Negócios
Debandada, CEO novo e contratação pela Microsoft: tudo o que aconteceu desde que Sam Altman foi demitido da OpenAI
Desde que foi demitido da sua própria empresa, a OpenAI, dona do ChatGPT, Sam Altman causou um alvoroço no setor de tecnologia. O anúncio veio na última sexta-feira (17), com a notícia de que o bilionário não teria sido sincero nas suas comunicações com o conselho de administração da empresa.
Junto da demissão, Mira Murati, diretora de tecnologia da empresa, foi colocada como CEO interina, o que durou pouco. Na noite do último domingo (19), Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, tornou-se CEO interino da OpenAI, anunciando em seu perfil no X (ex-Twitter) que irá conduzir uma investigação independente a respeito da demissão de Altman nos próximos 30 dias.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O desligamento do ex-CEO da empresa teria acontecido após uma discordância com Ilya Sutskever, cofundador, cientista-chefe e membro do conselho. “Eu me arrependo profundamente de ter participado das ações do conselho”, disse Sutskever em um post no X nesta segunda-feira (20). “Eu nunca tive a intenção de prejudicar a OpenAI.”
Altman não perdeu tempo
Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou na segunda (20) a contratação de Altman e de outros funcionários da OpenAI, como o ex-presidente e membro do conselho da companhia Greg Brockman, para comandar uma equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial. A Microsoft é uma das principais investidoras da OpenAI, com um acordo de US$ 13 bilhões para o desenvolvimento de IA.
Leia também
- 5 fatos que explicam a demissão de Sam Altman da OpenAI
- Sam Altman, da OpenAI, fala sobre como a IA pode abalar o capitalismo
Enquanto isso, mais de 500 funcionários da OpenAI ameaçam se demitir da empresa e ir para a Microsoft, seguindo o caminho de Altman. Em uma carta aberta assinada pelos colaboradores, incluindo importantes nomes como Mira Murati e o próprio Sutskever, a empresa comandada por Satya Nadella teria garantido que todos os funcionários que deixassem a OpenAI teriam espaço na big tech.
A carta critica o processo de demissão de Sam Altman e diz que tais ações teriam colocado em risco todo o trabalho feito na empresa até agora. Para não deixarem a OpenAI, os funcionários exigem a saída de todos os atuais membros do conselho e a recontratação de Altman e Brockman.
As lideranças que assinam o texto ainda mencionam os esforços para negociar os termos da continuidade da companhia, como quem ocuparia o cargo de CEO e uma possível recontratação de Altman, que teriam sido rompidos com a rápida substituição de Mira Murati da posição de CEO interina.
Breaking: 505 of 700 employees @OpenAI tell the board to resign. pic.twitter.com/M4D0RX3Q7a
— Kara Swisher (@karaswisher) November 20, 2023
O post Debandada, CEO novo e contratação pela Microsoft: tudo o que aconteceu desde que Sam Altman foi demitido da OpenAI apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
Nadal Anuncia Aposentadoria e Baixa Cortinas de Carreira Estelar no Tênis
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O espanhol Rafael Nadal, que ganhou 22 títulos de simples do Grand Slam, anunciou nesta quinta-feira (10) que está colocando um ponto final em sua carreira, uma decisão que terá efeito após a final da Copa Davis, depois de uma jornada profissional que o tornou um dos maiores jogadores de tênis da História. “Foram alguns anos difíceis, especialmente esses dois últimos”, disse o tenista de 38 anos, que conquistou um recorde de 14 títulos do Aberto da França, em um vídeo.
“Estou muito animado porque meu último torneio será a Copa Davis, representando meu país. Está fechando o círculo porque uma das minhas primeiras alegrias foi a final em Sevilha em 2004.”
Leia também
A fase eliminatória da Copa Davis será disputada de 19 a 24 de novembro.
A carreira de Nadal tem sido prejudicada por lesões e ele ficou fora do Aberto da França de 2023 e foi derrotado na primeira rodada do torneio deste ano pelo alemão Alexander Zverev.
O “Rei do Saibro” ganhou seu último título de Roland Garros em 2022 e deixou Paris com um histórico de cair o queixo de 112 vitórias e 4 derrotas.
Nadal jogou apenas 23 partidas nas duas últimas temporadas.
Ele pendurará sua raquete dois anos depois de seu grande rival Roger Federer, deixando o sérvio Novak Djokovic, 24 vezes vencedor de Grand Slams, como o único membro dos “Três Grandes” ainda em atividade.
Mais cedo nesta quinta-feira, o rival de Nadal nas categorias de base, o francês Richard Gasquet, disse que encerraria sua carreira após o Aberto da França do próximo ano.
Nadal agradeceu à sua família e à sua equipe por sua carreira brilhante, com uma palavra especial para seu tio Toni, que foi seu treinador durante a maior parte de seu tempo em quadra.
“Acredito que, graças a ele, também consegui superar muitas situações difíceis em minha carreira esportiva”, disse ele.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Para seus fãs, Nadal disse: “Não tenho como agradecer o suficiente pelo que vocês me fizeram sentir. Tudo o que vivi foi um sonho que se tornou realidade”.
“Saio com a absoluta paz de espírito de ter dado o meu melhor”, acrescentou.
Depois de recusar qualquer evento especial após sua derrota na primeira rodada do Aberto da França deste ano, Nadal disse que voltaria e agora espera-se que ele receba o que promete ser uma homenagem emocionante em Roland Garros no próximo ano.
Escolhas do editor
O post Nadal Anuncia Aposentadoria e Baixa Cortinas de Carreira Estelar no Tênis apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Como será o ‘LinkedIn dos Influencers’, Comprado por MrBeast
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
MrBeast, o maior YouTuber do mundo, acaba de fechar uma aquisição para expandir seu império nas redes sociais. O empresário comprou a startup Vouch, uma plataforma de contratação conhecida como o “LinkedIn dos influenciadores”. O valor da compra ainda não foi divulgado.
Fundada em 2022 pelo empreendedor Marty Pesis, a Vouch busca facilitar conexões entre criadores de conteúdo e profissionais dentro do mercado das redes sociais, como Instagram, YouTube e TikTok. Editores de vídeo, diretores e gerentes de mídias sociais podem encontrar vagas de emprego na plataforma, além de criar perfis para exibir habilidades e histórico profissional. Enquanto isso, os criadores de conteúdo podem visualizar e contatar diferente candidatos na rede.
Leia também
Além das conexões, a startup inovou ao trazer inteligência artificial para o mercado de trabalho. Com um mecanismo especializado, a Vouch cria matches entre candidatos e criadores de conteúdo e possibilita a criação de vagas personalizadas.
Em uma publicação no LinkedIn, Pesis compartilhou a notícia da venda da startup, que foi concluída em junho deste ano. “Desde o primeiro dia que criei essa empresa, tive uma visão de elevar as equipes de criadores de conteúdo. Estou empolgado em passar as rédeas para levar a Vouch a novas alturas.” Desde a compra por MrBeast, a plataforma está fora do ar para um período de transição.
O império de MrBeast
MrBeast, cujo nome real é Jimmy Donaldson, construiu um império com sua marca no YouTube. Aos 26 anos, o criador de conteúdo conquistou 319 milhões de inscritos na plataforma e uma fortuna estimada em US$ 54 milhões (R$ 298 milhões), segundo a Forbes.
Considerado o criador de conteúdo mais bem pago do mundo, MrBeast ocupou o primeiro lugar na lista Forbes Top Creators 2023. Embora a maior parte de sua fortuna venha de anúncios em seus vídeos, ele também investiu no mundo offline. Além da compra da Vouch, o influenciador é proprietário da rede de hamburguerias MrBeast Burger, que chegou ao Brasil em maio deste ano.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em entrevista à Forbes US no mesmo mês, ele refletiu sobre o sucesso dentro e fora das redes: “Não fico obcecado por números. Eu me preocupo em fazer vídeos bons. A audiência é uma consequência.”
Truques como passar 50 horas enterrado vivo e tentar ficar 30 dias sem comer valem a pena quando rendem US$ 54 milhões por ano para o YouTuber. Para ele, gravar vídeos é natural. “Não me importo em falar com a câmera, eu acho divertido. Na verdade, para mim, é mais difícil falar com as pessoas.”
Escolhas do editor
O post Como será o ‘LinkedIn dos Influencers’, Comprado por MrBeast apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
LinkedIn: Criatividade Pode Virar o Jogo na Busca por Um Emprego
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Se você está na busca por um emprego, já sabe que se destacar no mercado de trabalho se tornou mais difícil do que nunca. Com milhões de pessoas globalmente disputando atenção em plataformas como o LinkedIn, as ferramentas criadas para ajudar candidatos — como o selo verde “Open to Work” (ou aberto a oportunidades de trabalho) da plataforma — se tornaram tão comuns que muitas vezes passam despercebidas.
É aqui que entra a criatividade de Courtney Summer Myers. Sua publicação recente no LinkedIn, com um ousado banner rosa escrito “#Desperate” (ou #Desesperada, em português) em vez do tradicional verde, viralizou e pautou discussões na plataforma. Quer você veja isso como um ato de vulnerabilidade ou de autenticidade, isto é um fato: chamou a atenção.
Leia também
Em um mar de candidatos, o banner de Courtney rompeu as expectativas e atraiu a atenção de mais de 425 mil pessoas.
A abordagem criativa da jovem personifica o que o especialista em marketing Seth Godin chama de “Purple Cow” (ou Vaca Roxa, em português) — algo tão notável que não pode ser ignorado.
O conceito de “Purple Cow”
Seth Godin introduziu o conceito em seu livro best-seller “A Vaca Roxa: Transforme Seu Negócio Sendo Notável”. A ideia é simples: uma vaca roxa se destaca em um campo de vacas marrons porque é inesperada, incomum e impossível de ignorar. Godin argumenta que a coisa mais perigosa que empresas — ou candidatos a emprego — podem fazer é se misturar. Na era da sobrecarga de informação, ser simplesmente competente ou qualificado não é suficiente; você precisa ser notável.
Candidatos que adotam essa mentalidade rompem com a fórmula tradicional de currículo e carta de apresentação e criam algo tão envolvente que os recrutadores não conseguem ignorar. Não se trata de ser diferente apenas por ser, mas de ser tão autêntico e único que o processo de busca por emprego se torna uma experiência memorável.
Exemplos de candidatos “Purple Cow”
Courtney Myers não é a única profissional que adotou métodos não convencionais para se destacar. Aqui estão mais alguns candidatos “Purple Cow” que capturaram a atenção com táticas criativas:
Anúncios do Google de Alec Brownstein
Brownstein usou o poder das “pesquisas de vaidade” a seu favor. Ele comprou anúncios no Google direcionados a diretores criativos específicos em grandes agências de publicidade, de forma que, sempre que esses diretores pesquisassem seus próprios nomes, veriam um anúncio que dizia: “Procurar seu próprio nome é divertido. Me contratar também é.” Com um investimento de apenas US$ 6 (R$ 32,77), Brownstein recebeu ligações de quase todos os diretores e conseguiu várias ofertas de emprego.
Outdoor de Adam Pacitti
Em uma tentativa desesperada de conseguir trabalho, Pacitti gastou suas últimas economias em um outdoor que dizia: “Gastei meus últimos 500 euros (R$ 3.571) neste outdoor. Por favor, me deem um emprego.” A campanha rapidamente se tornou viral, o que atraiu atenção significativa da mídia e rendeu um cargo de produtor júnior ao profissional.
Currículo em vídeo de Mark Leruste
Leruste criou um currículo em vídeo humorístico e envolvente que mostrava não apenas suas qualificações, mas também sua personalidade. O vídeo viralizou e, por fim, ele conseguiu um emprego que se encaixava em suas habilidades e valores.
Lições de candidatos que quebraram o padrão
O fio condutor entre esses profissionais é a disposição para quebrar o padrão. Todos reconheceram que se destacar em um mercado de trabalho saturado exige mais do que apenas qualificações — demanda criatividade, ousadia e uma compreensão profunda do que os torna notáveis. Seja por meio de um vídeo, um anúncio inteligente ou uma campanha ousada, suas candidaturas contaram uma história envolvente que ressoou com os empregadores em um nível humano.
Curiosamente, Courtney compartilhou que seu banner “#Desperate” não foi planejado para fazê-la se destacar, mas como uma resposta irônica às críticas em torno do “Open to Work” no LinkedIn. Ela vinha usando o selo verde por meses e achava absurdo que os candidatos a emprego fossem levados a se sentir envergonhados por pedir ajuda abertamente em uma plataforma criada para conectá-los a oportunidades.
Seu banner rosa certamente funcionou. Ela teve mais de 15 mil novas conexões no LinkedIn, e agora está filtrando mensagens e e-mails para identificar os melhores opções para seu próximo emprego.
Quando questionada se adotaria a mesma abordagem novamente, ela respondeu: “Com certeza! Minha busca por emprego estava estagnada há 10 meses. Essa foi a única coisa que gerou alguma tração. É ridículo que alguém tenha que viralizar no LinkedIn para ter acesso a oportunidades, mas estou em uma posição muito melhor agora do que estava duas semanas atrás.”
Ser notável pode transformar a experiência de busca por emprego, trazendo novas oportunidades. Mas a estratégia só funciona se for autêntica. Ao ousar ser genuinamente diferente, você aumenta suas chances de não apenas ser visto, mas também lembrado. Afinal, em um campo de vacas marrons, é sobre a roxa que todos comentam.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
*Nirit Cohen é uma estrategista de RH e especialista no Futuro do Trabalho, com 30 anos de experiência global na Intel em cargos de liderança.
Escolhas do editor
O post LinkedIn: Criatividade Pode Virar o Jogo na Busca por Um Emprego apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
- Política1 semana atrás
Pedrinho Cherene mantém elegibilidade para as eleições municipais
- Geral1 semana atrás
Morre no Rio o apresentador Cid Moreira
- Negócios1 semana atrás
Entenda Como Funciona a “Licença por Infelicidade”
- Política1 semana atrás
Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México
- Fé1 semana atrás
Filme cristão “A Forja” lidera ranking de bilheteria no Brasil
- Esporte1 semana atrás
Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio
- Saúde1 semana atrás
Alzheimer: cientistas brasileiros identificam substância que pode restaurar memória
- Negócios1 semana atrás
5 Dicas para Ser Mais Produtivo com o ChatGPT