Negócios
Por Que e Como Colocar Soft Skills no Currículo

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Soft skills são um ativo indispensável para o crescimento da sua carreira. Elas são habilidades comportamentais que valem para vários setores, ajudam a fazer uma transição de carreira e são fundamentais para garantir estabilidade e progresso no ambiente corporativo. Em um mercado em que as competências técnicas já não são suficientes, essas habilidades ajudam a fortalecer a empregabilidade e s abrir portas para novas oportunidades.
As soft skills são essencialmente competências de vida, pois você pode precisar delas em qualquer situação, desde interações e relacionamentos diários até a gestão de responsabilidades pessoais, mesmo fora do ambiente de trabalho.Leia também

Inteligência emocional e resolução de conflitos são duas das soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho
De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2023, que analisou as competências mais requisitadas para os próximos anos, sete soft skills se destacam por sua crescente presença nas descrições de trabalho ou por serem mais demandadas pelos empregadores.
- Resolução de conflitos;
- Gestão de stakeholders;
- Adaptabilidade;
- Pensamento criativo;
- Liderança;
- Resolução de problemas;
- Inteligência emocional.
Por que as soft skills são tão necessárias?
Para eles, as competências que mais fazem falta nos profissionais da Gen Z incluem responsabilidade, comunicação e organização. Por isso, é importante que recém-formados não apenas incluam essas soft skills em seus currículos para futuros empregos, mas também trabalhem para garantir que elas sejam desenvolvidas e demonstradas na prática.
Quais soft skills incluir no currículo?
Há uma maneira fácil de identificar quais soft skills são essenciais para incluir no seu currículo. Tudo o que você precisa fazer é revisar a descrição da vaga desejada e, especialmente, a seção de especificação do candidato ideal, para ver quais competências o empregador exige além das habilidades técnicas.
Por exemplo, em um modelo de anúncio de emprego do Indeed para a função de analista de inteligência de negócios júnior, as seguintes habilidades foram listadas como imprescindíveis:
- Pensamento crítico com habilidades de modelagem analítica e técnica;
- Habilidades de comunicação e redação;
- Atenção aos detalhes e acompanhamento;
- Habilidades de organização e gerenciamento de projetos;
- Capacidade de se comunicar efetivamente com clientes e equipe interna;
- Gerenciamento básico de dados;
- Familiaridade e sólido conhecimento prático com Google Docs, Microsoft Excel, sistemas CRM e Microsoft;
- PowerPoint, entre outros softwares necessários.
Você pode colocar essas informações em um gerador de nuvem de palavras para extrair os principais temas ou perguntar ao ChatGPT quais são as principais soft skills para essa posição.
Com uma rápida análise dos tópicos, também é possível identificar facilmente que algumas das principais soft skills necessárias para essa função são comunicação, pensamento crítico, colaboração e automotivação para trabalhar por iniciativa própria.
Como colocar habilidades no currículo
Para colocar as soft skills no seu currículo, você pode listá-las na sua síntese profissional e também na seção de destaques de habilidades, que deve ficar no topo, antes do histórico profissional.
Também é possível levar isso um passo adiante e elaborar como você demonstrou essas habilidades em cada função (o que é importante de destacar na entrevista, por exemplo). Por exemplo, na seção de experiência de trabalho, ao mencionar seu último cargo como estagiário, você poderia incluir como colaborou com equipes internas e mencionar os resultados positivos ou o impacto do seu trabalho como resultado dessa colaboração, quantificados sempre que possível (porque números falam mais alto quando se trata de apresentar suas habilidades e conquistas anteriores).
Se você fez algum curso para desenvolver suas soft skills, não deixe de incluir isso em seu currículo, já que demonstrar seu compromisso com o aprendizado contínuo pode impressionar os recrutadores.
A seção de interesses ou hobbies do seu currículo também pode destacar suas habilidades socioemocionais. Por exemplo, você é presidente de alguma organização? Coordena ou faz trabalho voluntário? Isso demonstra que você é habilidoso em comunicação, construir relacionamentos e trabalhar em equipe.
Independentemente das suas soft skills, encontre maneiras criativas de mostrá-las no seu currículo e garanta que elas sejam realmente relevantes para a função à qual você está se candidatando.
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*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.Escolhas do editor
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Unilever Anuncia Brasileiro Como Novo CMO Global

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A Unilever anunciou o brasileiro Leandro Barreto como o novo CMO global da companhia. Ele assume o cargo em janeiro de 2026 e sucede Esi Eggleston Bracey, que ocupava a posição de Chief Growth & Marketing Officer.
Com mais de 20 anos de casa, Barreto ocupa hoje o cargo de CMO da vertical de beleza e bem-estar da Unilever. “À medida que o ano chega ao fim, me vejo fazendo uma pausa não apenas para refletir sobre métricas de desempenho, mas para valorizar as pessoas, a paixão e o propósito que definiram estes últimos doze meses”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn. “2025 foi um ano de apostas ousadas e avanços significativos. Foi um privilégio trabalhar ao lado de equipes que aparecem todos os dias com coragem, curiosidade e cuidado.”
Formado em comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), Barreto também tem pós-graduação em psicanálise, semiótica e estudos culturais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
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BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss

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A gigante britânica do petróleo e gás BP nomeou Meg O’Neill, da Woodside Energy, como sua próxima CEO, sendo a primeira contratação externa para o cargo em mais de um século e a primeira mulher a liderar uma das cinco maiores petrolíferas, num momento em que a empresa volta a apostar nos combustíveis fósseis.
O’Neill, uma veterana da Exxon, assumirá o cargo em abril, após a saída abrupta de Murray Auchincloss, a segunda mudança no comando em pouco mais de dois anos, à medida que a petrolífera britânica se esforça para melhorar sua lucratividade e o desempenho de suas ações, que durante anos ficou atrás de concorrentes como a Exxon.
A empresa embarcou em uma grande mudança de estratégia no início deste ano, cortando bilhões em iniciativas planejadas de energia renovável e voltando seu foco para os segmentos tradicionais do petróleo e gás. A BP prometeu se desfazer de US$20 bilhões em ativos até 2027 e reduzir a dívida e os custos, incluindo sua unidade de lubrificantes Castrol.
Contratação de alto perfil
O’Neill, norte-americana de 55 anos, natural de Boulder, no Colorado, dirige a Woodside desde 2021 e anteriormente passou 23 anos na Exxon Mobil.
“Trata-se claramente de uma contratação de alto nível e, provavelmente, de algumas das mudanças que os acionistas da BP estavam procurando”, disse Dan Pickering, diretor de investimentos da Pickering Energy Partners.
Sob a liderança de O’Neill, a Woodside se fundiu com o braço petrolífero do Grupo BHP para criar uma das dez maiores produtoras globais independentes de petróleo e gás, avaliada em US$ 40 bilhões (R$ 220,7 bilhões na cotação atual), e dobrou a produção de petróleo e gás da Woodside.
A aquisição levou a empresa para os EUA, onde se expandiu para o gás natural liquefeito em terra na Louisiana.
As ações da Woodside caíam até 2,9% após o anúncio de sua saída. Já as ações da BP subiam 0,27%.
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Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil

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A Estée Lauder, companhia global de beleza, anunciou Viviane Pepe como nova diretora sênior de comércio digital e marketing no Brasil.
Antes de assumir o novo cargo na Estée Lauder, a executiva atuava como CMO da Boca Rosa Company. “Com sentimento de missão cumprida e muito a agradecer, chego ao final deste capítulo mais que especial de carreira na Boca Rosa Company”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn.
Com mais de 20 anos de carreira em marcas globais, Viviane já liderou a área de marketing na Natura e atuou como diretora de comunicação na Avon.
Formada em publicidade pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), possui MBAs em marketing e neurociência. A executiva também atua como conselheira, mentora e jurada em premiações do setor.
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