Negócios
Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI
A OpenAI, dona do ChatGPT, disse nesta sexta-feira (17) que Sam Altman deixará o cargo de presidente-executivo da empresa.
A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, atuará como CEO interina, disse a companhia, acrescentando que conduzirá uma busca formal por um presidente-executivo permanente.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“A saída de Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não foi consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, dificultando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”, de acordo com a OpenAI.
Financiada com bilhões de dólares da Microsoft, a OpenAI deu início à mania da inteligência artificial generativa em novembro passado ao lançar seu chatbot ChatGPT, que se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido do mundo.
Treinada com base em conjuntos de dados, a IA generativa pode criar conteúdo totalmente novo, semelhante ao humano, ajudando os usuários a elaborar trabalhos e até mesmo escrever romances inteiros.
O post Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
Bill Gates Indica 5 Livros para Ler nas Férias de Fim de Ano
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Sabemos que o ano realmente está chegando ao fim quando Bill Gates publica sua tradicional lista de livros para as férias.
Em um post no seu blog, Gates Notes, o bilionário cofundador da Microsoft desejou boas festas aos seus leitores e selecionou quatro obras lidas por ele este ano e que ajudam a entender o mundo ao nosso redor. “Não foi um tema intencional, mas não fiquei surpreso quando percebi. É natural tentar compreender as coisas em tempos de mudanças rápidas, como estamos vivendo agora”, escreveu Gates.
Leia também
Dois desses livros focam no futuro e em como a ascensão da inteligência artificial e os grandes avanços tecnológicos estão mudando a maneira como vivemos, aprendemos e nos relacionamos.
Outro olha para o passado e o último é totalmente sobre o presente – além de uma sugestão bônus ao final.
Veja, a seguir, as indicações de livros de Bill Gates para as férias de 2024:
“An Unfinished Love Story” (Uma História de Amor Inacabada, em tradução literal), de Doris Kearns Goodwin
A autobiografia foca na vida da autora com seu falecido marido, que foi especialista em políticas públicas e redator de discursos para os presidentes Kennedy e Johnson, durante um dos períodos mais turbulentos da história recente dos EUA. “Doris é uma escritora tão talentosa que os capítulos sobre sua história de amor são tão envolventes e esclarecedores quanto os capítulos sobre o assassinato de Kennedy e a Guerra do Vietnã”, escreve Bill Gates.
“A Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt
Segundo Gates, esse livro é leitura obrigatória para quem está criando, trabalhando ou ensinando jovens hoje. “Ele me fez refletir sobre como muitos dos meus anos de infância ajudaram a moldar quem sou hoje.” Haidt explica como a mudança de infâncias marcadas por brincadeiras para a era dos smartphones está transformando a maneira como as crianças se desenvolvem e lidam com as emoções – e também oferece soluções reais para o problema.
“Engineering in Plain Sight” (Engenharia à Vista de Todos, em tradução literal), de Grady Hillhouse
Um livro para os curiosos, que explica o que são e como funcionam “estruturas misteriosas que vemos todos os dias”, desde caixas de cabo até transformadores e torres de celular. “É o tipo de leitura que recompensa sua curiosidade e responde perguntas que você nem sabia que tinha.”
“The Coming Wave” (A Onda que se Aproxima, em tradução literal), de Mustafa Suleyman
Para Gates, Mustafa oferece a melhor explicação sobre como a inteligência artificial e outros avanços científicos estão prestes a transformar todos os aspectos da sociedade. O autor expõe os riscos e desafios que devemos nos preparar para enfrentar para aproveitar os benefícios dessas tecnologias. “Se você quer entender a ascensão da IA, este é o melhor livro para ler.”
Bônus: “Federer”, de Doris Henkel
“Este livro não é para todos. Ele é bem caro e pesa tanto quanto um cachorro pequeno”, escreve Gates. Mas se você ou alguém que você conhece é fã do ex-tenista Roger Federer, a retrospectiva de sua vida e carreira, com fotos inéditas, vale a leitura. “Eu achava que sabia tudo sobre a história de Roger no tênis, mas aprendi muito.”
Escolhas do editor
O post Bill Gates Indica 5 Livros para Ler nas Férias de Fim de Ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Itaú Anuncia Juliana Cury, Ex-santander, Como Nova Diretora de Marketing
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nesta quinta-feira (5), o Itaú Unibanco anunciou Juliana Cury como nova liderança de marketing da companhia. A executiva, que atuou no banco por mais de dez anos, estava na posição de CMO (Chief Marketing Officer) do Santander desde fevereiro de 2024.
Em entrevista à Forbes Brasil no início deste ano, a executiva disse que “no Itaú, aprendeu os fundamentos de construção de marcas fortes”. Cury liderou projetos das Bikes Itaú, “Leia para uma Criança”, além do lançamento de novas marcas, como o Iti, e estratégias de comunicação para as Copas do Mundo de 2014 e 2018.
Leia também
De acordo com o comunicado, ela assumirá a posição dentro de seis meses, após cumprir o período de não competição, conhecido como “garden leave”. “Até a chegada de Juliana, o time de Marketing responderá diretamente a Sergio Fajerman, membro do comitê executivo e responsável por Pessoas, Marketing e Comunicação Corporativa, a quem a nova CMO se reportará”, diz o comunicado.
Confira a entrevista completa de Juliana Cury à Forbes Carreira:
Forbes: Como sua formação te ajudou a construir sua carreira?
Juliana Cury: Minha formação se deu a partir de três eixos principais: minha família, meus estudos e a experiência prática no dia a dia de trabalho e troca com as pessoas. Venho de uma família com trajetórias ligadas ao empreendedorismo. Com meus pais, pude aprender e ver ao vivo os valores do trabalho duro, da lealdade e humildade acima de tudo. E esses são os eixos condutores do meu modelo de trabalho.
Na faculdade e pós, eu aprendi as disciplinas, os fundamentos. Mas sempre digo que marketing e comunicação é uma cadeira que exige long life learning, todo dia algo pode mudar a forma como o marketeiro precisa pensar e criar. No dia a dia do trabalho, entendi o valor das relações. Desde uma posição mais junior, com habilidades de influenciar lateralmente e colaborar em projetos, até a capacidade de liderar times de alta performance, criando um ambiente de segurança e acolhimento para que as pessoas possam explorar seu máximo potencial.
F: Quais habilidades foram mais importantes para desenvolver ao longo da carreira?
JC: Capacidade de aprender e desaprender. Com o mundo em constante movimento, cada dia mais acelerado e caótico, é preciso estar pronto para aprender novos conceitos e formas de trabalhar e pensar. Ao mesmo tempo, é preciso desapegar e desaprender, para não ficar preso em coisas ou ideias que não fazem mais sentido. Talvez esse último seja o mais complexo, porém o mais importante para um profissional.
Outra coisa que aprendi e considero extremamente importante é estar aberta e saber ouvir mais do que falar. É na escuta e na observação que se tiram os grandes insights. Saber fazer boas perguntas para extrair mais profundidade também é algo importante para posições de liderança. Além disso, a capacidade de criar redes de apoio que fortaleçam o trabalho e potencializem os resultados. Profissionais que andam sozinhos não geram o mesmo impacto e legado dos que sabem trabalhar o coletivo.
F: O que você acredita que te destacou para assumir essa nova posição?
JC: Acredito que a receita foi uma bagagem grande no setor financeiro, com experiências ligadas a branding, produtos e canais, aliada à experiência mais recente de varejo em uma marca criativa, challenger e bold. Essa mistura faz todo sentido para o momento atual da marca Santander no Brasil. O setor financeiro está passando por uma transformação e temos uma grande oportunidade de expandir a marca e aumentar nossa relação com os clientes.
F: Como as experiências em empresas de diferentes setores agregaram para a sua carreira?
JC: No Itaú, aprendi os fundamentos de construção de marcas fortes e comunicação. Tive a honra de ter os melhores profissionais por perto que me inspiraram e guiaram durante essa jornada. Pessoas como Eduardo Tracanella, Fernando Chacon e Andrea Pinotti foram lideranças extremamente inspiradoras por aspectos ligados ao conhecimento técnico de marketing aliado ao modelo de liderança e conduta ética e leal.
Na Zamp, foi uma aula de marketing como centro da estratégia de negócios. Com o Ariel Grunkraut, aprendi a mixar a visão criativa com KPIs de resultados concretos comerciais. Como pilotar a marca e o resultado de negócio na mesma alavanca de marketing, no ritmo frenético do varejo.
F: O que considera mais importante para ser uma líder de marketing?
JC: Capacidade de entender e influenciar positivamente as pessoas, sejam elas de dentro da empresa ou os clientes. Um bom profissional de marketing precisa ter inteligência emocional para se conectar com pessoas. É no coletivo que o marketing se potencializa. E é entendendo o comportamento humano, os motivadores de seus clientes que conseguimos criar planos e estratégias relevantes e bem-sucedidas. Criar um ambiente de colaboração para dentro e para fora é uma das habilidades-chave na minha visão.
F: Qual foi o turning point da sua carreira?
JC: Com certeza a transição de agência para marketing. Essa mudança foi fundamental. Depois, a experiência mais recente no varejo que me deu uma bagagem mais robusta de negócios.
F: O que você busca em um profissional da sua equipe?
JC: Busco pessoas que tenham bons valores pessoais, gostem de gente, que saibam jogar em grupo e que demonstrem grande capacidade e vontade de aprender e desaprender. São coisas difíceis de captar em uma conversa ou entrevista, mas é possível sim e tenho a honra de ter construído muitos times repletos de pessoas assim ao longo da minha jornada.
F: O que gostaria de ter ouvido no início e que poderia ter feito a diferença?
JC: Observe os comportamentos e replique do seu jeito, da forma mais autêntica possível. Quem espalha bons modelos de trabalho ajuda a transformar positivamente as empresas. Mas aprenda também a observar e guardar com você o que viveu de experiências negativas no ambiente de trabalho, para não replicar. Tudo é aprendizado nestes estágios mais iniciais de carreira, até as experiências ruins, inclusive sendo elas às vezes as mais marcantes para moldar seu comportamento futuro. E por fim: divirta-se. Passamos muito tempo no trabalho, mais tempo ali do que com a família e amigos. Se não trouxermos leveza, diversão e carinho no dia a dia de trabalho, a vida fica mil vezes mais difícil.
O post Itaú Anuncia Juliana Cury, Ex-santander, Como Nova Diretora de Marketing apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Tânia Cosentino vai deixar a liderança da Microsoft no Brasil e assume em janeiro de 2025 como gerente-geral especializada em vendas para o setor de segurança da companhia na América Latina.
A executiva será sucedida por Priscyla Laham, atual vice-presidente da Microsoft na região das Américas, à frente de equipes no Canadá, América Latina e Estados Unidos. Laham acumula mais de 25 anos de experiência nos setores de tecnologia, eletrônicos de consumo e serviços online. Passou pela IBM antes de chegar à Microsoft pela primeira vez, em 2000. Ocupou diferentes posições no Brasil, América do Sul e EUA em mais de 10 anos na companhia. Passou um ano como diretora de vendas no Facebook antes de voltar à Microsoft como vice-presidente de vendas, há oito anos.
Leia também
Nos últimos seis anos, Tânia Cosentino liderou a operação brasileira com foco em aumentar a liderança feminina no país. A companhia registrou mais de 70% de mulheres na alta gestão, além de ter lançado cursos de tecnologia voltados para os públicos feminino e para pessoas negras e o programa Women Entrepreneurship, para fortalecer o empreendedorismo feminino.
Sua gestão também foi marcada pelo anúncio recente do CEO da Microsoft, Satya Nadella, de um investimento de mais de R$ 14 bilhões em inteligência artificial e cloud no Brasil. “Estamos vivenciando um momento único, em que a adoção da Inteligência Artificial e o uso de plataformas em nuvem são decisivas no caminho para o crescimento e prosperidade inclusiva do país”, afirma a nova presidente, Priscyla Laham, em comunicado.
Este ano, Cosentino foi reconhecida pela Forbes como uma das Melhores CEOs do Brasil e também foi capa da última edição da revista, que destaca as estratégias das companhias mais inovadoras no país. Sobre a nova posição, a executiva diz: “A região tem um enorme potencial de crescimento de adoção de IA e serviços em nuvem e, para que essas tecnologias realmente elevem o potencial humano, elas devem, em primeira instância, ser seguras.”
Escolhas do editor
O post Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
- Desenvolvimento4 dias atrás
Porto Central: obras terá início no próximo dia 4 em Presidente Kennedy (ES)
- Tecnologia1 semana atrás
BYD anuncia lançamento da bateria de próxima geração para 2025
- Política2 dias atrás
Hospitais conveniados ao SUS não poderão prestar atendimento diferenciado para pacientes particulares
- Tecnologia5 dias atrás
Tiro e pancadaria: 10 séries de ação para você maratonar online
- Saúde1 semana atrás
Novo tratamento para crises de asma é o primeiro avanço em 50 anos
- Tecnologia1 semana atrás
Black Friday: 6 dicas para fazer compras inteligentes e economizar
- Geral6 dias atrás
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
- Negócios1 semana atrás
Samsung Tem Primeira CEO Mulher de Fora da Família Fundadora