Ligue-se a nós

Negócios

Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI

Redação Informe 360

Publicado

no

Sam Altman
Getty Images

Sam Altman comandou a OpenAI durante o lançamento do ChatGPT

A OpenAI, dona do ChatGPT, disse nesta sexta-feira (17) que Sam Altman deixará o cargo de presidente-executivo da empresa.

A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, atuará como CEO interina, disse a companhia, acrescentando que conduzirá uma busca formal por um presidente-executivo permanente.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

“A saída de Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não foi consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, dificultando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”, de acordo com a OpenAI.

Financiada com bilhões de dólares da Microsoft, a OpenAI deu início à mania da inteligência artificial ​​generativa em novembro passado ao lançar seu chatbot ChatGPT, que se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido do mundo.

Anúncio

Treinada com base em conjuntos de dados, a IA generativa pode criar conteúdo totalmente novo, semelhante ao humano, ajudando os usuários a elaborar trabalhos e até mesmo escrever romances inteiros.

O post Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Bill Gates Indica 5 Livros para Ler nas Férias de Fim de Ano

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Sabemos que o ano realmente está chegando ao fim quando Bill Gates publica sua tradicional lista de livros para as férias.

Em um post no seu blog, Gates Notes, o bilionário cofundador da Microsoft desejou boas festas aos seus leitores e selecionou quatro obras lidas por ele este ano e que ajudam a entender o mundo ao nosso redor. “Não foi um tema intencional, mas não fiquei surpreso quando percebi. É natural tentar compreender as coisas em tempos de mudanças rápidas, como estamos vivendo agora”, escreveu Gates.

Anúncio

Dois desses livros focam no futuro e em como a ascensão da inteligência artificial e os grandes avanços tecnológicos estão mudando a maneira como vivemos, aprendemos e nos relacionamos.

Outro olha para o passado e o último é totalmente sobre o presente – além de uma sugestão bônus ao final.

Veja, a seguir, as indicações de livros de Bill Gates para as férias de 2024:

“An Unfinished Love Story” (Uma História de Amor Inacabada, em tradução literal), de Doris Kearns Goodwin

A autobiografia foca na vida da autora com seu falecido marido, que foi especialista em políticas públicas e redator de discursos para os presidentes Kennedy e Johnson, durante um dos períodos mais turbulentos da história recente dos EUA. “Doris é uma escritora tão talentosa que os capítulos sobre sua história de amor são tão envolventes e esclarecedores quanto os capítulos sobre o assassinato de Kennedy e a Guerra do Vietnã”, escreve Bill Gates.

“A Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt

Segundo Gates, esse livro é leitura obrigatória para quem está criando, trabalhando ou ensinando jovens hoje. “Ele me fez refletir sobre como muitos dos meus anos de infância ajudaram a moldar quem sou hoje.” Haidt explica como a mudança de infâncias marcadas por brincadeiras para a era dos smartphones está transformando a maneira como as crianças se desenvolvem e lidam com as emoções – e também oferece soluções reais para o problema.

Anúncio

“Engineering in Plain Sight” (Engenharia à Vista de Todos, em tradução literal), de Grady Hillhouse

Um livro para os curiosos, que explica o que são e como funcionam “estruturas misteriosas que vemos todos os dias”, desde caixas de cabo até transformadores e torres de celular. “É o tipo de leitura que recompensa sua curiosidade e responde perguntas que você nem sabia que tinha.”

“The Coming Wave” (A Onda que se Aproxima, em tradução literal), de Mustafa Suleyman

Para Gates, Mustafa oferece a melhor explicação sobre como a inteligência artificial e outros avanços científicos estão prestes a transformar todos os aspectos da sociedade. O autor expõe os riscos e desafios que devemos nos preparar para enfrentar para aproveitar os benefícios dessas tecnologias. “Se você quer entender a ascensão da IA, este é o melhor livro para ler.”

Bônus: “Federer”, de Doris Henkel

“Este livro não é para todos. Ele é bem caro e pesa tanto quanto um cachorro pequeno”, escreve Gates. Mas se você ou alguém que você conhece é fã do ex-tenista Roger Federer, a retrospectiva de sua vida e carreira, com fotos inéditas, vale a leitura. “Eu achava que sabia tudo sobre a história de Roger no tênis, mas aprendi muito.”

Anúncio

O post Bill Gates Indica 5 Livros para Ler nas Férias de Fim de Ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Itaú Anuncia Juliana Cury, Ex-santander, Como Nova Diretora de Marketing

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Nesta quinta-feira (5), o Itaú Unibanco anunciou Juliana Cury como nova liderança de marketing da companhia. A executiva, que atuou no banco por mais de dez anos, estava na posição de CMO (Chief Marketing Officer) do Santander desde fevereiro de 2024.

Em entrevista à Forbes Brasil no início deste ano, a executiva disse que “no Itaú, aprendeu os fundamentos de construção de marcas fortes”. Cury liderou projetos das Bikes Itaú, “Leia para uma Criança”, além do lançamento de novas marcas, como o Iti, e estratégias de comunicação para as Copas do Mundo de 2014 e 2018.

De acordo com o comunicado, ela assumirá a posição dentro de seis meses, após cumprir o período de não competição, conhecido como “garden leave”. “Até a chegada de Juliana, o time de Marketing responderá diretamente a Sergio Fajerman, membro do comitê executivo e responsável por Pessoas, Marketing e Comunicação Corporativa, a quem a nova CMO se reportará”, diz o comunicado.

Confira a entrevista completa de Juliana Cury à Forbes Carreira:

Forbes: Como sua formação te ajudou a construir sua carreira?

Juliana Cury: Minha formação se deu a partir de três eixos principais: minha família, meus estudos e a experiência prática no dia a dia de trabalho e troca com as pessoas. Venho de uma família com trajetórias ligadas ao empreendedorismo. Com meus pais, pude aprender e ver ao vivo os valores do trabalho duro, da lealdade e humildade acima de tudo. E esses são os eixos condutores do meu modelo de trabalho.

Anúncio

Na faculdade e pós, eu aprendi as disciplinas, os fundamentos. Mas sempre digo que marketing e comunicação é uma cadeira que exige long life learning, todo dia algo pode mudar a forma como o marketeiro precisa pensar e criar. No dia a dia do trabalho, entendi o valor das relações. Desde uma posição mais junior, com habilidades de influenciar lateralmente e colaborar em projetos, até a capacidade de liderar times de alta performance, criando um ambiente de segurança e acolhimento para que as pessoas possam explorar seu máximo potencial.

F: Quais habilidades foram mais importantes para desenvolver ao longo da carreira?

JC: Capacidade de aprender e desaprender. Com o mundo em constante movimento, cada dia mais acelerado e caótico, é preciso estar pronto para aprender novos conceitos e formas de trabalhar e pensar. Ao mesmo tempo, é preciso desapegar e desaprender, para não ficar preso em coisas ou ideias que não fazem mais sentido. Talvez esse último seja o mais complexo, porém o mais importante para um profissional.

Outra coisa que aprendi e considero extremamente importante é estar aberta e saber ouvir mais do que falar. É na escuta e na observação que se tiram os grandes insights. Saber fazer boas perguntas para extrair mais profundidade também é algo importante para posições de liderança. Além disso, a capacidade de criar redes de apoio que fortaleçam o trabalho e potencializem os resultados. Profissionais que andam sozinhos não geram o mesmo impacto e legado dos que sabem trabalhar o coletivo.

F: O que você acredita que te destacou para assumir essa nova posição?

JC: Acredito que a receita foi uma bagagem grande no setor financeiro, com experiências ligadas a branding, produtos e canais, aliada à experiência mais recente de varejo em uma marca criativa, challenger e bold. Essa mistura faz todo sentido para o momento atual da marca Santander no Brasil. O setor financeiro está passando por uma transformação e temos uma grande oportunidade de expandir a marca e aumentar nossa relação com os clientes.

Anúncio

F: Como as experiências em empresas de diferentes setores agregaram para a sua carreira?

JC: No Itaú, aprendi os fundamentos de construção de marcas fortes e comunicação. Tive a honra de ter os melhores profissionais por perto que me inspiraram e guiaram durante essa jornada. Pessoas como Eduardo Tracanella, Fernando Chacon e Andrea Pinotti foram lideranças extremamente inspiradoras por aspectos ligados ao conhecimento técnico de marketing aliado ao modelo de liderança e conduta ética e leal.

Na Zamp, foi uma aula de marketing como centro da estratégia de negócios. Com o Ariel Grunkraut, aprendi a mixar a visão criativa com KPIs de resultados concretos comerciais. Como pilotar a marca e o resultado de negócio na mesma alavanca de marketing, no ritmo frenético do varejo.

F: O que considera mais importante para ser uma líder de marketing?

JC: Capacidade de entender e influenciar positivamente as pessoas, sejam elas de dentro da empresa ou os clientes. Um bom profissional de marketing precisa ter inteligência emocional para se conectar com pessoas. É no coletivo que o marketing se potencializa. E é entendendo o comportamento humano, os motivadores de seus clientes que conseguimos criar planos e estratégias relevantes e bem-sucedidas. Criar um ambiente de colaboração para dentro e para fora é uma das habilidades-chave na minha visão.

F: Qual foi o turning point da sua carreira?

JC: Com certeza a transição de agência para marketing. Essa mudança foi fundamental. Depois, a experiência mais recente no varejo que me deu uma bagagem mais robusta de negócios.

Anúncio

F: O que você busca em um profissional da sua equipe?

JC: Busco pessoas que tenham bons valores pessoais, gostem de gente, que saibam jogar em grupo e que demonstrem grande capacidade e vontade de aprender e desaprender. São coisas difíceis de captar em uma conversa ou entrevista, mas é possível sim e tenho a honra de ter construído muitos times repletos de pessoas assim ao longo da minha jornada.

F: O que gostaria de ter ouvido no início e que poderia ter feito a diferença?

JC: Observe os comportamentos e replique do seu jeito, da forma mais autêntica possível. Quem espalha bons modelos de trabalho ajuda a transformar positivamente as empresas. Mas aprenda também a observar e guardar com você o que viveu de experiências negativas no ambiente de trabalho, para não replicar. Tudo é aprendizado nestes estágios mais iniciais de carreira, até as experiências ruins, inclusive sendo elas às vezes as mais marcantes para moldar seu comportamento futuro. E por fim: divirta-se. Passamos muito tempo no trabalho, mais tempo ali do que com a família e amigos. Se não trouxermos leveza, diversão e carinho no dia a dia de trabalho, a vida fica mil vezes mais difícil.

O post Itaú Anuncia Juliana Cury, Ex-santander, Como Nova Diretora de Marketing apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Tânia Cosentino vai deixar a liderança da Microsoft no Brasil e assume em janeiro de 2025 como gerente-geral especializada em vendas para o setor de segurança da companhia na América Latina.

A executiva será sucedida por Priscyla Laham, atual vice-presidente da Microsoft na região das Américas, à frente de equipes no Canadá, América Latina e Estados Unidos. Laham acumula mais de 25 anos de experiência nos setores de tecnologia, eletrônicos de consumo e serviços online. Passou pela IBM antes de chegar à Microsoft pela primeira vez, em 2000. Ocupou diferentes posições no Brasil, América do Sul e EUA em mais de 10 anos na companhia. Passou um ano como diretora de vendas no Facebook antes de voltar à Microsoft como vice-presidente de vendas, há oito anos.

Nos últimos seis anos, Tânia Cosentino liderou a operação brasileira com foco em aumentar a liderança feminina no país. A companhia registrou mais de 70% de mulheres na alta gestão, além de ter lançado cursos de tecnologia voltados para os públicos feminino e para pessoas negras e o programa Women Entrepreneurship, para fortalecer o empreendedorismo feminino.

Sua gestão também foi marcada pelo anúncio recente do CEO da Microsoft, Satya Nadella, de um investimento de mais de R$ 14 bilhões em inteligência artificial e cloud no Brasil. “Estamos vivenciando um momento único, em que a adoção da Inteligência Artificial e o uso de plataformas em nuvem são decisivas no caminho para o crescimento e prosperidade inclusiva do país”, afirma a nova presidente, Priscyla Laham, em comunicado.

Anúncio

Este ano, Cosentino foi reconhecida pela Forbes como uma das Melhores CEOs do Brasil e também foi capa da última edição da revista, que destaca as estratégias das companhias mais inovadoras no país. Sobre a nova posição, a executiva diz: “A região tem um enorme potencial de crescimento de adoção de IA e serviços em nuvem e, para que essas tecnologias realmente elevem o potencial humano, elas devem, em primeira instância, ser seguras.”

O post Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta