”, de 2004, Lucy é uma assassina psicopata com poderes telecinéticos que se assemelha muito a Eleven. Sua criação também foi em cativeiro e traumatizada por experimentos cruéis que a deixaram desconfiada do mundo.
Sinopse de Elfen Lied:
A série acompanha Lucy, uma garota Diclonius psicótica, que ao escapar de um confinamento, mata de forma brutal diversos guardas. Porém, leva um tiro na cabeça enquanto está fugindo. Mas, com toda sua força, sobrevive e acorda em uma praia, onde é encontrada por dois jovens, Yuka e Kouta. Sem memória, ela começa a ser chamada de “Nyuu”, pois essa é a única palavra que sai de sua boca.
- Onde assistir: Crunchyroll.
5. Lain Iwakura

Protagonista de “Serial Experiments”, de 1998, Lain Iwakura é uma adolescente quieta e solitária que, assim como Eleven, descobre que tem poderes anormais e consegue manipular existências e até moldar mundos como quem brinca com o tempo.
A grande diferença é que Eleven enfrenta perigos no mundo físico. Já Lain adentra em um mundo repleto de realidades metafísicas. Apesar de parecer frágil, elas conseguem reescrever as regras do universo.
Sinopse de Serial Experiments:
Em “Serial Experiments”, coisas começam a acontecer a partir do momento que uma menina retraída chamada Lain começa a ficar obcecada por um reino virtual interconectado chamado de “The Wired”.
- Onde assistir: Crunchyroll.
6. Yuu Otosaka
Yuu Otosaka é o protagonista da série de anime “Charlotte”, lançada em 2015. Ele conta com a habilidade de possuir corpos por cinco segundos. Porém, os seus poderes vão muito além disso, assim como Eleven. Ele tem capacidade para absorver habilidades alheias, como a cura, manipulação do tempo, invisibilidade e telecinese.
O personagem também precisa lidar com perdas e traumas, carregando o fardo de um dom que o deixa solitário no mundo.
Sinopse de Charlotte:
Em 13 episódios, a série acompanha um menino com superpoderes que começa a estudar em uma escola especial na qual os alunos estão a salvo de organizações que desejam explorá-los.
- Onde assistir: Crunchyroll e Netflix.
7. Kusuo Saiki
Kusuo Saiki é muito poderoso, pois possui habilidade de invisibilidade, viagem no tempo, poder psíquico, controle mental e telecinese. Em “The Disastrous Life of Saiki K.”, o jovem conta com bastante humor para enfrentar os problemas da vida.
Sinopse de The Disastrous Life of Saiki K.:
A série de 2018, com três temporadas, conta a história do estudante Kusuo Saiki, que quando criança prometeu que esconderia suas habilidades de prever o futuro. Porém, todo o seu poder segue sendo um problema em sua vida.
- Onde assistir: Netflix.
O post 7 personagens de anime com poderes parecidos com os da Eleven de Stranger Things apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Negócios1 semana atrás
Habilidades em IA Valem Mais Que Um Diploma?
- Tecnologia1 semana atrás
Ciclistas também recebem multa? Veja o que diz o Detran e o CTB
- Saúde1 semana atrás
O que é insônia crônica? Veja sintomas e o que fazer
- Tecnologia1 semana atrás
Terra em detalhes inéditos: veja as primeiras fotos do super satélite NISAR
- Negócios1 semana atrás
Lista Forbes 2025: Quem São os 10 Melhores CEOs do Brasil
- Tecnologia6 dias atrás
Veja os requisitos mínimos e recomendados para jogar Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
- Tecnologia1 semana atrás
Bateria do iOS 26 ruim? Veja 8 formas de melhorar o consumo de energia no iPhone
- Saúde1 semana atrás
Jantar tarde da noite, pouco antes de dormir, pode prejudicar a saúde?