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Futuro do trabalho: 23% das profissões devem se modificar até 2027

Redação Informe 360

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O futuro do trabalho não está mais tão distante. As tendências que pensávamos ver em 10 ou 20 anos chegarão em breve, no curto prazo, e já são impulsionadas por fatores políticos, ambientais, sociais e econômicos. Ao todo, 23% das ocupações devem se modificar até 2027, segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral.

A 4ª edição do relatório analisa 45 economias por meio de dados estatísticos fornecidos pelo LinkedIn e pela empresa de tecnologia educacional Coursera, além de uma pesquisa de opinião executiva com 803 empresas de diferentes setores que, juntas, são responsáveis por mais de 11 milhões de postos de trabalho no mundo.

O estudo mostra como as novidades tecnológicas e a 4ª revolução industrial vão, ao mesmo tempo, criar e eliminar milhões de empregos. A partir dos novos cenários tecnológicos e estratégicos, e com a transição verde dos negócios, surgem demandas por novos postos de trabalho em diversos setores. No entanto, a adoção das novas tecnologias, o aumento do custo de vida, a desaceleração do crescimento econômico e tensões geopolíticas acarretam perdas de empregos.

Em uma base de dados que analisa 673 milhões de empregos, há a expectativa de 69 milhões de postos criados e 83 milhões de postos eliminados. Isso corresponde a uma redução líquida de 14 milhões de postos de trabalho, ou 2% do emprego atual. 

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Novos empregos criados pela tecnologia
Nos próximos cinco anos, a adoção de tecnologia será um fator-chave na transformação dos negócios, assim como a implementação de práticas ambientais, sociais e de governança, reunidas na sigla ESG, e de mudanças no cenário geopolítico e econômico, mostrou a pesquisa de opinião com executivos. 

Segundo os profissionais, big data, computação em nuvem e inteligência artificial são as tecnologias mais populares sendo introduzidas em suas empresas hoje. Mais de 75% das empresas estão procurando incorporá-las nos próximos cinco anos. 

Big data lidera o ranking de tecnologias vistas como criadoras de empregos no Brasil e no mundo, com 51% dos entrevistados brasileiros esperando o crescimento do emprego em papéis relacionados ao tema. E o emprego de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, IA e aprendizagem de máquina e profissionais de segurança cibernética devem crescer em média 30% até 2027 no mundo.

No Brasil, as macrotendências com maiores potenciais de geração de empregos são “aplicação mais ampla dos padrões ambientais, sociais e de governança” (+70%), “investimentos induzidos pelas mudanças climáticas na adaptação de operações” (+62%) e “investimentos para facilitar a transição ecológica do seu negócio” (+62%).

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Apenas duas tecnologias não devem apresentar saldos positivos de empregos nos próximos cinco anos: robôs humanoides e robôs não humanoides.

Entre os novos postos de trabalho gerados, destacam-se:

1-Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
2-Especialista em sustentabilidade;
3-Analista em Inteligência de negócios;
4-Analista de Segurança da Informação;
5-Engenharia de Fintechs;
6-Cientistas e analistas de dados;
7-Engenharia de robótica;
8-Especialista em Big Data;
9-Operadores de equipamentos agrícolas;
10-Especialistas em transformação digital.

E, segundo o relatório, os principais postos de trabalho que devem desaparecer são:

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1-Caixas de banco e funcionários relacionados,
2- Funcionários dos Correios,
3- Caixas e cobradores
4- Escriturários de entrada de dados,
5- Secretários administrativos e executivos
6- Assistentes de registro de produtos e estoque
7- Escriturários de contabilidade
8- Legisladores e oficiais judiciários
9- Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros
10- Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados

As organizações pesquisadas preveem 26 milhões de empregos a menos até 2027 impulsionadas principalmente pela digitalização e automação.

As principais habilidades exigidas pelos empregadores

As transformações trazidas principalmente pelas novidades tecnológicas não apenas criam novos postos de trabalho, mas começam a transformar as habilidades exigidas pelos empregadores. Eles estimam que 44% das habilidades dos trabalhadores serão alteradas nos próximos cinco anos.

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Antes mesmo de 2027, 60% da atual força de trabalho irá demandar treinamento para atender às novas necessidades, mas apenas metade terá acesso a uma capacitação adequada.

No entanto, no Brasil, os executivos esperam que 53% das habilidades exigidas pela força de trabalho permaneçam as mesmas. As capacidades priorizadas para qualificação e requalificação nos próximos cinco anos no país serão:

1- Inteligência artificial e Big Data;
2- Pensamento criativo;
3- Resiliência, Flexibilidade e agilidade
4- Pensamento analítico.

O percentual de empresas que pretendem investir no capital humano e automação de processos com o objetivo de aumentar a produtividade e a satisfação dos profissionais é de 80%, com prioridade para mulheres (79%), jovens menores de 25 anos (68%) e pessoas com deficiência (51%).

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Do lado dos profissionais, flexibilidade no horário e local de trabalho são prioridade para 83% e 71% das pessoas, respectivamente. Mas o salário continua sendo o principal motivo de turnover voluntário, e  33% dos trabalhadores não se veem na empresa em que trabalham nos próximos dois anos.

Uma pesquisa da consultoria Adecco mostra que 61% se preocupam com o crescimento salarial insuficiente para mitigar as pressões inflacionárias, em um cenário de aumento do custo de vida e desaceleração econômica.

O mercado de trabalho brasileiro 2023-2027

O Brasil possui cerca de 136 milhões de pessoas economicamente ativas, mas apenas 17% da força de trabalho possui um diploma de educação de nível superior ou vocacional. A taxa de desemprego se encontra no patamar de 10%, enquanto 23% dos jovens não trabalham nem estudam – e a desocupação atinge principalmente pessoas com apenas educação básica.

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Segundo os executivos brasileiros, para contornar o problema de baixa disponibilidade de mão de obra qualificada, é necessário adotar práticas com o intuito de elevar a disponibilidade de talentos na economia. 

A mais selecionada foi a melhora no processo de promoção e progressão de carreira (55% das organizações respondentes), seguida pelo fornecimento de requalificação e qualificação eficazes (32%) e melhor articulação do propósito e impacto do negócio (31%). 

A proposta de qualificação e requalificação é comumente financiada pela própria organização, seguida por treinamentos gratuitos e de financiamento via parcerias público-privadas.

Em relação às políticas públicas do governo para aumentar a disponibilidade de talentos no mercado de trabalho, 45% das empresas veem o financiamento para treinamento como uma intervenção eficaz disponível, seguido pela flexibilidade nas práticas de contratação e demissão (33%), incentivos fiscais e outros para as empresas melhorarem os salários (33%), melhorias no sistema escolar (31%) e mudanças nas leis de imigração em talento estrangeiro (27%).

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Fonte: Forbes

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Home Office Eleva Produtividade para Quase Metade dos Profissionais

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Trabalhar de casa significa mais produtividade para cerca de metade dos profissionais brasileiros. De acordo com um novo levantamento da consultoria Michael Page, especializada em recrutamento de média e alta gerência, 48,6% afirmam render mais trabalhando de casa. Longe do barulho dos escritórios abertos, das reuniões desnecessárias e do trânsito, eles se consideram mais focados e eficientes.

A pesquisa ouviu em torno de 6,8 mil profissionais no Brasil. Entre eles, apenas 10,8% dizem que seu desempenho piora fora escritório. Para 40,5% dos entrevistados, a produtividade independe do local de trabalho.

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Os dados indicam que o modelo presencial, ainda visto por empregadores como sinônimo de comprometimento, agora disputa espaço com a crescente valorização da flexibilidade. “O grande desafio das organizações é conseguir equilibrar os objetivos e resultados esperados pela empresa com as expectativas e demandas dos profissionais”, afirma Lucas Oggiam, diretor-executivo da Michael Page.

Profissionais querem 2 dias de home office na semana

Apesar de se considerarem mais produtivos em casa, 43,2% dos profissionais seguem trabalhando presencialmente. Outros 37,8% trabalham em modelo híbrido, enquanto apenas 19,9% atuam de forma totalmente remota.

No entanto, se pudesse escolher, a maioria dos profissionais optaria por uma divisão mais equilibrada. Para 27% dos entrevistados, o modelo ideal é o híbrido, com dois dias de home office na semana. Em seguida, as preferências são trabalhar 100% remoto (24,3%) e ter três dias fora do escritório (21,6%). O modelo totalmente presencial (o mais adotado atualmente) é o que menos agrada: apenas 8,1% querem estar no escritório todos os dias. Uma pesquisa de 2024 da Deel, plataforma de contratação global, mostra que 54% dos brasileiros que trabalham presencialmente gostariam de migrar para o modelo híbrido ou remoto.

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional continua sendo um desafio, especialmente para quem vai ao escritório cinco dias na semana. Apenas 32,4% dos profissionais dizem conseguir respeitar seus próprios horários, cuidar da saúde e lidar bem com o estresse. Trabalhar de casa ajuda — apesar de não ser uma solução completa.

Presencial, híbrido ou home office: quem decide?

Entre os líderes ouvidos — 97 executivos em cargos de diretoria, presidência e C-level —, ainda persiste o impasse sobre qual é o modelo de trabalho ideal. Manter a cultura organizacional é o principal argumento para 35% dos que defendem o presencial. Já entre os adeptos do híbrido, 46% também veem benefícios da presença física para o fortalecimento das relações profissionais.

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Para Lucas Oggiam, a escolha e o sucesso de cada um dos modelos de trabalho depende de escuta ativa e adaptação das empresas: “Cabe aos líderes analisarem qual a real necessidade do trabalho presencial e encontrar soluções que engajem os colaboradores e mantenham um bom ambiente para qualquer modelo escolhido.”

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Semanas de Trabalho de 100 Horas Levam Funcionários de Bancos ao Limite

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Wall Street, o maior centro financeiro do mundo, é um dos melhores destinos para quem tem a ambição de fazer dinheiro. Além dos salários robustos e bônus generosos, há também o prestígio de poder afirmar que se é funcionário de um banco de investimento em uma das principais instituições financeiras do mundo.

Mas esse status tem um preço: em um ambiente extremamente competitivo, jovens profissionais enfrentam a pressão constante por resultados — a ponto de trabalharem mais de 100 horas por semana para manter o emprego e se destacar.

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Apesar do prestígio e do dinheiro, para muitos, o custo mental e físico é alto. Não é incomum que trabalhem quase todos os dias da semana até tarde da noite. A atmosfera lembra um trote: alguns resistem, outros saem traumatizados.

Recentemente, uma equipe de analistas juniores do banco de investimento Robert Baird vinha trabalhando até as 4h da manhã por semanas, segundo a imprensa americana. Mas nem isso era suficiente. Os gestores disseram aos funcionários que era preciso aumentar a produtividade. Alguns se opuseram, mas foram instruídos a serem mais eficientes.

Longas jornadas para alcançar o sucesso

Em Wall Street, assim como em muitas instituições financeiras no Brasil e em outros cantos do mundo, impera a cultura do exagero: longas horas de trabalho são a norma. A pressão leva muitos profissionais, especialmente os mais jovens, ao limite —  e os resultados podem ser trágicos. Analistas já disseram que suas queixas são ignoradas. Em resposta, alguns dos maiores bancos dos EUA começaram a implementar medidas para proteger seus jovens funcionários, incluindo limitar a carga semanal a cerca de 80 horas.

Conquistar uma vaga em bancos globais como Goldman Sachs ou Morgan Stanley sempre foi uma meta cobiçada por estudantes ambiciosos e talentos em início de carreira. É tido como um passaporte certo para acumular riqueza e alcançar um elevado status social. Para muitos, atuar com fusões e aquisições, IPOs ou negociação de ações e títulos é algo estimulante e recompensador. Mas também existe um outro lado.

Noites, finais de semana e feriados no escritório

Alguns anos atrás, o Goldman Sachs foi acusado por analistas juniores de impor condições de trabalho abusivas. Na época, o New York Times relatou que 13 analistas do primeiro ano, insatisfeitos, montaram uma apresentação profissional nos moldes da empresa sobre suas experiências no banco. A pesquisa sobre “Condições de Trabalho” viralizou nas redes sociais. Os jovens afirmaram trabalhar cerca de 100 horas semanais e muitos se sentiam vítimas de abuso corporativo.

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Consequências sérias

A discussão sobre jornadas extremas e desequilíbrio entre vida pessoal e profissional ganhou força após a morte de dois funcionários do BofA (Bank of America). Leo Lukenas, um ex-militar de 35 anos e associado do banco, morreu no ano passado por uma “trombose aguda na artéria coronária”, segundo o Instituto Médico Legal de Nova York. Embora o laudo não tenha ligado diretamente a morte à carga de trabalho, um recrutador afirmou à Reuters que Lukenas dizia estar trabalhando mais de 100 horas por semana.

Outro caso foi o de Adnan Deumic, de 25 anos, operador de crédito e algoritmos do BofA em Londres. Ele sofreu um ataque cardíaco durante uma partida de futebol organizada pela empresa. Foi a segunda morte jovem no banco em poucas semanas. No entanto, também não se confirmou relação direta com o trabalho. “A morte do nosso colega é uma tragédia. Estamos abalados com a perda repentina de um jovem tão querido”, declarou um porta-voz do Bank of America. “Estamos comprometidos em apoiar totalmente a família de Adnan, seus amigos e todos os colegas que estão de luto.”

Um analista da Goldman Sachs foi encontrado morto horas depois de desabafar com o pai sobre jornadas de 100 horas semanais. Segundo o jornal Independent, Sarvshreshth Gupta, de 22 anos, morreu no estacionamento ao lado de seu apartamento, em São Francisco. As autoridades acreditam que ele tirou a própria vida após trabalhar a noite inteira e se sentir sobrecarregado pelas exigências.

Formado pela Universidade da Pensilvânia e nascido em Nova Délhi, na Índia, ele disse ao pai: “Esse trabalho não é para mim. É trabalho demais e tempo de menos.”

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Problemas de saúde crescentes

A competição acirrada, os prazos constantes, o clima agressivo e o estresse elevado têm sido associados a transtornos mentais e burnout entre profissionais do setor financeiro, com muitos considerando deixar o emprego por causa do impacto à saúde.

O Business Insider relatou casos de jovens funcionários de bancos hospitalizados por problemas cardíacos. O cardiologista londrino Arjun Ghosh disse ter observado um aumento de 10% em paradas cardíacas entre profissionais do setor com menos de 30 anos na última década.

Para lidar com o estresse e a privação de sono, alguns recorrem ao uso de substâncias, o que agrava ainda mais os problemas de saúde. Essa cultura de trabalho também dificulta a retenção de talentos, já que muitos procuram ambientes mais saudáveis e com melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Após as mortes no BofA, Jennifer Piepszak, copresidente do banco comercial e de investimentos do JPMorgan, disse aos investidores: “Nada, absolutamente nada, é mais importante do que a saúde e o bem-estar dos nossos funcionários. Estamos cientes desses casos e eles são trágicos e profundamente tristes.”

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Medidas em andamento

Em resposta às crescentes preocupações com a cultura de trabalho abusiva no setor financeiro, gigantes como JPMorgan e Bank of America implementaram medidas para conter as jornadas excessivas.

O JPMorgan limitou a carga semanal a 80 horas para a maioria dos analistas juniores. Já o BofA passou a usar uma nova ferramenta de controle de ponto para monitorar o volume de horas trabalhadas, segundo o Wall Street Journal.

“Reconhecemos que nossos profissionais estão muito ocupados, pois o volume de negócios está em níveis históricos”, comentou um porta-voz do Goldman Sachs.

De acordo com a Reuters, a liderança do JPMorgan se reuniu com o RH para tratar do tema, e o CEO Jamie Dimon reforçou o foco do banco em iniciativas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

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*Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.

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Ex-Presidente do BC, Campos Neto Será Vice-Chairman do Nubank

Redação Informe 360

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

O Nubank anunciou nesta terça-feira (6) a nomeação de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, como vice-chairman da companhia e chefe global de políticas públicas.

O executivo assumirá os cargos em 1º de julho, após cumprir os seis meses de quarentena previstos pela legislação brasileira.

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Campos Neto irá se reportar diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank. Entre suas atribuições, será responsável por apoiar a expansão internacional da fintech, fortalecer o relacionamento com reguladores financeiros ao redor do mundo, representar a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais e aprimorar a análise econômica e de risco nas operações do banco digital no Brasil e na América Latina. Ele também deve contribuir na formulação da estratégia de longo prazo da companhia.

Além da função executiva, Campos Neto ocupará uma cadeira como membro não independente no conselho de administração da Nu Holdings. O executivo já comunicou à CEP (Comissão de Ética Pública) sua intenção de integrar o Nubank após o término da quarentena.

Com bacharelado e mestrado em economia pela UCLA (Universidade da Califórnia), Campos Neto tem mais de duas décadas de experiência no setor financeiro. Foi presidente do Banco Central de 2019 até o fim de 2024 e, antes disso, atuou em cargos de liderança em instituições como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen.

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